• Início
  • Artigos
  • Informação
  • Encapuzados lançam carro contra Galp em Alcoitão para roubar tabaco e bebidas

3% das crianças de 5 anos afastadas do pré-escolar pelo PSD e CDS-PP

A taxa de pré-escolarização desceu com o anterior governo, de acordo com o relatório «Estado da Educação 2016», publicado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). No próximo ano devem abrir 150 novas salas na rede pública.

 Uma criança mostra os trabalhos efectuados, no jardim de infância de Carregosa, Bragança. 3 de Dezembro de 2013 Manuel Teles / Agência LUSA

Entre os anos lectivos 2011/2012 e 2015/2016, a percentagem de crianças com cinco anos de idade inscritas no ensino pré-escolar desceu mais de três pontos percentuais, de acordo com o relatório da CNE, citado pelo Público. Estes foram o primeiro e último anos lectivos, respectivamente, a iniciarem-se com o governo do PSD e do CDS-PP em funções.

Apesar de o anterior governo ter assumido o compromisso de alargar a universalização do ensino pré-escolar às crianças a partir dos quatro anos de idade, os número revelam uma tendência inversa.

Nas posições conjuntas entre o PS e o BE, o PCP e o PEV, que permitiram a actual solução política, foi assumida a convergência para a universalização do ensino pré-escolar público a partir dos três anos de idade, até ao final da legislatura, em 2019.

Até ao momento, a medida foi até aos quatro anos de idade, ainda que persistam insuficiências, nomeadamente na Área Metropolitana de Lisboa. Na discussão do Orçamento do Estado para 2018, foi introduzida uma alteração, por iniciativa do PCP, para a abertura de 150 novas salas de pré-escolar na rede pública no próximo ano.

Ver original aqui.

  • Criado em .
  • Visualizações: 36

- Plataforma Cascais no Facebook

LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
Contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 

SSL Certificate
SSL Certificate

Para estar informado(a)

Registo para receber a informação da Plataforma Cascais

captcha