A corrupção e os perdões fiscais

Quando se olha para as desigualdades sociais e para os meninos Cotrins , Venturas e afins vale a pena lembrar a constituição de fortunas no pós 25 de Novembro.
O escândalo dos perdões fiscais em pleno cavaquismo é um exemplo  que ficou para a história e uma das principais causas de enriquecimento ilícito..
 No fisco compraram se pequenos , médios e grandes favores…
Aconteceu alguma coisa, por exemplo , ao advogado Paulo Núncio , do CDS  em que , ” na passagem…pela secretaria de Estado dos Assuntos fiscais , no governo liderado por Passos Coelho , “voaram” mais de  10 mil milhões de euros para paraísos fiscais , simplesmente porque o fisco e a sua tutela decidiram fechar os olhos “
Com Cavaco e Oliveira e Costa foram concedidos milhares de perdões fiscais , ” sem qualquer escrutinio politico ou legal ..que esteve na origem remota do Banco Português de Negócios (BPN).
Este banco , como é sabido , viria a transformar se num dos maiores escãndalos financeiros e políticos do regime democrático , com o desaparecimento de 7 mil milhões de euros e uma nacionalização , em 2008 que teve custos exorbitantes para o erário público.
Uma boa parte dos accionistas fundadores do BPN foi “recrutada” precisamente no momento da negociação de dívidas fiscais com o secretário de Estado Oliveira e Costa. Em troco do perdão fiscal , ficaram devedores de um favor que viria a ser cobrado poucos anos mais tarde , na constituição do capital accionista do BPN . Nesta nebulosa de dinheiro desviado do chamado “banco laranja ”  , está também a origem de muitas fortunas mais opacas da politica portuguesa, em particular de influentes barões do PSD…” Oliveira e Costa foi o braço direito e o homem de mão de Cavaco , conheciam se desde os anos setenta . ” Cruzaram se no Banco de Portugal e viriam a criar uma enorme cumplicidade pessoal e política “

Via: FOICEBOOK http://bit.ly/2RUlSj2

Ver original em 'Abril de Novo Magazine' na seguinte ligação:

https://abrildenovomagazine.wordpress.com/2019/12/15/a-corrupcao-e-os-perdoes-fiscais/

Corrupção, clientelismo e lobismo

  • Criado em .
  • Visualizações: 271

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate