• Ladrões de Bicicletas (Nuno Serra)
  • Portugal

Uma década perdida

Os dados da população residente em 2019, divulgados há dias pelo INE, confirmam a tendência cumulativa de esvaziamento demográfico do interior norte e sul, com perdas acima dos 6% na última década e que chegam a superar os 10% no Alto Alentejo. Aliás, em boa verdade, o dado mais relevante a reter neste período é a confirmação de que apenas a Área Metropolitana de Lisboa (AML) não perde população, registando um aumento de 1,3% e confirmando o «crescimento unipolar» de que fala José Reis no seu mais recente livro, «Cuidar de Portugal».

Esta é de resto uma das principais diferenças quando se compara o período entre 2011 e 2019 com a década anterior. Se entre 2001 e 2011 se registam aumentos da população em praticamente todo o litoral e no Algarve, numa clara lógica de litoralização, a dinâmica subsequente é a da tendência para a concentração unipolar na AML. Ou seja, depois do afluxo de população do interior para todo o litoral, a AML parece absorver, na fase seguinte, uma parcela demográfica desse mesmo litoral. Cumulativamente, o resultado é claro: nas últimas duas décadas todas as NUT do interior registam perdas acima de 10% e a faixa litoral não metropolitana, a par do Algarve, entra em declínio.

Os anos do «ajustamento» obrigam, contudo, a considerar duas fases distintas no período de 2011 a 2019. Usando a mesma escala de variação, não há nenhuma NUT que tenha registado um aumento da sua população entre 2011 e 2015, mesmo que as perdas tenham sido menores (abaixo de 3%) nas áreas metropolitanas e nas NUT mais próximas. Entre 2015 e 2019 já não é assim, regressando as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto às variações positivas, com ganhos inferiores a 3%. O que não impede, como é óbvio, que continuemos a ter que falar no acentuar de desequilíbrios regionais, nas perdas continuadas de população no interior e em parte do litoral e Algarve, a par do reforço da metropolização (sendo que, ao longo da década, apenas a AML regista uma evolução demográfica positiva).

Apesar das dinâmicas recentes, de unipolarização (AML) e de declínio da rede de cidades médias, que importa não desvalorizar, a fratura entre litoral e interior continua a ser o traço mais saliente dos desequilíbrios regionais à escala do continente. A consciência dessa fratura foi aliás tornando-se cada vez maior, alimentando sucessivas proclamações de «combate à interioridade», a par da adoção de medidas na maior parte dos casos superficiais ou avulsas que, não há como não o reconhecer, não conseguiram até hoje inverter a situação. Bem pelo contrário, como demonstra a evolução nos quase últimos vinte anos, a mais recente década foi, deste ponto de vista, uma década perdida.

 

Ver original em 'Ladrões de Bicicletas' (aqui)

Artigos relacionados

Desigualdades na dinâmica demográfica na Península Ibérica (1990/2019)   Espanha e Portugal são duas realidades demográficas muito distintas. Em Espanha há elevada imigração e crescimento da população autóctone. Em Portugal, observa-se uma imigração comparativamente modesta e queb... 70 views Thu, 16 Jul 2020,
Prémio à laboração contínua
Prémio à laboração contínua Mais de dois é possível mas já é um bocadinho apertado «IRS só baixa para quem tem dois filhos com menos de 3 anos» («Expresso) O estimulo à natalidade prometido pelo Governo em sede de IRS acabará por chegar a um ... 41 views Tue, 17 Dec 2019,
Portugal perdeu um terço de crianças e jovens em 30 anos
Portugal perdeu um terço de crianças e jovens em 30 anos No dia em que se assinalaram os 30 anos da aprovação da Convenção sobre os Direitos da Criança, o Instituto Nacional de Estatística revelou dados que atestam a diminuição da natalidade no País. CréditosJoão Relvas /... 68 views Fri, 22 Nov 2019,
Crise financeira na Grécia ainda afeta taxas de natalidade
Crise financeira na Grécia ainda afeta taxas de natalidade Atenas, 3 nov (Xinhua) -- Oito em cada dez jovens casais na Grécia gostariam de ter uma família grande, mas não podem arcar com uma, de acordo com um novo estudo sobre as causas da infertilidade no país, realizado de... 117 views Mon, 04 Nov 2019,
CDS insiste em falar do incentivo à natalidade, que atacou quando era governo
CDS insiste em falar do incentivo à natalidade, que atacou quando era governo A presidente do CDS-PP anunciou uma proposta de alargamento da licença de parentalidade a incluir no programa eleitoral, tentando fazer esquecer a política que aplicou de empobrecimento das famílias. É notória a res... 69 views Mon, 29 Jul 2019,
Baixa de gravidez em profissões de risco será finalmente paga a 100%
Baixa de gravidez em profissões de risco será finalmente paga a 100% Esta e outras medidas de reforço dos direitos de maternidade sobem esta sexta-feira a plenário para votação final, depois de aprovadas por unanimidade na comissão parlamentar. Aguarda-se luz verde. Créditos / Pixaba... 125 views Fri, 03 May 2019,

Comentários (0)

Rated 0 out of 5 based on 0 voters
There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Rate this post:
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Demografia

  • Criado em .
  • Visualizações: 128
Uma década perdida
Note 0 sur 5 Pour 0 votes

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
12, agosto 2020

Medusas deixam praias de Cascais e concentram-se no Magoito

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Redação 12 agosto 2020 A interdição a banhos nas praias de São Pedro do Estoril e de Carcavelos foi levantada esta quarta-feira, à tarde, com o içar da Bandeira Verde, disse, a Cascais24,…
12, agosto 2020

Mordeu GNR à civil que lhe travou fuga depois de furto em supermercado

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por VALDEMAR PINHEIRO 12 agosto 2020 Um militar da GNR, à civil, 41 anos, foi mordido no antebraço esquerdo ao travar, esta terça-feira, ao final da tarde, a fuga de um homem suspeito de…
12, agosto 2020

A pandemia é um bom negócio para os multimilionários nos Estados Unidos

em Mundo

por AbrilAbril

Entre 18 de Março e 5 de Agosto, a riqueza total dos multimilionários norte-americanos aumentou 685 mil milhões de dólares, revelou a actualização do relatório emitido pelo organismo inequality.org. Cartaz colado na baixa de Seattle,…
12, agosto 2020

George Soros, o inimigo número 1 extrema direita na Hungria

em Mundo

por Página Global

      Bilionário e filantropo nascido no país europeu completa 90 anos como protagonista de uma enxurrada de teorias da conspiração e histórias inventadas e disseminadas pelo governo conservador de Viktor Orbán. Ele seria…
12, agosto 2020

Rússia registrou a primeira vacina contra Covid-19

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

O anúncio feito por Vladimir Putin de que a Rússia registrou a primeira vacina contra Covid-19 é o principal destaque da análise internacional de Ana Prestes. Outros temas são o impasse que vai se formando…
11, agosto 2020

Medusas interditam banhos nas praias de São Pedro do Estoril e Carcavelos

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Redação 11 agosto 2020 Os banhos nas praias de São Pedro do Estoril e de Carcavelos foram interditados esta terça-feira, à tarde, com o hastear da Bandeira Vermelha, devido ao aparecimento de medusas…
11, agosto 2020

Enfermeiros exigem fim das PPP

em Portugal

por AbrilAbril

Os enfermeiros criticam as parcerias público-privado (PPP), em particular no Hospital Beatriz Ângelo, onde «a exploração é evidente». Está agendada uma concentração para esta quarta-feira. Créditos / Zap.aeiou Delegações da Direcção Regional de Lisboa do Sindicato dos…
11, agosto 2020

Mais de 20 países pediram mil milhões de doses da vacina russa contra a Covid-19

em Mundo

por AbrilAbril

Vladimir Putin anunciou esta terça-feira que o seu país registou a primeira vacina do mundo contra o coronavírus. O Fundo de Investimento Directo da Rússia já recebeu pedidos de duas dezenas de países. CréditosJeff Pachoud…
11, agosto 2020

Há “100 mil empregos” em risco nas lojas de rua e centros comerciais

em Portugal

por ZAP in ZAP

Fran Simó / Flickr   A Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) revelou que há 100 mil postos de trabalho em risco devido ao impacto que a pandemia está a ter no setor…
11, agosto 2020

Números desmascaram propaganda dos CTT 

em Portugal

por AbrilAbril

Recentemente, a empresa anunciou a contratação de mais de 800 trabalhadores desde Abril. Mas o que as contas do primeiro semestre revelam é que há menos 500 desde Junho de 2019. CréditosInácio Rosa / Agência…
11, agosto 2020

Em memória de Jean Seberg

em Mundo

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

O longo cadastro do FBI       ler aqui   Ver original em "O Tempo das Cerejas" (aqui)
11, agosto 2020

saiam da frente, que chegou a vez dos bloggers!

em Mundo

por Dois Dedos de Conversa

   Diz o JN (no artigo de onde trouxe a foto que está creditada: DR): "O Governo brasileiro nomeou a "blogger" de turismo Monique Baptista Aguiar para um cargo de coordenação da Fundação Nacional de…
11, agosto 2020

Governo libanês demite-se mas milhares continuam nas ruas

em Mundo

por AbrilAbril

Com o anúncio de Hassan Diab, milhares vieram para as ruas de Beirute exigir mais, uma mudança de raiz num sistema político que caracterizam como corrupto, incapaz e dominado pelos interesses de elites. Zona portuária…
11, agosto 2020

Rússia recebe pedidos de mais de 20 países para 1 bilhão de doses da vacina contra COVID-19

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

Testes clínicos da vacina russa contra CODID-19 serão feitos em breve nos Emirados Árabes Unidos, na Arábia Saudita e nas Filipinas, enquanto Cuba deverá começar a produzir o medicamento em novembro. Ao todo, a Rússia…
11, agosto 2020

China inclui Portugal em lista de países que podem pedir visto

em Portugal

por Lusa in ZAP

Holiday Gems / Flickr   Cidadãos portugueses que possuem autorização de residência na China, por motivos de trabalho ou de reunião familiar, podem a partir de agora solicitar visto para voltarem a entrar no país…
11, agosto 2020

Manuel Luís Goucha defende Olav Bilac: “Trabalho é trabalho”

em Portugal

por Diana Carvalho

(Um comentário sobre esta notícia: É uma "natural" defesa do mercenarismo cultural. É compreensível que os mercenários (seja em que área for) queiram ver o seu negócio sob proteção ética. Só assim podem aumentar os…
11, agosto 2020

Vocês têm sido uma representação digna do Sistema de Saúde de Cuba

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

Em nome do primeiro secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, general-de-exército Raúl Castro Ruz; do presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez; do governo e do povo cubanos, o primeiro-ministro transmitiu a todos…
11, agosto 2020

Deputado do PCP arrasa críticas de Marques Mendes sobre festa do Avante

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa   O deputado comunista António Filipe reagiu, esta segunda-feira, às críticas do ex-líder do PSD, Luís Marques Mendes, sobre a realização da festa do Avante!.   Este domingo, no seu…
11, agosto 2020

OMS desiludida. Faltam pelo menos 90 mil milhões para investigação da vacina

em Mundo

por ZAP in ZAP

unisgeneva / Flickr   O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou, esta segunda-feira,  estar desiludido com a resposta global no combate à pandemia de covid-19. O responsável disse que faltam pelo menos 90 mil…
11, agosto 2020

Editorial proibido: vacina Sputnik como salvadora da parceria global

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

Este artigo de opinião, que conta a história por trás da criação da vacina russa contra a COVID-19 e enfatiza o desejo da Rússia de cooperar com a comunidade internacional. Contudo, tal editorial foi rejeitado…
11, agosto 2020

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

em Portugal

por ZAP in ZAP

Maxim Shipenkov / EPA   Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças…
11, agosto 2020

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

em Portugal

por ZAP in ZAP

johnc24 / Flickr   A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à “pequena minoria” de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo…
11, agosto 2020

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

em Portugal

por ZAP in ZAP

PJ / Facebook   As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro.   Fonte do gabinete de relações públicas da PSP…
11, agosto 2020

Para o desemprego não subsidiado

em Mundo

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

Como está em espanhol não é cá   aqui em «El País»   Ver original em "O Tempo das Cerejas" (aqui)

Últimos posts (Conversando à beira-mar)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades

página no Facebook

[an error occurred while processing this directive]
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate