• Paulo Casaca, em Bruxelas in 'O TORNADO'
  • Portugal

BCE estimula economia europeia

Na sua reunião mensal de 12 de Setembro o Banco Central Europeu (BCE) decidiu baixar as taxas de juro de referência – que se situam agora para depósitos institucionais em -0.5% – e reiniciar o seu programa de compra de títulos de dívida ao ritmo de 20.000 milhões de euros mensais.

 

 

  1. O último pacote de criação monetária

É a última grande decisão do BCE sob a presidência de Mario Draghi e tem como significado essencial que aquilo que tinha sido visto como conjunto de medidas não convencionais usadas como último recurso para enfrentar uma situação anormal se tornou agora mais a norma do que a excepção, tendo como argumento persistente o da fraca progressão do índice dos preços ao consumidor.

Na conferência de imprensa Mario Draghi não respondeu a uma questão essencial: por que razão o seu programa de compra de títulos é agora ilimitado, contrariamente aos anteriores; insistiu na necessidade de os países com margem orçamental aumentarem a sua despesa e fugiu diplomaticamente a enfrentar qualquer das questões politicamente mais delicadas, não deixando no entanto de reivindicar para as decisões tomadas pelo BCE a redinamização da economia europeia depois de 2012 consubstanciada na criação de onze milhões de empregos.

 

Começando por este último ponto, esta é mais a forma de falar de um candidato político do que a de um burocrata. Há cinco anos atrás, Mario Draghi tinha a ambição de ser o próximo presidente da Comissão Europeia. Sendo certo que ele era provavelmente o único político com rasgo e arcabouço para o cargo, gostaria de saber o que o fez mudar de opinião. Será que o discurso político é uma herança desses tempos, ou ele tem alguma ambição específica?

O que me parece mais interessante neste debate é a profunda transformação do que significa a moeda, apesar de Mario Draghi a enterrar em clichés e eufemismos, o que provavelmente nunca poderia deixar de fazer.

A noção de que a política monetária (criação de moeda pelos bancos centrais) só tem de se preocupar com o índice de preços no consumidor (vulgo inflação) está consagrada nos tratados europeus, é uma herança do consenso de Washington (neoliberalismo) e poderá entender-se pela situação então vivida de inflação elevada, mas não faz qualquer sentido nos nossos dias.

  1. A moeda como instrumento de crescimento

A visão da moeda como um instrumento a ser usado quer para fazer a guerra, quer para dominar um espaço ou, com a intenção de conseguir assegurar crescimento económico em geral ou pleno emprego em particular é relativamente antiga, ou se quisermos, mesmo mais antiga do que a ideia de moeda como um fim em si.

Aristóteles, tal como Xenofonte, coloca a questão como central no debate ético, político e económico (no sentido que era dado ao conceito de economia, da gestão do agregado familiar), classificando a lógica de usar dinheiro apenas com o fim de ter mais dinheiro como insana, numa preocupação que aparece também de várias formas nas religiões que nos estão mais próximas.

Insana ou não, a verdade é que a idolatria do dinheiro – apesar de acerbamente criticada, do bezerro de ouro, à parábola do rei Midas – faz o mundo girar, não porque o dinheiro tenha algum poder mágico mas porque, em determinadas condições se torna uma obsessão imparável e de massas passível de se canalizar para um fim específico.

Os economistas quiseram dar parâmetros quantificados e objectivos à capacidade da criação da moeda para se transformar materialmente em emprego, sendo que a criação de dinheiro é suposto ser positiva enquanto há recursos não utilizados e má – traduz-se em aumento de preços, que quando elevado e instável pode ser contra produtivo lançando a desconfiança generalizada no valor do dinheiro – em caso contrário.

A realidade é certamente mais complexa, multiplicando-se a chamada ‘ciência económica’ em cada vez mais intrincados argumentos para explicar por que razão isto acontece nalguns casos e não noutros, mas na verdade as suas explicações só funcionam a posteriori continuando a revelar-se inúteis como instrumentos de previsão.

O que me parece claro dos instrumentos postos a funcionar pelo Banco Central Europeu, como aliás pelas suas instituições congéneres, é que a criação de moeda se transformou essencialmente na subida de preços dos principais títulos financeiros, dado que o BCE aumentou a sua procura, uma subida que aparece como positiva, contrariamente à subida de preços do consumidor.

Esta subida dos preços não prejudica de forma alguma a sua procura, porque ao mesmo tempo, as taxas de juro desceram, sendo como vimos negativas, o que eleva a rentabilidade relativa dos títulos.

Dando um exemplo, para um grande investidor que considera hipótese de Portugal declarar a insolvência nos próximos seis meses ser muito pequena, faz mais sentido emprestar dinheiro a -0.1% ao Tesouro a seis meses do que pagar -0.5% no Banco Central (os custos e riscos de converter este dinheiro digital em notas a meter debaixo de hipotéticos colchões seria seguramente maior ainda).

O efeito destes mecanismos na chamada ‘economia real’ é menos pronunciado mas existe. A baixa da taxa de juro incentiva o investimento ou a despesa; o aumento do valor dos activos financeiros das empresas dá-lhes maior capacidade de investimento.

  1. O efeito Draghi na União dos devedores e credores

O efeito mais pronunciado da política monetária de Draghi é na inversão da relação entre devedores e credores.

A moeda única tornou Portugal num país brutalmente endividado. Nos cálculos feitos pelo programa do Bloco de Esquerda a posição de endividamento de Portugal passou de 13.2% para 118.6% de 1996 a 2014.

Isto aconteceu essencialmente porque a banca portuguesa reciclou excedentes europeus e os investiu mal, ou pura e simplesmente desencaminhou, encontrando maneira de passar a factura para o erário público.

Este nível de endividamento – um dos maiores do mundo – teria já levado à insolvência, ou na linguagem eufemística do Bloco de Esquerda à ‘renegociação da dívida’ – não se fosse ter dado o caso da completa inversão do nível dos juros que aconteceu também porque, justamente, Mário Centeno teve o bom senso de afastar do debate essa peregrina proposta de ‘renegociação da dívida’ que apesar de toda a evidência continua a ser defendida pelo Bloco de Esquerda no seu programa.

Ter uma dívida colossal, e nada pagar por ela, ou no limite, receber mesmo alguma coisa por ela, não é obviamente problema. Problema maior é quem assentou na renda da dívida as suas expectativas económicas.

Ninguém sabe dizer por quanto tempo esta situação se vai manter, mas a decisão do Banco Central Europeu desta semana dá seguramente melhores perspectivas do que as que tínhamos anteriormente.

Com o Mário europeu a terminar o mandato e o Mário português a parecer inquieto para mudar de poiso – a última coisa que li é que ele estava disponível até 2020… – a decisão do BCE de 9 de Setembro foi a melhor notícia que Portugal poderia ter tido.

Interessaria agora aproveitar o tempo que temos pela frente para tentar emendar os erros cometidos e que nos levaram à dramática crise de há uma década.


 
 

Ver original em 'O TORNADO' na seguinte ligação:

https://www.jornaltornado.pt/bce-estimula-economia-europeia/

Artigos relacionados

 A economia do medo e suas consequências
A economia do medo e suas consequências – Aumento significativo do desemprego – Redução do apoio aos desempregados – Queda de 16,5% no PIB do 2º trimestre – ... 13 views Mon, 03 Aug 2020, 00:46:01
É já dia 10, sexta, às 15h
É já dia 10, sexta, às 15h Até ao final do ano, será publicado o 5º relatório anual do Observatório sobre Crises e Alternativas, sobre "Como ... 44 views Fri, 10 Jul 2020, 01:21:54
COMO É QUE SOMOS FEITOS ESCRAVOS DA BANCA E MEGA-CORPORAÇÕES?
COMO É QUE SOMOS FEITOS ESCRAVOS DA BANCA E MEGA-CORPORAÇÕES?       O endividamento excessivo é o factor que vai condicionar negativamente - daqui para ... 53 views Thu, 02 Jul 2020, 01:51:58
RUMINAÇÕES SENTADO SOBRE O VULCÃO (A MINHA VERSÃO). Por Gonzalo Raffo ...
RUMINAÇÕES SENTADO SOBRE O VULCÃO (A MINHA VERSÃO). Por Gonzalo Raffo ... Seleção e tradução de Júlio Marques Mota Publicado por em 18/06/2020 (ver aqui)   A bolha económica global ... 64 views Thu, 02 Jul 2020, 01:01:11
CRISE DO COVID 19 E A INCAPACIDADE DAS SOCIEDADES NEOLIBERAIS EM LHE D...
CRISE DO COVID 19 E A INCAPACIDADE DAS SOCIEDADES NEOLIBERAIS EM LHE D...     The Stumble-Through Economy, por John Mauldin Mauldin Economics, 12 de Junho de 2020 Selecção e ... 95 views Sun, 28 Jun 2020, 22:50:03
Nem básico e incondicional, nem de inserção
Nem básico e incondicional, nem de inserção Segundo um estudo da ENSP, com dados do final de abril e início de maio, uma em cada quatro pessoas (25%), cujo agregado... 138 views Sat, 13 Jun 2020, 21:34:22

Economia política

  • Criado em .
  • Visualizações: 77

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
07, agosto 2020

COVID19. Estoril Eden usa inteligência artificial para gerir relação com hóspedes

em Cascais

por CASCAIS24

COVID19 Por Agência 07 agosto 2020 Após reabrir no passado dia 15 de julho,  depois de uma paragem motivada pela necessidade de reorganização face à pandemia COVID19, o Hotel Estoril Eden implementou a solução de…
07, agosto 2020

100.000 vidas!

em Mundo

por Brasil24/7

  100.000 brasileiros como eu, como vocês, que tiveram esperança de não ser atacados pelo vírus, que achavam que sobreviveriam, que sairiam vivos dos hospitais, que reencontrariam seus familiares     Os números já parecem…
07, agosto 2020

Os mistérios da monstruosa explosão de Beirute

em Mundo

por span itemprop="author creator" itemprop="name" data-byline-name="José Goulão"José Goulão

Uma calamidade como a provocada pela monstruosa explosão é, sem dúvida, uma maneira de contribuir para a ingovernabilidade do pequeno e flagelado país dos cedros. Beirute depois da explosão: centenas de mortos e desaparecidos, milhares…
07, agosto 2020

INVESTIGAÇÃO. Busca de "furões" da PSP de Cascais a moradia na Guia apanha pistola 9 m/m e 34 munições

em Cascais

por CASCAIS24

A pistola 9 m/m e as 34 munições confiscadas durante a busca Por Redação 07 agosto 2020 Uma busca a uma moradia, na Guia, realizada esta terça-feira, ao final da tarde, por agentes da Esquadra…
07, agosto 2020

Portugal | Fumo para os olhos

em Portugal

por Página Global

    Vítor Santos* | Jornal de Notícias | opinião   As consequências da covid-19, no país e no Mundo, esmagam a atualidade, estando, legitimamente, no topo das preocupações de todos, porque ninguém escapa às…
07, agosto 2020

Ministro da Defesa chinês pede aos EUA que evitem "movimentos perigosos"

em Mundo

por Página Global

    Pequim, 07 ago 2020 (Lusa) - O ministro da Defesa chinês, Wei Fenghe, pediu hoje ao homólogo norte-americano, Mark Esper, que "evite movimentos perigosos", que possam levar a uma escalada no Mar do…
07, agosto 2020

“Operação Momo”. PSP faz centenas de buscas devido a crimes através do MB Way

em Portugal

por ZAP in ZAP

Pedro Simões / Wikimedia   PSP está esta sexta-feira a levar a cabo 51 buscas em vários concelhos dos distritos de Setúbal, Santarém e Portalegre numa operação de combate “à criminalidade com recurso à aplicação…
07, agosto 2020

“Vacina deve ser um bem global de saúde pública”. OMS critica “nacionalismo de vacinas”

em Mundo

por Lusa in ZAP

unisgeneva / Flickr   A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o “nacionalismo de vacinas” para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo…
07, agosto 2020

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

em Mundo

por ZAP in ZAP

Jim Lo Scalzo / EPA   Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe…
07, agosto 2020

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa A mulher de Bruno Candé, Sali, durante a manifestação contra a morte do ator A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para…
07, agosto 2020

Vigília de trabalhadores dos CTT

em Portugal

por AbrilAbril

Os trabalhadores dos CTT dos Centros de Distribuição Postal de Santarém e de Rio Maior promovem esta sexta-feira à noite, em Santarém, uma vigília na Praça do Município. CréditosInácio Rosa / Agência LUSA A acção,…
07, agosto 2020

Isto, sim, é islamofobia a sério

em Mundo

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

Há três anos, “Os membros do grupo norueguês “Fedrelandet viktigst” – Pátria primeiro, em tradução para português –, confundiram uma fotografia de um autocarro vazio com mulheres de burka e o ódio foi lançado na…
07, agosto 2020

AS TROMBETAS DO APOCALIPSE NAS MARCHAS ANTICOMUNISTAS

em Mundo

por Manuel Augusto Araujo

  Fotomontagem de John Hearfield, Agosto1934 . Friedich Ebert, (1871-1925) presidente do Partido Social/Democrata da Alemanha, Chanceler da Republica de Weimar. um dos responsáveis pelo assassinato dos dirigentes comunistas Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht. A…
07, agosto 2020

Portugal foi o “patinho feio”, mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

em Portugal

por ZAP in ZAP

Mário Cruz / Lusa   Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus.   Quando o novo coronavírus começou a…
07, agosto 2020

Justiça brasileira decreta reintegração dos trabalhadores despedidos pela Renault

em Mundo

por AbrilAbril

A 3.ª Vara do Trabalho de São José dos Pinhais (Grande Curitiba) determinou, esta quarta-feira, a imediata reintegração dos 747 trabalhadores despedidos pela Renault no passado dia 21 de Julho. A decisão da 3.ª Vara…
07, agosto 2020

Centrais sindicais promovem hoje (7) o Dia Nacional de Luto e de Luta

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Sob o lema #ForaBolsonaro, o movimento sindical denuncia que, ainda nesta semana, o País alcançará a dura marca de 100 mil mortes por Covid-19. 7 Agosto, 2020 Jornal Tornado   Em meio à pandemia do…
07, agosto 2020

Faleceu Fernanda Lapa

em Portugal

por CGTP-IN

Fernanda Lapa: 1943-2020 Foi com enorme pesar que a CGTP-IN tomou conhecimento do falecimento da actriz, encenadora e directora artística da companhia Escola de Mulheres – Oficina de Teatro, Fernanda Lapa. A CGTP-IN homenageia a…
07, agosto 2020

Lar de Reguengos não cumpria orientações da DGS

em Portugal

por ZAP in ZAP

radioalfa / Flickr   O lar de Reguengos de Monsaraz, onde um surto de covid-19 provocou a morte de 18 pessoas, não cumpria as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), concluiu uma auditoria da Ordem…
07, agosto 2020

Juan Carlos estará num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos

em Mundo

por ZAP in ZAP

Salvador Sas / EPA   O rei emérito espanhol, Juan Carlos I, que deixou no passado fim-de-semana o país sob suspeitas de corrupção, estará hospedado num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos, de acordo com…
07, agosto 2020

Greve nos entrepostos do Lidl

em Portugal

por AbrilAbril

Os trabalhadores dos entrepostos da Marateca (Setúbal) e Ribeirão (Braga) vão realizar uma greve entre esta sexta-feira e domingo. Trabalhadores do Lidl lutam contra falta de condições de trabalhoCréditos / CESP Na origem desta luta…
06, agosto 2020

Autoridade Marítima em Cascais resgata e assiste 8 pessoas em 4 dias

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por VALDEMAR PINHEIRO 06 agosto 2020 Em apenas quatro dias, a Autoridade Marítima, em Cascais, resgatou e assistiu 8 pessoas em dificuldades, no mar e em terra. Na Alameda da Guia duas ciclistas, uma…
06, agosto 2020

Avioneta com 3 ocupantes aterra de emergência nos Oitavos

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA (Fotos BVCascais) Por Redação 06 agosto 2020 (Em atualização) Uma avioneta, com três ocupantes, aterrou de emergência, esta quinta-feira, à tarde, no campo de golfe dos Oitavos, Cascais. O alerta foi dado para as…
06, agosto 2020

Portugal | Caso das golas antifumo já tem 18 arguidos

em Portugal

por Página Global

  O processo sobre alegada corrupção no negócio das golas antifumo tem 18 arguidos, entre os quais o ex-secretário de Estado Artur Neves e o presidente da Proteção Civil Mourato Nunes. A informação foi prestada…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate