• Início
  • Artigos
  • Portugal
  • A MARCAÇÃO DAS ELEIÇÕES PROMETIDAS PELO MARCELISMO
  • Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'
  • Portugal

Obrigado, esquerda!

Agradeço ao governo que ora finda o fim da crispação e o esforço para melhorar a vida dos portugueses, depois da claustrofobia democrática e das maldades que satisfizeram os carrascos, Cavaco, Passos Coelho e Portas.

Agradeço ao PS, BE, PCP e PEV a pedagogia de ensinarem que os governos se formam na AR e que a direita não decide quais os partidos que podem fazer parte do Governo.

Agradeço a António Costa a liderança do Governo que trouxe uma lufada de ar fresco a Portugal, e à Europa que esqueceu a década de 30 do século passado, e mostrou à direita que não mais pode imaginar que, em minoria, pode impedir alternativas.

Sinto mágoa, muita mágoa, por não se manter a experiência nos quatro anos que aí vêm, mas compreendo a defesa da identidade de cada partido e silencio a mágoa com que vi a luta fratricida da campanha eleitoral. Estou, porém, certo de que nunca mais a esquerda deixará de ponderar o entendimento entre os seus partidos, atuais ou futuros.

O governo que aí vem não tem a benevolência do PR, com margem de manobra para as ambições futuras. O problema da sua saúde, que em breve resolverá, é uma rábula para dar força à recandidatura.

Cada partido será julgado pelo que fizer na AR e já é tempo de deixar de haver partidos que se julguem com alvará para decidirem quem é de direita ou de esquerda, tal como a direita já engoliu o mantra dos ‘partidos do arco do poder’.

Na geografia, há quem pense que o hemisfério norte começa no Trópico de Câncer e, na política, quem julgue que a direita começa no PS.

E a direita, agora em convulsão, com profundas raízes no Portugal salazarista, não tarda a unir-se em torno de um cabo eleitoral. Resta saber se da direita civilizada ou trauliteira.

Ver original em 'PONTE EUROPA' na seguinte ligação::

https://ponteeuropa.blogspot.com/2019/10/obrigado-esquerda.html

Artigos relacionados

Sobre a «fragilidade» de certas mentes
Sobre a «fragilidade» de certas mentes Falta de memória ou confusão nas cabeças Em editorial (significativamente intitulado «A força do Governo está... 23 views Fri, 01 Nov 2019, 14:41:34
Portugal | Contra os populismos que meteram os pés na porta
Portugal | Contra os populismos que meteram os pés na porta     Os desafios futuros para a esquerda, contra a tralha neoliberal e os populismos em marcha, não são f... 53 views Sat, 19 Oct 2019, 11:57:19
A geringonça
A geringonça Primeiro dia: a geringonça ganhou as eleições em Portugal. Dia seguinte: a geringonça acabou. Eis um invulgar caso... 57 views Sat, 19 Oct 2019, 00:24:37
Abandono do leninismo?
Abandono do leninismo?   Em matéria de perceção de aceleração o tempo em que vivemos, a leitura de duas obras (“O esquerdismo doença ... 43 views Sun, 13 Oct 2019, 16:18:35
Decepção
Decepção Ricardo Alves Sou dos que há muitos anos defendem um governo de esquerda de preferência a um governo do PS. O que ti... 35 views Fri, 11 Oct 2019, 15:20:56
A história secreta da geringonça
A história secreta da geringonça (In Expresso, 24/09/2019) Texto publicado a 20 Fevereiro 2016, na revista do Expresso, quando a ‘geringonça’ co... 46 views Thu, 26 Sep 2019, 16:22:19

Esquerdas

  • Criado em .
  • Visualizações: 42

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate