• A.Teixeira in 'Herdeiro de Aécio'
  • Portugal

A «ALMOÇARADA» NA TRAFARIA

Domingo, 7 de Maio de 1944. «O 1º batalhão da Brigada Naval da Legião Portuguesa, acampado desde ontem na mata da Trafaria, terminou hoje o seu exercício de campo. Esta manhã, depois da alvorada e da missa campal, com a presença do sr. comandante Henrique Tenreiro, efectuou-se um exercício de progressão na praia entre a Cova do Vapor e a Trafaria.
Partia-se da hipótese que os legionários tinham levado a cabo um desembarque naquela zona, onde encontraram resistência. O exercício, dirigido pelo comandante do 1º batalhão, 1º tenente Horácio de Carvalho, desenvolveu-se normalmente e o batalhão, utilizando todos os serviços de transmissões, fez a sua progressão até ao local do acampamento.
Ás 13 e 30 realizou-se, á sombra do pinhal, um almoço de confraternização, a que presidiu o sr. comandante Henrique Tenreiro e com as presenças dos srs. capitão de mar e guerra Alberto dos Santos e major Nascimento, Chefe de Estado Maior da Brigada Naval, bem como de muitos oficiais, graduados, etc.
Aos brindes, usou da palavra o sr. comandante Henrique Tenreiro, que pronunciou um caloroso discurso, entrecortado de grandes aplausos.
Começou por lembrar que o sr. comandante Alberto dos Santos, grande amigo da Brigada Naval, completava hoje 70 anos, passando por isso à reforma, motivo pelo qual traçou o seu elogio.
Continuando, o sr. comandante Tenreiro afirmou que, "certos da vitória de Salazar, os legionários continuam unidos e prontos a obedecer-lhe à primeira voz".
Acentuou que a união da Brigada Naval tem sido timbre daquela corporação, sendo necessário que continue a sê-lo enquanto Salazar assim o entender.
Terminou lembrando aos legionários navais, que, sendo eles soldados da Revolução Nacional, cumpre-lhes manter cabeças ao alto, fé em Deus e na política do Estado Novo.
O sr. major Carlos Nascimento, chefe de Estado Maior da Legião, exaltou depois o espírito de unidade e a força espiritual e material dos legionários, afirmando que o comandante Henrique Tenreiro tinha na Brigada Naval um dos grande expoentes do seu espírito de grande organizador.
Por último, o sr. comandante Alberto dos Santos agradeceu as palavras que lhe tinham sido dirigidas e incitou os legionários a cumprirem sempre os seus deveres.
O batalhão regressou a Lisboa ao fim da tarde
O que acabaram de ler é a transcrição completa da notícia. Num Mundo então em guerra, esta história de umas manobras navais na outra banda quase parece uma paródia provocatória. Do outro lado do Mundo fuzileiros navais americanos arriscavam e perdiam a vida em operações anfíbias que por cá eram encenadas com a seriedade de um piquenique de fim de semana: uma noite de acampamento, seguida de alvorada e missa, com uma passeata entre duas praias para apanhar a brisa do mar e abrir o apetite para o almoço, servido à sombra dos pinheiros, a que se seguiu uma sequência de discursos para ajudar a digestão. Houvesse ele invasão e a Pátria estava salva graças ao 1º batalhão da Brigada Naval da Legião Portuguesa.

 

Veja o original em 'Herdeiro de Aécio' na seguinte ligação::

http://herdeirodeaecio.blogspot.com/2019/05/a-almocarada-na-trafaria.html

Artigos relacionados

Poema de 28 de Maio ao contrário – Jorge de Sena
Poema de 28 de Maio ao contrário – Jorge de Sena   Poema de 28 de Maio ao contrário     Gigante foi a luz que acesa se estendeu por sobre as tr... 28 views Tue, 21 Jan 2020, 00:36:04
VENERANDO FERREIRA DE MATOS || UM OPOSICIONISTA NA PROVÍNCIA
VENERANDO FERREIRA DE MATOS || UM OPOSICIONISTA NA PROVÍNCIA * VENERANDO FERREIRA DE MATOS * [17/02/1926 - 09/10/1975]   Em Sentido Contrário. Venerando Ferreira de Matos ... 40 views Tue, 14 Jan 2020, 16:32:19
Camus, a resistência e o combate à escuridão
Camus, a resistência e o combate à escuridão Carta de Albert Camus ao general De Gaulle, durante a ocupação francesa, simboliza a persistência do espírito que ... 94 views Sat, 11 Jan 2020, 00:07:56
 MARIA LOURENÇA CALÇÃO CABECINHA [|] || PRESA ENTRE 1964 E 1969
MARIA LOURENÇA CALÇÃO CABECINHA [|] || PRESA ENTRE 1964 E 1969 * MARIA LOURENÇA CALÇÃO CABECINHA * [N. 17/03/1933]   Filha única de operários agrícolas, Maria Lourença Cabec... 39 views Tue, 07 Jan 2020, 16:50:07
[2241.] A FUGA DE CAXIAS [I] || 4 DE DEZEMBRO DE 1964
[2241.] A FUGA DE CAXIAS [I] || 4 DE DEZEMBRO DE 1964 * A FUGA DE CAXIAS || 1961 *   Em 4 de Dezembro de 1961, oito dirigentes do Partido Comunista fugiram de Caxias... 32 views Sun, 05 Jan 2020, 14:55:34
Há 7 anos – Memórias
Há 7 anos – Memórias   O ano de 2012 terminou com a morte do capitão de Abril, Marques Júnior. Foi um cravo perdido no jardim da li... 43 views Thu, 02 Jan 2020, 15:53:35

Memória

  • Criado em .
  • Visualizações: 106

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate