Barraqueiro quer impor mais 9 meses de lay-off

(Comentário:

O monopólio dos transportes privatizados do sr Humberto Pedrosa,  que se estende do que foi a Rodoviária Nacional até à TAP passando pelos comboios e metro, nunca olhou a meios para acumular fortuna. Por que havia de ser diferente agora ?)


 

O anúncio foi feito pelo grupo, que prevê accionar o mecanismo de lay-off pelo período de nove meses a partir de 1 de Agosto, abrangendo 770 trabalhadores.

Concentração de trabalhadores em Lisboa junto à sede da BarraqueiroCréditos / Fectrans

Para o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP/CGTP-IN), a medida é «ilegal», pelo que já a contestou junto da Autoridades para as Condições do Trabalho, da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes e da associação patronal.

A intenção é rejeitada pelo STRUP porque a empresa se encontra actualmente em regime de lay-off simplificado, que só termina no final do mês de Julho, não podendo antes disso accionar o mecanismo que está previsto no Código de Trabalho.

A Barraqueiro, que engloba as marcas Barraqueiro Transportes, Barraqueiro Alugueres, Boa Viagem, Esevel, Estremadura, Frota Azul e Mafrense, distribuiu uma comunicação aos trabalhadores, dando a conhecer a sua intenção de colocar 170 com suspensão de contrato e 600 com redução de horário, o que permite manter a situação de redução de salários e passar a maior parte dos encargos com pessoal para a Segurança Social.

«Estas marcas fazem parte do universo Barraqueiro, grupo em que o maior accionista é Humberto Pedrosa, que pelos vistos tem capacidade de negociar milhões no transporte aéreo e com a Arriva, grupo multinacional alemão, como accionista minoritário», lembra o sindicato.

Para a estrutura sindical, os lucros acumulados ao longo de anos e a política de baixos salários contrastam com os alegados prejuízos e o recurso às medidas definidas pelo Estado no contexto do surto epidémico.

Por sua vez, o Estado continua a pagar a estas empresas «mas sem capacidade de as obrigar a retomar a sua actividade normal, que garanta transporte em quantidade e com as regras impostas pela DGS [Direcção-Geral da Saúde] para protecção de trabalhadores e utentes», sublinha.

Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/trabalho/barraqueiro-quer-impor-mais-9-meses-de-lay

Artigos relacionados

SNTSF: dinheiro ou vida não é alternativa
SNTSF: dinheiro ou vida não é alternativa O sindicato dos ferroviários reagiu com indignação à conferência de imprensa, sobre o acidente em Soure, da empresa que gere as infraestruturas da ferrovia. Bombeiros e técnicos inspeccionam destroços no local do ac... 11 views Mon, 10 Aug 2020,
Comboio histórico do início do século passado volta ao Douro
Comboio histórico do início do século passado volta ao Douro Afonso de Sousa - 02/08/2020     Por causa da pandemia, os lugares foram reduzidos em dois terços. A CP iniciou este verão a campanha 2020 do comboio históric... 22 views Mon, 03 Aug 2020,
TAAG passa a ser detida por três accionistas
TAAG passa a ser detida por três accionistas 19/07/2020     Companhia de aviação de bandeira acaba de ser transformada em sociedade anónima de capitais maioritariamente públicos com estatuto de empresa de... 49 views Sun, 19 Jul 2020,
CP não reabre bares e empurra trabalhadores para o despedimento
CP não reabre bares e empurra trabalhadores para o despedimento A CP mantém a recusa da reabertura do serviço de refeições dos bares dos comboios e não indica nenhuma data para o fazer, admitindo não voltar a precisar do serviço. CréditosMIGUEL A. LOPES / LUSA A Risto R... 73 views Thu, 16 Jul 2020,
Primeiro cheque para a TAP chega na próxima semana. São 250 milhões para salários e fornecedores
Primeiro cheque para a TAP chega na próxima semana. São 250 milhões para salários e fornecedores Paulo Valdivieso / Flickr   A TAP receberá na próxima semana a primeira tranche da injeção de 1.200 milhões de euros, escreve o Jornal de Negócios.   De acordo com o diário de economia, que avança ... 40 views Thu, 16 Jul 2020,
“Negociação com a Comissão Europeia será dura. Não tem é de ser filme de terror”, diz Pedro Nuno San...
“Negociação com a Comissão Europeia será dura. Não tem é de ser filme de terror”, diz Pedro Nuno San... José Sena Goulão / Lusa   O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, admitiu que as negociações com Bruxelas relativamente ao plano de reestruturação da TAP vão ser duras, embora permaneça otimista... 62 views Tue, 07 Jul 2020,

Transportes

  • Criado em .
  • Visualizações: 64

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
10, agosto 2020

DESPISTE. Condutor de 80 anos ferido na estrada da Malveira da Serra

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Bombeiros, técnico do INEM e GNRs socorrem o ferido (Fotos BVAlcabideche) Por Redação 10 agosto 2020 Um homem, na casa dos 80 anos, ficou ferido no despiste do veículo ligeiro que conduzia, esta segunda-feira,…
10, agosto 2020

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava “morta”

em Mundo

por ZAP in ZAP

Yuri Gripas / EPA POOL   Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que “a NASA estava fechada e morta” até que o próprio fez com que voltasse a…
10, agosto 2020

Ataturk – citação (Homenagem à criação do museu Agia Sophia)

em Mundo

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

  “As regras e teorias de um velho sheik árabe chamado Maomé e as abstrusas interpretações de gerações de sujos e ignorantes padrecos fixaram a lei civil e penal da Turquia. Eles determinaram a forma…
10, agosto 2020

O rei vai nu

em Mundo

por in 'Estátua de Sal'

(Daniel Oliveira, in Expresso, 08/08/2020) Daniel Oliveira As suspeitas que recaem sobre Juan Carlos não são, na sua natureza, muito diferente das que recaíram sobre José Sócrates. Mas um foi detido à chegada a Lisboa,…
10, agosto 2020

A hora dos reformadores sociais

em Portugal

por Mudar de Vida

 9 Agosto 2020 Chovem as promessas de que “isto” tem de mudar, por se ter tornado (evidentemente) insustentável. “Isto” é o aumento das desigualdades, o desperdício, a destruição ambiental. Disse-o recentemente, falando para o mundo,…
10, agosto 2020

Portugal fora da lista de países que querem proibir robôs assassinos

em Mundo

por Lusa in ZAP

Chris.Jeriko / Flickr   Apesar de apoiar a realização de negociações para o fim do uso de robôs assassinos em conflitos militares, Portugal está fora da lista de países que procuram explicitamente proibir armas totalmente…
10, agosto 2020

Suspeito de matar Marielle foi instrutor de tiro de Flávio Bolsonaro

em Mundo

por Brasil24/7

Em depoimento ao Ministério Público do Rio (MP-RJ), Flávio Bolsonaro confessou que ex-capitão do Bope e miliciano Adriano da Nóbrega, morto na Bahia e suspeito pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, foi seu instrutor de…
10, agosto 2020

Morreu músico angolano Waldemar Bastos

em Mundo

por Fernanda Mira

10/08/2020     O músico angolano Waldemar Bastos morreu hoje de madrugada em Lisboa, vítima de cancro, aos 66 anos, disse fonte do gabinete de comunicação do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola.…
10, agosto 2020

Presidente do Líbano quer ajuda, mas não aceita imposições de Bolsonaro, Macron e Trump

em Mundo

por Brasil24/7

Nenhuma potência colonial poderá retornar ao Líbano, diz presidente da República do Líbano, Michel Aoun. A renúncia do governo libanês abre portas à interferência estrangeira, aponta o ministro da Indústria, um dos encarregados de esclarecer…
10, agosto 2020

Ministros de Bolsonaro dão versões diferentes sobre reunião que articulou golpe de Estado em maio

em Mundo

por Brasil24/7

Ministros dão versões contraditórias sobre reunião de 2 de maio na qual Bolsonaro articulou com generais um golpe de Estado com o fechamento do STF. Projeto foi frustrado, mas o país esteve à beira de…
10, agosto 2020

Novo Banco vendeu seguradora com desconto de 70% a magnata condenado por corrupção

em Portugal

por ZAP in ZAP

José Sena Goulão / Lusa António Ramalho, presidente do Novo Banco O Novo Banco vendeu em outubro uma seguradora com desconto de quase 70% a fundos geridos pela Apax, operação que gerou uma perda de…
10, agosto 2020

Nova identidade, ordenado e casa. PJ deverá recrutar Rui Pinto para ser investigador do Estado

em Portugal

por ZAP in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O Correio da Manhã avançou este domingo que a Polícia Judiciária (PJ) vai recrutar o pirata informático Rui Pinto, criador do Football Leaks e fonte do caso Luanda Leaks, para…
10, agosto 2020

Racismo estrutural

em Mundo

por António Duarte

O recorte do Jornal de Notícias é de 28 de Julho de 1888. Mais de um século volvido sobre a Declaração de Independência dos EUA, onde solenemente se proclamava a crença de que todos os…
10, agosto 2020

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

em Portugal

por ZAP in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV…
10, agosto 2020

Plano do hidrogénio vai sair “muito caro” aos portugueses

em Portugal

por ZAP in ZAP

Matt Gibson / Flickr   Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar “muito caro” aos consumidores portugueses.   Num artigo publicado no jonal…
10, agosto 2020

No Novo Banco cumpre-se o ditado: cada tiro, cada melro!

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

Em 2015 o Novo Banco vendeu a seguradora Tranquilidade ao fundo norte-americano Apollo por 40 milhões de euros. Quatro anos depois, em Julho de 2019, o novo proprietário transacionou esse ativo, juntamente com a Açoreana…
10, agosto 2020

Oficial do Fed dos EUA pede quarentena econômica para "esmagar vírus"

em Mundo

por XINHUA Português

Washington, 8 ago (Xinhua) - O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) de Mineápolis, Neel Kashkari, pediu "uma quarentena mais restritiva" por até seis semanas para acabar com a disseminação de…
10, agosto 2020

Laboratório construído pela China ajuda Iraque em batalha contra COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Bagdá, 8 ago (Xinhua) - É uma corrida contra o tempo. Os médicos estão embaralhando pilhas de amostras de cotonetes à espera do teste de COVID-19 em um laboratório construído pela China no Iraque.  …
10, agosto 2020

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

em Mundo

por ZAP in ZAP

Jagadeesh Nv / EPA   O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa.…
10, agosto 2020

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

em Portugal

por ZAP in ZAP

José Sena Goulão / Lusa   O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência…
10, agosto 2020

Gestão privada: dois mitos desfeitos

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Vicente Ferreira)

  Reagindo à notícia do Público sobre mais um negócio duvidoso com prejuízos cobertos pelo Estado, o Novo Banco fala numa "campanha continuada" do jornal e ameaça processá-lo. Já se percebera que a gestão privada…
10, agosto 2020

Juventude do MAS pede apoio à luta pela democracia na Bolívia

em Mundo

por AbrilAbril

A Juventude do Movimento para o Socialismo (MAS) juntou-se aos protestos em defesa da democracia. Grupos paramilitares atacaram, este domingo, manifestantes em vários pontos do país andino. Manifestantes reunidos em Parotani, na auto-estrada Cochabamba–Oruro, exigem…
10, agosto 2020

Dona da TVI passa de lucros a prejuízos de 14,4 milhões. A culpa é da pandemia e das audiências

em Portugal

por Lusa in ZAP

TVI / Facebook   O grupo Media Capital obteve um prejuízo de 14,4 milhões de euros no primeiro semestre deste ano face a 5,9 milhões de lucros em igual período de 2019, segundo dados provisórios…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate