• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Piquenique da Interjovem: «Já conhecemos bem a precariedade»

Piquenique da Interjovem: «Já conhecemos bem a precariedade»

«A luta é o caminho» para «fazer valer» a exigência de emprego estável, erradicação da precariedade, fim dos baixos salários e da reversão dos despedimentos que foram levados a cabo a pretexto da Covid-19.

CréditosPaulo António / AbrilAbril

A Interjovem/CGTP-IN promoveu este sábado uma iniciativa no âmbito dos 50 anos desta central sindical, sob o lema «50 anos de Juventude! Piquenique contra a Precariedade e os Baixos Salários», que reuniu dezenas de jovens na Ribeira das Naus, em Lisboa, cumprindo as necessárias medidas de segurança sanitária.

Foram várias as intervenções de jovens trabalhadores sobre os seus sectores e as suas condições de trabalho, desde a precariedade das empresas de trabalho temporário aos baixos salários que dificultam o início da vida independente. 

Lembrando que os jovens trabalhadores têm sido dos mais afectados pela vaga de despedimentos e cortes nos salários, fruto da profunda precariedade que assola a juventude, Dinis Lourenço, dirigente da Interjovem, referiu que apesar de o vírus «ser novo», os problemas «são velhos».

«A precariedade, que abriu caminho aos despedimentos, já
a conhecemos bem», disse o dirigente, acrescentando que a maioria dos jovens «mandados para casa» no início do surto epidémcio estavam no período experimental de 180 dias, «uma das recentes alterações ao código do trabalho, aprovadas por PS, PSD e CDS-PP e cozinhadas pelo patronato e a UGT».

Salários que «mal chegam para arrendar um quarto» também já eram conhecidos pelos jovens trabalhadores, muitos dos quais agora cortados em um terço pelo lay-off mesmo em empresas com «lucros fabulosos», denunciou Dinis Lourenço.

Os horários desregulados, que se agravaram durante o período de confinamento e com muitos trabalhadores em regime de teletrabalho, já eram uma realidade generalizada, sublinhou.

Mas hoje, tão importante como «a pedagogia da protecção» e de se assegurarem os meios de segurança a quem trabalha, é também a dinamização das «actividades económicas, sociais, culturais, desportivas, recreativas que são tão necessárias à saúde e ao bem estar dos jovens», defendeu o dirigente.

Para Dinis Lourenço, «só a luta é o caminho» para «fazer valer» as reivindicações dos jovens trabalhadores, nomeadamente o emprego estável, a erradicação da precariedade, o fim dos baixos salários e a reversão dos despedimentos que foram levados a cabo a pretexto do surto epidémico.

Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/trabalho/piquenique-da-interjovem-ja-conhecemos-bem-precariedade

Artigos relacionados

Vigília de trabalhadores dos CTT
Vigília de trabalhadores dos CTT Os trabalhadores dos CTT dos Centros de Distribuição Postal de Santarém e de Rio Maior promovem esta sexta-feira à noite, em Santarém, uma vigília na Praça do Município. CréditosInácio Rosa / Agência LUSA A... 23 views Fri, 07 Aug 2020,
Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre
Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre picjumbo.com / Pexels   Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam... 23 views Wed, 05 Aug 2020,
Militares contra degradação das suas condições de vida
Militares contra degradação das suas condições de vida As associações militares criticam o Governo pela forma como trata os militares, sem olhar aos riscos e às restrições e deveres a que estão sujeitos, e não cumprindo o Estatuto da Condição Militar. As associações pro... 131 views Mon, 20 Jul 2020,
Milhares de profissionais da saúde morreram por negligência dos governos
Milhares de profissionais da saúde morreram por negligência dos governos Amnistia Internacional Mais de 3000 profissionais da saúde e outros trabalhadores de mais de 70 países em todo o mundo morreram porque os governos não os protegeram da COVID-19. 20 Julho, 2020 M. Aza... 94 views Mon, 20 Jul 2020,
Nova administração da Sousacamp pressiona trabalhadores para os despedir
Nova administração da Sousacamp pressiona trabalhadores para os despedir O Grupo Sousacamp pressiona os trabalhadores para que aceitem a proposta apresentada. Caso contrário, ameaça avançar para o despedimento colectivo e pagar as compensações em 12 prestações mensais. Numa pri... 62 views Sun, 19 Jul 2020,
Teletrabalho: um trabalhador isolado «está mais sujeito à exploração»
Teletrabalho: um trabalhador isolado «está mais sujeito à exploração» A digitalização do processo produtivo e a saúde mental dos que vivem confinados em teletrabalho foram alguns dos temas discutidos esta quinta-feira, num debate promovido pela CGTP-IN, em Lisboa. CréditosPxhere / CC0... 51 views Fri, 17 Jul 2020,

Trabalho, Jovens

  • Criado em .
  • Visualizações: 116

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
09, agosto 2020

EUA | Donald, apetece-lhes algo americano

em Mundo

por Página Global

    «Esta semana, o bilionário Elon Musk replicou à acusação de envolvimento estado-unidense no golpe contra o governo de Evo Morales, na Bolívia, com admissão pública: «Fazemos golpes onde nos apetecer». E é verdade.…
09, agosto 2020

Presidente da Bolívia convoca diálogo nacional para marcar eleições e encerrar protestos

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Manuel Claure A presidente interina da Bolivia, Jeanine Áñez, convocou para o domingo (9) um "diálogo político e nacional" com autoridades, políticos e sindicalistas para determinar a data das eleições.  Além disso,…
09, agosto 2020

Espanha | O rei em fuga

em Mundo

por Página Global

    Foi o Rei de Espanha, e não a democracia, quem decidiu se o pai vai ou fica, se perde ou mantém o título honorífico de Rei, se recebe ou deixa de receber o…
09, agosto 2020

O maior inimigo do Líbano é seu governo

em Mundo

por Página Global

  Elite governante corrupta nunca esteve interessada no país, mas apenas no próprio lucro. Investigação internacional deve esclarecer quem são os responsáveis pela explosão em Beirute, afirma a jornalista Diana Hodali.     O Líbano…
09, agosto 2020

“Monarquia criminosa”. Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

em Mundo

por ZAP in ZAP

Job Vermeulen / Parlament   O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”.…
09, agosto 2020

Em Nagasáqui pediu-se um mundo sem armas nucleares

em Mundo

por AbrilAbril

Os 75 anos do bombardeamento atómico da cidade foram assinalados com um apelo às potências nucleares para que enveredem por um desarmamento efectivo, afastando o enorme perigo que ameaça a humanidade. Toru Nagata, segura os…
09, agosto 2020

A narrativa antilusitana do sistema de ensino

em Portugal

por Carlos Fino, em Brasília in 'O TORNADO'

Está tudo num estudo sobre a imagem dos portugueses nos livros didáticos de história do Brasil financiado pela Fundação Gulbenkian, em finais dos anos 80 – a situação, no essencial, não se alterou. 9 Agosto,…
09, agosto 2020

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

em Mundo

por ZAP in ZAP

Mike Groll / Gabinete do Governador Andrew M. Cuomo   Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.…
09, agosto 2020

A cruzada profana dos EUA contra a China

em Mundo

por Brasil24/7

No mês passado, o discurso anti-China feito pelo secretário de Estado Mike Pompeo foi extremista, simplista e perigoso. Se literalistas bíblicos como Pompeo permanecerem no poder após novembro, eles poderão muito bem trazer o mundo…
09, agosto 2020

Casaldáliga, uma voz que permanece

em Mundo

por José Carlos Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

Na manhã deste sábado (8), o bispo Pedro Casaldáliga despediu-se da vida. Mas seu exemplo de luta permanece. 9 Agosto, 2020 José Carlos Ruy, em São Paulo   Bispo Emérito da Prelazia de São Félix…
09, agosto 2020

Brasil supera as marcas de 100.000 mortes e de 3 milhões de casos da COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Rio de Janeiro, 8 ago (Xinhua) -- O Brasil já ultrapassou as marcas de 100.000 mortes e 3 milhões de casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19), segundo o balanço oficial do Ministério da Saúde divulgado…
09, agosto 2020

EUA com 1.252 mortos e mais de 63 mil casos nas últimas 24 horas

em Mundo

por Página Global

    Total de mais de 160 mil mortes e quase 5 milhões de casos confirmados Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma…
09, agosto 2020

Livro revela parcialidade do Juiz Sérgio Moro na Lava Jato

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

O grupo Prerrogativas lançou no sábado, 1º/8, “O livro das suspeições”, obra de fôlego com artigos originais de juristas e advogados que atuaram na Lava Jato. 9 Agosto, 2020 Jornal Tornado   Coordenada por Lenio…
09, agosto 2020

Estados Unidos ultrapassam 5 milhões de casos de coronavírus

em Mundo

por Brasil24/7

  Sputnik – Os Estados Unidos ultrapassaram neste sábado (8) a marca de 5 milhões de pessoas infectadas com o novo coronavírus, informou Reuters. Com um em cada 66 residentes infectados, os Estados Unidos lideram…
09, agosto 2020

100 mil mortos por Covid-19: a infâmia em contexto

em Mundo

por Pedro Marin

por Pedro Marin | Revista Opera Se os brasileiros morressem de Covid-19 proporcionalmente tanto quanto morrem os venezuelanos, teríamos hoje no país 1.357 mortos. Se o encontro de nosso povo com a morte pela doença…
09, agosto 2020

Israelenses vão às ruas para pedir renúncia de Netanyahu

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Ronen Zvulun Milhares de pessoas foram às ruas em Israel neste sábado (8) para protestar contra o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, por conta das acusações de corrupção envolvendo o seu governo…
09, agosto 2020

Brasil | O DIA EM QUE EU QUASE DEI O GOLPE

em Mundo

por Página Global

      Quem será que contou? Será que foi um garçom? Será que algum general falou pra uma garota de programa e ela abriu o bico? Se eu pegar quem foi, boto na rua…
09, agosto 2020

Portugal | O PSD a levar o Chega ao colo

em Portugal

por Página Global

    Se Rui Rio foi apanhado por uma pergunta pertinente e cometeu o erro de abrir portas à normalização do Chega, Miguel Albuquerque produziu um discurso reflectido de poder que legitima o populismo radical…
09, agosto 2020

EUA subcontratam uma nova revolução colorida: Plano de golpe na Nicarágua

em Mundo

por resistir.info

– Mesmo um governo vacilante e social-democrata como o de Ortega é insuportável para o imperialismo — os EUA só querem sabujos totais por Wiston López  Um documento agora revelado pela rádio La Primerísima, de…
09, agosto 2020

Faleceu Fernanda Lapa? Quem disse?

em Portugal

por in 'Alpendre da Lua'

    Os meus mortos não morrem. Estão tão vivos os seus desejos... vivos e tão actuais, tão actuais...   Eu desejo-te coragem p´ra dizer basta, desejo que te esqueças quem te esqueceu, desejo que…
09, agosto 2020

Moçambique – Os portugueses não são racistas (Crónica – 4600 carateres)

em Portugal

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

Durante 26 meses e 5 dias estive afastado da Pátria, integrado nas forças de ocupação de Moçambique, na guerra colonial.As vicissitudes por que passei antes do embarque, a ansiedade sofrida e a que criei nos…
09, agosto 2020

Portugal | A Festa do Avante! nunca foi tão importante

em Portugal

por Página Global

    Daí a importância redobrada da realização da Festa do Avante! este ano, para que não nos deixemos amedrontar por esse dito “novo normal” que aos trabalhadores só tem trazido problemas velhos: cortes nos rendimentos, insegurança…
09, agosto 2020

A nova Guerra Fria não será fria

em Mundo

por in 'Estátua de Sal'

(Francisco Louçã, in Expresso, 08/08/2020) Na relação com a China, Trump opta pela tensão máxima. Mas é a economia que manda no conflito, o que o torna mais imprevisível do que o confronto EUA-URSS Mike…
09, agosto 2020

Os crimes da Operação Lava Jato

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Reprodução O “Livro das Suspeições” revela que o real objetivo da operação não era o combate à corrupção, mas sim mudar os rumos da política brasileira. 8 Agosto, 2020 Jornal Tornado   Hoje vamos falar…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate