• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • A religião, a carne de vaca e o Reitor da Universidade de Coimbra

A religião, a carne de vaca e o Reitor da Universidade de Coimbra

(Carlos Esperança, 18/09/2019)

Imagem de António Neto Brandão, in Facebook

Preservar o ambiente e tornar sustentável o Planeta é assunto demasiado sério, que não se compadece com ironias fáceis ou adiamentos em período de emergência, mas há um mínimo de bom senso aparentemente alheio ao Reitor da Universidade de Coimbra.

 

Todos sabemos que o modo de vida das sociedades atuais não é sustentável e que a sua perpetuação só abreviará o prazo de validade do Planeta para a vida humana. É urgente um novo paradigma que me leva a refletir sobre o aquecimento global e as tragédias que nos aguardam, mas há diferenças entre a ponderação exigida e o exibicionismo fácil.

Desconhecia a competência do Magnífico Reitor nas ementas das cantinas e a função de nutricionista-mor para proibir um alimento não proscrito pelas autoridades sanitárias.

A abolição inopinada da carne de vaca parece-me uma prepotência própria de um crente cujo proselitismo não aceita o contraditório. O atual reitor da UC, uma instituição laica, já surpreendeu na tomada de posse ‘antecedida de Missa Solene na Capela de S. Miguel, pelas 9 horas’, em 18 de fevereiro deste Ano da Graça.

Foi uma atitude pioneira de indignidade, de que pode não ter sido o responsável, mas a sua posse integrou uma missa para abrilhantar a cerimónia, missa cujo anúncio inédito mereceu a indignação de vários docentes. Foi a primeira vez que um reitor tomou posse com missa anunciada.

Se em 1 de março foi o primeiro reitor a manifestar publicamente a preocupação com a salvação da alma, em 17 de setembro, meio ano depois, é pioneiro a salvar o Planeta. Espero que não pense que o pão ázimo, que alimenta a alma, transubstanciado em corpo e sangue, após os sinais cabalísticos, seja a fonte de proteínas para substituir a carne de vaca.

Para já, parece-me abuso de funções, à semelhança da Missa Solene, impor aos outros o direito individual que lhe assiste.

Como na missinha, volto agora a repudiar a prepotência do Magnífico Reitor, por não lhe reconhecer autoridade para a decisão que tomou.

Ver original em 'A Estátua de Sal' (aqui)

Artigos relacionados

A política de uma transição justa: evitar argumentos falaciosos. Por J...
A política de uma transição justa: evitar argumentos falaciosos. Por J...   Seleção e tradução de Francisco Tavares 4. A política de uma transição justa: evitar argumentos falaciosos &... 28 views Mon, 24 Feb 2020, 00:04:13
Incêndios. Governo prevê “arrendamento forçado das terras” caso propri...
Incêndios. Governo prevê “arrendamento forçado das terras” caso propri...   O Governo pretende reduzir a área ardida para metade e reconverter a paisagem rural em florestas. Se os pr... 114 views Thu, 13 Feb 2020, 01:16:16
O sistema global a caminho do colapso financeiro e climático?
O sistema global a caminho do colapso financeiro e climático? A crescente desigualdade, bem evidente na pauperização acelerada dos assalariados, e a sobrevivência do modelo eco... 33 views Sun, 09 Feb 2020, 01:05:13
Deus da-vos Davos?
Deus da-vos Davos? 1500 jatos privados, helicópteros e limousines para discutir o… aquecimento climático   Se as alterações climát... 224 views Mon, 27 Jan 2020, 14:52:44
AUSTRÁLIA | O OUTRO CRIME AMBIENTAL DA DIREITA
AUSTRÁLIA | O OUTRO CRIME AMBIENTAL DA DIREITA     Ao contrário da Amazónia, a floresta seca é mais sujeita ao fogo. Mas catástrofe atual foi produzida... 69 views Fri, 17 Jan 2020, 12:08:24
Lisboa, Capital Verde Europeia?
Lisboa, Capital Verde Europeia? Esta semana, com pompa e circunstância, recebendo o secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, e o Vice-P... 45 views Tue, 14 Jan 2020, 16:11:28

Ambiente, Coimbra

  • Criado em .
  • Visualizações: 127

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate