• Início
  • Artigos
  • Portugal
  • Trabalhadores da Sonae denunciam condições «miseráveis»

Europa "não está livre de um novo ataque terrorista de larga escala"

 
 
O ISIS é uma "ameaça grave a curto e médio prazo" para a Europa
 
O diretor-geral do Serviço de Informações de Segurança (SIS), Adélio Neiva da Cruz, afirmou, esta terça-feira, em Braga, que a Europa "não está livre de um novo ataque terrorista de larga escala".
 
Neiva da Cruz alertou que a organização terrorista Estado Islâmico "continua a ser uma ameaça grave a curto e médio prazo", apesar da morte do seu líder, Abu Bakr Al-Baghdadi, divulgada em outubro.
 
"Continuamos a avaliar que a Europa não está livre de um novo ataque de larga escala nem essa hipótese está sequer excluída", vincou.
 
O diretor-geral do SIS falava na Universidade do Minho, durante um congresso internacional sobre "Prevenção, policiamento e segurança - Implicações nos direitos humanos", promovido pela Escola de Direito daquela academia.
 
Admitindo que a "derrota territorial" e, sobretudo, a morte do seu líder significaram um "golpe significativo" para o Estado Islâmico, Neiva da Cruz frisou que não consubstanciam "o fim ou a derrota da organização".
 
"A organização terrorista Estado Islâmico continua a ser uma ameaça grave a curto e médio prazo (...). Seria imprudente descansar", referiu, sublinhando que a morte de Abu Bakr Al-Baghdadi "não terá impacto nos planos da organização para a Europa".
 
 
No entanto, Neiva de Cruz considera que os estados estão hoje "coletivamente mais preparados do que nunca", já que "aprenderam com os seus erros, colmataram as suas vulnerabilidades e de forma concertada e articulada gizaram mecanismos céleres e eficientes para detetar e reprimir a concretização de ameaças terroristas".
 
Neiva da Cruz disse que, no espaço específico dos sistemas de informações de segurança interna, "a cooperação europeia assumiu patamares de confiança e partilha que no passado recente teriam sido considerados irrealistas e simplesmente impossíveis".
 
No âmbito da cooperação nacional, Neiva da Cruz destacou que a "transfiguração e a severidade" da ameaça levaram a uma "mudança de mentalidades" e à adoção de estratégias e ferramentas que "reforçam a dependência recíproca" e que "robustecem a capacidade coletiva de identificar e reprimir as ameaças".
 
Admitindo que Portugal ainda não tem todas aquelas ferramentas, adiantou que o esforço conjunto está já traduzido em "inúmeros casos concretos, longe dos holofotes do mediatismo, em que o pior cenário não se concretizou".
 
"Estamos hoje mais fortes e inequivocamente mais preparados e mais capacitados para combater a ameaça terrorista que se desenha no futuro", rematou.
 
TSF | Lusa | Imagem: © Google Maps
 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2019/11/europa-nao-esta-livre-de-um-novo-ataque.html

Artigos relacionados

Daesh reivindica autoria de ataque terrorista em Londres
Daesh reivindica autoria de ataque terrorista em Londres © REUTERS / Simon Dawson O grupo extremista Daesh reivindicou a autoria do ataque com faca realizado na úl... 44 views Sun, 01 Dec 2019, 17:24:37
Turquia acusa Macron de “patrocinar” o terrorismo na Síria
Turquia acusa Macron de “patrocinar” o terrorismo na Síria Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan “[Macron] é um patrocinador da organização terrorista [YPG], recebe-os reg... 40 views Fri, 29 Nov 2019, 01:00:17
A Itália na coligação “antiterrorismo”
A Itália na coligação “antiterrorismo”     Manlio Dinucci*   A Coligação Antiterrorista reuniu-se em 14 de Novembro de 2019 em Washingto... 25 views Mon, 25 Nov 2019, 16:04:36
Funcionário dos EUA: Daesh vai descentralizar os seus 'milhões de dóla...
Funcionário dos EUA: Daesh vai descentralizar os seus 'milhões de dóla... © AP Photo / Site militar É provável que o financiamento do grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia) mude... 55 views Thu, 21 Nov 2019, 16:43:43
 A Turquia expulsará os jiadistas do Daesh a partir de 11 de Novembro
A Turquia expulsará os jiadistas do Daesh a partir de 11 de Novembro   A 7 de Novembro, o Presidente da República turca, Recep Tayyip Erdoğan, declarou durante uma conferência de ... 42 views Wed, 13 Nov 2019, 20:13:14
As insolúveis contradições do Daesh e do PKK/YPG
As insolúveis contradições do Daesh e do PKK/YPG Só conhecemos o que se passa no Levante através da propaganda de guerra do país em que vivemos. Ignoramos os outros po... 49 views Wed, 13 Nov 2019, 20:10:03

Terrorismo

  • Criado em .
  • Visualizações: 43

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate