• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Quando a capa de um jornal não bate certo com o seu editorial
  • Ladrões de Bicicletas (Nuno Serra)
  • Portugal

Quando a capa de um jornal não bate certo com o seu editorial

1. A 27 de junho, com a divulgação da ordenação de escolas, Manuel Carvalho defendeu, em editorial no Público, que «os rankings não servem para criar hierarquias de escolas no sistema» mas sim, «pelo contrário, para provar que, em igualdade de circunstâncias, há escolas que brilham e outras nem tanto». E acrescenta, aproveitando para criticar os críticos, que hoje «os pais ou os professores sabem que a ordenação de acordo com as notas tem apenas uma função indicativa». Ou seja, «sabem que não é possível comparar uma escola pública de um bairro urbano de classe média alta com uma outra de um bairro habitado por população desfavorecida».

2. Talvez Manuel Carvalho não se tenha apercebido, mas quando se escolhe para destaque, na primeira página do jornal, que «os colégios privados ganharam terreno» face à escola pública, o Público presta justamente serviço àquilo para que os rankings «não servem», segundo o seu diretor (isto é, para «criar hierarquias de escolas no sistema»). Porquê? Porque continuando os colégios a não disponibilizar dados sobre o perfil sócio-económico dos seus alunos (habilitações dos pais e benefício de Ação Social Escolar), ao contrário do que fazem as escolas públicas, não é possível demonstrar, em termos de comparação público-privado, que «em igualdade de circunstâncias, há escolas que brilham e outras nem tanto». Ou seja, aquilo para que os rankings «servem», segundo o próprio Manuel Carvalho.

3. Por outro lado não sabemos, e era importante sabermos, em que é que o diretor do Público se baseia para afirmar que hoje «os pais ou os professores sabem que a ordenação de acordo com as notas tem apenas uma função indicativa», não sendo influenciados nas suas escolhas, deduz-se, pela simples ordenação das médias de exames? Fez algum inquérito, conhece algum estudo? Tem algum dado objetivo que suporte essa ideia ou é mesmo só «achismo»? Como explica Manuel Carvalho que as escolas privadas continuarem reiteradamente a não fornecer dados do perfil sócio-económico dos seus alunos, se os pais, como diz, sabem que não é possível comparar uma escola «de um bairro urbano de classe média alta com uma outra de um bairro habitado por população desfavorecida»? Tem a certeza de que não é pelo risco de os privados saírem mal na comparação, ao fazerem seleção de alunos?

4. Se o diretor do Público quiser mesmo levar a sério a «utilidade» dos rankings, nos moldes em que o próprio a define («provar que, em igualdade de circunstâncias, há escolas que brilham e outras nem tanto»), faça uma opção editorial em coerência no próximo ano: exclua da análise, logo à partida, todas as escolas privadas que não lhe fizerem chegar dados sobre a informação sócio-económica dos seus alunos, evitando assim manchetes e conteúdos manhosos, redutores e, por isso, perversamente desinformativos.

Adenda: Como é sabido, o Ministério da Educação está desde 2001 obrigado, por força de decisão judicial, a fornecer os resultados dos exames aos meios de comunicação social, que procedem, eles próprios, à elaboração de rankings. Isto é, não podendo exigir-se ao ministério que apenas disponibilize informação relativa às escolas que enviam dados sobre o perfil sócio-económico dos seus alunos, cabe aos próprios meios de comunicação (e às escolas privadas que concordem com a partilha desses dados, por uma questão de transparência ou pelo facto de não incorrerem em práticas de seleção de alunos), assegurar a necessária seriedade e rigor desses processos.

 

Ver original em 'Ladrões de Bicicletas' (aqui)

Artigos relacionados

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas
Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas Mário Cruz / Lusa O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos “englobado nas medidas excecionais de o... 26 views Fri, 07 Aug 2020,
Porque não há locutores ou apresentadores negros na TV portuguesa?
Porque não há locutores ou apresentadores negros na TV portuguesa? Muito mais do que mil manifs de rua ou inflamados discursos “anti-racistas”, vale a análise séria dos fenómenos do preconceito racial e, sobretudo, das práticas quotidianas de discriminação racial em Portugal, pondo ... 7 views Wed, 05 Aug 2020,
ONU culpa Donald Trump pela degradação da liberdade de imprensa
ONU culpa Donald Trump pela degradação da liberdade de imprensa 13/07/2020   O Governo liderado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve uma influência negativa no estado global da liberdade de imprensa, após anos de at... 44 views Tue, 14 Jul 2020,
Ministério da Educação quer continuar com a telescola (e a RTP está disponível)
Ministério da Educação quer continuar com a telescola (e a RTP está disponível) André Kosters / Lusa #EstudoEmCasa – A Escola na Televisão O Ministério da Educação está a preparar três cenários para o próximo ano letivo. Dois deles incluem a transmissão de conteúdos educativos através da t... 72 views Tue, 14 Jul 2020,
Diretor da Nova SBE tem exclusividade mas ganha milhares no Santander
Diretor da Nova SBE tem exclusividade mas ganha milhares no Santander Fernanda Câncio - 10/07/2020   Direção da faculdade de Economia da Universidade Nova implica exclusividade mas Daniel Traça é administrador do Banco Santander, um dos me... 382 views Sat, 11 Jul 2020,
PSD muda sentido de voto e mensalidades das creches já não vão descer
PSD muda sentido de voto e mensalidades das creches já não vão descer (CC0/PD) _Alicja_ / Pixabay   O PSD alterou hoje o sentido de voto nas propostas do BE, PCP e Verdes de redução da mensalidade das creches das famílias com quebra de rendimentos devido à pandemia de covid-... 62 views Wed, 01 Jul 2020,

Comunicação, Educação

  • Criado em .
  • Visualizações: 131

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
10, agosto 2020

DESPISTE. Condutor de 80 anos ferido na estrada da Malveira da Serra

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Bombeiros, técnico do INEM e GNRs socorrem o ferido (Fotos BVAlcabideche) Por Redação 10 agosto 2020 Um homem, na casa dos 80 anos, ficou ferido no despiste do veículo ligeiro que conduzia, esta segunda-feira,…
10, agosto 2020

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava “morta”

em Mundo

por ZAP in ZAP

Yuri Gripas / EPA POOL   Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que “a NASA estava fechada e morta” até que o próprio fez com que voltasse a…
10, agosto 2020

Ataturk – citação (Homenagem à criação do museu Agia Sophia)

em Mundo

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

  “As regras e teorias de um velho sheik árabe chamado Maomé e as abstrusas interpretações de gerações de sujos e ignorantes padrecos fixaram a lei civil e penal da Turquia. Eles determinaram a forma…
10, agosto 2020

O rei vai nu

em Mundo

por in 'Estátua de Sal'

(Daniel Oliveira, in Expresso, 08/08/2020) Daniel Oliveira As suspeitas que recaem sobre Juan Carlos não são, na sua natureza, muito diferente das que recaíram sobre José Sócrates. Mas um foi detido à chegada a Lisboa,…
10, agosto 2020

A hora dos reformadores sociais

em Portugal

por Mudar de Vida

 9 Agosto 2020 Chovem as promessas de que “isto” tem de mudar, por se ter tornado (evidentemente) insustentável. “Isto” é o aumento das desigualdades, o desperdício, a destruição ambiental. Disse-o recentemente, falando para o mundo,…
10, agosto 2020

Portugal fora da lista de países que querem proibir robôs assassinos

em Mundo

por Lusa in ZAP

Chris.Jeriko / Flickr   Apesar de apoiar a realização de negociações para o fim do uso de robôs assassinos em conflitos militares, Portugal está fora da lista de países que procuram explicitamente proibir armas totalmente…
10, agosto 2020

Suspeito de matar Marielle foi instrutor de tiro de Flávio Bolsonaro

em Mundo

por Brasil24/7

Em depoimento ao Ministério Público do Rio (MP-RJ), Flávio Bolsonaro confessou que ex-capitão do Bope e miliciano Adriano da Nóbrega, morto na Bahia e suspeito pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, foi seu instrutor de…
10, agosto 2020

Morreu músico angolano Waldemar Bastos

em Mundo

por Fernanda Mira

10/08/2020     O músico angolano Waldemar Bastos morreu hoje de madrugada em Lisboa, vítima de cancro, aos 66 anos, disse fonte do gabinete de comunicação do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola.…
10, agosto 2020

Presidente do Líbano quer ajuda, mas não aceita imposições de Bolsonaro, Macron e Trump

em Mundo

por Brasil24/7

Nenhuma potência colonial poderá retornar ao Líbano, diz presidente da República do Líbano, Michel Aoun. A renúncia do governo libanês abre portas à interferência estrangeira, aponta o ministro da Indústria, um dos encarregados de esclarecer…
10, agosto 2020

Ministros de Bolsonaro dão versões diferentes sobre reunião que articulou golpe de Estado em maio

em Mundo

por Brasil24/7

Ministros dão versões contraditórias sobre reunião de 2 de maio na qual Bolsonaro articulou com generais um golpe de Estado com o fechamento do STF. Projeto foi frustrado, mas o país esteve à beira de…
10, agosto 2020

Novo Banco vendeu seguradora com desconto de 70% a magnata condenado por corrupção

em Portugal

por ZAP in ZAP

José Sena Goulão / Lusa António Ramalho, presidente do Novo Banco O Novo Banco vendeu em outubro uma seguradora com desconto de quase 70% a fundos geridos pela Apax, operação que gerou uma perda de…
10, agosto 2020

Nova identidade, ordenado e casa. PJ deverá recrutar Rui Pinto para ser investigador do Estado

em Portugal

por ZAP in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O Correio da Manhã avançou este domingo que a Polícia Judiciária (PJ) vai recrutar o pirata informático Rui Pinto, criador do Football Leaks e fonte do caso Luanda Leaks, para…
10, agosto 2020

Racismo estrutural

em Mundo

por António Duarte

O recorte do Jornal de Notícias é de 28 de Julho de 1888. Mais de um século volvido sobre a Declaração de Independência dos EUA, onde solenemente se proclamava a crença de que todos os…
10, agosto 2020

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

em Portugal

por ZAP in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV…
10, agosto 2020

Plano do hidrogénio vai sair “muito caro” aos portugueses

em Portugal

por ZAP in ZAP

Matt Gibson / Flickr   Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar “muito caro” aos consumidores portugueses.   Num artigo publicado no jonal…
10, agosto 2020

No Novo Banco cumpre-se o ditado: cada tiro, cada melro!

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

Em 2015 o Novo Banco vendeu a seguradora Tranquilidade ao fundo norte-americano Apollo por 40 milhões de euros. Quatro anos depois, em Julho de 2019, o novo proprietário transacionou esse ativo, juntamente com a Açoreana…
10, agosto 2020

Oficial do Fed dos EUA pede quarentena econômica para "esmagar vírus"

em Mundo

por XINHUA Português

Washington, 8 ago (Xinhua) - O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) de Mineápolis, Neel Kashkari, pediu "uma quarentena mais restritiva" por até seis semanas para acabar com a disseminação de…
10, agosto 2020

Laboratório construído pela China ajuda Iraque em batalha contra COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Bagdá, 8 ago (Xinhua) - É uma corrida contra o tempo. Os médicos estão embaralhando pilhas de amostras de cotonetes à espera do teste de COVID-19 em um laboratório construído pela China no Iraque.  …
10, agosto 2020

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

em Mundo

por ZAP in ZAP

Jagadeesh Nv / EPA   O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa.…
10, agosto 2020

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

em Portugal

por ZAP in ZAP

José Sena Goulão / Lusa   O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência…
10, agosto 2020

Gestão privada: dois mitos desfeitos

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Vicente Ferreira)

  Reagindo à notícia do Público sobre mais um negócio duvidoso com prejuízos cobertos pelo Estado, o Novo Banco fala numa "campanha continuada" do jornal e ameaça processá-lo. Já se percebera que a gestão privada…
10, agosto 2020

Juventude do MAS pede apoio à luta pela democracia na Bolívia

em Mundo

por AbrilAbril

A Juventude do Movimento para o Socialismo (MAS) juntou-se aos protestos em defesa da democracia. Grupos paramilitares atacaram, este domingo, manifestantes em vários pontos do país andino. Manifestantes reunidos em Parotani, na auto-estrada Cochabamba–Oruro, exigem…
10, agosto 2020

Dona da TVI passa de lucros a prejuízos de 14,4 milhões. A culpa é da pandemia e das audiências

em Portugal

por Lusa in ZAP

TVI / Facebook   O grupo Media Capital obteve um prejuízo de 14,4 milhões de euros no primeiro semestre deste ano face a 5,9 milhões de lucros em igual período de 2019, segundo dados provisórios…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate