Portugal | Ao cuidado de quem elegeu André Ventura

 
 
Anselmo Crespo* | opinião
 
Sim, eu sei que escrever sobre o Chega e o seu líder tem sempre o risco de lhe dar ainda mais protagonismo. Sim, eu sei que, neste momento, decorrem negociações para a formação de um novo governo e que o centro-direita atravessa uma crise sem precedentes. Sim, eu sei que, politicamente, o país tem problemas gravíssimos que mereciam ser denunciados nestas linhas de texto. Mas não posso - não consigo - deixar de alertar para os riscos que a nossa democracia enfrenta com a eleição de André Ventura para a Assembleia da República. E, ao contrário do que muitos pensam, não é ignorando e muito menos normalizando os "venturas" que se faz este combate.
 
Confesso que fui daqueles que, até os dados serem oficiais, não acreditaram que fosse possível. Não porque seja ingénuo ao ponto de achar que os extremistas, os populistas e os oportunistas não conseguem penetrar e ascender nas democracias mais desenvolvidas - o mundo está cheio de exemplos desses -, mas porque achei sempre que o que se está a passar no Estados Unidos, no Brasil ou no Reino Unido, só para citar alguns casos, era suficientemente elucidativo para o eleitorado português.
 
Não foi. Por ignorância ou porque, afinal, há mais "venturas" no país do que eu imaginava, a verdade é que estas eleições mostram bem como uma parte do eleitorado da abstenção e dos votos nulos encontrou um "salvador" em quem se revê. Não tendo eu - e, felizmente, a esmagadora maioria dos eleitores - contribuído para a eleição do deputado do Chega, é bom que quem o fez tenha consciência daquilo em que nos meteu a todos. E do que ainda pode vir aí.
 
Chamar extremista e populista a André Ventura é quase um elogio que se lhe faz. Na verdade, o deputado do Chega é apenas um oportunista político que se ama a si próprio acima de todas as coisas e que não tem outro propósito que não seja a autopromoção. Um extremista - de esquerda ou de direita - tem um programa e uma ideologia política, com a qual podemos concordar ou discordar, mas tem. A agenda de André Ventura é a capa do tabloide em cima da mesa de café e a conversa que ela provoca durante horas entre um copo de três. É apanhar meia dúzia de conversas de pé de orelha e reproduzi-las com ênfase, para parecer convicto e determinado no que se está a dizer, mas sem qualquer substância.
 
 
Em André Ventura, a tática é falar primeiro e nunca pensar depois. Não há um pingo de política, o mínimo de visão estratégica. Ali mora um cata-vento que vai girando para noroeste e para sudoeste, num movimento rotatório constante que lhe permite dizer tudo e o seu contrário, mas deixando sempre um soundbyte no ouvido de quem o estiver a ouvir.
 
Em André Ventura há, pelo menos, uma incoerência insanável - que o Ricardo Araújo Pereira retratou de forma brilhante esta semana: a do político que se diz antissistema e que, ainda há dois anos, não só fazia parte dele como o elogiava.
 
Em André Ventura não há uma ideia sobre economia, saúde, educação, justiça ou mesmo sobre segurança interna, de que gosta tanto de falar. Há, isso sim, um aproveitamento vergonhoso do sofrimento dos outros, que é depois capitalizado eleitoralmente em proveito próprio, sem que quem vota nele se aperceba de que está a ser usado.
 
É por tudo isto - e por mais algumas coisas - que a eleição de André Ventura para deputado é uma ameaça à democracia. Porque, mesmo sozinho no Parlamento, pode fazer muitos estragos. Não pelas propostas que possa apresentar, que dificilmente - espero - terão acolhimento dos restantes partidos. Mas porque o novo deputado do Chega vai querer transformar o plenário da Assembleia da República num estúdio de televisão e fazer aquilo que sabe fazer melhor: montar um circo onde ele possa ser o protagonista principal.
 
André Ventura simboliza um enorme retrocesso para a nossa democracia. E desenganem-se os que acham que esta eleição é um epifenómeno que não vai crescer. Quem votou nele deu-lhe o palco de que ele precisava para poder crescer e "acordar" outros espíritos que andam para aí ocultos, escondidos cobardemente nas redes sociais. Só temos de estar "agradecidos": a Pedro Passos Coelho, por lhe ter dado o seu primeiro grande palco político; aos chamados partidos do sistema, que nas últimas décadas falharam com as pessoas e escancararam as portas da casa da democracia aos "venturas" desta vida; e a quem o elegeu, por nos proporcionar a todos este odor insuportável a mofo. Espero que durmam todos de consciência tranquila.
 
*Diário de Notícias, em 10 Outubro 2019

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2019/10/portugal-ao-cuidado-de-quem-elegeu.html

Artigos relacionados

Batidas as asas de uma borboleta
Batidas as asas de uma borboleta Nunca ninguém conseguiu provar que o bater de asas de uma borboleta no continente americano possa provocar um tufã... 67 views Wed, 01 Jul 2020, 00:50:13
O réptil
O réptil Por Carlos Esperança - junho 29, 2020   O réptil tem a pele grossa e respira por pulmões. Não controla ... 120 views Tue, 30 Jun 2020, 02:29:48
Portugal | Fascistas e racistas manifestam-se hoje em Lisboa
Portugal | Fascistas e racistas manifestam-se hoje em Lisboa     Que “Portugal não é racista” é o mote do partido de má-ventura denominado Chega, radical de extrema-... 76 views Sat, 27 Jun 2020, 23:17:48
Deputado bolsonarista diz que torce para que polícia mate "comunistas"...
Deputado bolsonarista diz que torce para que polícia mate "comunistas"...   247 - O deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL) divulgou vídeo neste domingo, 31, em que defen... 376 views Mon, 01 Jun 2020, 16:51:47
Portugal | A Fina Flor do Chega
Portugal | A Fina Flor do Chega     Daniel Oliveira | TSF | opinião   Daniel Oliveira aconselha a leitura do artigo de investigaç... 162 views Wed, 27 May 2020, 17:13:22
Brasil | Bolsonaro e o ''fascismo eterno''
Brasil | Bolsonaro e o ''fascismo eterno''      A liberdade e a libertação são tarefas sem fim (Umberto Eco) Na data de 19/11/2009, Cart... 45 views Wed, 20 May 2020, 16:32:02

Extrema direita

  • Criado em .
  • Visualizações: 118

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
03, julho 2020

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho do projeto de lei que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais…
03, julho 2020

Irmandade de Braga exigiu “donativo” de 10 mil euros para aceitar idosa no lar

em Portugal

por Lusa in ZAP

(CC0/PD) rawpixel / Pixabay   A filha de uma utente do lar de idosos da Irmandade de Santa Cruz, em Braga, denunciou esta quinta-feira que em 2018 teve de pagar um “donativo” de 10 mil…
03, julho 2020

Estudo concluiu que o Brasil terá 8 milhões de infetados, seis vezes mais do que o número oficial

em Mundo

por ZAP in ZAP

António Lacerda / EPA   O Brasil terá pelo menos oito milhões de infetados pelo novo coronavírus, quase seis vezes mais do que o número oficial, segundo um estudo encomendado pelo Ministério da Saúde, que…
03, julho 2020

Número de infetados em lar de Alcabideche sobe para 52

em Cascais

por Portal CASCAIS

O número de infetados com covid-19 no lar de Alcabideche, em Cascais, no distrito de Lisboa, subiu para 52 depois de terem sido realizados os testes aos colaboradores da instituição, indicou hoje fonte do município.…
03, julho 2020

Um certo amadorismo…

em Portugal

por António Duarte

«Portal das Matrículas continua a dar problemas: prazo para renovação é até 12 de Julho Há dezenas de queixas de encarregados de educação que não conseguem aceder ao site.» (in  Público) O trocadilho é fácil,…
03, julho 2020

EUA criticados por açambarcamento de Remdesivir

em Mundo

por Página Global

    Os Estados Unidos são alvo de críticas crescentes depois de terem anunciado a compra da quase totalidade dos próximos três meses de produção de Remdesivir, um antiviral usado para tratar a Covid-19. "Nunca…
03, julho 2020

Governo chega a acordo com acionistas privados e fica com 72,5% da TAP

em Portugal

por Filipe Sousa

(Comentário: Ver: A escolha que sobrava para a TAP)   02/07/2020   O Governo anunciou hoje que chegou a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capital da companhia aérea,…
03, julho 2020

ONU prevê encerramento de 2,7 milhões de empresas na América Latina

em Mundo

por Filipe Sousa

02/07/2020   A pandemia vai provocar o encerramento de 2,7 milhões de empresas na América Latina, microempresas sobretudo, e a destruição de 8,5 milhões de postos de trabalho, revelou a Comissão Económica para a América…
03, julho 2020

Concursos de covid-19 nos EUA. O primeiro a ser infetado recebe prémio

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) Maurício Mascaro / Pexels   Jovens norte-americanos estão a organizar festas de covid-19 com concursos em que a primeira pessoa a ser infetada pelo novo coronavírus recebe o dinheiro da venda dos bilhetes para…
03, julho 2020

COVID-19 VAI ATINGIR DURAMENTE OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO – por MARTIN WOLF

em Mundo

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

Covid 19 will hit developing countries hard, por Martin Wolf Finantial Times, 9 de Junho de 2020 Selecção e tradução de Júlio Marques Mota    A permanência das perdas causadas pela pandemia depende do tamanho…
03, julho 2020

PSD vai abster-se na votação final global e viabiliza Orçamento Suplementar

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Já tardava a confirmação política do Bloco Central. Paz à defunta Geringonça. Tudo vai voltando ao 'normal') Manuel de Almeida / Lusa   O PSD vai manter a abstenção na sexta-feira na votação final…
03, julho 2020

Governo avança com nacionalização da Efacec

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Nacionalização mas...temporária e com rápida privatização para que já há interessados. Apenas o Estado a intermediar negócios privados.Claro?!) (dr) efacec.pt   O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, anunciou esta quinta-feira que a Efacec,…
03, julho 2020

PS “junta-se” ao PSD e apoia fim dos debates quinzenais

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Parece que os debates quinzenais eram transparência a mais e contribuíam para azedar as relações que se pretendem promissoras entre o PSD e o PS. Eles querem entender-se e não andar a debater na…
03, julho 2020

PCP não aprova o Orçamento Suplementar

em Portugal

por AbrilAbril

Os comunistas chumbam um Orçamento que prolonga «o corte de salários a centenas de milhares de trabalhadores e canaliza milhões e milhões para o grande capital». CréditosMIGUEL A. LOPES / LUSA Um caminho errado que,…
03, julho 2020

Cascais quase a atingir um total de 1000 infetados

em Cascais

por Portal CASCAIS

  No relatório de hoje, da Direcção Geral da Saúde (DGS) registam-se 33 novos casos no número de infectados com o COVID-19 no Concelho de Cascais, subindo este valor para 997 casos confirmados em Cascais. Os dados…
03, julho 2020

Prémio aos profissionais de saúde pode deixar de fora maioria dos médicos

em Portugal

por Lusa in ZAP

Massimo Percossi / EPA   A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) alertou hoje que o prémio aos profissionais de saúde, aprovado na quarta-feira, “não compensa o risco” e “pode deixar de fora a maioria dos…
03, julho 2020

Como uma favela lotada de um milhão de pessoas barrou o coronavírus

em Mundo

por Pensar Contemporâneo

  Desde o início do surto de COVID-19, examinando a propagação, a taxa de infecções, a resposta internacional e como essas coisas variaram de nação para nação, temos uma fonte de muitos desacertos. A novidade…
03, julho 2020

Venezuela vai recorrer de decisão britânica que deu a Guaidó direitos sobre US$ 1 bi em reservas de ouro do país

em Mundo

por Brasil24/7

  Reuters - O Reino Unido reconheceu o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, como presidente do país, decidiu o Supremo Tribunal inglês nesta quinta-feira, em um caso sobre quem deve controlar 1 bilhão de…
03, julho 2020

Por que Alemanha estaria reorientando sua política em relação à Rússia?

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Michele Tantussi De acordo com o acadêmico Vladimir Olenchenko, a Alemanha ressente sua "posição subordinada" ante os EUA, e que já se viram sinais desse afastamento durante a presidência de Barack Obama.…
03, julho 2020

Mortes por "gripezinha" aumentam 191% no Centro-Oeste em junho e superam a média nacional

em Mundo

por Brasil24/7

  247 - Enquanto Jair Bolsonaro subestima os efeitos da pandemia do coronavírus, o número de mortes pela doença aumentou 191% entre 8 e 28 de junho no Centro-Oeste. O País como um todo teve…
03, julho 2020

A escolha que sobrava para a TAP

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 02/07/2020) Daniel Oliveira Já o escrevi demasiadas vezes para ter de desenvolver muito mais: a renacionalização da TAP, depois da estranhíssima privatização na 25ª hora organizada por Passos (quando já…
03, julho 2020

O super juiz que cercou a República

em Portugal

por Valupi in Aspirina B

Existe um juiz em Portugal que em 2016 deu uma entrevista. Nessa entrevista atacou um inocente à sua guarda constitucional enquanto arguido, tratando-o como criminoso e violando o dever de imparcialidade. Ao violar o dever…
03, julho 2020

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

em Portugal

por Lusa in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O PAN considera que “o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar”, ainda que apresente fragilidades como a “invasão da vida…
03, julho 2020

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

em Portugal

por Lusa in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate