Pasta Ciências Sociais

Documentos

pdf A Alma do Homem Sob o Socialismo

Autoria de

Óscar Wilde

"A vantagem principal da consolidação do Socialismo está, sem dúvida, no fatode que ele poderia nos livrar dessa imposição sórdida de viver para outrem, que nas condições atuais pesa de forma implacável sobre quase todos. Com efeito, dificilmente alguém consegue escapar.(...)

Socialismo, Comunismo, ou que nome se lhe dê, ao transformar a propriedade privada em bem público, e ao substituir a competição pela
cooperação, há de restituir à sociedade sua condição própria de organismo inteiramente sadio, e há de assegurar o bem-estar material de cada um de seus membros. Devolverá, de fato, à Vida, sua base e seu meio naturais.(...)"

pdf A Condição Humana

Autoria de 3 descarregados

Hannah Arendt

O magnum opus de Arendt. Uma crítica de Marx. Aborda, entre muitos outros, o problema da reconciliação entre a liberdade e as necessidades vitais.

pdf A Crise da Crise Do Marxismo

Autoria de 3 descarregados

Perry Anderson

"O texto deste pequeno livro exige uma explicação. Quando o Programa de Teoria Crítica da Universidade da Califórnia em Irvine convidou-me a dar três palestras dentro de uma série associada à Biblioteca Wellek, escolhi discutir apenas a situação contemporânea dessa teoria. Como nos meados dos anos 70 eu já havia tentado fazer um esboço da evolução do marxismo na Europa Ocidental a partir da Primeira Guerra Mundial, oferecendo algumas predições quanto a suas prováveis direções futuras, pareceu-me oportuno passar em revista os desenvolvimentos intelectuais ocorridos desde então e verificar como haviam se comportado minhas conjeturas anteriores..."

pdf A dominação masculina

Autoria de

Pierre Bourdieu

"...Convocar as mulheres a se comprometerem com uma ação política que rompe com a tentação da revolta introvertida de pequenos grupos de solidariedade e ajuda mutua, por mais necessários que estes sejam nas vicissitudes da vida diária, na casa, na fabrica, ou no escritório, não é como se poderia crer, e temer, convidá-las a aliar-se sem luta às formas e às norma ordinárias da luta política, com o risco de se verem atreladas ou engolfadas em movimentos estranhos a suas preocupações e a seus interesses específicos. É desejar que elas saibam trabalhar para inventar e impor, no seio mesmo do movimento social e apoiando-se em organizações nascidas da revolta contra a discriminação simbólica, de que elas são, juntamente com os (as) homossexuais, um dos alvos privilegiados, formas de organização e de ação coletivas e armas eficazes, simbólicas sobretudo, capazes de abalar as instituições, estatais e jurídicas, que contribuem para eternizar sua subordinação"

pdf A Formação da Mentalidades Submissa

Autoria de 39 descarregados

Autor: Vicente Romano

pdf A formação de Portugal

Autoria de

Orlando Ribeiro

"O problema da formação de Portugal, muito controvertido mas pouco esclarecido, tem de seriar-se em vários aspectos:
1)    Formação do Estado e sua influência na unidade e individualidade nacionais, que não podem deixar de ser, em parte, consequência da vida em comum dentro duma fronteira excepcionalmente antiga e estável.
2)    Época a partir da qual se encontram indícios de constituição duma entidade administrativa com tendência para a autonomia e como se transforma ela em Estado independente.
3)    Possíveis antecedentes, resultantes de condições do território, de diferenciação e homogeneidade étnicas, de heranças de civilização, que possam ter contribuído para a eclosão do futuro espaço político de Portugal.(...)"

pdf Before The Collapse. The philosophy of capitalism

Autoria de 25 descarregados

Autor: Cathal Haughian Um livro bastante interessante. Escrito com base na observação de alguns anos dos comentários dos leitores do jornal Financial Times. Dá-nos uma visão dos pensamento polifacetado de pessoas que vivem a economia real num tempo em que o neo-liberalismo pretende situar a'confiança' como chave da economia. "este livro não pretende dizer-lhe o que pensar. Foi concebido para lhe permitir, a si, escrever a sua própria tese." Abrange temas muito diversificados da realidade económica-financeira atual "antes do colapso" que perspetiva.

pdf Between Past and Future

Autoria de 5 descarregados

Hannah Arendt, Jerome Kohn

Penguin Classics (1961)

 

(Conjunto de ensaios. Acerca dos media, ler o ensaio "Truth and Politics")

pdf Capitalism and development

Autoria de 7 descarregados

Edited by Leslie Sklair.

pdf Capitalismo histórico e civilização capitalista

Autoria de 1 descarregado

Immanuel Wallerstein

"Parecia-me urgente ver o capitalismo como sistema histórico, abrangendo o conjunto de sua história como realidade concreta e única. É a tarefa para a qual, em certo sentido, se dirige todo o corpus do meu trabalho recente. Assumi então o desafio de descrever essa realidade; tentando delinear o que sempre esteve mudando e o que não mudou (de modo que pudéssemos abranger toda a realidade sob um só nome)."

pdf Capitalist Restructuring. Globalisation and the Third Way. Lessons from de Swedish model

Autoria de 44 descarregados

J. Magnus Ryner

pdf Como Mudar o Mundo

Autoria de 2 descarregados

Eric Hobsbawm

 

"Este livro, uma coletânea de vários textos que escrevi sobre o assunto entre 1956 e 2009, é, em essência, um estudo sobre a evolução e o impacto póstumo do pensamento de Karl Marx (e de seu amigo inseparável, Friedrich Engels). Não é uma história do marxismo no sentido tradicional, embora seu núcleo compreenda seis capítulos que escrevi para uma mais que ambiciosa Storia dei marxismo, em vários volumes, publicada pela editora Einaudi em italiano (1978-82), projeto do qual fui um dos planejadores e organizadores. Esses textos, revistos, às vezes amplamente reescritos e suplementados por um capítulo sobre o período de recessão marxista a partir de 1983, constituem mais da metade do conteúdo do livro. Além deles, o livro contém alguns estudos adicionais a respeito daquilo que o jargão acadêmico chama de “a recepção” de Marx e do marxismo; um ensaio sobre o marxismo e os movimentos operários desde a década de 1890 (uma versão inicial desse ensaio foi apresentada como palestra, em alemão, na Conferência Internacional de Historiadores do Trabalho, em Linz, Áustria); três introduções a obras clássicas: A situação da classe trabalhadora, de Engels, o Manifesto comunista e as teses de Marx sobre formas de organização social pré-capitalistas, constantes do importante conjunto de manuscritos de 1850, conhecidos em sua forma publicada como Grundrisse. O único marxista pós-Marx/Engels analisado neste livro é Antonio Gramsci."

pdf Development At Risk: Rethinking Un-Business Partnerships

Autoria de 3 descarregados

Ann Zammit

pdf Development Beyond Neoliberalism? Governance, poverty reduction and political economy

Autoria de 19 descarregados

David Craig and Doug Porter

pdf Development Challenges and Solutions after the Arab Spring

Autoria de 5 descarregados

Ali Kadri  ed

 

Since the events of 2011, most Arab countries have slipped into a state of war, and living conditions for the majority of the working population have not changed for the better. This edited collection examines the socioeconomic conditions and contests the received policy framework to demonstrate that workable alternatives do exist.

pdf Ecology Versus Property Rights

Autoria de 2 descarregados

Immanuel Wallerstein

pdf Estudo Economia Mundial (Janeiro 2017)

Autoria de 2 descarregados

Oxfam

pdf Fifty Key Thinkers on Development

Autoria de 11 descarregados

Edited by David Simon

pdf Global wealth report 2015

Autoria de 30 descarregados

O Relatório Global da Riqueza 2015 oferece uma panorâmica da situação económico-financeira mundial. Onde se vê que a par da concentração da riqueza nos EUA e na UE esta teve um significativo aumento na China apesar de ser essencialmente financeira e vulnerável a crises. Atualmente os grandes milionários sendo 0,7% da população detêm 45,2% da riqueza global numa concentração que se tem vindo a acentuar. A riqueza da 'classe média' tem crescido a um ritmo mais lento.

pdf Globalisation Poverty and Conflict

Autoria de 14 descarregados

Edited by Max Spoor

- Plataforma Cascais no Facebook

LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
Contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

SSL Certificate
SSL Certificate