O virtuoso fact-checking

(António Guerreiro, in Público, 03/07/2020)

António Guerreiro

A partir do momento em que se entrou na época da “pós-verdade” (consagrada em Novembro de 2016 como “palavra do ano” pelo Oxford Dictionaries, o departamento da Universidade de Oxford que se ocupa da elaboração de dicionários da língua inglesa), o ponto mais elevado a que se ergue o jornalismo, nas suas auto-representações, através das quais ele reivindica um capital de prestígio designado como “jornalismo de referência”, é o fact-checking, isto é, a verificação da informação que, por qualquer meio, é posta a circular no espaço público.

O processo de fact-checking, pelo qual os que o praticam outorgam a si próprios o estatuto de sujeitos-supostos-saber (que me seja perdoado este anglicismo), separa a verdade da mentira, depura os factos das interpretações viciosas, resgata a realidade às fábulas difundidas como maquinações. Usando uma palavra vinda das origens gregas desta discussão, chamemos-lhes “epistemocratas”. E, no entanto, este ofício virtuoso dos fact-checkers não deixa de ter um sabor amargo e de provocar a suspeita de que ele não ousa dizer o seu nome completo, muito menos virtuoso do que parece.

Em primeiro lugar — mas isto é talvez a crítica mais ligeira que lhe pode ser feita — o jornalismo do fact-checking não apreende, como se tornou hoje necessário, o fenómeno das fake news que caracteriza verdadeiramente aquilo a que se chama “pós-verdade”, em que se dá uma perda da distinção — e uma interferência — entre o verdadeiro e o falso. A eleição de Donald Trump e o Brexit são os dois acontecimentos supremos que dão uma projecção global ao triunfo da pós-verdade. Para o “jornalismo de referência”, a separação nítida entre o verdadeiro e o falso é actualizada e promovida sobretudo pelas redes sociais, consideradas os lugares por excelência da mentira e da manipulação. Mas este olhar previamente orientado resulta numa certa cegueira em relação a outros lugares mais interessantes, exactamente porque menos óbvios: aqueles em que este jornalismo que faz do fact-checking a sua bandeira de combate é incapaz de reconhecer o papel activo que desempenha no mundo político da pós-verdade, desde logo porque se situa exclusivamente no campo das verdades factuais e, para além delas, é incapaz de discutir o que quer que seja, como se o mundo — político, social, cultural, etc. — fosse um conjunto de factos e acontecimentos e estes esgotassem tudo o que há para ser dito. Esta é a grande falácia do fact-checking, de um jornalismo a que alguém já chamou “pós-político” (um nome que sugere que ele é consubstancial à pós-verdade), e que tem as características de uma concepção espontânea e muito imediata da sua prática.

Quem nunca percebeu que as mentiras e incorrecções detectadas neste processo de verificação são quase sempre dotadas de argúcias e subtilezas que são aquilo que importaria analisar,  é porque já prescindiu de toda a atitude crítica. Os mesmo que fazem com toda a convicção o fact-checking são os mesmos que não sabem perceber que os factos, muitas vezes, dizem muito pouco acerca de si próprios e que até os discursos imbecis podem ser inteiramente feitos de verdades. Os noticiários televisivos são hoje uma amostra muito eloquente desta fetichização dos factos, das imagens que mostram a realidade e no entanto mentem ou induzem à mentira. A situação particular da pandemia exacerbou este pecado capital, como se percebe perfeitamente no jornalismo de casos e de números, ilustrados por imagens e palavras que nada dizem ainda que sejam verdadeiras, e por reportagens sobre os potenciais portadores do vírus, trabalhadores vindos das periferias nos transportes públicos. Sobre a transição das imagens indulgentes em relação aos “transgressores” em busca de lazer da primeira fase para as imagens repressivas e acusadoras transmitidas nas últimas semanas, , no PÚBLICO de 27 de Junho, A covid-19 e o elitismo

O jornalismo do fact checking é o mesmo que, através de uma concepção editorialista que domina hoje o jornalismo (refiro-me ao peso que nele adquiriu a opinião e o comentário políticos, em detrimento do jornalismo propriamente dito), permite que seja precisamente aí, onde factos e interpretações escorrem livremente e sem controlo, o lugar privilegiado da “pós-verdade”.


Livro de recitações

“E os pós-modernos, a maior parte dos quais filósofos de esquerda,
ficam a pairar, suspensos, cortados da sua raíz?”
Sérgio Sousa Pinto, in Expresso, 27/06/2020

A questão surge no final de um texto sobre “a nossa condição” e as manifestações iconoclastas das últimas semanas. Dizer de alguém que é “pós-moderno” tornou-se uma acusação que dispensa argumentos. Mas ela é sempre endereçada a alguém indefinido, a uma categoria que só conseguimos adivinhar a quem corresponde se conhecermos o discurso do acusador. Se perguntarmos a Sérgio Sousa Pinto quem são os filósofos pós-modernos que cabem na sua designação, todos os nomes que ele propuser estão certamente sujeitos a uma veemente refutação, desde logo porque tal categoria, tirando talvez os fugazes respresentantes do “pensiero debole” italiano, é vazia. E a “aversão à modernidade” que ele vê nos “soldados intelectuais da desconstrução”, deixando intuir nesta metáfora jocosa a quem se refere, denuncia o discurso estereotipado, sem uma ponta de rigor, que faz da noção de pós-moderno um sintoma da aversão reaccionária a tudo o que tem um potencial crítico da ideologia espontânea de quem assim escreve. 


Ver original em 'A Estátua de Sal' (aqui)

Artigos relacionados

O zoom dos imperadores
O zoom dos imperadores (Francisco Louçã, in Expresso Diário, 04/08/2020) Nunca na história moderna houve empresas tão poderosas e nunca as empresas mais poderosas foram as de comunicações, o que significa que desenham o poder. Por iss... 28 views Wed, 05 Aug 2020,
Portugal | Incentivos e benefícios aos mesmos do costume
Portugal | Incentivos e benefícios aos mesmos do costume Está em curso a constituição de um monopólio privado no controlo das redes de estações emissoras e de base, através de um emaranhado negócio que envolve ex-governantes. Em Projecto de Resolução apresentado na Asse... 29 views Mon, 03 Aug 2020,
O Facebook está fora de controle: se fosse um país, seria a Coreia do Norte
O Facebook está fora de controle: se fosse um país, seria a Coreia do Norte       Se nem o poder combinado de marcas como Unilever e Coca-Cola não assusta Mark Zuckerberg, qual poderá sancionar ou servir de contrapeso ao poder acumulado por esta plataforma de mídia social... 87 views Thu, 23 Jul 2020,
Portugueses estão a pagar transferências milionárias da comunicação social?
Portugueses estão a pagar transferências milionárias da comunicação social?     Os grandes grupos que dominam os órgãos de comunicação social foram contemplados com milhões de euros "doados" pelo governo. Estavam em "crise"... Estavam? Já não estão? Transferências de "ve... 126 views Mon, 20 Jul 2020,
 Julian Assange no limbo
Julian Assange no limbo – Os bons jornalistas defendem-no, os jornalistas medíocres insultam-no por Patrick Cockburn [*]  Julian Assange dirigia a WikiLeaks em 2010 quando divulgou um vasto conjunto de documentos do governo estado-uni... 133 views Sun, 14 Jun 2020,
As Abstinências dos Corruptos - Por Fernando Buen Abad Domínguez
As Abstinências dos Corruptos - Por Fernando Buen Abad Domínguez   As Abstinências dos Corruptos Por Fernando Buen Abad Domínguez Maio 24, 2020   “Imprensa sem subornos? Uma experiência nova na Indústria da Comunicação? “Luvas”, “subornos”, “prendas” ”recompensas”... 103 views Thu, 28 May 2020,

Comunicação

  • Criado em .
  • Visualizações: 104

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
10, agosto 2020

O Caso Volkswagen: empresa do nazismo, empresa da ditadura militar

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Volkswagen O imperialismo alemão e suas empresas têm uma longa história de usurpação de terras, roubo de riquezas minerais e agrícolas, como também de superexploração dos trabalhadores. E os seus opositores foram tratados com violência,…
10, agosto 2020

“Serrar presunto” com o foco no rei corrupto, em Canecas e em Marcelo

em Portugal

por Página Global

      O pobre-coitado do castelhano rei corrupto Juan de Espanha anda na baila pelos lucrativos tiros que tem dado nos pés, nos elefantes, leões, girafas, zebras e demais bicharada selvagem. Por arrasto dizem…
10, agosto 2020

Plano de golpe na Nicarágua

em Mundo

por Página Global

    EUA subcontratam uma nova revolução colorida Mesmo um governo vacilante e social-democrata como o de Ortega é insuportável para o imperialismo — os EUA só querem sabujos totais   Wiston López   Um…
10, agosto 2020

Portugal | Caiu-lhes a máscara

em Portugal

por Página Global

    Rui Sá* | Jornal de Notícias | opinião O PCP marcou para o dia 3 de julho passado um comício com Jerónimo de Sousa para o Parque da Pasteleira, no Porto. Em articulação…
10, agosto 2020

Bielorrússia/Eleições | “Tudo vai ficar sob controlo. Não tenham dúvidas”

em Mundo

por Página Global

O chefe de Estado cessante da Bielorrússia, Alexandre Lukashenko, prometeu este domingo não perder o controlo da situação, após votar nas eleições presidenciais chefe de Estado cessante da Bielorrússia, Alexandre Lukashenko, prometeu este domingo não…
10, agosto 2020

Portugal | Democracia e futuro normal

em Portugal

por Página Global

    Carvalho da Silva | Jornal de Notícias | opinião Continuamos, justificadamente, a ter medo da covid-19, mas há por aí outros vírus perigosos que sorrateiramente se vão instalando. A associalização e o confinamento…
10, agosto 2020

Novo Banco vendeu seguradora com desconto de 70% a magnata corrupto

em Portugal

por Página Global

    O Novo Banco vendeu em outubro uma seguradora com desconto de quase 70% a fundos geridos pela Apax, operação que gerou uma perda de 268,2 milhões de euros e foi compensada com verba…
10, agosto 2020

Portugal | Professores contratados e mal pagos!

em Portugal

por Página Global

    Filinto Lima* | TSF | opinião   Apesar dos curtos prazos impostos, o mês de julho, época de intenso labor nas direções executivas face às demandas do Ministério da Educação (ME), foi superado…
10, agosto 2020

Equador e Bolívia: ressurge o golpismo latino-americano

em Mundo

por Página Global

    As elites fracassaram, econômica e sanitariamente. A oposição ligada a Evo Morales e Rafael Correa lidera as pesquisas. Sem votos, a direita tenta inviabilizar a mudança – e recorre, outra vez, ao Judiciário…
10, agosto 2020

Bielorrússia/eleições | Confrontos entre manifestantes e polícia em Minsk

em Mundo

por Página Global

    Reeleição do presidente Alexander Lukashenko, no poder desde 1994, acaba em violentos confrontos. Resultado das eleições, que davam a vitória por 80% dos votos, está a ser disputado nas ruas Manifestantes antigovernamentais envolveram-se…
10, agosto 2020

SNTSF: dinheiro ou vida não é alternativa

em Portugal

por AbrilAbril

O sindicato dos ferroviários reagiu com indignação à conferência de imprensa, sobre o acidente em Soure, da empresa que gere as infraestruturas da ferrovia. Bombeiros e técnicos inspeccionam destroços no local do acidente ferroviário ocorrido…
09, agosto 2020

EUA | Donald, apetece-lhes algo americano

em Mundo

por Página Global

    «Esta semana, o bilionário Elon Musk replicou à acusação de envolvimento estado-unidense no golpe contra o governo de Evo Morales, na Bolívia, com admissão pública: «Fazemos golpes onde nos apetecer». E é verdade.…
09, agosto 2020

Presidente da Bolívia convoca diálogo nacional para marcar eleições e encerrar protestos

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Manuel Claure A presidente interina da Bolivia, Jeanine Áñez, convocou para o domingo (9) um "diálogo político e nacional" com autoridades, políticos e sindicalistas para determinar a data das eleições.  Além disso,…
09, agosto 2020

Espanha | O rei em fuga

em Mundo

por Página Global

    Foi o Rei de Espanha, e não a democracia, quem decidiu se o pai vai ou fica, se perde ou mantém o título honorífico de Rei, se recebe ou deixa de receber o…
09, agosto 2020

O maior inimigo do Líbano é seu governo

em Mundo

por Página Global

  Elite governante corrupta nunca esteve interessada no país, mas apenas no próprio lucro. Investigação internacional deve esclarecer quem são os responsáveis pela explosão em Beirute, afirma a jornalista Diana Hodali.     O Líbano…
09, agosto 2020

“Monarquia criminosa”. Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

em Mundo

por ZAP in ZAP

Job Vermeulen / Parlament   O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”.…
09, agosto 2020

Em Nagasáqui pediu-se um mundo sem armas nucleares

em Mundo

por AbrilAbril

Os 75 anos do bombardeamento atómico da cidade foram assinalados com um apelo às potências nucleares para que enveredem por um desarmamento efectivo, afastando o enorme perigo que ameaça a humanidade. Toru Nagata, segura os…
09, agosto 2020

A narrativa antilusitana do sistema de ensino

em Portugal

por Carlos Fino, em Brasília in 'O TORNADO'

Está tudo num estudo sobre a imagem dos portugueses nos livros didáticos de história do Brasil financiado pela Fundação Gulbenkian, em finais dos anos 80 – a situação, no essencial, não se alterou. 9 Agosto,…
09, agosto 2020

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

em Mundo

por ZAP in ZAP

Mike Groll / Gabinete do Governador Andrew M. Cuomo   Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.…
09, agosto 2020

A cruzada profana dos EUA contra a China

em Mundo

por Brasil24/7

No mês passado, o discurso anti-China feito pelo secretário de Estado Mike Pompeo foi extremista, simplista e perigoso. Se literalistas bíblicos como Pompeo permanecerem no poder após novembro, eles poderão muito bem trazer o mundo…
09, agosto 2020

Casaldáliga, uma voz que permanece

em Mundo

por José Carlos Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

Na manhã deste sábado (8), o bispo Pedro Casaldáliga despediu-se da vida. Mas seu exemplo de luta permanece. 9 Agosto, 2020 José Carlos Ruy, em São Paulo   Bispo Emérito da Prelazia de São Félix…
09, agosto 2020

Brasil supera as marcas de 100.000 mortes e de 3 milhões de casos da COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Rio de Janeiro, 8 ago (Xinhua) -- O Brasil já ultrapassou as marcas de 100.000 mortes e 3 milhões de casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19), segundo o balanço oficial do Ministério da Saúde divulgado…
09, agosto 2020

EUA com 1.252 mortos e mais de 63 mil casos nas últimas 24 horas

em Mundo

por Página Global

    Total de mais de 160 mil mortes e quase 5 milhões de casos confirmados Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma…
09, agosto 2020

Livro revela parcialidade do Juiz Sérgio Moro na Lava Jato

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

O grupo Prerrogativas lançou no sábado, 1º/8, “O livro das suspeições”, obra de fôlego com artigos originais de juristas e advogados que atuaram na Lava Jato. 9 Agosto, 2020 Jornal Tornado   Coordenada por Lenio…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate