• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção.

 

Segundo o Índice de Perceção de Corrupção (CPI) de 2019, da organização não-governamental Transparency International (TI), um “número impressionante de países está a mostrar pouca ou nenhuma melhoria no combate à corrupção”.

A análise do CPI constata que os “países em que as eleições e o financiamento de partidos políticos estão abertos a influência indevida de interesses pessoais são menos capazes de combater a corrupção”.

“A frustração com a corrupção do Governo e a falta de confiança nas instituições indicam a necessidade de maior integridade política”, salientou Delia Ferreira Rubio, presidente da ONG responsável pelo relatório divulgado, esta quinta-feira, em Berlim, Alemanha.

 
 

“Os Governos devem abordar com urgência o papel corrupto do dinheiro no financiamento de partidos políticos e a influência indevida que ele exerce nos nossos sistemas políticos”, acrescentou.

O Índice de Perceção de Corrupção classifica 180 países e territórios pelos seus níveis percetíveis de corrupção no sector público, com base em 13 avaliações de especialistas e inquéritos de executivos empresariais.

O CPI usa uma escala de zero a 100, em que zero é altamente corrompido e 100 é muito limpo. Segundo o CPI, mais de dois terços dos países pontuam abaixo de 50, com uma pontuação média de apenas 43.

No caso de Portugal, o nosso país perdeu dois pontos, passando de 64 para 62, mas manteve-se na posição 30, o que, segundo o capítulo português da Transparência Internacional, representa uma estagnação do país no índice há sete anos.

Desde 2012, apenas 22 países melhoraram significativamente as suas pontuações incluindo a Estónia (74), a Grécia (48) e a Guiana (40). No mesmo período, 21 países diminuíram significativamente as suas pontuações — Austrália (77), Canadá (77) e Nicarágua (22). Nos restantes 137 países, os níveis de corrupção “mostram pouca ou nenhuma mudança”.

No topo da tabela estão a Dinamarca e a Nova Zelândia, com pontuação de 87 cada, seguidos pela Finlândia (86), Singapura (85), Suécia (85) e Suíça (85). Já a Síria, o Sudão do Sul e a Somália, com pontuações de 13, 12 e 9, respetivamente, ocupam os últimos lugares.

O Índice revela ainda que quatro países do G7 obtiveram pontuação inferior em comparação ao ano passado: Canadá (77), Reino Unido (77), França (69) e EUA (69). A Alemanha e o Japão não verificaram melhorias, enquanto a Itália ganhou um ponto.

Para “reduzir a corrupção e restaurar a confiança na política”, a Transparency International recomenda que os Governos reforcem os controlos e as contas e promovam a separação de poderes; abordem o tratamento preferencial para garantir que orçamentos e serviços públicos não sejam conduzidos por ligações pessoais ou interesses especiais tendenciosos e controlem o financiamento político para evitar dinheiro excessivo e influência na política.

A TI aconselha ainda a gerir conflitos de interesse, regular atividades de lóbi, fortalecer a integridade eleitoral e prevenir e sancionar campanhas de desinformação e capacitar cidadãos e proteger ativistas, denunciantes e jornalistas.

A Transparency International é uma organização não-governamental com sede em Berlim que lidera a luta contra a corrupção há mais de 25 anos.

ZAP // Lusa

 
 
 

Ver original em 'ZAP aeiou' na seguinte ligação:

https://zap.aeiou.pt/portugal-piorou-indice-corrupcao-304270

Artigos relacionados

Porto(gal) | É ideologia, sim!
Porto(gal) | É ideologia, sim!     Rui Sá | Jornal de Notícias | opinião Tem toda a razão Rui Moreira quando se insurge contra os p... 16 views Mon, 01 Jun 2020, 17:35:39
Covid-19 | Morreram mais 14 em 24 horas. Lisboa cresce em novos casos
Covid-19 | Morreram mais 14 em 24 horas. Lisboa cresce em novos casos     Não há novos casos de covid-19 na região Norte em 24 horas   Portugal registou mais 14 mortos... 31 views Mon, 01 Jun 2020, 17:36:18
Não aprendem nada
Não aprendem nada Houve um tempo em que o Estado tinha centros mais robustos de apoio técnico à decisão política nos ministérios, com ... 22 views Mon, 01 Jun 2020, 14:02:57
DGS: Não tenham medo de escrever "trabalhador"
DGS: Não tenham medo de escrever "trabalhador" Esta imagem é uma foto tirada de uma das directrizes da Direcção-Geral de Saúde (DGS). Aliás, a palavra "colaborador... 28 views Mon, 01 Jun 2020, 14:00:26
Imagem simbólica
Imagem simbólica   "É uma imagem que não dá segurança lá fora. (...) Pede-se aos jovens que, verdadeiramente sem pensar n... 19 views Mon, 01 Jun 2020, 17:00:12
O teletrabalho e os riscos psicossociais
O teletrabalho e os riscos psicossociais A partir do momento da prestação da actividade em regime de teletrabalho, a actividade laboral, acompanhada do poder d... 21 views Mon, 01 Jun 2020, 17:39:22

Corrupção, clientelismo e lobismo

  • Criado em .
  • Visualizações: 38

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
01, junho 2020

PSP confisca 415 petardos na Torre

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA   Por Redação 01 junho 2020 Agentes da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Cascais confiscaram, este sábado, ao final da tarde, 23 caixas contendo 415 petardos, durante uma busca domiciliária no bairro…
01, junho 2020

“Firme contra-ataque.” China promete retaliar após decisões de Trump que visam o país

em Mundo

por Lusa in ZAP

  Donald Trump anunciou, na sexta-feira, que os Estados Unidos vão interditar a entrada de cidadãos chineses que representam um “risco” para a segurança do país. China promete retaliar.   A China prometeu, esta segunda-feira,…
01, junho 2020

Um cavalo trota sobre 30 mil mortos!

em Mundo

por Brasil24/7

    No último dia de maio de 2020, os brasileiros tiveram um espetáculo a parte em meio a esta pandemia que está perto de colocar o Brasil no pódio mundial de casos de morte…
01, junho 2020

Policiais de Nova Jersey se juntam a manifestantes em repúdio à morte de George Floyd

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - A polícia do condado de Camden, em New Jersey, compartilhou neste sábado (30) uma foto do delegado Joseph Wysocki, que protestou ao lado de moradores contra a morte do rapaz negro…
01, junho 2020

Sindicato exige testes para todos depois de caso positivo na ESIP

em Portugal

por in AbrilAbril

Para que os trabalhadores possam sentir-se seguros no regresso à conserveira, o sindicato exige a realização de testes às duas centenas de trabalhadores, bem como a garantia de todas as medidas sanitárias. Créditos Uma trabalhadora…
01, junho 2020

O teletrabalho e os riscos psicossociais

em Portugal

por Hugo Dionísio in AbrilAbril

A partir do momento da prestação da actividade em regime de teletrabalho, a actividade laboral, acompanhada do poder de direcção da entidade patronal, passa a fazer parte do ambiente familiar. CréditosPxhere / CC0 1.0 Um…
01, junho 2020

Governo chinês denuncia “doença crónica” do racismo nos Estados Unidos

em Mundo

por Página Global

  O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês acusa os Estados Unidos de ter “padrões duplos”, por considerar como “heróis” os manifestantes “violentos” em Hong Kong. O Governo chinês denunciou esta segunda-feira a “doença…
01, junho 2020

Covid-19 | Morreram mais 14 em 24 horas. Lisboa cresce em novos casos

em Portugal

por Página Global

    Não há novos casos de covid-19 na região Norte em 24 horas   Portugal registou mais 14 mortos por covid-19 nas últimas 24 horas. O total de vítimas mortais é de 1424. O…
01, junho 2020

Porto(gal) | É ideologia, sim!

em Portugal

por Página Global

    Rui Sá | Jornal de Notícias | opinião Tem toda a razão Rui Moreira quando se insurge contra os planos da TAP de desprezar completamente o aeroporto do Porto. E a sua razão…
01, junho 2020

Assembleia da República vai discutir petição sobre a criação do Museu Salazar

em Portugal

por Abril de Novo Magazine

A petição “de repúdio e exigência de que se trave e abandone a anunciada criação do ´Museu Salazar´, com esse ou outro nome, em Santa Comba Dão” foi admitida para discussão na Comissão Parlamentar de…
01, junho 2020

Escrever em português

em Portugal

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

No texto “Os salazaristas e o neofascismo português”, um leitor chamou-me a atenção para as palavras usadas, dizendo que “ou tem seguidores com um enorme conhecimento da língua portuguesa, ou (…) sua escrita é bastante…
01, junho 2020

Cartoons na hora

em Mundo

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

No comments.     Ver original em "O Tempo das Cerejas" (aqui)
01, junho 2020

Cascais sobe para 575 infectados, aumentou 13 novos casos

em Cascais

por Portal CASCAIS

  No relatório de hoje, da Direcção Geral da Saúde (DGS) registou 13 novos casos no número de infectados com o COVID-19 no Concelho de Cascais, subindo para 575 casos confirmados em Cascais. Os dados da…
01, junho 2020

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

em Portugal

por ZAP in ZAP

  Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório.   O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas…
01, junho 2020

Em meio à crise, o socialismo

em Mundo

por Brasil24/7

    O pânico generalizado com os dados econômicos escondem uma realidade cruel. O problema central não está na queda do PIB, mas no modo de produção e distribuição da riqueza gerada pelo trabalho humano.…
01, junho 2020

Rússia anuncia registro do primeiro antiviral eficaz contra Covid-19

em Mundo

por Brasil24/7

  247 - O Ministério da Saúde russo anunciou o registro do primeiro antiviral eficaz contra o coronavírus. De acordo com o Fundo de Investimento Direto da Rússia (Frid), o medicamento Afivavir apresentou bons resultados…
01, junho 2020

Irã enviará combustível à Venezuela, sempre que seja necessário, diz chancelaria

em Mundo

por Brasil24/7

      247 - O embaixador da Venezuela no Irã, Carlos Antonio Alcalá Cordones, afirmou que os dois países desafiaram as ameaças do imperialismo americano para defender seu direito ao livre comércio. O Irã…
01, junho 2020

Dia da Criança? E as crianças saharauis?

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

PUSL.- O Dia das Criança é uma data comemorativa comemorada anualmente em homenagem às crianças, cuja data de cumprimento varia de acordo com o país. Em 1925, o Dia Internacional da Criança foi proclamado em…
01, junho 2020

Crise na ADSE. Governo vai intervir (e promete “respostas rápidas”)

em Portugal

por ZAP in ZAP

  A ministra da Modernização do Estado, Alexandra Leitão, participou numa reunião do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE e ouviu várias críticas à direção. A governante prometeu intervir com “respostas rápidas”.  …
01, junho 2020

Ditadura ou democracia: a corda arrebentará de algum lado

em Mundo

por Brasil24/7

    Por Tereza Cruvinel, do Jornalistas pela Democracia Não foi ainda um domingo sangrento mas pode ter sido um prenúncio: daqui para a frente a escalada autoritária de Bolsonaro e suas milícias encontrará resistência.…
01, junho 2020

Brasil pode ter mais de 70 mil mortes por coronavírus, apontam dados do governo

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - O ministério da Saúde tem atualizado dados das mortes provocadas pelo coronavírus dias depois da divulgação do número. O balanço de 2 de maio da pasta, por exemplo, apresentou um número…
01, junho 2020

Costa e Silva, o “paraministro” escolhido por Costa, delineou plano de 10 anos em 2 dias

em Portugal

por ZAP in ZAP

  António Costa Silva, o presidente executivo da Partex escolhido por António Costa para o assessorar no Plano de Recuperação Económica, traçou as linhas gerais do plano de dez anos em apenas dois dias.  …

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate