• Inicio
  • Artigos
  • Portugal
  • Portugal com ‘stock’ e acesso imediato a medicamento remdesivir – Infarmed

Portugal com ‘stock’ e acesso imediato a medicamento remdesivir – Infarmed

01/07/2020
 
 

O Infarmed assegurou hoje que Portugal tem ‘stock’ disponível e reserva para uso imediato do medicamento remdesivir, que tem sido usado contra a covid-19, e que o laboratório não antecipa constrangimentos no seu acesso aos doentes portugueses.

“Podemos informar que existe ‘stock’ disponível do medicamento remdesivir, de acordo com as alocações que têm vindo a ser feitas ao nosso país, constituindo uma primeira reserva que garante o acesso imediato ao medicamento”, destacou, em comunicado, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

O Infarmed revelou ainda que, após contacto com o laboratório titular do medicamento remdesivir, este confirmou que “antecipa que não venha a existir qualquer constrangimento no acesso ao tratamento por parte dos doentes portugueses, tendo a garantia de acompanhamento conjunto da situação”.

A autoridade para o medicamento em Portugal explica que o remdesivir obteve um parecer positivo do Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), “cuja autorização deverá ser concedida em breve pela Comissão Europeia”.

O parecer emitido tem a indicação terapêutica para o tratamento da covid-19 em adultos e adolescentes a partir dos 12 anos com pneumonia e que requerem oxigénio suplementar, acrescenta.

“Esta autorização será condicional por ainda se aguardarem resultados confirmatórios”, sublinha o comunicado.

A nota realça ainda que este medicamento “esteve sempre disponível em Portugal, mesmo antes de ter a referida autorização condicional, através de pedidos de Autorização de Utilização Excecional, assim os médicos assistentes o entendessem”.

E garante que “todos os pedidos de acesso ao medicamento pelos hospitais nacionais foram concedidos”.

A Comissão Europeia está, por sua vez, a negociar com a empresa produtora a compra e reserva do medicamento remdesivir.

“A comissária Kyriakides (Stella Kyriakides, da área da Saúde e Segurança dos Alimentos) tem estado em múltiplas conversações com o produtor, Gilead, incluindo em relação à sua capacidade de produção. A Comissão está atualmente também em negociações com a Gilead para reservar doses de Remdesivir. Dada a confidencialidade destas conversações, não podemos partilhar mais detalhes neste momento”, disse à Lusa Stefan de Keersmaecker, porta-voz da Comissão Europeia, responsável pelo tema de saúde pública.

A informação surge a propósito do anúncio dos Estados Unidos de que compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19.

Em comunicado o departamento de saúde norte-americano disse que “assegurou mais de 500 mil ciclos de tratamento do medicamento para hospitais americanos até setembro”, o que equivale a “100% da produção prevista da Gilead para julho (94.200 ciclos), 90% da produção em agosto (174.900 ciclos) e 90% da produção em setembro (232.800 ciclos), além de uma verba para ensaios clínicos”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 512 mil mortos e infetou mais de 10,56 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.579 pessoas das 42.454 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Ver o original em 'Plataforma Media' na seguinte ligação:

https://www.plataformamedia.com/2020/07/01/portugal-com-stock-e-acesso-imediato-a-medicamento-remdesivir-infarmed/

Tags:

Artigos relacionados

Os esforços da vacina contra Covid-19 estão tendo sucesso?
Os esforços da vacina contra Covid-19 estão tendo sucesso? Peter Ilicciev/Fiocruz Se tivermos a vacina no primeiro semestre de 2021, terá que priorizar a linha de frente do combate à pandemia. Só em 2022 haverá vacina para todos. 11 Agosto, 2020 Jornal... 32 views Tue, 11 Aug 2020,
Médicos escrevem a António Costa. “Inação” nos lares tem sido “criminosa”
Médicos escrevem a António Costa. “Inação” nos lares tem sido “criminosa” radioalfa / Flickr   O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) apelou esta segunda-feira ao primeiro-ministro para dar instruções à Segurança Social para que assuma as suas responsabi... 18 views Tue, 11 Aug 2020,
Ministério da Saúde abre 435 vagas para médicos de família
Ministério da Saúde abre 435 vagas para médicos de família (Um comentário sobre esta notícia: São boas novas para os portugueses. Não é suficiente para retomar a vitalidade do SNS mas é um passo. Obviamente que aqueles que servem os interesses do negócio privado da doença v... 11 views Wed, 05 Aug 2020,
Britânicos são hospitalizados com infecções raras causadas por picada de carrapatos
Britânicos são hospitalizados com infecções raras causadas por picada de carrapatos © CC BY 2.0 / Fernando Dall'Acqua / Um carrapato! Duas pessoas foram hospitalizadas no Reino Unido após serem diagnosticadas com infecções raras transmitidas por picada de carrapato. Autoridades de saúde... 32 views Mon, 03 Aug 2020,
Milhares de profissionais da saúde morreram por negligência dos governos
Milhares de profissionais da saúde morreram por negligência dos governos Amnistia Internacional Mais de 3000 profissionais da saúde e outros trabalhadores de mais de 70 países em todo o mundo morreram porque os governos não os protegeram da COVID-19. 20 Julho, 2020 M. Aza... 103 views Mon, 20 Jul 2020,
Ex-ministro da Saúde Correia de Campos alerta para “dias difíceis” até Setembro
Ex-ministro da Saúde Correia de Campos alerta para “dias difíceis” até Setembro “Preparemo-nos para o que aí vem”, avisou o antigo ministro na apresentação de um manifesto que propõe medidas para “salvar” o Serviço Nacional de Saúde. Lusa 30 de Junho de 2020, in 'Público'   ... 175 views Thu, 02 Jul 2020,

Comentários (0)

Rated 0 out of 5 based on 0 voters
There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Rate this post:
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Saúde

  • Criado em .
  • Visualizações: 68
Portugal com ‘stock’ e acesso imediato a medicamento remdesivir – Infarmed
Note 0 sur 5 Pour 0 votes

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
14, agosto 2020

COVID19. Autocarro 462 a “abarrotar” depois de supressão

em Cascais

por CASCAIS24

COVID19 Autocarro 462 a "abarrotar" depois da supressão de outra carreira 14 AGOSTO 2020 Não param as queixas dos utentes de algumas carreiras municipais de Cascais, por alegada falta de condições e de segurança no…
14, agosto 2020

Fogo noturno consome 1000m2 de mato entre Malveira da Serra e Guincho

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Redação 14 agosto 2020 Cerca de 1000m2 de mato foram consumidos por um incêndio que deflagrou esta quinta-feira, ao final da noite, na EN 247, na estrada que liga a Malveira da Serra…
14, agosto 2020

Marx e a concepção materialista da história

em Mundo

por José Carlos Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

Cássio Loredano Desde seus primeiros escritos Marx e Engels compreenderam que não há história sem a ação do ser humano, sem a praxis humana. 13 Agosto, 2020 José Carlos Ruy, em São Paulo   Hegel…
14, agosto 2020

Contra o fascismo não pode haver só sensatez!

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

Há uns meses atrás o gesto do jogador Marega fez notícia nos jornais e nos audiovisuais, mas não teve consequências: os energúmenos de Guimarães, que o ofenderam e forçaram a sair do campo continuam sem…
14, agosto 2020

Trabalhadores de grupo hoteleiro de luxo lutam contra precariedade

em Portugal

por AbrilAbril

Os trabalhadores do grupo JJW Hotels e Golf Resorts cumpriram dois dias de greve pelo pagamento dos salários em atraso e contra a degradação das condições de trabalho. Trabalhadores do grupo JJW Hotels & Golf…
14, agosto 2020

O Líbano deveria olhar para o Leste e descartar o ocidente

em Mundo

por resistir.info

por Pepe Escobar  Na medida em que o Covid-19 foi instrumentalizado pelos 0,001% a Covid-19 para engendrar um Grande Reinício ( Great Reset ), a explosão maciça do porto de Beirute já está a ser…
14, agosto 2020

Um vicio antigo

em Portugal

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

A mania das generalizações abusivas   Este editorial refere-se aos vetos presidenciais aos diplomas parlamentares que reduziram o númerode debates sobre temas europeus e elevaram o número de assinaturas exigido às petições.E nele Manuel Carvalho…
14, agosto 2020

Um “novo Plano Marshall” para a Europa. Mas não seria melhor um “novo New Deal” mundial?

em Mundo

por Brasil24/7

  É mais prudente e efetivo um novo consenso entre os países, organizando um “New Deal global”, com incentivos à economia e garantia de direitos sociais de forma ampla e universalizada, a fim não apenas…
14, agosto 2020

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

em Portugal

por ZAP in ZAP

Rodrigo Antunes / Lusa   As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira…
14, agosto 2020

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

em Mundo

por ZAP in ZAP

Massimo Percossi / EPA   Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o…
14, agosto 2020

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

em Portugal

por Lusa in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa A ministra da Cultura, Graça Fonseca Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o…
14, agosto 2020

Plano golpista para a Venezuela prossegue e apoia-se no narcotráfico

em Mundo

por AbrilAbril

O embaixador venezuelano na ONU denunciou que o plano golpista para a Venezuela, para o qual foram prometidas centenas de milhões de dólares, continua activo apesar do seu falhanço inicial. Samuel Moncada é, desde Dezembro…
14, agosto 2020

Família de ativista saudita teme que esteja a ser torturada na prisão

em Mundo

por ZAP in ZAP

Unknown / Wikimedia A ativista saudita Loujain al-Hathloul Familiares de uma importante ativista dos direitos das mulheres da Arábia Saudita, detida desde maio de 2018, temem que esteja a ser torturada na prisão, uma vez…
14, agosto 2020

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

em Portugal

por ZAP in ZAP

António Pedro Santos / Lusa   A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de…
14, agosto 2020

Como a Rússia desenvolveu a vacina contra Covid-19 tão rápido e quem poderá tomá-la?

em Mundo

por Brasil24/7

  "Essa vacina é realmente um feito. Um acontecimento raro na ciência, que deve ser comemorado", diz o virologista Feliks Ershov, do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, desenvolvedor da Sputnik V…
14, agosto 2020

Babuínos como nós

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Viriato Soromenho Marques, in Diário de Notícias, 08/08/2020) O grande filósofo grego Epitecto, escravizado e agredido pelo seu proprietário romano, secretário de Nero, lembra-nos como na humanidade o desprezo e o domínio dos outros não…
14, agosto 2020

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

em Portugal

por Lusa in ZAP

António Cotrim / Lusa A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30…
14, agosto 2020

Organizações progressistas defendem levantamento do embargo contra Cuba 

em Mundo

por AbrilAbril

O aumento das sanções «perversas e cruéis» contra Cuba levou mais de 130 organizações nos EUA a juntarem-se para defender o levantamento do embargo que dura há quase 60 anos. A Assembleia Geral das Nações…
14, agosto 2020

FALTA DE CIVISMO. Donos põem canídeos a defecar nos areais das praias e não limpam!

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 13 agosto 2020 Os areais de algumas praias de Cascais têm vindo a ser conspurcados pelas fezes de canídeos, libertados pelos donos, que depois não limpam a porcaria. Um dos exemplos é o…
14, agosto 2020

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

em Portugal

por ZAP in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete…
14, agosto 2020

são poucos, mas são nazis

em Portugal

por Dois Dedos de Conversa

Depois de ter anunciado que no dia 8.8 (88 -> hh -> heil hitler) ia acontecer alguma coisa grande, depois de nesse dia dúzia e meia de mascarados terem levado a cabo uma acção de…
14, agosto 2020

A escolha da senadora Kamala Harris

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Reprodução A escolha da senadora Kamala Harris como vice de Joe Biden, o anúncio pelo Rússia da primeira vacina contra Covid-19, a exclusão da Venezuela da Cúpula pela Amazônia e as manifestações no Líbano e…

Últimos posts (Conversando à beira-mar)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades

página no Facebook

" data-width="500px" data-height="4000px" data-tabs="timeline" data-hide-cover="0" data-show-facepile="1" data-small-header="0" data-adapt-container-width="1">
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate