• Ladrões de Bicicletas (João Ramos de Almeida)
  • Portugal

Arrogância e desplante

O novo deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim de Figueiredo, formado pela London School of Economics e com um MBA na Universidade Nova de Lisboa, ex-dirigente do Turismo de Portugal convidado pelo então secretário de Estado do CDS Adolfo Mesquita Nunes, foi ao programa da RTP Prós & Contras com a arrogância dos novos partidos.

E afirmou que Portugal tem estado a crescer a um nível medíocre e que ninguém explica porquê.

Disse ele:

- O mundo mudou nestes 45 anos não tem qualquer tipo de paralelo porque os partidos não mudaram nestes 45 anos. Portanto estão a deixar passar ao lado...

- E o que os novos partidos vão trazer de novo?

- Desde logo este desassombro de dizer "não há com certeza grandes sancionamentos e grandes vitórias da Geringonça nestas eleições". Depois, dentro da nossa dimensão (...) pôr as ideias liberais na agenda política e fazer com que, à nossa pequena escala, os portugueses tenham menos medo da mudança e vontade de segurar aquilo que têm hoje. Porque aquilo que têm hoje - podem não ter noção disso - mas é medíocre. Nos últimos 20 anos, Portugal cresceu menos de 1% em termos reais, foi ultrapassado por 8 ou 9 países no PIB per capita da zona euro, somos o antepenúltimo país mais pobre. Eu não percebo por que não se faz mais a pergunta e por que é que não é respondida: os outros são melhores em quê? (...) os portugueses são tão bons como os melhores, mas têm um sistema que os abafa e que os impede de ser tão bons como deviam e mereciam ser.

E ele nem percebe - ou não sabe - que desde a década de 80 se estão a aplicar as ideias que ele diz defender. E que foram essas ideias que, precisamente, nos fizeram estar onde estamos, a crescer de forma medíocre e sendo um dos países mais pobres. Em que país é que João Cotrim de Figueiredo viveu?
Foi por causa precisamente dessas ideias, por esse consenso ideológico neoliberal - que até contaminou um Partido Socialista - que Portugal liberalizou a sua economia, privatizou aqueles que eram instrumentos públicos poderosos para mudar um país, tudo supostamente para pagar a dívida externa e reconstruir os velhos grupos económicos nacionais que, supostamente, iriam tornar o país mais moderno e competitivo; venderam-se empresas poderosas a nível internacional à pala da ideia de que libertadas do Estado iriam conceder melhores serviços e a preços mais baixos preços para os consumidores, tendo acontecido precisamente o contrário (como era expectável e já existia essa experiência); amachucou-se os trabalhadores com políticas vendidas como eficazes por organizações multilaterais (como o FMI) que visam um mais liberto mercado de Trabalho e que, na realidade, aumentaram a precariedade desses trabalhadores, diminuindo a parte dos salários no rendimento; essas medidas pretenderam igualmente esvaziar os sindicatos tidos como formas de organização de interesses corporativos; bombardearam a contratação colectiva como forma de esmifrar os salários dos trabalhadores, indo à boleia da ideia de que criavam rigidezes no funcionamento do mercado do Trabalho, de que era preciso libertá-lo; atou-se a economia à mais dura e inflexível das soluções económicas que é uma moeda única forte, que na prática favorece os interesses das economias desenvolvidas e aumenta os défices das menos desenvolvidas, à pala da ideia de que o contacto com os melhores competidores - liberto do controlo público da desvalorização cambial - aumentava o espírito empreendedor dos nossos empresários, embora no final isso tivesse torpedeado os sectores nacionais e promovido a transferência do investimento sobretudo para ramos de serviços não competitivos internacionalmente, contribuindo para o agravamento do défice externo do país que o torna mais volátil a qualquer pressão de quem detém a nossa dívida, os tais mercados internacionais. Foi a liberdade promovida que favoreceu os mais fortes e deprimiu os mais fracos. E estes novos partidos apenas parecem defender velhas ideias dominantes em Portugal, que geraram este estado medíocre. Na realidade, João Cotrim de Figueiredo ou está iludido, cego pela sua ideologia, ou visa apenas reformatar uma velha direita, ferida por ter aplicado essas mesmas ideias, como forma de as poder voltar a aplicar, como sendo novas. Mas o resultado vai ser o mesmo: a pobreza geral que, anos mais tarde, ele vai negar existir. Como agora nega que essas velhas ideias tivessem sido realmente aplicadas.

Ver original em 'Ladrões de Bicicletas' (aqui)

Artigos relacionados

Portugal | O reforço que vai para o banco
Portugal | O reforço que vai para o banco     Miguel Guedes* | Jornal de Notícias | opinião O salvador pode aparecer de fininho, usando as por... 52 views Fri, 17 Jul 2020, 15:57:24
E líderes há?
E líderes há? Arsénio Reis* - 13/07/2020   A dívida pública mundial vai atingir... 30 views Mon, 13 Jul 2020, 13:44:03
 O obstáculo a um New Deal nos dias de hoje
O obstáculo a um New Deal nos dias de hoje por Prabhat Patnaik [*]  Aquilo que até agora fora apenas uma sugestão de vários membros prescientes do establis... 256 views Mon, 13 Jul 2020, 00:28:19
NÃO APRENDERAM E NUNCA IRÃO APRENDER
NÃO APRENDERAM E NUNCA IRÃO APRENDER   Os saudosos das medidas de austeridade dos tempos de Coelho/Portas dão mostras de grande entusiasmo an... 41 views Fri, 10 Jul 2020, 01:00:35
Falemos hoje de fantasmas e de moscas...
Falemos hoje de fantasmas e de moscas... 1. No mesmo dia em que umas centenas de pascácios desceram a Avenida da Liberdade para comprovarem quão poucos são... 67 views Sun, 28 Jun 2020, 22:45:04
O PSD, o racismo e o antirracismo
O PSD, o racismo e o antirracismo Na sequência das manifestações portuguesas contra a violência e os crimes de morte do racismo, à semelhança do que acont... 48 views Mon, 08 Jun 2020, 23:54:19

Economia política, Direita

  • Criado em .
  • Visualizações: 114

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
07, agosto 2020

100.000 vidas!

em Mundo

por Brasil24/7

  100.000 brasileiros como eu, como vocês, que tiveram esperança de não ser atacados pelo vírus, que achavam que sobreviveriam, que sairiam vivos dos hospitais, que reencontrariam seus familiares     Os números já parecem…
07, agosto 2020

Os mistérios da monstruosa explosão de Beirute

em Mundo

por span itemprop="author creator" itemprop="name" data-byline-name="José Goulão"José Goulão

Uma calamidade como a provocada pela monstruosa explosão é, sem dúvida, uma maneira de contribuir para a ingovernabilidade do pequeno e flagelado país dos cedros. Beirute depois da explosão: centenas de mortos e desaparecidos, milhares…
07, agosto 2020

INVESTIGAÇÃO. Busca de "furões" da PSP de Cascais a moradia na Guia apanha pistola 9 m/m e 34 munições

em Cascais

por CASCAIS24

A pistola 9 m/m e as 34 munições confiscadas durante a busca Por Redação 07 agosto 2020 Uma busca a uma moradia, na Guia, realizada esta terça-feira, ao final da tarde, por agentes da Esquadra…
07, agosto 2020

Portugal | Fumo para os olhos

em Portugal

por Página Global

    Vítor Santos* | Jornal de Notícias | opinião   As consequências da covid-19, no país e no Mundo, esmagam a atualidade, estando, legitimamente, no topo das preocupações de todos, porque ninguém escapa às…
07, agosto 2020

Ministro da Defesa chinês pede aos EUA que evitem "movimentos perigosos"

em Mundo

por Página Global

    Pequim, 07 ago 2020 (Lusa) - O ministro da Defesa chinês, Wei Fenghe, pediu hoje ao homólogo norte-americano, Mark Esper, que "evite movimentos perigosos", que possam levar a uma escalada no Mar do…
07, agosto 2020

“Operação Momo”. PSP faz centenas de buscas devido a crimes através do MB Way

em Portugal

por ZAP in ZAP

Pedro Simões / Wikimedia   PSP está esta sexta-feira a levar a cabo 51 buscas em vários concelhos dos distritos de Setúbal, Santarém e Portalegre numa operação de combate “à criminalidade com recurso à aplicação…
07, agosto 2020

“Vacina deve ser um bem global de saúde pública”. OMS critica “nacionalismo de vacinas”

em Mundo

por Lusa in ZAP

unisgeneva / Flickr   A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o “nacionalismo de vacinas” para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo…
07, agosto 2020

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

em Mundo

por ZAP in ZAP

Jim Lo Scalzo / EPA   Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe…
07, agosto 2020

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa A mulher de Bruno Candé, Sali, durante a manifestação contra a morte do ator A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para…
07, agosto 2020

Vigília de trabalhadores dos CTT

em Portugal

por AbrilAbril

Os trabalhadores dos CTT dos Centros de Distribuição Postal de Santarém e de Rio Maior promovem esta sexta-feira à noite, em Santarém, uma vigília na Praça do Município. CréditosInácio Rosa / Agência LUSA A acção,…
07, agosto 2020

Isto, sim, é islamofobia a sério

em Mundo

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

Há três anos, “Os membros do grupo norueguês “Fedrelandet viktigst” – Pátria primeiro, em tradução para português –, confundiram uma fotografia de um autocarro vazio com mulheres de burka e o ódio foi lançado na…
07, agosto 2020

AS TROMBETAS DO APOCALIPSE NAS MARCHAS ANTICOMUNISTAS

em Mundo

por Manuel Augusto Araujo

  Fotomontagem de John Hearfield, Agosto1934 . Friedich Ebert, (1871-1925) presidente do Partido Social/Democrata da Alemanha, Chanceler da Republica de Weimar. um dos responsáveis pelo assassinato dos dirigentes comunistas Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht. A…
07, agosto 2020

Portugal foi o “patinho feio”, mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

em Portugal

por ZAP in ZAP

Mário Cruz / Lusa   Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus.   Quando o novo coronavírus começou a…
07, agosto 2020

Justiça brasileira decreta reintegração dos trabalhadores despedidos pela Renault

em Mundo

por AbrilAbril

A 3.ª Vara do Trabalho de São José dos Pinhais (Grande Curitiba) determinou, esta quarta-feira, a imediata reintegração dos 747 trabalhadores despedidos pela Renault no passado dia 21 de Julho. A decisão da 3.ª Vara…
07, agosto 2020

Centrais sindicais promovem hoje (7) o Dia Nacional de Luto e de Luta

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Sob o lema #ForaBolsonaro, o movimento sindical denuncia que, ainda nesta semana, o País alcançará a dura marca de 100 mil mortes por Covid-19. 7 Agosto, 2020 Jornal Tornado   Em meio à pandemia do…
07, agosto 2020

Faleceu Fernanda Lapa

em Portugal

por CGTP-IN

Fernanda Lapa: 1943-2020 Foi com enorme pesar que a CGTP-IN tomou conhecimento do falecimento da actriz, encenadora e directora artística da companhia Escola de Mulheres – Oficina de Teatro, Fernanda Lapa. A CGTP-IN homenageia a…
07, agosto 2020

Lar de Reguengos não cumpria orientações da DGS

em Portugal

por ZAP in ZAP

radioalfa / Flickr   O lar de Reguengos de Monsaraz, onde um surto de covid-19 provocou a morte de 18 pessoas, não cumpria as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), concluiu uma auditoria da Ordem…
07, agosto 2020

Juan Carlos estará num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos

em Mundo

por ZAP in ZAP

Salvador Sas / EPA   O rei emérito espanhol, Juan Carlos I, que deixou no passado fim-de-semana o país sob suspeitas de corrupção, estará hospedado num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos, de acordo com…
07, agosto 2020

Greve nos entrepostos do Lidl

em Portugal

por AbrilAbril

Os trabalhadores dos entrepostos da Marateca (Setúbal) e Ribeirão (Braga) vão realizar uma greve entre esta sexta-feira e domingo. Trabalhadores do Lidl lutam contra falta de condições de trabalhoCréditos / CESP Na origem desta luta…
06, agosto 2020

Autoridade Marítima em Cascais resgata e assiste 8 pessoas em 4 dias

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por VALDEMAR PINHEIRO 06 agosto 2020 Em apenas quatro dias, a Autoridade Marítima, em Cascais, resgatou e assistiu 8 pessoas em dificuldades, no mar e em terra. Na Alameda da Guia duas ciclistas, uma…
06, agosto 2020

Avioneta com 3 ocupantes aterra de emergência nos Oitavos

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA (Fotos BVCascais) Por Redação 06 agosto 2020 (Em atualização) Uma avioneta, com três ocupantes, aterrou de emergência, esta quinta-feira, à tarde, no campo de golfe dos Oitavos, Cascais. O alerta foi dado para as…
06, agosto 2020

Portugal | Caso das golas antifumo já tem 18 arguidos

em Portugal

por Página Global

  O processo sobre alegada corrupção no negócio das golas antifumo tem 18 arguidos, entre os quais o ex-secretário de Estado Artur Neves e o presidente da Proteção Civil Mourato Nunes. A informação foi prestada…
06, agosto 2020

Portugal | Liberdade sob ameaça

em Portugal

por Página Global

Paula Ferreira | Jornal de Notícias | opinião   "Foi transportado num autocarro, escoltado por um carro policial com os rotativos ligados, para o hotel, ali chegado foi encaminhado para a zona do check-in, tendo-lhe…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate