• Início
  • Artigos
  • Portugal
  • O NOVO REGIME DE APOSENTAÇÃO ANTECIPADA DA FUNÇÃO PÚBLICA: a análise dos aspetos mais importantes do Decreto-Lei 108/2019, por EUGÉNIO ROSA

Portugal | Mais de 23 mil assinaturas. Há petições contra e a favor do Museu Salazar

{SCPinterestShare href=https://plataformacascais.com/plataformacascais/artigos/portugal/66128-portugal-mais-de-23-mil-assinaturas-ha-petioes-contra-e-a-favor-do-museu-salazar.html layout=standard image=https://1.bp.blogspot.com/-BpD_rkwdZCs/XV-ZnrbJcwI/AAAAAAAC4j4/313fZEG6B8shgL8B1lT-17w4FNv7H_DAACLcBGAs/s640/10%2Bsalazar.jpg desc=Assinantes das petições: Museu NÃO 15 mil | Museu SIM 8 mil Petições públicas eletrónicas contra e a favor da... size=small}
 
Assinantes das petições: Museu NÃO 15 mil | Museu SIM 8 mil
 
 
Petições públicas eletrónicas contra e a favor da instalação de um museu Salazar, em Santa Comba Dão, já motivaram a assinatura de mais de 23 mil pessoas.
 
Há sete dias, um primeiro documento digital foi colocado na Internet, no site Petição Pública tendo como subscritores o antigo líder sindical Carvalho da Silva, o analista político Pedro Adão e Silva, a escritora Maria Teresa Horta, o antigo reitor da Universidade de Lisboa José Barata Moura ou o cantor de intervenção Francisco Fanhais, entre outros. O total de assinaturas contra o museu vai agora com mais de 15 mil assinaturas.
 
Todos se insurgiam no texto "Museu de Salazar, não!" e apoiavam uma outra carta aberta dirigida ao primeiro-ministro, António Costa, em 12 de agosto, na qual 204 ex-presos políticos exigem ação ao executivo do PS, além de expressar "o mais veemente repúdio" pela iniciativa anunciada pelo autarca socialista local.
 
Segundo esta petição, o projeto de Santa Comba Dão, "longe de visar esclarecer a população e sobretudo as jovens gerações", seria "um instrumento ao serviço do branqueamento do regime fascista (1926 - 1974) e um centro de romagem para os saudosistas do regime derrubado com o 25 de Abril".
 
Entretanto, há dois dias, uma outra petição foi criada e colocada em linha, desta feita "Museu Salazar, sim" porque "a memória histórica de um povo não pode ser apagada porque um minoria ruidosa assim o exige".
 
 
Neste texto dirigido à Assembleia da República, que também já conta com 8.162 aderentes, embora não estejam acessíveis os nomes, os subscritores dizem que não aceitam "que aqueles que evocam constantemente o valor da liberdade se revelem inimigos dessa mesma liberdade quando ela não vai de encontro aos seus interesses".
 
A Câmara de Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, anunciou que pretende iniciar este mês a primeira fase de requalificação da Escola Cantina Salazar, com o objetivo de aí instalar o Centro Interpretativo do Estado Novo.
 
De acorda com o município, "a primeira fase das obras de requalificação da Escola Cantina Salazar em Centro Interpretativo do Estado Novo vai avançar ainda no decorrer deste mês de agosto, prevendo-se que esteja concluída até ao final do ano".
 
O auto de consignação da empreitada, no valor de cerca de 150 mil euros, já foi assinado e agora "é altura de avançar com este projeto, cujas obras projetadas abrangem o exterior e uma parte do interior do antigo e icónico equipamento escolar", explica a nota.
 
"Este será um local para o estudo do Estado Novo e nunca um santuário para nacionalistas. O que vai ser dado a conhecer é um período de 50 anos da história do nosso país, que teve como figura chave Salazar", garantiu o presidente da Câmara, Leonel Gouveia (PS).
 
O autarca acrescentou que, "de modo algum, se pretende contribuir para a sacramentalização ou diabolização da figura do estadista", sendo o objetivo, "apenas e só, fazer um levantamento científico e histórico de um regime político, enquanto acontecimento factual".
 
António Oliveira Salazar nasceu no Vimieiro, uma freguesia do concelho de Santa Comba Dão, mas a criação de um espaço dedicado àquele período da história portuguesa não tem sido pacífica ao longo dos anos.
 
Notícias ao Minuto | Lusa
 
 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2019/08/portugal-mais-de-23-mil-assinaturas-ha.html

Artigos relacionados

Pinochet, o triunfo do fascismo de mercado e a admiração mútua com o g...
Pinochet, o triunfo do fascismo de mercado e a admiração mútua com o g... Alejandro Torrús    14.Sep.19  Tal como sucede todos os anos em 11 de Setembro, os grandes media r... 64 views Sun, 15 Sep 2019, 12:55:29
Portugal | Santa Comba e o bom senso
Portugal | Santa Comba e o bom senso Salazar e o culto da saudação nazi identificam-no, a ele e ao seu Estado Novo nazi-fascista Manuel ... 28 views Sun, 15 Sep 2019, 12:07:58
Eleição de prefeito* neonazi choca a Alemanha
Eleição de prefeito* neonazi choca a Alemanha     Vereadores de siglas tradicionais, como a CDU de Merkel e o social-democrata SPD, elegeram um membro... 81 views Wed, 11 Sep 2019, 19:07:15
Ao atacar Michelle Bachelet, Bolsonaro reivindicou a ditadura de Pinoc...
Ao atacar Michelle Bachelet, Bolsonaro reivindicou a ditadura de Pinoc...     A ex-presidenta chilena e atual Alta Comissionada das Nações Unidas para os Direitos Humanos denunci... 38 views Sat, 07 Sep 2019, 00:46:55
O refluxo das extremas-direitas e hagiografias mais do que ambíguas
O refluxo das extremas-direitas e hagiografias mais do que ambíguas Posso estar a manifestar o meu irritante otimismo, mas estou convencido de que, a exemplo do movimento das marés, ... 35 views Mon, 02 Sep 2019, 17:34:21
Coisas que o nome não resolve
Coisas que o nome não resolve Qualquer dia em Santa Comba Dão ?   aqui no «Reppublica» «Erano un centinaio i nostalgici del ventenn... 38 views Tue, 03 Sep 2019, 15:19:23

Extrema direita

  • Criado em .
  • Visualizações: 45

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate