• O Tornado (Isabel Guerreiro )

ONU acusa Trump de racismo

ONU-acusa-Trump-de-racismo-900x506.jpg

“Francamente alarmada” com as declarações do Presidente norte-americano. É desta forma que a União Africana reagiu à “linguagem vulgar” de Donald Trump sobre a entrada de mais haitianos, salvadorenhos e imigrantes de países africanos nos Estados Unidos.

“Na minha opinião não são apenas ofensivas para as pessoas de origem africana nos Estados Unidos, como também para os cidadãos africanos”, declarou à agência de notícias francesa AFP Ebba Kalondo, porta-voz do presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki.

“Isso é ainda mais ofensivo dada a realidade histórica do número de africanos que chegaram aos Estados Unidos como escravos”, destacou também Ebba Kalondo ao “acreditar que esta declaração prejudica os valores globais partilhados sobre diversidade, direitos humanos e compreensão recíproca”.

Após a onda de indignação na comunidade internacional, o presidente americano escreveu no Twiter que a linguagem que usou na reunião de quinta-feira na Casa Branca “foi dura”, mas “países de merda” (shithole countries) não foram as palavras proferidas.

No entanto, segundo meios de comunicação social norte-americanos, como o jornal The Washington Post, Trump terá afirmado numa reunião com congressistas republicanos e democratas na Casa Branca: “Por que razão temos todas estas pessoas de países de merda a virem para aqui?”.

Também a ONU considerou as declarações “chocantes”, “vergonhosas” e “racistas”. “Se for confirmado, trata-se de comentários chocantes e vergonhosos da parte do Presidente dos Estados Unidos. Lamento, mas não há outra palavra do que ‘racistas'”, declarou o porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Rupert Colville, numa conferência de imprensa em Genebra.

Paralelamente, o diretor executivo da American Haitian Foundation, com sede no estado norte-americano do Tennessee criticou os comentários do Presidente dizendo que “são ignorantes, racistas, uma total desconsideração para com a dignidade humana do povo haitiano”. Jack Davidson manifestou-se “envergonhado” por Donald Trump ser Presidente dos Estados Unidos”.

A indignação foi também oficialmente comunicada pelo governo haitiano que condenou “com a maior firmeza” aquelas “declarações desagradáveis e abjetas que, se provadas, serão inaceitáveis em todos os sentidos porque reflectem uma visão simplista e racista completamente equivocada”.

As reacções vão chegando um pouco por todo o mundo. Na África do Sul, as críticas chegam do Congresso Nacional Africano (ANC), que considerou “extremamente ofensiva” a afirmação de Trump. “Há milhões de pessoas desempregadas nos EUA, milhões de pessoas que não têm serviços de saúde ou acesso à educação e também não gostaríamos de fazer comentários tão depreciativos como esse”, declarou Jessie Duarte, vice-secretária-geral do ANC.

A Casa Branca não desmentiu as declarações polémicas atribuídas ao presidente, mas emitiu um comunicado onde diz que “certos políticos de Washington escolhem lutar por países estrangeiros, mas o presidente Trump sempre lutará pelo povo americano”.

Trump “sempre rejeitará as medidas temporárias, débeis e perigosas que ameacem as vidas dos americanos que trabalham duro e que prejudiquem aqueles imigrantes que procuram uma vida melhor nos Estados Unidos por meio de uma via legal”, acrescentou a Casa Branca.

Declarações racistas, xenófobas, sexistas e misóginas

Estas são apenas algumas das “pérolas” proferidas por Donald Trump, o 45º presidente dos EUA:

O conceito de aquecimento global foi criado por e para os chineses, para que a indústria norte-americana não seja competitiva. Nova Iorque está congelada, está a nevar. Nós precisamos do aquecimento global!”

No leste, pode ser a noite de fim de ano mais fria registada. Talvez pudéssemos usar um pouco desse bom velho aquecimento global que o nosso país, não os outros, ia pagar biliões de dólares para combater. Agasalhem-se!”

Podia disparar contra as pessoas na Quinta Avenida e não perderia votos”

Vamos construir um grande muro e fazer com que o México pague por ele”

São pessoas com muitos problemas, que trazem drogas, crimes e são violadores”
(sobre os mexicanos imigrantes)

O governo mexicano é muito mais inteligente e astucioso. Eles mandam embora todas as pessoas ruins porque não querem pagar por elas. Não querem cuidar delas”

Infelizmente, a esmagadora quantidade de crimes violentos nas nossas grandes cidades é cometida pelos negros e pelos hispânicos. Um assunto que precisa ser discutido.”

O nosso grande presidente afro-americano não teve exactamente um grande impacto nos bandidos que estão felizes a destruir a cidade.”

É totalmente normal. O que é que esperam que aconteça quando misturam os homens com as mulheres, seus génios?
(sobre o abuso sexual no Exército)

São, essencialmente, objectos esteticamente agradáveis. A beleza e a elegância, seja numa mulher ou num edifício, é apenas algo superficial ou bonito”
(sobre as mulheres)

É como no golf. Muitas pessoas estão a começar a usar tacos maiores, que são poucos atractivos. Vê-se grandes  jogadores com esses tacos enormes porque eles não conseguem retirar uma bola da terra com um taco comum. E eu odeio isso. Sou um tradicionalista”
(sobre casamento gay)

A minha parte favorita [de ‘Pulp Fiction’] é quando o Samuel L. Jackson saca da arma na cafetaria e ordena ao rapaz para mandar a sua namorada calar a boca”

http://www.jornaltornado.pt/onu-acusa-trump-racismo//n

Ver original aquiVer original aqui

  • Criado em .

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location
Digite o texto apresentado na imagem abaixo. Não está claro?

- Plataforma Cascais no Facebook

LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
Contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

SSL Certificate
SSL Certificate

Para estar informado(a)

Registo para receber a informação da Plataforma Cascais

captcha