Da geringonça ao dispositivo

(António Guerreiro, in Público, 10/05/2019)

António Guerreiro

 

Durante os dias quentes da “crise”, eu, que muito li, vi e escutei sobre o assunto, que fui um cidadão atento e aplicado, não percebi nada: nem o que tinha sido exactamente votado, nem as consequências imediatas desse voto, nem as cambalhotas e inflexões que alguns partidos fizeram ao votar, nem a irrupção viril do governo jogando a carta da demissão quando, pelos vistos, ainda havia muito por decidir, nem que quantidade de dinheiro seria necessário despender anualmente — na roleta tanto saíam mais 800 milhões como menos de metade disso — para satisfazer as reivindicações dos professores, nem os argumentos a justificar os vistosos recuos subsequentes.

Senti-me deficiente, destreinado na literacia da vida política da nação. Mas quando, ao quarto dia, prometido que estava já o curso normal das coisas, começaram a aparecer nos jornais artigos didácticos, tais como “Um guia para perceber as votações da polémica” (PÚBLICO) e “A crise explicada a quem não percebeu nada” (Expresso), senti um alívio, percebi que, afinal, a coisa era mesmo complicada e eu não era o único a precisar de explicador. Mas nesse momento já tinha desistido de aceitar explicações e só queria perceber porque é que não tinha percebido. Eis as razões que consegui avançar:

1. A palavra “crise” para descrever o que estava a acontecer, muito utilizada pelos meios de comunicação social, era completamente inapropriada, a não ser que se entenda por “crise” um puro instrumento de governação.

2. Excluindo a hipótese de se tratar de uma crise, o que emergiu foi algo que tinha uma função eminentemente estratégica e implicava uma intervenção concertada nas relações de forças, em que uns as queriam orientar numa determinada direcção e outros queriam bloqueá-las. A avaliar pelas reacções, ganhou o governo esta batalha porque soube fazer um uso mais eficaz do seu dispositivo.

Quem se preocupava com o facto de o Presidente, por tanto falar, desvalorizar o peso das suas palavras e correr o risco de um dia ficar destituído da sua ferramenta principal, esqueceu-se de que quando as palavras se tornam uma moeda pouco valiosa, o silêncio ganha uma eloquência discursiva. Esta prerrogativa de poder administrar com alguma soberania o dito e o não-dito torna a função presidencial o único cargo do poder político não totalmente capturado pelo “dispositivo” mediático e, ao mesmo tempo, onde é ainda possível vislumbrar uma potencial existência de vida política, ao contrário do que pensam todos aqueles que identificam a política com um conceito que tem hoje uma grande fortuna: governance.

3. A palavra “dispositivo” (só não digo a quem a devo, enquanto conceito específico, porque não quero perturbar com citações e referências bibliográficas este simples testemunho) tem um significado tecnológico, remete para o funcionamento da máquina governamental, para uma pura actividade de governo (do qual a maioria e a oposição parlamentares são, como se viu, ou uma duplicação mimética ou um contra-dispositivo que prossegue as mesmas premissas) que só aspira a uma coisa: a sua própria reprodução, para a qual avança cobrindo-se com uma máscara hipócrita que é já só uma representação espectral da política.

4. Esse significado tecnológico do “dispositivo” governamental já tinha encontrado, talvez por feliz coincidência, uma designação popular no termo “geringonça”, que também faz pensar nas peças de uma máquina, combinadas de uma maneira que parece pouco funcional. Mas enquanto que a geringonça é obra de habilidade política, pressupondo sujeitos e identidades reais, o dispositivo significa o declínio da política. A geringonça foi, de certo modo, o instrumento para uma campanha; o dispositivo serve as operações de “governamentalidade”. Ocorre citar uma frase dita por um antigo governador de Nova Iorque, Mario Cuomo: “Faz-se campanha em modo poético, mas governa-se em modo prosaico”.

5. O discurso hiperbólico e eufórico, à maneira dos relatos desportivos, a que se entregaram comentadores e analistas da vida política, anunciando vitórias monumentais e derrotas estrondosas, acentuou o efeito do dispositivo que foi posto em funcionamento para provocar um clash, uma irrupção que provoca um abalo no bom cidadão democrático. Esse discurso suscita muita paixão, mas não traz entendimento.

6. Por uma vez, não foi artificial nem desacertado o discurso que faz da política um jogo de tácticas e estratégias, só que agora esse discurso foi escrito, palavra por palavra, por quem geralmente apenas fornece o material para outros o escreverem. Assim, até um comentador do qual nunca se ouviu uma palavra que não fosse inócua, pôde pela primeira vez proferir uma sentença de enorme alcance: “António Costa é um profissionalão, sabe mais de política a dormir do que os outros acordados”. Sabendo nós o que significa para Marques Mendes “saber de política”, as suas palavras gritam de razão. Elas são a comemoração mortífera do que resta no lugar da vida política.

7. Depois de ter percebido a razão do pouco perceber, percebi que perante o excesso de transparência tendemos a ver tudo opaco.



Ver original em 'A Estátua de Sal' (aqui)

Artigos relacionados

Lay-off mas sem cortes, suspensão do PEC e fundo de tesouraria. As exi...
Lay-off mas sem cortes, suspensão do PEC e fundo de tesouraria. As exi...   Esta segunda-feira, António Costa esteve reunido com os parceiros da esquerda e, no plano de recuperação, ... 39 views Tue, 26 May 2020, 15:04:23
Portugal | As perguntas de 850 milhões que ainda não têm resposta
Portugal | As perguntas de 850 milhões que ainda não têm resposta     Anselmo Crespo | TSF | opinião   Por mais animada que tenha sido a semana - a política fez o ... 88 views Tue, 19 May 2020, 16:46:06
Jogos pré-estivais
Jogos pré-estivais (Miguel Sousa Tavares, in Expresso, 16/05/2020) Miguel Sousa Tavares   1 Em 15 de Abril já estávamos em pl... 167 views Sat, 16 May 2020, 20:27:31
Fábula do Novo Banco
Fábula do Novo Banco (José Gameiro, in Expresso Diário, 15/05/2020) Andavam os três na mesma escolinha há uns anos. Uma escola peque... 359 views Fri, 15 May 2020, 15:41:24
“Não esteve bem”. PAN acusa Presidente de alimentar crise no Governo
“Não esteve bem”. PAN acusa Presidente de alimentar crise no Governo   O porta-voz do PAN, André Silva, acusou esta quinta-feira o Presidente da República de alimentar uma crise... 70 views Fri, 15 May 2020, 15:43:57
Os argumentos que nos devem alimentar o orgulho
Os argumentos que nos devem alimentar o orgulho Bem sabemos  que a tática dos que execram este governo passa por darem da realidade uma interpretação negativa dentro da... 74 views Mon, 30 Nov -1, 00:00:00

Governação

  • Criado em .
  • Visualizações: 138

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
27, maio 2020

Os labirínticos meandros em que o populismos e vai enredando

em Mundo

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

1. A realidade anda a virar-se contra Donald Trump. As certezas quanto a um segundo mandato vão-se esboroando à medida que o seu radicalismo suicidário começa a perder seguidores. Exemplo: o uso ou não de…
27, maio 2020

Cascais soma mais 10 novos infectados aumentando para 534 casos

em Cascais

por Portal CASCAIS

  No relatório de hoje, da Direcção Geral da Saúde (DGS) registou 10 novos casos no número de infectados com o COVID-19 no Concelho de Cascais, subindo para 534 casos confirmados em Cascais. Os dados da…
27, maio 2020

Lula: quando vejo filho de pedreiro na universidade, penso que valeu a pena

em Mundo

por Brasil24/7

247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou no Twitter a agenda social do seu governo, que possibilitou filhos de pessoas das camadas mais populares entrar em universidades. "Eu fui o único peão…
27, maio 2020

Coronavírus: Brasil tem quase 395 mil casos confirmados e 24,6 mil mortes

em Mundo

por Brasil24/7

247 - As secretarias estaduais de saúde registraram, até a manhã desta quarta-feira (27), cerca de 394.507 mil casos confirmados da Covid-19 e 24.600 mortes provocadas pela doença no Brasil. O levantamento é do portal…
27, maio 2020

Coronavírus derrota generais de Bolsonaro

em Mundo

por Brasil24/7

  247 - Em sua coluna na Folha de São Paulo nesta quarta-feira, o jornalista Nelson de Sá informa sobre o destaque que a agência Reuters dá à pandemia da Covid-19 no Brasil, que "passou…
27, maio 2020

Lone Star vende Novo Banco em Espanha

em Portugal

por in AbrilAbril

Depois da última injecção estatal de 850 milhões de euros, o fundo abutre Lone Star pôs o Novo Banco em Espanha à venda. Decisão já terá sido comunicada aos trabalhadores da subsidiária. CréditosJosé Sena Goulão…
27, maio 2020

Transacções infernais

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (João Rodrigues)

A TVI teve acesso ao contrato de compra e venda do Novo Banco, cuja divulgação pública tem sido uma exigência levantada nos últimos dias na esfera política. A primeira estranheza passa pela identidade do comprador:…
27, maio 2020

«Não consigo respirar»: grandes protestos em Minneapolis após morte de afro-americano

em Mundo

por in AbrilAbril

Milhares de pessoas protestaram esta terça-feira em Minneapolis (EUA) contra a detenção policial violenta de George Floyd, um afro-americano de 46 anos que veio a falecer num hospital. Milhares de pessoas mobilizaram-se em Minneapolis contra…
27, maio 2020

Coronavírus pode causar uma crise de longo prazo no ensino superior. Por Mark Huelsman

em Mundo

por franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'

  Seleção e tradução de Júlio Marques Mota Coronavírus pode causar uma crise de longo prazo no ensino superior   Por Mark Huelsman Publicado por em 12/03/2020 (Coronavirus Could Cause a Long-Term Higher Ed Crisis,…
27, maio 2020

Brasil | Rio: Pandemia, PM e milícias contra as favelas

em Mundo

por Página Global

    Paramilitares pressionam por reabertura de comércio para manter extorsão. Aparelhadas, funerárias cobram preços abusivos às vítimas da covid-19. Em ano de eleição, aliados de Bolsonaro querem mais de poder. Só tráfico defende quarentena…
27, maio 2020

Aptiv contabiliza horas nocturnas após reclamação

em Portugal

por in AbrilAbril

A empresa não incluiu as horas nocturnas nos salários do mês de Abril para o cálculo do lay-off. Quando o sindicato reclamou, corrigiu o erro e atribuiu as culpas à informática. «O momento que vivemos…
27, maio 2020

Sanções? Trump promete anúncio 'muito forte' sobre China

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Tom Brenner O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que fará um anúncio muito forte sobre a China até o final desta semana, indicando que o assunto pode se tratar de…
27, maio 2020

França anuncia suspensão do uso de hidroxicloroquina no tratamento da COVID-19

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / John Locher As autoridades francesas anunciaram nesta quarta-feira (27) a suspensão do uso da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com COVID-19, informa a AFP. A decisão ocorreu depois que dois órgãos…
27, maio 2020

Facebook tentou 'enterrar' prova que rede social divide as pessoas

em Mundo

por Página Global

    Nem o fundador e CEO Mark Zuckerberg procurou atuar O The Wall Street Journal avançou com uma notícia que os executivos do Facebook tentaram esconder uma investigação interna que prova que a rede social está…
27, maio 2020

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

em Portugal

por Lusa in ZAP

  Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo…
27, maio 2020

O sistema de admissão mais equitativo às nossas faculdades de elite é fazer uma lotaria. Por Natasha Warikoo

em Mundo

por franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'

  Seleção e tradução de Júlio Marques Mota O sistema de admissão mais equitativo às nossas faculdades de elite é fazer uma lotaria   Por Natasha Warikoo Publicado por  em 13/03/2019 (“The fairest admissions system…
27, maio 2020

Nova estratégia econômica anunciada por Xi Jinping indicaria preparo chinês 'para o pior cenário'

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / CARLOS GARCIA RAWLINS A China vai dar prioridade ao mercado interno, pressionado pelas consequências da pandemia de coronavírus e pela guerra comercial com os Estados Unidos. A mudança de estratégia econômica anunciada…
27, maio 2020

Portugal | A Fina Flor do Chega

em Portugal

por Página Global

    Daniel Oliveira | TSF | opinião   Daniel Oliveira aconselha a leitura do artigo de investigação "Chega, SA - Por dentro do Reino de 'Deus' Ventura", na última edição da revista Visão.  …
27, maio 2020

Grupo GPS compra mais uma escola

em Portugal

por António Duarte

O grupo GPS chegou a ser – e ainda é, provavelmente, o maior grupo económico a operar no subsector do ensino privado subsidiado com dinheiros públicos. Com um modelo de negócio assente no subfinanciamento das…
27, maio 2020

Outros antepassados do pós-modernismo na história

em Mundo

por José Carlos Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

Embora Claude Lévi-Strauss não fosse físico, mas antropólogo, sua visão da história era igualmente reducionista e decorria da fidelidade a um paradigma científico semelhante ao de Popper: o velho modelo galiláico-newtoniano da física. Um importante…
27, maio 2020

Enquanto trabalhador empobrece, patrimônio de bilionários cresce

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

O patrimônio dos bilionários dos Estados Unidos cresceu cerca de 15% nos dois meses que se passaram desde o início da pandemia do novo coronavírus.     O patrimônio dos bilionários dos Estados Unidos cresceu…
27, maio 2020

Ex-ministro democrata-cristão holandês defende o fim do Euro e o regresso às moedas nacionais

em Mundo

por IntelNomics in 'O TORNADO'

Ex-ministro, ex-deputado e dirigente da Democracia Cristã da Holanda, Bert de Vries afirma que é preciso pôr fim ao euro e voltar às moedas nacionais.     De Vries, um dos mais respeitados dirigentes políticos holandeses,…
27, maio 2020

[William Binney] O objectivo é o controlo total da população

em Mundo

por Manuel Banet

    Este vídeo de 2014 vale a pena ser ouvido atentamente. Nele, é entrevistado Binney, um importante ex-membro da comunidade de espionagem dos EUA, que ajudou a construir o aparato da agência NSA, a…
27, maio 2020

Venezuela | Supremo Tribunal anula presidência parlamentar de Juan Guaidó

em Mundo

por Página Global

    O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (STJ) declarou nula a junta de direção da Assembleia Nacional (AN, parlamento), liderada pelo opositor Juan Guaidó, e reconheceu como presidente do parlamento Luís Parra, um…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate