Cidadãos manifestam-se pela Escola Pública

manifescpubl01Um rio de gente percorreu, no passado dia 18 de junho, a Av da Liberdade em defesa da Escola Pública. Milhares de cidadãos e cidadãs, entre os quais bastantes do concelho de Cascais,  afirmaram o direito a um Ensino livre, de qualidade e para todos.

Ainda que a generalidade da comunicação social tenha procurado desvalorizar esta iniciativa ela não tem por isso um menor significado no Portugal de hoje.

O site "Gerigonça" descreve assim o acontecimento:
"Dezenas de milhares de pessoas desfilaram hoje entre o Marquês de Pombal e o Rossio. À cabeça da manifestação viam-se movimentos associativos, sindicais e políticos. Mário Nogueira, da Fenpfrof, e Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN não deixaram de marcar presença num movimento de que foram uns dos principais dinamizadores.

Todos os partidos da esquerda parlamentar apelaram à participação e fizeram-se representar. No topo do desfile, a ladear os movimentos associativos, estavam os representantes dos partidos: Porfírio Silva do Partido Socialista, Joana Mortágua do Bloco de Esquerda, Miguel Tiago do Partido Comunista Português e Heloísa Apolónia do Partido Ecologista os Verdes. No corpo da manifestação, os partidos não deixaram se de fazer representar aos mais alto nível demonstrando a importância que conferem à Escola Pública: Ana Catarina Mendes, Secretária-Geral Adjunta do PS, Catarina Martins, porta-voz do Bloco e Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP fizeram questão de estar presentes na marcha."

Antes da marcha, 5 intervenções marcaram o tom da manifestação: a crítica aos contratos de associação sempre que não sejam complementares à rede pública e a defesa de um maior investimento na Escola Pública, reconhecida como promotor de igualdade de oportunidades. Mário Nogueira, Helena Roseta, deputada constituinte e atual Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, e Ana Benavente, ex-secretária de Estado da Educação foram alguns dos que intervieram em nome dos movimentos que convocaram a manifestação em defesa da Escola Pública.

escpubl05
escpubl04
escpubl01
escpubl02
escpubl03
escpubl05 escpubl04 escpubl01 escpubl02 escpubl03

 

Para estar informado(a)

Registo para receber a informação da Plataforma Cascais

captcha