• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Portugal | Movimento Zero também já navega na Marinha. Chega?

Portugal | Movimento Zero também já navega na Marinha. Chega?

 
Tudo indica que encapotadamente Movimento Zero torna público nas redes sociais que chegou às forças armadas, pelo mais em baixo referido chegou à componente naval, a marinha. Como o descontentamento manifestado na polícia é agora a vez desse Zero se manifestar no encosto absorvente à direita fascista de um Ventura e outros que manifestam querer voltar aos tempos da outra senhora e de outros senhores de um Portugal capturado numa ditadura das modernas(?) - que como bem sabemos nada tem de semelhante ao que foi conquistado pelo povo e pelos militares em 25 de Abril de 1974. As liberdades. a democracia.
 
A conclusão da associação da Marinha de Portugal à direita, assim como da PSP e da GNR, mostra-nos a inspiração em laços comuns com os Andrés Venturas de Portugal e talvez das ramificações ao fascismo que vai cada vez mais despontando nos vários continentes do planeta. Isso não faz os portugueses dormirem nada descansados mas sim em sobressalto. Principalmente aqueles que sabem historicamente onde movimentos deste conteúdo vão desembocar.
 
As suspeições e certezas residem no à-vontade do deputado Ventura do Chega a "comandar" a manifestação da PSP/GNR, aplaudido e mimado perante os presentes  manifestantes daquelas forças de segurança. Sem uma vaia, sem uma recusa de apoio do tenebroso (para a democracia) deputado. E agora eis que surge publicamente um Chega-Zero à Marinha de Portugal. Talvez, quem sabe(?), aos outros ramos das forças armadas.
 
Sabendo-se a identificação político-partidária desse tal Movimento Zero qual o nexo desta recém manifestação nas redes sociais adotar a definição de Zero Naval? Se nada tem em comum com o Movimento Zero do Chega - e semelhantes - porque elege identificar-se desse modo?
 
É mais que evidente que nos mais variados setores profissionais ocorrem injustiças salariais, que muito lentamente vêm sendo contempladas por via de alguns baixos aumentos salariais e/ou de condições de trabalho. Isso está a acontecer tão lentamente que quase não damos por isso. Mas está a acontecer. Nas forças de segurança e nas Forças Armadas ainda não. Essas razões são indesmentíveis e devem ser atentamente avaliadas pelos governantes atuais, assim como corrigidas nos valores possíveis. 
 
Porém, o grosso da coluna das perdas orçamentais dessas instituições e dos elementos constituintes das forças de segurança e das forças armadas não são de agora e agravaram-se ainda no "reinado" de José Sócrates, principalmente, no de Passos Coelho (com toda a força). Então, porque só agora, com Portugal a tentar recuperar da "crise" de todos esses anos, aparecem Zeros acirrados, subliminarmente em formato de ameaça? Será porque o terreno lhes é propício? O que é demonstrado é que a resposta é afirmativa.
 
No Expresso Vitor Marques aborda o tema, que podem ler e inteirarem-se a seguir. Que o Zero Naval é inspirado no Zero da PSP/GNR. lê-se... E o Chega do Ventura, é inspirado em quê?
 
Mário Motta | PG

 
 
 
"Naval Zero" quer "tornar público o descontentamento nas Forças Armadas"
 
Grupo de militares que criaram página no Facebook inspirada no Movimento Zero das polícias, querem denunciar os problemas das fileiras que "são mais graves do que o veiculado na Comunicação Social"
 
A página “Naval Zero”, no Facebook, cuja criação o Expresso noticia na edição deste sábado, é animada por “um grupo de militares da Marinha que quer expor a actual situação das Forças Armadas”, esclarece um dos administradores sob anonimato - porque os militares têm limitações constitucionais em termos de liberdade de expressão. Assumidamente inspirados no Movimento Zero das polícias, mas sem qualquer ligação aos ativistas das forças de segurança, estes militares dizem querer “que seja público o descontentamento sentido em toda a verticalidade da hierarquia, mas principalmente na base da suposta pirâmide”.
 
De acordo com as declarações escritas ao Expresso de um dos responsáveis pelo grupo, estes militares tencionam, através da exposição dos “problemas e do descontentamento, exercer uma pressão sobre as entidades responsáveis, seja as associações, seja a tutela, para que sejam revistos os incentivos aos militares, em vez de, como em julho, afirmar que a sangria [de efetivos] estava estagnada”. O responsável da “Naval Zero” acrescenta que, “como se pode verificar, não estava”, uma vez que as saídas continuaram a ponto de, neste momento, o número de militares ter regredido a valores de 2015. “Esperamos que [a nossa contribuição] seja para a resolução da actual crise da instituição militar, que é bem mais grave do que é veiculado na comunicação social”. A mesma fonte defende que “urgem medidas reais e concretas, não apenas para o recrutamento, mas também para quem já dedicou uma parte das suas vidas a servir a instituição”.
 
A página tem mais de 1200 seguidores registados, mas os utilizadores podem ser muito mais, porque os militares devem manter reservada a sua relação com este tipo de movimentos para estarem protegidos no interior da instituição.
 
Esta sexta-feira, durante uma visita à Base Aérea da Ota com o Presidente da República, o ministro da Defesa reconheceu a existência dos problemas que esta semana voltaram a ser notícia. “Portugal enfrenta hoje um reconhecido desafio relativo aos efetivos que servem nas Forças Armadas. O diagnóstico está feito e estão já em marcha medidas que visam reverter o longo ciclo de desinvestimento nas Forças Armadas”, disse João Gomes Cravinho. O general Nunes Fonseca, chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), já tinha admitido esta semana que “é penoso” a saída antes de tempo de militares que “não se sentem realizados”: “Muito se tem falado da falta de praças nas Forças Armadas, mas não podemos esquecer e, isso é uma preocupação, os pedidos de abate aos quadros permanentes”, afirmou durante uma visita a São Tomé e Príncipe, citado pela Lusa.
 
Embora o tom seja mais moderado, o diagnóstico dos responsáveis não é radicalmente diferente do que se pode ler sobre a realidade nos posts do “Naval Zero” sobre a desmotivação nos quartéis e nos navios. “Não são apenas militares que não querem renovar contrato [a sair] ou mesmo concorrer aos quadros permanentes, há vários casos em que chegam a pagar valores acima de 4000€ para rescindir contrato”, explica a mesma fonte da página do Facebook.
 
Mas porquê esta forma de luta? “Tivemos o movimento zero como exemplo, que tal como a “Naval Zero”, sendo anónimo permite liberdade que não é conferida, por exemplo, às associações ou aos militares”, explica o administrador da página. “Senão vejamos, o sr. tenente-coronel António Mota [presidente da Associação dos Oficiais das Forças Armadas] afirmou que os oficiais têm sido o órgão representativo dos militares, mas o estudo da AOFA demonstra a influência política na instituição militar”. Ou seja, pouca. “Isto é lesivo para os militares”, conclui. Tendo em conta as limitações da tropa em termos de manifestações, não é de esperar ver militares desfilar em protestos em nome do movimento Zero castrense.
 
Vítor Matos | Expresso

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2019/12/portugal-movimento-zero-tambem-ja.html

Artigos relacionados

O réptil
O réptil Por Carlos Esperança - junho 29, 2020   O réptil tem a pele grossa e respira por pulmões. Não controla ... 160 views Tue, 30 Jun 2020, 02:29:48
Portugal | Fascistas e racistas manifestam-se hoje em Lisboa
Portugal | Fascistas e racistas manifestam-se hoje em Lisboa     Que “Portugal não é racista” é o mote do partido de má-ventura denominado Chega, radical de extrema-... 146 views Sat, 27 Jun 2020, 23:17:48
Fascismo em recuo: Queiroz nos destroços da República
Fascismo em recuo: Queiroz nos destroços da República Por Tarso Genro Tarso Genro é um advogado, jornalista, professor universitário, ensaísta, poeta e político brasil... 42 views Mon, 22 Jun 2020, 17:03:55
Depois de doações, Olavo de Carvalho volta a defender Bolsonaro e diz ...
Depois de doações, Olavo de Carvalho volta a defender Bolsonaro e diz ...   247 - O escritor Olavo de Carvalho voltou a defender o bolsonarismo depois de um momento de tensão pela falta ... 121 views Sun, 21 Jun 2020, 22:58:47
Petição contra museu sobre Salazar gera debate emotivo no Parlamento
Petição contra museu sobre Salazar gera debate emotivo no Parlamento (Comentário: É lamentável e não tem qualquer 'justificação' que seja um deputado do PS a tentar defender uma inicia... 140 views Thu, 18 Jun 2020, 01:13:09
Sara Winter a líder da extrema-direita brasileira detida já foi femini...
Sara Winter a líder da extrema-direita brasileira detida já foi femini... A jovem de 27 anos, detida hoje pela Polícia Federal a mando do Supremo, é líder do movimento “300 do Brasil”, um gr... 91 views Tue, 16 Jun 2020, 13:39:44

Extrema direita

  • Criado em .
  • Visualizações: 233

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
03, agosto 2020

“Parcialidade de Moro é escandalosa”, diz procurador sobre a Lava Jato

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Considerado o “pai” da operação, Celso Antônio Tres, diz ao Conjur que mais escandaloso será o STF não reconhecer a conduta errada do ex-juiz. 3 Agosto, 2020 Jornal Tornado       O Supremo Tribunal…
03, agosto 2020

O declínio da democracia: um movimento latino-americano

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Governos latino-americanos mais transparentes nesta época de pandemia são o Uruguai e a Costa Rica. 3 Agosto, 2020 Jornal Tornado       Desde de que se iniciou a pandemia de Covid-19, com o vírus…
03, agosto 2020

Donald Trump ameaça não reconhecer o resultado da eleição de novembro

em Mundo

por José Carlos Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

O presidente dos EUA quer, ilegalmente, adiar a eleição presidencial de novembro. Para o Partido Comunista dos EUA é a preparação de um golpe e põe a democracia em risco. 3 Agosto, 2020 José Carlos…
03, agosto 2020

Procuradoria Europeia

em Portugal

por Paulo Casaca, em Bruxelas in 'O TORNADO'

(Uma opinião sobre esta notícia: O clientelismo/amiguismo/caciquismo que prolifera nos municípios e, em geral, na gestão pública (e na privada também) deve, obviamente, no entender do partidarismo português, ser estendido à UE. Pois por que…
03, agosto 2020

Telecomunicações: incentivos e benefícios aos mesmos do costume

em Portugal

por AbrilAbril

Está em curso a constituição de um monopólio privado no controlo das redes de estações emissoras e de base, através de um emaranhado negócio que envolve ex-governantes. Sérgio Monteiro (esquerda) e António Pires de LIma…
03, agosto 2020

Um terço dos açorianos está em risco de pobreza

em Portugal

por AbrilAbril

Um em cada três açorianos está em risco de pobreza, o equivalente a 89 mil pessoas, e a estratégia de combate à pobreza e exclusão social do Governo Regional não resolve o problema. Créditos /…
03, agosto 2020

Portugal | Desgraças e cheques em banco

em Portugal

por Página Global

Manuel Carvalho Da Silva* | Jornal de Notícias | opinião   Nunca perderei a esperança de que é possível e vale a pena lutar por um Mundo melhor na certeza de se poderem, sempre, encontrar…
03, agosto 2020

Viana do Castelo: persistem ilegalidades, abusos e violação de direitos na hotelaria

em Portugal

por AbrilAbril

O Sindicato da Hotelaria do Norte realizou um levantamento da situação laboral na hotelaria e restauração no distrito de Viana do Castelo, tendo detectado múltiplas irregularidades e abusos. O acção sindical no Alto Minho junto…
03, agosto 2020

Autoridades sírias encontram armas, órgãos e prendem espiões treinados pelos EUA

em Mundo

por AbrilAbril

Em operações antiterroristas na província de Homs, as autoridades conseguiram capturar 2 espiões treinados na base de al-Tanf e apreender grande quantidade de armamento que ia ser enviado para Idlib. Símbolo do Daesh numa cidade…
03, agosto 2020

O novo velho continente e suas contradições: As monarquias - glamour e decadência

em Mundo

por Página Global

  Existem atualmente doze monarquias na Europa. No princípio do Século XIX, com exceção da França, todos os países europeus eram governados por monarquias. Excluindo as Américas, era também a forma de governo disseminada pelo…
03, agosto 2020

A fase descendente?

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Nuno Serra)

Em regra focadas no comentário aos valores diários, que vão oscilando, muitas das notícias sobre a evolução da pandemia em Portugal não ajudam a perceber as tendências de fundo que se estão a registar e…
03, agosto 2020

Para quando a acusação de fraude pelo Ministério Público?

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

Há anos que leio atentamente as peças de Paulo Pena, ciente de nelas encontrar o que de melhor se publica no jornalismo de investigação em Portugal. Agora a sua atenção tem incidido sobre a estranha…
03, agosto 2020

Um olhar profundo sobre a ascensão da China

em Mundo

por Página Global

  As três fases de desenvolvimento, a partir da revolução. A articulação entre setor privado cada vez mais forte e a coordenação do Estado. As mudanças globais resultantes, segundo teóricos como Wallerstein e Giovanni Arrighi…
03, agosto 2020

PT/Randstad lucram à custa da destruição da Central de Reservas TAP

em Portugal

por AbrilAbril

Estando a par do despedimento de profissionais qualificados na Central de Reservas TAP e da cada vez maior contratação de serviços à PT/Randstad, o PCP denunciou a situação e questionou o Governo. Créditos / Bomdia.eu…
03, agosto 2020

A naturalização do discurso fascista nas relações sociopolíticas das democracias

em Mundo

por Página Global

Marcela Uchôa* | Carta Maior Em “Aspetos do Novo Radicalismo de Direita” - publicado recentemente em português pelas edições 70 com tradução de Marian Toldy e Teresa Toldy – Theodor Adorno problematizou como o ressurgimento…
03, agosto 2020

Bispos anti-Bolsonaro recebem apoio de intelectuais e de 1.058 padres

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Mil e cinquenta e oito padres brasileiros assinaram um manifesto, divulgado na tarde da última quinta-feira (30), em apoio à carta de 152 bispos da Igreja Católica com duras críticas ao governo do presidente Jair…
03, agosto 2020

Portugal | Negociações entre Chega e PSD? "Uma rutura com cultura social-democrata"

em Portugal

por Página Global

  O PS considerou hoje que eventuais negociações entre o PSD e o Chega significariam uma rutura dos sociais-democratas com a sua cultura, acusando Rui Rio de ter uma atitude de "condução política em contramão".…
03, agosto 2020

Portugal | PSD, CDS E CHEGA ALIADOS? CHEGA, É DEMAIS!

em Portugal

por Página Global

Rui Rio, do PSD, abre a porta a um nazi mascarado de democrata, Ventura/Chega, e perspetiva que aceita ombrear com ele na falsa crença, doentia e salazarista, de que Portugal não é racista. Evidentemente que…
03, agosto 2020

COVID19. Jovem inglesa “desafia” Boris e faz "férias de sonho" em Portugal com mergulhos no Tamariz

em Cascais

por CASCAIS24

Por VALDEMAR PINHEIRO 02 agosto 2020 Uma jovem britânica, Lauren Clark, afirmou ao tabloide inglês The Sun ter passado umas “férias de sonho”, em julho, em Portugal, onde veio juntar-se ao namorado, com um percurso que…
03, agosto 2020

RESGATE. Duas crianças fechadas em elevador retiradas com sucesso pelos Bombeiros de Carcavelos e S. Domingos

em Cascais

por CASCAIS24

Viaturas de socorro junto ao edifício em cujo elevador estavam duas meninas que foram resgatadas com sucesso  Por Redação 01 agosto 2020 Duas meninas, uma de 9 e outra de onze anos, foram resgatadas com…
03, agosto 2020

ACIDENTE. Dois feridos em queda de parapente no Guincho

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 31 julho 2020 Duas pessoas, um homem e uma mulher, na casa dos 40 anos, ficaram feridas na queda de um parapente, esta quinta-feira, ao início da noite, nas traseiras do conhecido restaurante…
03, agosto 2020

OPERAÇÃO. GNR confisca 78 quilos de pescado no Mercado de Cascais

em Cascais

por CASCAIS24

  O pescado confiscado no Mercado de Cascais na operação da GNR  Por Redação 31 julho 2020 Setenta e oito quilos de pescado foram confiscados no Mercado Municipal de Cascais, esta quinta-feira, no decurso de…
03, agosto 2020

O cerne da questão no Mar do Sul da China

em Mundo

por resistir.info

por Pepe Escobar Quando os grupos de ataque dos porta-aviões Ronald Reagan e Nimitz se envolveram recentemente em "operações" no Mar do Sul da China, não escapou a muitos cínicos que a Frota do Pacífico…
03, agosto 2020

Portugal | O abraço ao porco

em Portugal

por Página Global

  Perante a evidência de que o Chega não é um partido em que se possa confiar, perante a evidência de que o seu líder é xenófobo e racista, a resposta que um partido democrático…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate