• Início
  • Artigos
  • Portugal
  • Portugal | Confirma-se entrega do pré-aviso de greve. Sindicato fala hoje, às 13h00

Portugal | Luta "foi imprescindível" para derrotar o fascismo"

O PCP fez hoje um paralelo entre a revolução dos cravos e a atualidade, considerando que tal como a luta "foi imprescindível para derrotar o fascismo", também hoje a luta "é indispensável para avançar nos direitos".
Falando na Assembleia da República, em Lisboa, na sessão solene que comemora o 45.º aniversário do 25 de Abril de 1974, adeputada Diana Ferreira destacou que, "tal como no passado, a luta foi imprescindível para derrotar o fascismo, também hoje a luta é indispensável para avançar nos direitos e garantir progresso e justiça social".
"Num país fustigado por mais de quatro décadas de política de direita, com especial brutalidade durante o período da política dos PEC e do Pacto de Agressão, foi preciso lutar muito para derrotar os planos daqueles que, a partir dos grupos económicos e do Governo PSD/CDS-PP, pretendiam eternizar a política de cortes de direitos, agravamento da exploração e empobrecimento", salientou.

Foi preciso lutar muito, acrescentou, "mas com a luta dos trabalhadores e a ação decisiva do PCP conseguiu-se esse objetivo imediato, hoje claramente traduzido na recuperação de direitos e rendimentos".


Para o PCP, "é muito o que se conquistou e foi destruído por responsabilidade dos sucessivos governos que puseram em causa as conquistas de Abril e o cumprimento do que está consagrado na Constituição da República Portuguesa".

Diana Ferreira defendeu, por isso, que ainda "é preciso ir mais longe e avançar decisivamente no sentido de uma verdadeira política alternativa, comprometida com os valores de Abril, que dê resposta aos problemas estruturais que atingem o povo e o país, não andar para trás".

Para os comunistas, "a revolução de Abril é a prova viva de que vale a pena lutar, de que a força de um povo derrota inevitabilidades".

"São muitos os momentos, ao longo destes 45 anos, que demonstram bem que pela luta é que vamos e que avançar é preciso", assinalou a deputada Diana Ferreira, apontando que "a luta dos trabalhadores e do povo é imprescindível para a transformação social porque Abril pertence ao povo, foi a sua força que o construiu, será a sua força que o consolidará".

A parlamentar defendeu também que "será com os valores de Abril que se construirá o futuro de Portugal, um país mais livre, mais democrático, mais desenvolvido, mais justo e solidário".

No seu discurso, a comunista assinalou o "momento ímpar da história" de Portugal, mas não esqueceu "os tenebrosos 48 anos da ditadura fascista", referindo que o fascismo existiu e semeou "pobreza, fome, miséria, analfabetismo e doença, impôs o trabalho infantil, subjugou as mulheres".

"Foi o poder de meia dúzia de famílias multimilionárias, fez da corrupção política do Estado, censurou e oprimiu, perseguiu e prendeu opositores antifascistas, ergueu o campo de concentração do Tarrafal -- campo da morte lenta -- torturou e matou", afirmou a deputada.

"Não esquecemos isto, como não esquecemos o papel do Partido Comunista Português, de gerações de comunistas, de outros democratas e resistentes antifascistas que, de forma firme, corajosa e abnegada, enfrentaram a ditadura fascista e, mesmo na clandestinidade, mesmo sob o chicote da censura, da repressão e da tortura, lutaram para a derrubar, muitas vezes pagando com a própria vida", declarou Diana Ferreira.

Considerando que "Abril não é só um dia", a parlamentar salientou que são "dezenas de anos de um caminho desbravado e trilhado passo a passo por quem sempre acreditou que Portugal não estava condenado a viver amordaçado, nem o seu povo a viver esmagado e oprimido pelos grilhões da ditadura fascista".

Lusa | Notícias ao Minuto

 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2019/04/luta-foi-imprescindivel-para-derrotar-o.html

Artigos relacionados

Ontem foi assim...
Ontem foi assim... A FESTA acaba sempre em FESTA. Por todo o lado se ouvia "A Carvalhesa" só que não me era dado ver aquele espectác... 27 views Sun, 15 Sep 2019, 11:58:20
Voto na CDU dá garantias na defesa dos trabalhadores e do povo
Voto na CDU dá garantias na defesa dos trabalhadores e do povo Jerónimo de Sousa sublinhou que as eleições «não são para eleger primeiros-ministros, são para eleger deputados. A vid... 37 views Mon, 09 Sep 2019, 00:32:44
Só de doidos
Só de doidos   Já alguma vez se viu um patrão encabeçando a manifestação dos seus trabalhadores e reivindicando melhores salári... 35 views Sun, 08 Sep 2019, 16:44:41
Portugal | "O voto na CDU conta e conta bem" para impedir maioria abso...
Portugal | "O voto na CDU conta e conta bem" para impedir maioria abso...     Jerónimo de Sousa acredita que foi "derrotada a versão revanchista da política de direita em 2015". ... 34 views Sun, 08 Sep 2019, 15:58:42
As televisões dos patrões
As televisões dos patrões A Festa abriu às 19 horas, consciente da perfídia, vasculhei o noticiário das 20 da RTP/SIC/TVI para saber como ser... 33 views Sat, 07 Sep 2019, 01:14:42
Um notável concerto de abertura
Um notável concerto de abertura Na Festa, o Palco 25 de Abril é a expressão exemplar de como um programa musical pode integrar os mais diversos género... 25 views Sun, 08 Sep 2019, 23:26:27

Partido Comunista Português, Liberdade

  • Criado em .
  • Visualizações: 107

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate