• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Portugal | Rui Pinto está acusado de 147 crimes

Portugal | Rui Pinto está acusado de 147 crimes

 
 
Advogado Aníbal Pinto também está acusado do crime de extorsão na forma tentada. Investigação ainda está a tentar decifrar informação pirateada.
 
A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirma que Rui Pinto está acusado de um crime de extorsão na forma tentada, 75 de acesso ilegítimo, um de sabotagem informática e 70 de violação de correspondência, sendo sete destes agravados. A mesma entidade refere que foi deduzida acusação por um crime de extorsão na forma tentada a um segundo arguido, no caso Aníbal Pinto, advogado do hacker de Vila Nova de Gaia.
 
Em comunicado, a PGR explica que, "a partir do início do ano de 2015 e até 16 de janeiro de 2019", Rui Pinto "muniu-se de conhecimentos técnicos e de equipamentos adequados que lhe permitiram aceder, de forma não autorizada, a sistemas informáticos e a caixas de correio eletrónico de terceiros". Para o efeito, continua a PGR, "instalou, nos seus equipamentos, diversos programas informáticos e ferramentas digitais que lhe permitiam, de forma dissimulada e anonimizada, entrar nos mencionados sistemas informáticos e caixas de correio de terceiros e daí retirar conteúdos".
 
Na acusação agora deduzida, Rui Pinto é descrito como o autor, em setembro de 2015, do site "Football Leaks", "cujo conteúdo foi sendo alimentado com recurso a documentos" retirados das caixas de email pirateadas. Recorde-se que o "Football Leaks" divulgava informações confidenciais, designadamente valores de transferência de jogadores e treinadores, acordos entre entidades desportivas, cláusulas de contratos desportivos e de agenciamento de jogadores".
 
 
Sporting, FPF, sociedade de advogados e PGR alvo de pirataria
 
Segundo a PGR, o Sporting Clube de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol, a sociedade de advogados PLMJ e a própria Procuradoria-Geral da República foram alvo do homem detido na Hungria, em janeiro deste ano. Rui Pinto acedeu "a documentos destas entidades sujeitos a segredo de justiça, segredo profissional de advogado e segredo comercial", bem como a "computadores de responsáveis da Doyen Sports" para, "assumindo uma identidade fictícia, entrar em contacto com o representante legal daquele fundo de investimento dizendo que pretendia uma quantia entre 500 mil e 1 milhão de euros para que toda a informação que tinha na sua posse fosse eliminada de seguida".
 
É neste contexto que o advogado Aníbal Pinto também é envolvido no enredo, uma vez que, para o Ministério Público, Rui Pinto entrou em contacto com o causídico pedindo-lhe que colaborasse nos contactos com a Doyen. Aníbal Pinto é acusado de ter "apoiado o plano e encetado diligências no sentido da obtenção de um acordo, o qual acabou por não acontecer".
 
Diligências prosseguem para decifrar mais emails
 
O Ministério Público continua a fazer diligências para conseguir aceder "a informação cifrada constante de dispositivos apreendidos" a Rui Pinto e que foi retirada de "sistemas informáticos e caixas de correio de muitas outras entidades, públicas e privadas". Foi, neste sentido, determinada "a extração de certidão para prosseguimento destas três investigações".
 
Rui Pinto continua em prisão preventiva, "medida de coação que o Ministério Público entende ser de manter", enquanto Aníbal Pinto "encontra-se sujeito a termo de identidade e residência".
 
Jornal de Notícias

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2019/09/portugal-rui-pinto-esta-acusado-de-147.html

Artigos relacionados

Portugal | Operação Lex: "Suspeitas de corrupção na Justiça são algo m...
Portugal | Operação Lex: "Suspeitas de corrupção na Justiça são algo m...     Marques Mendes comentou as suspeitas de corrupção que envolvem o ex-presidente do Tribunal da Relaçã... 22 views Tue, 25 Feb 2020, 17:00:25
Portugal | Sombras negras na Justiça
Portugal | Sombras negras na Justiça     Domingos De Andrade* | Jornal de Notícias | opinião   Há duas formas de encarar a mais grave ... 23 views Mon, 24 Feb 2020, 00:02:50
AS VIGÍLIAS
AS VIGÍLIAS   O ESTADO DE DIREITO E OS ASSALTANTES   Era de esperar que as vigílias fossem promovidas e frequentada... 26 views Fri, 14 Feb 2020, 14:40:23
O GRANDE EQUÍVOCO
O GRANDE EQUÍVOCO   O grande equívoco que tem gerado o caos no Ministério Público (MP) com decisões díspares e casuais reside na i... 26 views Sun, 23 Feb 2020, 23:31:06
Provedoria de Justiça não tem meios para defender direitos humanos e p...
Provedoria de Justiça não tem meios para defender direitos humanos e p...   A Provedoria de Justiça reportou não ter meios humanos e financeiros suficientes para desempenhar a totali... 66 views Mon, 10 Feb 2020, 17:28:50
Portugal corporativo
Portugal corporativo Tancos, o Meco ou os Luandaleaks’ são temas que foram e continuam a ser férteis para a indústria noticiosa mas dos... 38 views Mon, 10 Feb 2020, 15:15:12

Justiça

  • Criado em .
  • Visualizações: 58

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate