• Início
  • Artigos
  • Portugal
  • Portugal | Confirma-se entrega do pré-aviso de greve. Sindicato fala hoje, às 13h00

Professores exigem respeito pela lei e a retoma das negociações

Centenas de professores manifestaram-se esta quinta-feira, em Lisboa, num protesto contra a intransigência do Governo em iniciar negociações com vista à recuperação de todo o tempo de serviço.

CréditosTIAGO PETINGA / LUSA

A manifestação foi convocada pela ampla frente sindical, reunindo um total de dez estruturas, entre as quais as mais representativas, a Federação Nacional de Professores (Fenprof/CGTP-IN) e a Federação Nacional da Educação (FNE/UGT).

Em nota de imprensa, a Fenprof afirma que os protestos resultam do facto de o Governo continuar sem dar início às negociações para a recuperação dos 9 anos, 4 meses e 2 dias de tempo de serviço cumprido, apesar de a lei do Orçamento do Estado para 2019 claramente o obrigar a tal.

Os protestos arrancaram esta manhã com uma concentração junto ao Ministério da Educação, em Lisboa, onde, a par de vários gritos de ordem, foi aprovada e entregue uma moção à tutela, tendo depois os docentes seguido em direcção à Presidência do Conselho de Ministros.

Entre os pontos, a moção aprovada exige do Governo que sejam imediatamente iniciadas negociações, com o vista à recuperação do tempo de serviço que foi congelado, bem como reafirma que este «só poderá incidir sobre o prazo e o modo e não sobre o tempo a recuperar (que terá de ser todo)».

Por outro lado, a moção também refere «outros problemas para os quais se exige solução, mas que o Governo continua a arrastar», nomeadamente a questão da aposentação, face ao cada vez maior envelhecimento do corpo docente. Os professores reivindicam a possibilidade da contabilização desse tempo, por opção do docente, para efeitos de aposentação ou para a dispensa de vaga de acesso ao quinto e sétimos escalão.

«O que os professores mais querem é um final de ano tranquilo»

Em declarações aos jornalistas, Mário Nogueira afirmou que este é o momento para voltar às negociações com a tutela, que «não pode continuar a adiar» a questão, como tem feito no passado, para o resto do ano.

O secretário-geral da Fenprof garantiu que aquilo que «os professores mais querem é um final de ano tranquilo», não tendo qualquer prazer no oposto. Todavia, a pretensão de não resolver a contagem do tempo desencadeará novas lutas, nomeamente «uma grande manifestação nacional e greves». «Queremos evitar isso, mas se tiver de ser, será», acrescentou.

Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/trabalho/professores-exigem-respeito-pela-lei-e-retoma-das-negociacoes

Artigos relacionados

Governo tem de avaliar como implementar a sesta no pré-escolar
Governo tem de avaliar como implementar a sesta no pré-escolar Entrou em vigor a recomendação que determina que se avalie como introduzir a sesta das crianças nos estabelecimentos d... 28 views Sun, 15 Sep 2019, 11:43:43
Desinformação
Desinformação O primeiro-ministro António Costa tem repetido, nos últimos meses, que durante esta legislatura foram criados centen... 20 views Sun, 08 Sep 2019, 13:12:01
Greve para defender a Tapada de Mafra
Greve para defender a Tapada de Mafra Governo insiste em manter em funções directora condenada por assédio pela ACT. O património ambiental está em causa po... 27 views Fri, 06 Sep 2019, 22:31:06
Hotel de 5 estrelas paga salário mínimo «ilegal»
Hotel de 5 estrelas paga salário mínimo «ilegal» Depois de recusar a cedência de um espaço para a reunião dos trabalhadores, o Hotel Meliá Braga não cumpre a contrataç... 72 views Fri, 30 Aug 2019, 16:34:27
Portugal | Sindicato lamenta "não atuação do Governo" na greve da Ryan...
Portugal | Sindicato lamenta "não atuação do Governo" na greve da Ryan...     O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) lamentou o que considerou ser a "nã... 34 views Mon, 26 Aug 2019, 12:47:05
Portugal | Confirma-se entrega do pré-aviso de greve. Sindicato fala h...
Portugal | Confirma-se entrega do pré-aviso de greve. Sindicato fala h...     O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas vai apresentar hoje o pré-aviso de greve a... 24 views Thu, 22 Aug 2019, 11:05:58

Trabalho, Conflitualidade social, Educação

  • Criado em .
  • Visualizações: 30

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate