Portugal | Acordos para puxar ou travar?

 
 
Manuel Carvalho Da Silva* | Jornal de Notícias | opinião
 
Estão aí as discussões sobre o salário mínimo nacional (SMN) e sobre política de rendimentos, temas que tenho pontualmente tocado neste espaço, mas que merecem aprofundamento.
 
O Governo parece querer fazer a gestão destes dois dossiers confinada ao espartilho da agenda e dos equilíbrios/desequilíbrios da Concertação Social. Tenho como certo que, se o debate e compromissos não forem muito para além desse espaço, não teremos acordos a puxar pelo desenvolvimento do país e das condições de vida da generalidade dos portugueses, mas sim a consolidar travagens.
 
O SMN pode ser atualizado ano a ano mas essas atualizações devem inserir-se numa estratégia, onde não cabe mais a estagnação salarial que ainda marcou a última legislatura. O Governo, até agora, limitou-se a perspetivar um valor do SMN insuficiente para 2023 (750 euros), sem nada avançar de concreto sobre cinco grandes desafios cruciais para o país, que balizarão muito os conteúdos de uma verdadeira política de rendimentos: i) subida generalizada dos salários associada a rápida melhoria das qualificações e das carreiras profissionais; ii) alteração cirúrgica de mecanismos estruturais e legais que sustentam a injusta distribuição do rendimento do trabalho, condição necessária para se concretizar o aumento geral dos salários; iii) combate ao enviesamento e enfraquecimento das estruturas produtivas e incremento de atividades com maior valor acrescentado e emprego qualificado; iv) melhoria das mobilidades/transportes e da gestão do território; v) valorização e qualificação dos serviços públicos e dos seus profissionais, sendo imperioso que o Governo encare duras realidades que entram pelos olhos dentro de qualquer cidadão português atento: o SNS continua a degradar-se perigosamente e a escola portuguesa debate-se com bloqueios em vários patamares.
 
 
A política de rendimentos não é um exclusivo da Concertação Social. O que ali (por direito) for discutido tem de ser bem balizado pelo Governo e também pelo Parlamento. Acresce que a nossa Concertação é muitas vezes mal municiada pelo Governo e influenciada pela estreita solidariedade dos afetos, está refém de representantes patronais que continuam a reclamar do Estado "contrapartidas", nomeadamente pelo cumprimento do SMN como se este fosse um subsídio social, e por práticas de parte dos representantes dos trabalhadores viciada em cortar as unhas até ao sabugo antes de ir à luta, para não magoar o adversário.
 
Hoje, o primeiro-ministro e vários setores patronais reconhecem que há escassez de mão de obra. Chegámos a esta situação em resultado dos salários de miséria para a maioria de quem trabalha, do enfraquecimento da negociação coletiva, do aumento do emprego num quadro de enorme redução da população ativa decorrente da emigração.
 
Enquanto alguns empresários afirmam ser necessário romper com este quadro, surgem múltiplos interesses patronais, instalados na matriz de baixos salários e na pedinchice ao Estado, a recearem que a concorrência interempresas possa desencadear uma "tendência altista" dos salários e toca de se precaverem com a reclamação de acordos travão, quer no SMN quer na política de rendimentos.
 
Está nas mãos do Governo a possibilidade de impedir esses oportunismos e de construir propostas e gerar maiorias políticas que promovam o desenvolvimento do país.
 
*Investigador e professor universitário

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2019/11/portugal-acordos-para-puxar-ou-travar.html

Artigos relacionados

Despedidos por participarem em plenário sindical
Despedidos por participarem em plenário sindical Depois de terem participado num plenário com dirigentes sindicais, os trabalhadores do Praia da Lota Resort foram cham... 30 views Fri, 03 Jul 2020, 00:51:13
Em lay-off, períodos de férias não gozados têm de ser remarcados
Em lay-off, períodos de férias não gozados têm de ser remarcados A FNAC pretende que as férias marcadas no mapa anual para o que acabou por ser o período do lay-off, fiquem gozadas e ... 51 views Thu, 02 Jul 2020, 00:54:43
APELO – MOBILIZAÇÃO E LUTA QUE, CONCENTRADA DIANTE DO GOVERNO, OBRIGUE...
APELO – MOBILIZAÇÃO E LUTA QUE, CONCENTRADA DIANTE DO GOVERNO, OBRIGUE... Proibição efectiva dos Despedimentos Reintegração de todos os trabalhadores que foram despedidos Combate efec... 38 views Wed, 01 Jul 2020, 01:19:26
As notícias sobre a apetência pelo teletrabalho são bastante exagerada...
As notícias sobre a apetência pelo teletrabalho são bastante exagerada... A fazer fé na maioria dos títulos de notícias sobre o recente estudo da ENSP, os portugueses gostam do teletrabalho, imp... 76 views Thu, 18 Jun 2020, 23:50:05
PCP quer salários a 100% e proibir despedimentos para viabilizar OE Su...
PCP quer salários a 100% e proibir despedimentos para viabilizar OE Su...  O PCP impôs algumas condições para garantir a viabilização do Orçamento Suplementar na especialidade. Os c... 16 views Thu, 18 Jun 2020, 16:05:37
Não, não vamos ficar todos bem (III)
Não, não vamos ficar todos bem (III)  Em abril de 2019,     – mais de 1 em cada 4 trabalhadores recebia o Salário Mínimo... 42 views Thu, 18 Jun 2020, 00:13:08

Trabalho

  • Criado em .
  • Visualizações: 82

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
03, julho 2020

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho do projeto de lei que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais…
03, julho 2020

Irmandade de Braga exigiu “donativo” de 10 mil euros para aceitar idosa no lar

em Portugal

por Lusa in ZAP

(CC0/PD) rawpixel / Pixabay   A filha de uma utente do lar de idosos da Irmandade de Santa Cruz, em Braga, denunciou esta quinta-feira que em 2018 teve de pagar um “donativo” de 10 mil…
03, julho 2020

Estudo concluiu que o Brasil terá 8 milhões de infetados, seis vezes mais do que o número oficial

em Mundo

por ZAP in ZAP

António Lacerda / EPA   O Brasil terá pelo menos oito milhões de infetados pelo novo coronavírus, quase seis vezes mais do que o número oficial, segundo um estudo encomendado pelo Ministério da Saúde, que…
03, julho 2020

Número de infetados em lar de Alcabideche sobe para 52

em Cascais

por Portal CASCAIS

O número de infetados com covid-19 no lar de Alcabideche, em Cascais, no distrito de Lisboa, subiu para 52 depois de terem sido realizados os testes aos colaboradores da instituição, indicou hoje fonte do município.…
03, julho 2020

Um certo amadorismo…

em Portugal

por António Duarte

«Portal das Matrículas continua a dar problemas: prazo para renovação é até 12 de Julho Há dezenas de queixas de encarregados de educação que não conseguem aceder ao site.» (in  Público) O trocadilho é fácil,…
03, julho 2020

EUA criticados por açambarcamento de Remdesivir

em Mundo

por Página Global

    Os Estados Unidos são alvo de críticas crescentes depois de terem anunciado a compra da quase totalidade dos próximos três meses de produção de Remdesivir, um antiviral usado para tratar a Covid-19. "Nunca…
03, julho 2020

Governo chega a acordo com acionistas privados e fica com 72,5% da TAP

em Portugal

por Filipe Sousa

(Comentário: Ver: A escolha que sobrava para a TAP)   02/07/2020   O Governo anunciou hoje que chegou a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capital da companhia aérea,…
03, julho 2020

ONU prevê encerramento de 2,7 milhões de empresas na América Latina

em Mundo

por Filipe Sousa

02/07/2020   A pandemia vai provocar o encerramento de 2,7 milhões de empresas na América Latina, microempresas sobretudo, e a destruição de 8,5 milhões de postos de trabalho, revelou a Comissão Económica para a América…
03, julho 2020

Concursos de covid-19 nos EUA. O primeiro a ser infetado recebe prémio

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) Maurício Mascaro / Pexels   Jovens norte-americanos estão a organizar festas de covid-19 com concursos em que a primeira pessoa a ser infetada pelo novo coronavírus recebe o dinheiro da venda dos bilhetes para…
03, julho 2020

COVID-19 VAI ATINGIR DURAMENTE OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO – por MARTIN WOLF

em Mundo

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

Covid 19 will hit developing countries hard, por Martin Wolf Finantial Times, 9 de Junho de 2020 Selecção e tradução de Júlio Marques Mota    A permanência das perdas causadas pela pandemia depende do tamanho…
03, julho 2020

PSD vai abster-se na votação final global e viabiliza Orçamento Suplementar

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Já tardava a confirmação política do Bloco Central. Paz à defunta Geringonça. Tudo vai voltando ao 'normal') Manuel de Almeida / Lusa   O PSD vai manter a abstenção na sexta-feira na votação final…
03, julho 2020

Governo avança com nacionalização da Efacec

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Nacionalização mas...temporária e com rápida privatização para que já há interessados. Apenas o Estado a intermediar negócios privados.Claro?!) (dr) efacec.pt   O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, anunciou esta quinta-feira que a Efacec,…
03, julho 2020

PS “junta-se” ao PSD e apoia fim dos debates quinzenais

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Parece que os debates quinzenais eram transparência a mais e contribuíam para azedar as relações que se pretendem promissoras entre o PSD e o PS. Eles querem entender-se e não andar a debater na…
03, julho 2020

PCP não aprova o Orçamento Suplementar

em Portugal

por AbrilAbril

Os comunistas chumbam um Orçamento que prolonga «o corte de salários a centenas de milhares de trabalhadores e canaliza milhões e milhões para o grande capital». CréditosMIGUEL A. LOPES / LUSA Um caminho errado que,…
03, julho 2020

Cascais quase a atingir um total de 1000 infetados

em Cascais

por Portal CASCAIS

  No relatório de hoje, da Direcção Geral da Saúde (DGS) registam-se 33 novos casos no número de infectados com o COVID-19 no Concelho de Cascais, subindo este valor para 997 casos confirmados em Cascais. Os dados…
03, julho 2020

Prémio aos profissionais de saúde pode deixar de fora maioria dos médicos

em Portugal

por Lusa in ZAP

Massimo Percossi / EPA   A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) alertou hoje que o prémio aos profissionais de saúde, aprovado na quarta-feira, “não compensa o risco” e “pode deixar de fora a maioria dos…
03, julho 2020

Como uma favela lotada de um milhão de pessoas barrou o coronavírus

em Mundo

por Pensar Contemporâneo

  Desde o início do surto de COVID-19, examinando a propagação, a taxa de infecções, a resposta internacional e como essas coisas variaram de nação para nação, temos uma fonte de muitos desacertos. A novidade…
03, julho 2020

Venezuela vai recorrer de decisão britânica que deu a Guaidó direitos sobre US$ 1 bi em reservas de ouro do país

em Mundo

por Brasil24/7

  Reuters - O Reino Unido reconheceu o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, como presidente do país, decidiu o Supremo Tribunal inglês nesta quinta-feira, em um caso sobre quem deve controlar 1 bilhão de…
03, julho 2020

Por que Alemanha estaria reorientando sua política em relação à Rússia?

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Michele Tantussi De acordo com o acadêmico Vladimir Olenchenko, a Alemanha ressente sua "posição subordinada" ante os EUA, e que já se viram sinais desse afastamento durante a presidência de Barack Obama.…
03, julho 2020

Mortes por "gripezinha" aumentam 191% no Centro-Oeste em junho e superam a média nacional

em Mundo

por Brasil24/7

  247 - Enquanto Jair Bolsonaro subestima os efeitos da pandemia do coronavírus, o número de mortes pela doença aumentou 191% entre 8 e 28 de junho no Centro-Oeste. O País como um todo teve…
03, julho 2020

A escolha que sobrava para a TAP

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 02/07/2020) Daniel Oliveira Já o escrevi demasiadas vezes para ter de desenvolver muito mais: a renacionalização da TAP, depois da estranhíssima privatização na 25ª hora organizada por Passos (quando já…
03, julho 2020

O super juiz que cercou a República

em Portugal

por Valupi in Aspirina B

Existe um juiz em Portugal que em 2016 deu uma entrevista. Nessa entrevista atacou um inocente à sua guarda constitucional enquanto arguido, tratando-o como criminoso e violando o dever de imparcialidade. Ao violar o dever…
03, julho 2020

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

em Portugal

por Lusa in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O PAN considera que “o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar”, ainda que apresente fragilidades como a “invasão da vida…
03, julho 2020

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

em Portugal

por Lusa in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate