A escolha que sobrava para a TAP

(Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 02/07/2020)

Daniel Oliveira

Já o escrevi demasiadas vezes para ter de desenvolver muito mais: a renacionalização da TAP, depois da estranhíssima privatização na 25ª hora organizada por Passos (quando já sabia que não seria primeiro-ministro), foi uma fraude política. Uma fraude política dirigida por António Costa, executada pelo seu amigo Lacerda Machado – que depois foi nomeado para o Conselho de Administração da companhia aérea – e pelo qual deu a cara o agora eurodeputado Pedro Marques. O seu sucessor no Ministério limita-se a ter de resolver o que todos recebemos. A cláusula do contrato, que permite aos privados recuperarem os cerca de 200 milhões que emprestaram  à TAP através de prestações acessórias no caso do Estado reforçar a sua posição acionista, é a confissão da própria fraude.

Escrevi,, há uns dias, que havia três escolhas possíveis: meter mais dinheiro na TAP e manter esta situação pantanosa e insustentável, nacionalizar a TAP por via de aumento de capital ou de outra forma, ou permitir que TAP fosse à falência– deixando de ter uma companhia de bandeira ou criando uma nova, mais pequena, ao lado. À hora a que escrevo ainda não é claro se o controlo público se fará a bem ou a mal. Espero que seja a bem. A boa notícia é que foi posta de lado a possibilidade da injeção de dinheiro público sem controlo público. Não repetiremos Novo Banco, porque não entregamos o dinheiro do Estado para que outros tomem todas as decisões. O chumbo do acordo de empréstimo, por parte do Conselho de Administração da TAP, fechou essa parte de toda esta triste novela, que vai da privatização pela calada da noite à renacionalização que nunca o foi.

Quem julga que com a solução de Passos Coelho não estaríamos na mesmíssima situação, está desatento: teríamos de salvar a TAP, porque precisaríamos dela na mesma. Aliás, a principal conclusão do que se passou há cinco anos é que, no essencial, não mudou nada. Por isso mesmo foi uma fraude.

Sobravam as outras duas possibilidades. Há muito que defendo que Portugal não deve depender do turismo para viver. Mas dizer isso não é achar que podemos deixar a casa arder. 90% dos nossos turistas chegam pelo ar (os opositores do TGV estarão seguramente orgulhosos desta dependência) e uma parte não negligenciável vem pela TAP. Os  do turismo explicam o efeito que teria o desaparecimento da TAP para a nossa principal atividade exportadora. Seria estranho que o Estado gastasse milhares de milhões para tentar salvar a economia e deixasse falir uma das que mais ajuda a exportar. E não se julgue que esta escolha é a mais confortável para o Governo. Terá de ser ele a reestruturar a empresa, com custos políticos. E não sabe ao certo o que o espera. Só pode haver um plano para a TAP quando o Estado souber ao certo o que lá se passa, o que não tenho a certeza que acontecesse na atual solução.

Falar dos custos da nacionalização ignorando os efeitos da falência para a economia, para o Estado e para o emprego é fazer demagogia. E se é para meter dinheiro do Estado, que o Estado controle o dinheiro que lá põe – e os privados não queriam pôr nenhum.

David Neeleman não queria ficar. Mas queria ir-se embora com algum. Esse algum seria garantido pela tal cláusula que nunca deveria ter existido. Perante isto, a nacionalização à bruta foi a arma negocial do Estado. Na realidade, o litígio é mau para todos. Ao Estado, porque pagará mais do que Neeleman lhe pede, através da decisão de um tribunal arbitral. A Neeleman, porque terá de esperar pela resolução judicial. Mas o controlo público ou a falência eram as únicas alternativas. Acionistas privados que não querem pôr um cêntimo na TAP não lhe garantiam qualquer futuro. O resto é barganha negocial em torno de uma meta de 50 milhões, que tinha um valor um simbólico para o Governo. Humberto Pedrosa, que quer continuar na empresa – suponho que por razões de prestígio social –, chegou a ser uma possibilidade para desbloquear o impasse. Não sei se no fim ainda o será.

No momento em que escrevo, o Estado cedeu pagar 55 milhões, cerca de um quarto do que teria pagar segundo a cláusula. Mas quer que a Azul, de Neeleman, renuncie  à conversão em ações do empréstimo de 90 milhões (a taxas de juro de assalto) que fez à TAP. É por isto que tudo está pendurado e é por isto que o Governo pode ter de optar por uma nacionalização, no Conselho de Ministros de hoje. É para aí que as coisas apontam no momento em que escrevo. Mas o controlo público (70% para o Estado, 25% para Humberto Pedrosa e os restantes 5% continuam com os trabalhadores) é certo. Não havia outra saída para quem não concorde com a falência.

Nenhuma novela acaba sem um bom dramalhão. E o amigo de Costa e dos negócios, primeiro responsável pela desastrosa fraude política da “nacionalização”, com respetiva cláusula que agora torna tudo mais difícil, já começou a vender a sua narrativa, tentando passar para quem chegou há uns meses a responsabilidade deste desfecho. Todas as personagens se podem tentar reinventar. Sempre no registo opaco que caracteriza alguém que tem como cargo ser amigo de alguém, Lacerda Machado não foge à regra. E a Costa, dá-lhe jeito enjeitar as suas próprias responsabilidades. Lacerda ainda tentará passar pelo homem que tentou salvar a TAP. Tudo se consegue, basta querer muito.


Ver original em 'A Estátua de Sal' (aqui)

Artigos relacionados

SNTSF: dinheiro ou vida não é alternativa
SNTSF: dinheiro ou vida não é alternativa O sindicato dos ferroviários reagiu com indignação à conferência de imprensa, sobre o acidente em Soure, da empresa que gere as infraestruturas da ferrovia. Bombeiros e técnicos inspeccionam destroços no local do ac... 22 views Mon, 10 Aug 2020,
TAAG passa a ser detida por três accionistas
TAAG passa a ser detida por três accionistas 19/07/2020     Companhia de aviação de bandeira acaba de ser transformada em sociedade anónima de capitais maioritariamente públicos com estatuto de empresa de... 50 views Sun, 19 Jul 2020,
A música agora tem de ser mesmo outra
A música agora tem de ser mesmo outra Qualquer intervenção do Estado na TAP implicará que o Estado acompanhe todas as decisões que são tomadas com impacto na vida da empresa (...) A música agora é outra na TAP (...) É bom que estejamos conscientes que a m... 80 views Fri, 03 Jul 2020,
Supremo autoriza Governo a avançar com ajuda à TAP se demonstrar interesse público
Supremo autoriza Governo a avançar com ajuda à TAP se demonstrar interesse público   O Supremo Tribunal Administrativo autorizou o Governo a avançar com a injeção de capital à TAP, se demonstrar que o adiamento da ajuda “seria gravemente prejudicial para o interesse público”.   O Sup... 20 views Sat, 27 Jun 2020,
É o fim do Segway. Empresa vai deixar de o produzir a partir de julho
É o fim do Segway. Empresa vai deixar de o produzir a partir de julho   A empresa que fabrica o Segway anunciou, esta quarta-feira, que vai deixar de produzir este veículo a partir de 15 de julho.   De acordo com o jornal The Guardian, que cita a agência Associated Press... 38 views Sat, 27 Jun 2020,
É preciso seguir na luta contra a privatização da água
É preciso seguir na luta contra a privatização da água     Por Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia - Numa conjuntura em que o país tem sido inundado por inúmeras decisões irresponsáveis, destinadas a agravar a exploração da população e facil... 277 views Fri, 26 Jun 2020,

Comentários (0)

Rated 0 out of 5 based on 0 voters
There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Rate this post:
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Transportes, Privatização

  • Criado em .
  • Visualizações: 133
A escolha que sobrava para a TAP
Note 0 sur 5 Pour 0 votes

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
12, agosto 2020

Medusas deixam praias de Cascais e concentram-se no Magoito

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Redação 12 agosto 2020 A interdição a banhos nas praias de São Pedro do Estoril e de Carcavelos foi levantada esta quarta-feira, à tarde, com o içar da Bandeira Verde, disse, a Cascais24,…
12, agosto 2020

Mordeu GNR à civil que lhe travou fuga depois de furto em supermercado

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por VALDEMAR PINHEIRO 12 agosto 2020 Um militar da GNR, à civil, 41 anos, foi mordido no antebraço esquerdo ao travar, esta terça-feira, ao final da tarde, a fuga de um homem suspeito de…
12, agosto 2020

A pandemia é um bom negócio para os multimilionários nos Estados Unidos

em Mundo

por AbrilAbril

Entre 18 de Março e 5 de Agosto, a riqueza total dos multimilionários norte-americanos aumentou 685 mil milhões de dólares, revelou a actualização do relatório emitido pelo organismo inequality.org. Cartaz colado na baixa de Seattle,…
12, agosto 2020

George Soros, o inimigo número 1 extrema direita na Hungria

em Mundo

por Página Global

      Bilionário e filantropo nascido no país europeu completa 90 anos como protagonista de uma enxurrada de teorias da conspiração e histórias inventadas e disseminadas pelo governo conservador de Viktor Orbán. Ele seria…
12, agosto 2020

Rússia registrou a primeira vacina contra Covid-19

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

O anúncio feito por Vladimir Putin de que a Rússia registrou a primeira vacina contra Covid-19 é o principal destaque da análise internacional de Ana Prestes. Outros temas são o impasse que vai se formando…
11, agosto 2020

Medusas interditam banhos nas praias de São Pedro do Estoril e Carcavelos

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Redação 11 agosto 2020 Os banhos nas praias de São Pedro do Estoril e de Carcavelos foram interditados esta terça-feira, à tarde, com o hastear da Bandeira Vermelha, devido ao aparecimento de medusas…
11, agosto 2020

Enfermeiros exigem fim das PPP

em Portugal

por AbrilAbril

Os enfermeiros criticam as parcerias público-privado (PPP), em particular no Hospital Beatriz Ângelo, onde «a exploração é evidente». Está agendada uma concentração para esta quarta-feira. Créditos / Zap.aeiou Delegações da Direcção Regional de Lisboa do Sindicato dos…
11, agosto 2020

Mais de 20 países pediram mil milhões de doses da vacina russa contra a Covid-19

em Mundo

por AbrilAbril

Vladimir Putin anunciou esta terça-feira que o seu país registou a primeira vacina do mundo contra o coronavírus. O Fundo de Investimento Directo da Rússia já recebeu pedidos de duas dezenas de países. CréditosJeff Pachoud…
11, agosto 2020

Há “100 mil empregos” em risco nas lojas de rua e centros comerciais

em Portugal

por ZAP in ZAP

Fran Simó / Flickr   A Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) revelou que há 100 mil postos de trabalho em risco devido ao impacto que a pandemia está a ter no setor…
11, agosto 2020

Números desmascaram propaganda dos CTT 

em Portugal

por AbrilAbril

Recentemente, a empresa anunciou a contratação de mais de 800 trabalhadores desde Abril. Mas o que as contas do primeiro semestre revelam é que há menos 500 desde Junho de 2019. CréditosInácio Rosa / Agência…
11, agosto 2020

Em memória de Jean Seberg

em Mundo

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

O longo cadastro do FBI       ler aqui   Ver original em "O Tempo das Cerejas" (aqui)
11, agosto 2020

saiam da frente, que chegou a vez dos bloggers!

em Mundo

por Dois Dedos de Conversa

   Diz o JN (no artigo de onde trouxe a foto que está creditada: DR): "O Governo brasileiro nomeou a "blogger" de turismo Monique Baptista Aguiar para um cargo de coordenação da Fundação Nacional de…
11, agosto 2020

Governo libanês demite-se mas milhares continuam nas ruas

em Mundo

por AbrilAbril

Com o anúncio de Hassan Diab, milhares vieram para as ruas de Beirute exigir mais, uma mudança de raiz num sistema político que caracterizam como corrupto, incapaz e dominado pelos interesses de elites. Zona portuária…
11, agosto 2020

Rússia recebe pedidos de mais de 20 países para 1 bilhão de doses da vacina contra COVID-19

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

Testes clínicos da vacina russa contra CODID-19 serão feitos em breve nos Emirados Árabes Unidos, na Arábia Saudita e nas Filipinas, enquanto Cuba deverá começar a produzir o medicamento em novembro. Ao todo, a Rússia…
11, agosto 2020

China inclui Portugal em lista de países que podem pedir visto

em Portugal

por Lusa in ZAP

Holiday Gems / Flickr   Cidadãos portugueses que possuem autorização de residência na China, por motivos de trabalho ou de reunião familiar, podem a partir de agora solicitar visto para voltarem a entrar no país…
11, agosto 2020

Manuel Luís Goucha defende Olav Bilac: “Trabalho é trabalho”

em Portugal

por Diana Carvalho

(Um comentário sobre esta notícia: É uma "natural" defesa do mercenarismo cultural. É compreensível que os mercenários (seja em que área for) queiram ver o seu negócio sob proteção ética. Só assim podem aumentar os…
11, agosto 2020

Vocês têm sido uma representação digna do Sistema de Saúde de Cuba

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

Em nome do primeiro secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, general-de-exército Raúl Castro Ruz; do presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez; do governo e do povo cubanos, o primeiro-ministro transmitiu a todos…
11, agosto 2020

Deputado do PCP arrasa críticas de Marques Mendes sobre festa do Avante

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa   O deputado comunista António Filipe reagiu, esta segunda-feira, às críticas do ex-líder do PSD, Luís Marques Mendes, sobre a realização da festa do Avante!.   Este domingo, no seu…
11, agosto 2020

OMS desiludida. Faltam pelo menos 90 mil milhões para investigação da vacina

em Mundo

por ZAP in ZAP

unisgeneva / Flickr   O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou, esta segunda-feira,  estar desiludido com a resposta global no combate à pandemia de covid-19. O responsável disse que faltam pelo menos 90 mil…
11, agosto 2020

Editorial proibido: vacina Sputnik como salvadora da parceria global

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

Este artigo de opinião, que conta a história por trás da criação da vacina russa contra a COVID-19 e enfatiza o desejo da Rússia de cooperar com a comunidade internacional. Contudo, tal editorial foi rejeitado…
11, agosto 2020

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

em Portugal

por ZAP in ZAP

Maxim Shipenkov / EPA   Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças…
11, agosto 2020

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

em Portugal

por ZAP in ZAP

johnc24 / Flickr   A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à “pequena minoria” de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo…
11, agosto 2020

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

em Portugal

por ZAP in ZAP

PJ / Facebook   As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro.   Fonte do gabinete de relações públicas da PSP…
11, agosto 2020

Para o desemprego não subsidiado

em Mundo

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

Como está em espanhol não é cá   aqui em «El País»   Ver original em "O Tempo das Cerejas" (aqui)

Últimos posts (Conversando à beira-mar)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades

página no Facebook

[an error occurred while processing this directive]
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate