• Ladrões de Bicicletas (João Ramos de Almeida)
  • Portugal

Quando as bruxas andam à caça

 

(Comentário à seguinte notícia:
É certo que o prestígio, em geral,dos jornalistas anda hoje muito por baixo face àquilo que é a atual Comunicação Social.
Seguramente que a culpa não é de algum jornalista comunista ainda resistente, sendo estes, como se sabe, "aves raras" sem expressão visível nos (auto)censurados media.
Só nos faltava agora este macarthista corporativos numa caça às bruxas de inspiração 'cheguista' num Sindicato para o qual muitos comunistas deram notáveis e independentes contributos.)
 
 
Os membros em maioria no Código Deontológico (CD) do Sindicatos dos Jornalistas divulgaram – na página no Facebook do Sindicato dos Jornalistas - uma nota onde pedem que o jornalista do Jornal de Notícias Alfredo Maia, comunista eleito para assembleia municipal da Maia, se demita dessas funções.
Dizem eles:
Há uma manifesta incompatibilidade entre o exercício de funções neste órgão e a prática partidária. Não é apenas uma questão - para nós importante - da promiscuidade entre jornalismo e política, mas sobretudo uma questão de separação clara de funções. (...) Alfredo Maia ter sido candidato em lugar elegível por uma lista partidária no seu círculo eleitoral. Se na altura entendíamos como importante que o camarada Alfredo Maia renunciasse ao seu mandato na Assembleia Municipal da Maia, caso fosse eleito para o Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, agora reiteramos que consideramos incompatível o exercício desta função com a atividade partidária e com o desempenho de mandatos políticos de nomeação ou de eleição 
Os membros da lista B no CD poderão pensar o que quiserem, mas não há nada na Constituição, no Estatuto do Jornalista (EJ) ou na Lei de imprensa que o impeça. O EJ cria um conjunto de incompatibilidades, mas nenhuma inclui ser deputado ou membro de uma assembleia municipal. Veja-se o artigo 3º da lei 64/2007 que remete para as alíneas a), b), c), e) e g) do artigo 1º da Lei 64/93. E nessa lista, as questões comerciais surgem bem à frente da participação em cargos públicos! E sobre este último caso, o CD teria muito que fazer. Teriam de extirpar da comunicação social todas as estranhas funções indirectas "de angariação, concepção ou apresentação, através de texto, voz ou imagem, de mensagens publicitárias" ou "de marketing, relações públicas, assessoria de imprensa e consultoria em comunicação ou imagem, bem como de planificação, orientação e execução de estratégias comerciais" (artigo 3º), como são as de vendedores de carros, viagens, hotéis, restaurantes, telemóveis, computadores, aspiradores, clínicas privadas, etc., etc., dependentes de agendas comerciais, incentivadas por agências de comunicação, levadas a cabo por jornalistas num suposto apoio ao consumidor. Mas aí nada se diz.  Na verdade, muitos jornalistas acham que ser membro de um partido é o obstáculo à independência do jornalista. Mas e se o jornalista for um diligente seguidor de um partido, de uma ala política da sociedade, de um credo, um defensor férreo de uma ideologia, ou apenas daquilo que as autoridades sustentam, mas não for militante de um partido? É-se mais independente? Claro que não. "Mas no caso dos membros dos partidos pelo menos estão identificados", parecem dizer os empenhados membros do CD. É ridículo. Mas se é assim, de onde vem esta ideia de que basta ser militante comunista para deixar de ser independente? Apenas de um exacerbamento das funções de CD, pois nenhuma sua decisão ou parecer se sobrepõem à lei. A sua exigência é idiota, destrambolhada e inquinada de um maniquismo difícil de entender. Até custa a crer que os quatro membros da lista B tenham escrito o que foi escrito. Ou que a Direcção do Sindicato pense isso. Ser humano é ter ideias. Ter ideias é ser independente. Mas caso quisessem olhar para a falta de independência política dos jornalistas, aí também teriam muito a deliberar. E nada se fez porque se considerou que fazia parte do seu direito de opinião como jornalistas. Exemplos:

1) Entre 2010 e 2011, directores de vários jornais prepararam a entrada da troica em Portugal e elogiaram, vangloriaram, elegeram o governo PSD/CDS, marcado pela ideologia neoliberal, como um verdadeiro governo que era capaz de fazer as reformas estruturais necessárias ao país. Ao longo do seu mandato pressionaram o Governo a tomar medidas duras como cortes de salários nominais no sector privado, reduzir despesas sociais e de funcionamento do Estado. Pior: quando o governo começou a borregar – dada o aprofundamento da recessão que essas medidas criaram e a explosão de desemprego que chegou aos 25% da população activa (em termos latos) – esses mesmo directores fustigaram o Governo por não ter coragem de avançar mais determinado. E acabaram desiludidos com o Governo, mas não com as suas próprias ideias, que voltaram a defender anos mais tarde (sem aprender), já com o Governo PS apoiado à esquerda, dizendo que tudo iria correr mal e que era necessário voltar à linha neoliberal. Foi uma prática independente? Era opinião ou militância? 2) Casos como este e com outras causas, poderiam ser repescados ao passado sem que nunca o CD do Sindicato tivesse levantado um dedo; 3) Jornalistas que escrevem sobre a política têm bate-papos discretos com políticos e publicam o que estes lhes dizem, sem se perceber no texto onde questionam as suas ideias, ou enchendo páginas sem uma única fonte, em que o leitor desconhece a sua origem, embora muitas vezes pareça ser um exercício de contrainformação. É normal? É um exercício independente? A presidente do CD fá-lo amíude nas páginas do jornal Público onde escreve. Indo à hemeroteca, encontrar-se-á casos flagrantes das fragilidades da dita independência dos jornalistas. E ver-se-á os repetidos à independência dos jornalistas, sem que nada mude. O problema é que muitas vezes, a defesa da independência dos jornalistas é uma forma de condicionar opiniões diferentes daquela que são dominantes. Ou ainda – e pior – uma exigência dos advogados das empresas dos meios de comunicação (e dos seus proprietários), preocupados com acções judiciais contra os órgãos de comunicação social, contra a informação que possa ser – muitas vezes – prejudicial aos seus interesses. A nota de quatro membros do CD é um degradante e ilegal, desproporcionado e inviesado exercício de caça às bruxas. E nesse capítulo, os quatro elementos da lista B fizeram um péssimo serviço à verdadeira independência dos jornalistas portugueses e pluralismo da sua actividade. Será que os jornalistas comunistas deverão passar a uma militância clandestina para poderem ser aceites pelos seus pares? E caso não façam, o que deve acontecer-lhes?

Ver original em 'Ladrões de Bicicletas' (aqui)

Artigos relacionados

Pedro Ribeiro deixa a direcção de programas da TVI
Pedro Ribeiro deixa a direcção de programas da TVI Sara Oliveira - 25/07/2020     Quase seis meses depois, num... 85 views Sat, 25 Jul 2020, 13:54:49
Lições de jornalismo
Lições de jornalismo Jedson Nobre Enquanto ditadura quebrava o país, Aloysio Biondi atravessava madrugadas para cravar, com bons núm... 93 views Fri, 24 Jul 2020, 01:09:36
Portugal | O secretário de Estado dos Louvores
Portugal | O secretário de Estado dos Louvores     Mariana Mortágua | Jornal de Notícias | opinião Segundo a Anacom (entidade reguladora das teleco... 121 views Wed, 15 Jul 2020, 23:04:47
ONU culpa Donald Trump pela degradação da liberdade de imprensa
ONU culpa Donald Trump pela degradação da liberdade de imprensa 13/07/2020   O Governo liderado pelo Presidente dos Estados Unidos, D... 43 views Tue, 14 Jul 2020, 00:45:59
Não, não vai correr bem
Não, não vai correr bem (Comentário ao artigo: O conhecido azedume do 'comentarismo' de MST parece ter emparelhado com as o feroz 'opinamento... 191 views Sat, 11 Jul 2020, 21:29:49
BRUTAL…
BRUTAL… Número de casos de covid-19 na Venezuela aumenta de forma brutal em 10 dias Agência Lusa 24 mai 2020    ... 92 views Wed, 08 Jul 2020, 00:06:39

Comunicação

  • Criado em .
  • Visualizações: 82

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
07, agosto 2020

COVID19. Estoril Eden usa inteligência artificial para gerir relação com hóspedes

em Cascais

por CASCAIS24

COVID19 Por Agência 07 agosto 2020 Após reabrir no passado dia 15 de julho,  depois de uma paragem motivada pela necessidade de reorganização face à pandemia COVID19, o Hotel Estoril Eden implementou a solução de…
07, agosto 2020

100.000 vidas!

em Mundo

por Brasil24/7

  100.000 brasileiros como eu, como vocês, que tiveram esperança de não ser atacados pelo vírus, que achavam que sobreviveriam, que sairiam vivos dos hospitais, que reencontrariam seus familiares     Os números já parecem…
07, agosto 2020

Os mistérios da monstruosa explosão de Beirute

em Mundo

por span itemprop="author creator" itemprop="name" data-byline-name="José Goulão"José Goulão

Uma calamidade como a provocada pela monstruosa explosão é, sem dúvida, uma maneira de contribuir para a ingovernabilidade do pequeno e flagelado país dos cedros. Beirute depois da explosão: centenas de mortos e desaparecidos, milhares…
07, agosto 2020

INVESTIGAÇÃO. Busca de "furões" da PSP de Cascais a moradia na Guia apanha pistola 9 m/m e 34 munições

em Cascais

por CASCAIS24

A pistola 9 m/m e as 34 munições confiscadas durante a busca Por Redação 07 agosto 2020 Uma busca a uma moradia, na Guia, realizada esta terça-feira, ao final da tarde, por agentes da Esquadra…
07, agosto 2020

Portugal | Fumo para os olhos

em Portugal

por Página Global

    Vítor Santos* | Jornal de Notícias | opinião   As consequências da covid-19, no país e no Mundo, esmagam a atualidade, estando, legitimamente, no topo das preocupações de todos, porque ninguém escapa às…
07, agosto 2020

Ministro da Defesa chinês pede aos EUA que evitem "movimentos perigosos"

em Mundo

por Página Global

    Pequim, 07 ago 2020 (Lusa) - O ministro da Defesa chinês, Wei Fenghe, pediu hoje ao homólogo norte-americano, Mark Esper, que "evite movimentos perigosos", que possam levar a uma escalada no Mar do…
07, agosto 2020

“Operação Momo”. PSP faz centenas de buscas devido a crimes através do MB Way

em Portugal

por ZAP in ZAP

Pedro Simões / Wikimedia   PSP está esta sexta-feira a levar a cabo 51 buscas em vários concelhos dos distritos de Setúbal, Santarém e Portalegre numa operação de combate “à criminalidade com recurso à aplicação…
07, agosto 2020

“Vacina deve ser um bem global de saúde pública”. OMS critica “nacionalismo de vacinas”

em Mundo

por Lusa in ZAP

unisgeneva / Flickr   A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o “nacionalismo de vacinas” para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo…
07, agosto 2020

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

em Mundo

por ZAP in ZAP

Jim Lo Scalzo / EPA   Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe…
07, agosto 2020

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa A mulher de Bruno Candé, Sali, durante a manifestação contra a morte do ator A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para…
07, agosto 2020

Vigília de trabalhadores dos CTT

em Portugal

por AbrilAbril

Os trabalhadores dos CTT dos Centros de Distribuição Postal de Santarém e de Rio Maior promovem esta sexta-feira à noite, em Santarém, uma vigília na Praça do Município. CréditosInácio Rosa / Agência LUSA A acção,…
07, agosto 2020

Isto, sim, é islamofobia a sério

em Mundo

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

Há três anos, “Os membros do grupo norueguês “Fedrelandet viktigst” – Pátria primeiro, em tradução para português –, confundiram uma fotografia de um autocarro vazio com mulheres de burka e o ódio foi lançado na…
07, agosto 2020

AS TROMBETAS DO APOCALIPSE NAS MARCHAS ANTICOMUNISTAS

em Mundo

por Manuel Augusto Araujo

  Fotomontagem de John Hearfield, Agosto1934 . Friedich Ebert, (1871-1925) presidente do Partido Social/Democrata da Alemanha, Chanceler da Republica de Weimar. um dos responsáveis pelo assassinato dos dirigentes comunistas Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht. A…
07, agosto 2020

Portugal foi o “patinho feio”, mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

em Portugal

por ZAP in ZAP

Mário Cruz / Lusa   Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus.   Quando o novo coronavírus começou a…
07, agosto 2020

Justiça brasileira decreta reintegração dos trabalhadores despedidos pela Renault

em Mundo

por AbrilAbril

A 3.ª Vara do Trabalho de São José dos Pinhais (Grande Curitiba) determinou, esta quarta-feira, a imediata reintegração dos 747 trabalhadores despedidos pela Renault no passado dia 21 de Julho. A decisão da 3.ª Vara…
07, agosto 2020

Centrais sindicais promovem hoje (7) o Dia Nacional de Luto e de Luta

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Sob o lema #ForaBolsonaro, o movimento sindical denuncia que, ainda nesta semana, o País alcançará a dura marca de 100 mil mortes por Covid-19. 7 Agosto, 2020 Jornal Tornado   Em meio à pandemia do…
07, agosto 2020

Faleceu Fernanda Lapa

em Portugal

por CGTP-IN

Fernanda Lapa: 1943-2020 Foi com enorme pesar que a CGTP-IN tomou conhecimento do falecimento da actriz, encenadora e directora artística da companhia Escola de Mulheres – Oficina de Teatro, Fernanda Lapa. A CGTP-IN homenageia a…
07, agosto 2020

Lar de Reguengos não cumpria orientações da DGS

em Portugal

por ZAP in ZAP

radioalfa / Flickr   O lar de Reguengos de Monsaraz, onde um surto de covid-19 provocou a morte de 18 pessoas, não cumpria as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), concluiu uma auditoria da Ordem…
07, agosto 2020

Juan Carlos estará num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos

em Mundo

por ZAP in ZAP

Salvador Sas / EPA   O rei emérito espanhol, Juan Carlos I, que deixou no passado fim-de-semana o país sob suspeitas de corrupção, estará hospedado num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos, de acordo com…
07, agosto 2020

Greve nos entrepostos do Lidl

em Portugal

por AbrilAbril

Os trabalhadores dos entrepostos da Marateca (Setúbal) e Ribeirão (Braga) vão realizar uma greve entre esta sexta-feira e domingo. Trabalhadores do Lidl lutam contra falta de condições de trabalhoCréditos / CESP Na origem desta luta…
06, agosto 2020

Autoridade Marítima em Cascais resgata e assiste 8 pessoas em 4 dias

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por VALDEMAR PINHEIRO 06 agosto 2020 Em apenas quatro dias, a Autoridade Marítima, em Cascais, resgatou e assistiu 8 pessoas em dificuldades, no mar e em terra. Na Alameda da Guia duas ciclistas, uma…
06, agosto 2020

Avioneta com 3 ocupantes aterra de emergência nos Oitavos

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA (Fotos BVCascais) Por Redação 06 agosto 2020 (Em atualização) Uma avioneta, com três ocupantes, aterrou de emergência, esta quinta-feira, à tarde, no campo de golfe dos Oitavos, Cascais. O alerta foi dado para as…
06, agosto 2020

Portugal | Caso das golas antifumo já tem 18 arguidos

em Portugal

por Página Global

  O processo sobre alegada corrupção no negócio das golas antifumo tem 18 arguidos, entre os quais o ex-secretário de Estado Artur Neves e o presidente da Proteção Civil Mourato Nunes. A informação foi prestada…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate