• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Portugal | 45 anos após Abril de 74 o fascismo regressa ao Parlamento. Chega!

Portugal | 45 anos após Abril de 74 o fascismo regressa ao Parlamento. Chega!

 
 
Parlamento: Extrema-direita recebida entre o silêncio e o ataque frontal
 
Os partidos com representação parlamentar receberam com um misto de ataque frontal e silêncio a entrada de uma força de extrema-direita no parlamento, o Chega.
 
A agência Lusa questionou diretamente nove dos partidos com assento parlamentar (PS, PSD, BE, PCP, CDS, PAN, CDS, PEV, Iniciativa Liberal e Livre) sobre se a entrada da extrema-direita na Assembleia da República, com o deputado André Ventura, do Chega, após as legislativas de 06 de outubro, é um desafio ou uma ameaça.
 
As respostas dos partidos, dadas maioritariamente pelos grupos parlamentares, têm um tom diferenciado, entre o silêncio do PCP, PSD e CDS e a crítica frontal do Bloco de Esquerda e do Livre.
 
Numa resposta por escrito à Lusa, o Bloco considerou o deputado do Chega, André Ventura, "uma fraude política".
 
"Ainda há dois anos apoiava o governo de Passos Coelho e da 'troika' e os cortes de salários e pensões. É um político que, mudando de discurso como quem muda de camisa, alia ao discurso xenófobo da extrema-direita um programa de entrega de bens públicos - como a saúde ou a segurança social - aos grupos financeiros", lê-se na resposta do BE.
 
 
O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), que passou de um para quatro deputados, considerou que "visões nacionalistas, xenófobas, racistas, sexistas, homofóbicas e transfóbicas colocam em causa os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos e são atentatórias da dignidade da pessoa humana, pelo que todo e qualquer movimento extremista, independentemente do campo político de que provenha, não tem lugar num Estado de Direito democrático".
 
"Recusamos substituir-nos ao Tribunal Constitucional, que valida a criação de novos partidos, e ao eleitorado, cuja vontade temos por soberana, mas estaremos vigilantes e seremos intransigentes na defesa do nosso sistema democrático se e quando o mesmo for beliscado", concluiu.
 
Já o partido Iniciativa Liberal, que se estreou com um deputado, deu uma resposta em que se distancia de todas as "estratégias identitárias" e que usem "o ressentimento" de minorias contra maiorias e vice-versa.
 
"A Iniciativa Liberal distancia-se de todas as forças que usem estratégias identitárias para afirmação política, sejam os que usam o ressentimento de algumas minorias em relação à maioria como os que usam o ressentimento da maioria em relação a algumas minorias. A nossa política é de crescimento e não de ressentimento. Somos o partido que defende a mais pequena e mais importante minoria de todas: o indivíduo", escreveu, na resposta escrita à Lusa, o líder da IL, Carlos Guimarães Pinto.
 
Logo na noite das legislativas, a deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, afirmou que "não há lugar para extrema-direita no parlamento", salientando que o seu partido será "a esquerda anti-fascista e anti-racista".
 
Questionada pela Lusa, considerou, numa resposta por escrito à pergunta, que mais do que "um desafio ou ameaça" a entrada da extrema-direita no parlamento "é um alerta".
 
"O voto em partidos que hoje representam aquilo que de pior se viveu na Europa e no Portugal do século XX, aliado ao crescimento da abstenção, é um sintoma das políticas que afastaram os cidadãos das instituições", começou por responder.
 
"Portugal não estava imune à onda xenófoba a que assistíamos lá fora, faltava era o títere que representasse essa frustração, também consequente de anos de forte austeridade e desemprego. Esta política extremista que divide, exclui, e mata, deve ser combatida contundentemente por qualquer democrata e, em nosso ver, através de políticas progressistas, uma opinião pública esclarecida, e de uma reaproximação dos cidadãos à política", concluiu.
 
Três partidos - PS, PSD e CDS - não responderam à questão colocada pela Lusa e o PCP optou por não responder.
 
Já o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) também não respondeu, mas remeteu para um comunicado da comissão executiva divulgado na semana passada, em que mostrou "grande preocupação perante um crescimento alarmante da vertente populista de candidaturas e campanhas eleitorais e a sua valorização pelos 'media'".
 
Pelo PS, na noite das legislativas, o líder do PS, António Costa, recusou entendimentos com o Chega.
 
"Nós não contamos com o Chega para nada", vincou Costa, numa resposta que foi aplaudida pelos apoiantes do partido, enquanto entoavam "fascismo nunca mais".
 
Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: Lusa | Título PG
 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2019/10/portugal-45-anos-apos-abril-de-74-o.html

Artigos relacionados

Falemos hoje de fantasmas e de moscas...
Falemos hoje de fantasmas e de moscas... 1. No mesmo dia em que umas centenas de pascácios desceram a Avenida da Liberdade para comprovarem quão poucos são... 52 views Sun, 28 Jun 2020, 22:45:04
A quem aproveita o crime?
A quem aproveita o crime? Os apreciadores dos bons livros policiais podem sempre alegar que as escolhas literárias decorrem da sua semelhanç... 86 views Sat, 13 Jun 2020, 21:26:13
Os salazaristas e o neofascismo português
Os salazaristas e o neofascismo português   Os meus leitores habituais hão de ter notado que, cada vez que acuso a ditadura fascista, surgem salazaristas ... 216 views Sat, 30 May 2020, 23:16:51
As alfurjas do Chega
As alfurjas do Chega Quem se atreveria a imaginar que o capitão Bolsonaro, vinte anos deputado, encostado à dolce vita parlamentar brasil... 134 views Fri, 29 May 2020, 17:06:12
Guru de bolsonaristas, Olavo defende pena de morte para Alexandre de M...
Guru de bolsonaristas, Olavo defende pena de morte para Alexandre de M...   247 – Olavo de Carvalho, guru intelectual do neofascismo brasileiro, defendeu pena de morte para o... 87 views Thu, 28 May 2020, 16:21:35
A banalização do mal e o adormecimento das consciências
A banalização do mal e o adormecimento das consciências   A jornalista Hannah Arendt acompanhou, em Israel, o julgamento de Adolfo Eichmann e, quer o carrasco nazi foss... 178 views Thu, 28 May 2020, 15:51:44

Extrema direita

  • Criado em .
  • Visualizações: 102

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
03, julho 2020

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho do projeto de lei que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais…
03, julho 2020

Irmandade de Braga exigiu “donativo” de 10 mil euros para aceitar idosa no lar

em Portugal

por Lusa in ZAP

(CC0/PD) rawpixel / Pixabay   A filha de uma utente do lar de idosos da Irmandade de Santa Cruz, em Braga, denunciou esta quinta-feira que em 2018 teve de pagar um “donativo” de 10 mil…
03, julho 2020

Estudo concluiu que o Brasil terá 8 milhões de infetados, seis vezes mais do que o número oficial

em Mundo

por ZAP in ZAP

António Lacerda / EPA   O Brasil terá pelo menos oito milhões de infetados pelo novo coronavírus, quase seis vezes mais do que o número oficial, segundo um estudo encomendado pelo Ministério da Saúde, que…
03, julho 2020

Número de infetados em lar de Alcabideche sobe para 52

em Cascais

por Portal CASCAIS

O número de infetados com covid-19 no lar de Alcabideche, em Cascais, no distrito de Lisboa, subiu para 52 depois de terem sido realizados os testes aos colaboradores da instituição, indicou hoje fonte do município.…
03, julho 2020

Um certo amadorismo…

em Portugal

por António Duarte

«Portal das Matrículas continua a dar problemas: prazo para renovação é até 12 de Julho Há dezenas de queixas de encarregados de educação que não conseguem aceder ao site.» (in  Público) O trocadilho é fácil,…
03, julho 2020

EUA criticados por açambarcamento de Remdesivir

em Mundo

por Página Global

    Os Estados Unidos são alvo de críticas crescentes depois de terem anunciado a compra da quase totalidade dos próximos três meses de produção de Remdesivir, um antiviral usado para tratar a Covid-19. "Nunca…
03, julho 2020

Governo chega a acordo com acionistas privados e fica com 72,5% da TAP

em Portugal

por Filipe Sousa

(Comentário: Ver: A escolha que sobrava para a TAP)   02/07/2020   O Governo anunciou hoje que chegou a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capital da companhia aérea,…
03, julho 2020

ONU prevê encerramento de 2,7 milhões de empresas na América Latina

em Mundo

por Filipe Sousa

02/07/2020   A pandemia vai provocar o encerramento de 2,7 milhões de empresas na América Latina, microempresas sobretudo, e a destruição de 8,5 milhões de postos de trabalho, revelou a Comissão Económica para a América…
03, julho 2020

Concursos de covid-19 nos EUA. O primeiro a ser infetado recebe prémio

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) Maurício Mascaro / Pexels   Jovens norte-americanos estão a organizar festas de covid-19 com concursos em que a primeira pessoa a ser infetada pelo novo coronavírus recebe o dinheiro da venda dos bilhetes para…
03, julho 2020

COVID-19 VAI ATINGIR DURAMENTE OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO – por MARTIN WOLF

em Mundo

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

Covid 19 will hit developing countries hard, por Martin Wolf Finantial Times, 9 de Junho de 2020 Selecção e tradução de Júlio Marques Mota    A permanência das perdas causadas pela pandemia depende do tamanho…
03, julho 2020

PSD vai abster-se na votação final global e viabiliza Orçamento Suplementar

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Já tardava a confirmação política do Bloco Central. Paz à defunta Geringonça. Tudo vai voltando ao 'normal') Manuel de Almeida / Lusa   O PSD vai manter a abstenção na sexta-feira na votação final…
03, julho 2020

Governo avança com nacionalização da Efacec

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Nacionalização mas...temporária e com rápida privatização para que já há interessados. Apenas o Estado a intermediar negócios privados.Claro?!) (dr) efacec.pt   O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, anunciou esta quinta-feira que a Efacec,…
03, julho 2020

PS “junta-se” ao PSD e apoia fim dos debates quinzenais

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Parece que os debates quinzenais eram transparência a mais e contribuíam para azedar as relações que se pretendem promissoras entre o PSD e o PS. Eles querem entender-se e não andar a debater na…
03, julho 2020

PCP não aprova o Orçamento Suplementar

em Portugal

por AbrilAbril

Os comunistas chumbam um Orçamento que prolonga «o corte de salários a centenas de milhares de trabalhadores e canaliza milhões e milhões para o grande capital». CréditosMIGUEL A. LOPES / LUSA Um caminho errado que,…
03, julho 2020

Cascais quase a atingir um total de 1000 infetados

em Cascais

por Portal CASCAIS

  No relatório de hoje, da Direcção Geral da Saúde (DGS) registam-se 33 novos casos no número de infectados com o COVID-19 no Concelho de Cascais, subindo este valor para 997 casos confirmados em Cascais. Os dados…
03, julho 2020

Prémio aos profissionais de saúde pode deixar de fora maioria dos médicos

em Portugal

por Lusa in ZAP

Massimo Percossi / EPA   A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) alertou hoje que o prémio aos profissionais de saúde, aprovado na quarta-feira, “não compensa o risco” e “pode deixar de fora a maioria dos…
03, julho 2020

Como uma favela lotada de um milhão de pessoas barrou o coronavírus

em Mundo

por Pensar Contemporâneo

  Desde o início do surto de COVID-19, examinando a propagação, a taxa de infecções, a resposta internacional e como essas coisas variaram de nação para nação, temos uma fonte de muitos desacertos. A novidade…
03, julho 2020

Venezuela vai recorrer de decisão britânica que deu a Guaidó direitos sobre US$ 1 bi em reservas de ouro do país

em Mundo

por Brasil24/7

  Reuters - O Reino Unido reconheceu o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, como presidente do país, decidiu o Supremo Tribunal inglês nesta quinta-feira, em um caso sobre quem deve controlar 1 bilhão de…
03, julho 2020

Por que Alemanha estaria reorientando sua política em relação à Rússia?

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Michele Tantussi De acordo com o acadêmico Vladimir Olenchenko, a Alemanha ressente sua "posição subordinada" ante os EUA, e que já se viram sinais desse afastamento durante a presidência de Barack Obama.…
03, julho 2020

Mortes por "gripezinha" aumentam 191% no Centro-Oeste em junho e superam a média nacional

em Mundo

por Brasil24/7

  247 - Enquanto Jair Bolsonaro subestima os efeitos da pandemia do coronavírus, o número de mortes pela doença aumentou 191% entre 8 e 28 de junho no Centro-Oeste. O País como um todo teve…
03, julho 2020

A escolha que sobrava para a TAP

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 02/07/2020) Daniel Oliveira Já o escrevi demasiadas vezes para ter de desenvolver muito mais: a renacionalização da TAP, depois da estranhíssima privatização na 25ª hora organizada por Passos (quando já…
03, julho 2020

O super juiz que cercou a República

em Portugal

por Valupi in Aspirina B

Existe um juiz em Portugal que em 2016 deu uma entrevista. Nessa entrevista atacou um inocente à sua guarda constitucional enquanto arguido, tratando-o como criminoso e violando o dever de imparcialidade. Ao violar o dever…
03, julho 2020

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

em Portugal

por Lusa in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O PAN considera que “o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar”, ainda que apresente fragilidades como a “invasão da vida…
03, julho 2020

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

em Portugal

por Lusa in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate