• jorge rocha in 'Ventos Semeados'
  • Portugal

O homem certo no lugar certo!

A propósito da aquisição pelo Estado de uma posição maioritária no capital da TAP não resisto a contar uma história pessoal. Durante anos geri uma empresa de manutenção, que passou da lógica de pequenina e honrada, para uma maior ambição, que a tornou prestadora de serviços nalgumas das maiores marcas presentes no mercado, daquelas que todos conhecem por serem referências maiores quanto ao seu peso no PIB nacional.

 

Habituados ao contexto anterior muitos dos colaboradores - sobretudo a nível de encarregados gerais - vinham intimidados questionar-me como seria possível corresponderem a desafios novos tornados possíveis por ganharmos concursos, que obrigavam a sempre se contratar mais gente e subcontratar algumas competências de que ainda não dispúnhamos.

 

A minha reação era invariavelmente a mesma:

 

- Sei que não vai ser fácil, mas se o fosse não se justificaria que aqui estivéssemos! É por se tratar de desafio difícil, que somos nós a assumi-lo!

 

Felizmente a realidade deu-me razão: nos anos seguintes o volume de vendas esteve sempre a crescer e os critérios quantitativos e qualitativos dos clientes para apreciarem o nosso desempenho foram sempre positivos. Muitas vezes a considerarem-nos próximos da excelência.

 

Quando me reformei foi essa a herança, que passei a quem me sucedeu.

 

Vem isto a propósito de Pedro Nuno Santos que, merece da imprensa em geral uma permanente contestação. José Miguel Júdice fala dele como se fosse o Diabo em pessoa, o mano Costa da SIC tem de se conter para aceitar um tão flagrante ataque ao endeusamento que faz da «superior gestão das empresas pelos privados», para não falar de um tal Pedro Cruz, que diz o ministro desastrado, quando explica tim-tim por tim-tim o que os portugueses devem saber sobre a decisão agora tomada.

 

As direitas têm um ódio visceral contra quem sabem ser hábil negociador e o garante de que o interesse nacional sempre se sobreporá ao dos interesses ocultos de que os seus cabeças de cartaz servem de palavrosas marionetas.

 

De Pedro Nuno Santos sabe-se a importância que teve no acordo que, em novembro de 2015, possibilitou a formação de um governo socialista com apoio parlamentar das outras forças de esquerda. Enquanto secretário dos Assuntos Parlamentares desse governo garantiu que os quatro anos da legislatura fossem cumpridos. Coube-lhe, igualmente, enfrentar a mais do que duvidosa greve dos camionistas, capazes paralisarem o país e darem efémero palco a um já esquecido Pardal. O resultado foi negociar com eles uma saída airosa, que devolveu a tranquilidade aos portugueses e tirou de cena quem nela entrara para cumprir agendas pessoais, senão mesmo de mais abrangentes intenções.

 

E porque lá diz o ditado que não há duas sem três, tivemo-lo a concluir o trabalho iniciado quando houve que reverter a criminosa privatização decidida por Passos Coelho quando se sabia de malas aviadas para o caixote do lixo onde promete morrer. Os senhores das direitas podem não gostar do tom do ministro, quando em praça pública, ameaça com nacionalizações ou insolvências, mas a negociação é mesmo assim: em tempo de guerra não se limpam armas e justificam-se as estratégias mais adequadas para dobrar as intenções dos que mais afundaram a TAP e ainda se pretenderiam recompensados por isso. Apareceu até um anónimo deputado do CDS que até se mostrava disposto a dar o dito cujo e cinco tostões só para que a TAP não deixasse de ter o controle maioritário dos privados na Comissão Executiva, achando bem que o Estado lá metesse o dinheiro e nada controlasse sobre o seu uso.

 

Se confio em Pedro Nuno Santos como ministro incumbido deste dossier e merecerá o meu apoio em combates prometidos para o futuro - sobretudo contra quem, internamente, começa a sair da toca com medo de nela ficar retido no momento decisivo! - é porque corresponde àquilo que costumava dizer aos meus encarregados: se viabilizar a TAP e reestruturá-la de forma a dar resposta ao que o país dela precisa, fosse tarefa fácil, um qualquer José Gomes Ferreira podia ser para lá chamado e poderia mostrar na prática o «brilhantismo» das suas análises. Mas como se trata de desafio de enorme exigência para o qual importa criar todas as condições para o levar de vencida, Pedro Nuno Santos é o homem certo nom lugar certo!

Veja o original em 'Ventos Semeados':

https://ventossemeados.blogspot.com/2020/07/o-homem-certo-no-lugar-certo.html

Artigos relacionados

Uma entrevista que mais valera não existir
Uma entrevista que mais valera não existir Considerei tão absurda a frase, que fez hoje capa no «Público», que me armei da melhor das boas vontades para ler a longa entrevista a Francisco Assis, inserida na edição do suplemento P2 do «Público». E fiquei na ... 57 views Wed, 29 Jul 2020,
Haja vontade de dançar o tango
Haja vontade de dançar o tango Como não ando aqui para enganar ninguém, defendo há muito a proposta de Pedro Nuno Santos para que as esquerdas consigam conjugar-se num acordo duradouro pelo qual assegurem a transformação do país sem os constrang... 136 views Sat, 25 Jul 2020,
Presidenciais: clivagem errada
Presidenciais: clivagem errada (Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 14/07/2020) Daniel Oliveira Pedro Nuno Santos  uma coisa escandalosa das várias coisas aparentemente escandalosas que tem dito: que sendo uma pessoa de esquerda ... 86 views Tue, 14 Jul 2020,
Portugal | O centrão em construção
Portugal | O centrão em construção     Manuel Carvalho Da Silva| Jornal de Notícias | opinião   Os exercícios de convergência que o PS/Governo e o PSD vêm concretizando indicam-nos que, provavelmente, estamos a caminho de sermo... 209 views Tue, 14 Jul 2020,
Pedro Nuno Santos demarca-se de Costa no voto presidencial. “Nunca apoiarei um candidato da direita”
Pedro Nuno Santos demarca-se de Costa no voto presidencial. “Nunca apoiarei um candidato da direita” António Cotrim / Lusa   O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse em entrevista à RTP que se o PS não apresentar um candidato às eleições presidenciais de 2021 votará num cand... 117 views Thu, 09 Jul 2020,
Exceção à regra, hoje sou maledicente para com socialistas
Exceção à regra, hoje sou maledicente para com socialistas   Talvez esteja errado naquela aceção muito tradicional em como se devem resolver dentro de casa as questões, que possam associar-se ao conceito de «roupa suja». Por isso não compreendo, e muito menos aceito,... 98 views Mon, 06 Jul 2020,

Partido Socialista

  • Criado em .
  • Visualizações: 141

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
09, agosto 2020

EUA | Donald, apetece-lhes algo americano

em Mundo

por Página Global

    «Esta semana, o bilionário Elon Musk replicou à acusação de envolvimento estado-unidense no golpe contra o governo de Evo Morales, na Bolívia, com admissão pública: «Fazemos golpes onde nos apetecer». E é verdade.…
09, agosto 2020

Presidente da Bolívia convoca diálogo nacional para marcar eleições e encerrar protestos

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Manuel Claure A presidente interina da Bolivia, Jeanine Áñez, convocou para o domingo (9) um "diálogo político e nacional" com autoridades, políticos e sindicalistas para determinar a data das eleições.  Além disso,…
09, agosto 2020

Espanha | O rei em fuga

em Mundo

por Página Global

    Foi o Rei de Espanha, e não a democracia, quem decidiu se o pai vai ou fica, se perde ou mantém o título honorífico de Rei, se recebe ou deixa de receber o…
09, agosto 2020

O maior inimigo do Líbano é seu governo

em Mundo

por Página Global

  Elite governante corrupta nunca esteve interessada no país, mas apenas no próprio lucro. Investigação internacional deve esclarecer quem são os responsáveis pela explosão em Beirute, afirma a jornalista Diana Hodali.     O Líbano…
09, agosto 2020

“Monarquia criminosa”. Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

em Mundo

por ZAP in ZAP

Job Vermeulen / Parlament   O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”.…
09, agosto 2020

Em Nagasáqui pediu-se um mundo sem armas nucleares

em Mundo

por AbrilAbril

Os 75 anos do bombardeamento atómico da cidade foram assinalados com um apelo às potências nucleares para que enveredem por um desarmamento efectivo, afastando o enorme perigo que ameaça a humanidade. Toru Nagata, segura os…
09, agosto 2020

A narrativa antilusitana do sistema de ensino

em Portugal

por Carlos Fino, em Brasília in 'O TORNADO'

Está tudo num estudo sobre a imagem dos portugueses nos livros didáticos de história do Brasil financiado pela Fundação Gulbenkian, em finais dos anos 80 – a situação, no essencial, não se alterou. 9 Agosto,…
09, agosto 2020

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

em Mundo

por ZAP in ZAP

Mike Groll / Gabinete do Governador Andrew M. Cuomo   Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.…
09, agosto 2020

A cruzada profana dos EUA contra a China

em Mundo

por Brasil24/7

No mês passado, o discurso anti-China feito pelo secretário de Estado Mike Pompeo foi extremista, simplista e perigoso. Se literalistas bíblicos como Pompeo permanecerem no poder após novembro, eles poderão muito bem trazer o mundo…
09, agosto 2020

Casaldáliga, uma voz que permanece

em Mundo

por José Carlos Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

Na manhã deste sábado (8), o bispo Pedro Casaldáliga despediu-se da vida. Mas seu exemplo de luta permanece. 9 Agosto, 2020 José Carlos Ruy, em São Paulo   Bispo Emérito da Prelazia de São Félix…
09, agosto 2020

Brasil supera as marcas de 100.000 mortes e de 3 milhões de casos da COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Rio de Janeiro, 8 ago (Xinhua) -- O Brasil já ultrapassou as marcas de 100.000 mortes e 3 milhões de casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19), segundo o balanço oficial do Ministério da Saúde divulgado…
09, agosto 2020

EUA com 1.252 mortos e mais de 63 mil casos nas últimas 24 horas

em Mundo

por Página Global

    Total de mais de 160 mil mortes e quase 5 milhões de casos confirmados Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma…
09, agosto 2020

Livro revela parcialidade do Juiz Sérgio Moro na Lava Jato

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

O grupo Prerrogativas lançou no sábado, 1º/8, “O livro das suspeições”, obra de fôlego com artigos originais de juristas e advogados que atuaram na Lava Jato. 9 Agosto, 2020 Jornal Tornado   Coordenada por Lenio…
09, agosto 2020

Estados Unidos ultrapassam 5 milhões de casos de coronavírus

em Mundo

por Brasil24/7

  Sputnik – Os Estados Unidos ultrapassaram neste sábado (8) a marca de 5 milhões de pessoas infectadas com o novo coronavírus, informou Reuters. Com um em cada 66 residentes infectados, os Estados Unidos lideram…
09, agosto 2020

100 mil mortos por Covid-19: a infâmia em contexto

em Mundo

por Pedro Marin

por Pedro Marin | Revista Opera Se os brasileiros morressem de Covid-19 proporcionalmente tanto quanto morrem os venezuelanos, teríamos hoje no país 1.357 mortos. Se o encontro de nosso povo com a morte pela doença…
09, agosto 2020

Israelenses vão às ruas para pedir renúncia de Netanyahu

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Ronen Zvulun Milhares de pessoas foram às ruas em Israel neste sábado (8) para protestar contra o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, por conta das acusações de corrupção envolvendo o seu governo…
09, agosto 2020

Brasil | O DIA EM QUE EU QUASE DEI O GOLPE

em Mundo

por Página Global

      Quem será que contou? Será que foi um garçom? Será que algum general falou pra uma garota de programa e ela abriu o bico? Se eu pegar quem foi, boto na rua…
09, agosto 2020

Portugal | O PSD a levar o Chega ao colo

em Portugal

por Página Global

    Se Rui Rio foi apanhado por uma pergunta pertinente e cometeu o erro de abrir portas à normalização do Chega, Miguel Albuquerque produziu um discurso reflectido de poder que legitima o populismo radical…
09, agosto 2020

EUA subcontratam uma nova revolução colorida: Plano de golpe na Nicarágua

em Mundo

por resistir.info

– Mesmo um governo vacilante e social-democrata como o de Ortega é insuportável para o imperialismo — os EUA só querem sabujos totais por Wiston López  Um documento agora revelado pela rádio La Primerísima, de…
09, agosto 2020

Faleceu Fernanda Lapa? Quem disse?

em Portugal

por in 'Alpendre da Lua'

    Os meus mortos não morrem. Estão tão vivos os seus desejos... vivos e tão actuais, tão actuais...   Eu desejo-te coragem p´ra dizer basta, desejo que te esqueças quem te esqueceu, desejo que…
09, agosto 2020

Moçambique – Os portugueses não são racistas (Crónica – 4600 carateres)

em Portugal

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

Durante 26 meses e 5 dias estive afastado da Pátria, integrado nas forças de ocupação de Moçambique, na guerra colonial.As vicissitudes por que passei antes do embarque, a ansiedade sofrida e a que criei nos…
09, agosto 2020

Portugal | A Festa do Avante! nunca foi tão importante

em Portugal

por Página Global

    Daí a importância redobrada da realização da Festa do Avante! este ano, para que não nos deixemos amedrontar por esse dito “novo normal” que aos trabalhadores só tem trazido problemas velhos: cortes nos rendimentos, insegurança…
09, agosto 2020

A nova Guerra Fria não será fria

em Mundo

por in 'Estátua de Sal'

(Francisco Louçã, in Expresso, 08/08/2020) Na relação com a China, Trump opta pela tensão máxima. Mas é a economia que manda no conflito, o que o torna mais imprevisível do que o confronto EUA-URSS Mike…
09, agosto 2020

Os crimes da Operação Lava Jato

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Reprodução O “Livro das Suspeições” revela que o real objetivo da operação não era o combate à corrupção, mas sim mudar os rumos da política brasileira. 8 Agosto, 2020 Jornal Tornado   Hoje vamos falar…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate