• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Está a gastar mais dinheiro no supermercado? Não é impressão sua

Está a gastar mais dinheiro no supermercado? Não é impressão sua

Sem prejuízo de comerem mais em casa, alguns portugueses sentiram que os preços dos alimentos terão aumentado durante a pandemia. Uma análise do ECO mostra que é mais do que simples perceção.

 
 
 

Todos os dias, milhões de portugueses vão aos hipermercados para abastecer a despensa lá de casa. Ninguém vive sem comer e a pandemia não extinguiu esta espécie de “ritual”. Porém, nem tudo está igual. É preciso usar máscara para prevenir a Covid-19 e as entradas são constantemente controladas por seguranças.

Mas olhando para o talão das compras, muitos consumidores também se aperceberam de que outra coisa terá mudado. Sem prejuízo de estarem a adquirir mais coisas, uma vez que também passaram a consumir mais refeições em casa devido ao confinamento, os preços de alguns produtos aparentam estar mais caros.

Quem acredita ter visto a “fatura” da mercearia a aumentar terá sido surpreendido pela última atualização da inflação pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo o organismo oficial de estatística, os preços em Portugal terão caído no mês do desconfinamento, com o índice de preços no consumidor (IPC) a apresentar o valor de -0,7% em maio. Ou seja, terá havido deflação, isto é, uma redução generalizada dos preços.

Numa primeira análise, os dados parecem desmentir a perceção que muitas famílias tiveram de que as coisas ficaram mais caras nos meses da pandemia. Mas será mesmo assim? O ECO foi procurar saber, afinal, o que se passou para esta perceção se ter instalado entre muitos portugueses.

Um “mergulho” nos dados do INE coloca a descoberto uma realidade de subida generalizada dos preços dos bens alimentares em abril, seguido de recuos em cadeia, ou seja, entre abril e maio. Foi o efeito dos combustíveis que levou o IPC para terreno negativo no mês passado, porque, no que toca aos alimentos, a tendência é mesmo de subida.

É o próprio INE que, em resposta ao ECO, confirma essa subida: “Efetivamente, o IPC apurou em abril um aumento generalizado de preços na maioria das subcategorias da classe dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, dos quais se destacam os produtos hortícolas e o peixe, crustáceos e moluscos”, afirma fonte oficial do instituto.

Dados adicionais cedidos ao ECO mostram que, em abril, os preços dos produtos hortícolas subiram 7,72% face a março, enquanto a subcategoria do peixe, crustáceos e moluscos registou um aumento de 3,61%. Em termos homólogos, as subidas foram de 6,48% e de 5,69%, respetivamente.

Não foram, porém, as únicas subcategorias a registarem aumentos no mês em que Portugal registou o pico da pandemia, embora a volatilidade histórica destas componentes da inflação seja um fator a ter em conta. No caso das frutas, os preços subiram 1,56% em abril face a março, e registaram nova subida em maio face a abril, de 6,7%.

Aumento de custos ajuda a explicar

Não é claro o motivo exato por detrás destes aumentos, mas os constrangimentos provocados pelo novo coronavírus na economia ajudam na explicação.

Veja-se o caso dos produtos hortícolas, uma subcategoria que abrange dezenas ou mesmo centenas de diferentes produtos, tais como batata, beringela ou alface. Em declarações ao ECO, Domingos dos Santos, presidente da Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), que representa fornecedores de todas as marcas de retalho nacionais, confirma que houve “um aumento dos custos em todos os processos”.

Admite, por isso, que as distribuidoras possam ter puxado pelos preços de alguns produtos de forma a mitigar o impacto nas margens de lucro. Mas nega que esses aumentos se verifiquem do lado do produtor. “Confirmo o aumento de custos na produção. Não há aumento de preço de venda pelo produtor, mas é possível que haja um aumento de preços ao consumidor”, indica, reiterando, ainda assim, não serem aumentos “generalizados”.

Dá como exemplo todo o processo desde a encomenda dos produtos pelas grandes superfícies ao transporte até às prateleiras dos hipermercados. Desde logo, um camionista, no passado, “chegava a central e ele próprio carregava as paletes. Agora, é preciso fazer procedimentos, desinfeção, monitorizar a temperatura corporal. Na própria central, as pessoas estão mais afastadas, algumas têm de fazer turnos”, explica.

Confirmo o aumento de custos na produção. Não há aumento de preço de venda pelo produtor, mas é possível que haja um aumento de preços ao consumidor. (Domingos dos Santos Presidente da FNOP)

 

No caso das carnes, o cenário é diferente. João Bastos, secretário-geral da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, garante que o preço no produtor até baixou no período da pandemia.

“Se a carne de porco está mais cara no retalho, não conseguimos encontrar justificações, uma vez que ao produtor o preço baixou (em termos médios) 30% no período compreendido entre a semana 11 e a semana 22 [9 de março a 31 de maio]. Nas semanas 23 e 24 [1 de junho a 14 de junho] já se assistiu à estabilização dos preços, prevendo-se que nas próximas semanas o preço pago ao produtor possa vir a subir mas nunca para níveis sequer próximos dos verificados no primeiro trimestre deste ano”, diz o responsável.

Contas feitas, havendo, o aumento será também no lado da distribuição, acredita: “Se efetivamente houve esse aumento dos preços ao consumidor, só podemos interpretar como um aproveitamento do apelo ao consumo de produtos nacionais para aumentar as margens de lucro na distribuição”, aponta.

O ECO contactou o Continente, que remeteu para a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED). No entanto, mesmo após insistência, não foi possível obter resposta da associação em tempo útil. Contactada, a Associação dos Comerciantes de Pescado também não respondeu. O grupo Dia, dono de insígnias como o Minipreço, não quis comentar, tal como o grupo Mosqueteiros, dono de insígnias como o Intermarché.

Contactado pelo ECO, o Pingo Doce não respondeu diretamente sobre o aumento de preços patente nos dados do INE. Mas a marca da Jerónimo Martins garantiu, contudo, que “não só manteve os seus preços desde o início da pandemia como até aumentou a sua dinâmica promocional”. “Durante abril e maio, o Pingo Doce lançou uma forte campanha promocional em televisão, com grandes promoções em várias categorias de produtos, ao mesmo tempo que divulgava e promovia os produtos nacionais”, sublinhou.

Certo é que o retalho vive um momento de pressão por causa da pandemia, à semelhança da generalidade das empresas, mas forçado a manter as portas abertas para que os portugueses possam ter comida na mesa. Isto traduz-se em mais custos, mas engana-se quem acredita que as grandes superfícies comerciais saíram beneficiadas de tudo isto. A última atualização do INE mostra que o índice de volume de negócios no comércio a retalho afundou 21,6% em abril, depois de uma queda de 5,6% em março.

Para esta variação negativa contribuiu uma queda de 34,3% nas vendas de produtos não alimentares, enquanto os produtos alimentares caíram bem menos: recuaram 5% em abril, depois de uma subida de 9% em março, mês marcado pelo “açambarcamento” de alguns produtos.

 

Ver original em 'ECO' na seguinte ligação:

https://eco.sapo.pt/2020/06/26/esta-a-gastar-mais-dinheiro-no-supermercado-nao-e-impressao-sua/

Artigos relacionados

Portugal da fraude |  Dispara venda de máscaras com certificação falsa...
Portugal da fraude | Dispara venda de máscaras com certificação falsa...    "Não há nenhuma máscara certificada que resista a 25 lavagens, muito menos a 50 e ainda menos a 90",... 77 views Wed, 29 Apr 2020, 18:13:56
VACINAS, O GRANDE NEGÓCIO DO SÉCULO
VACINAS, O GRANDE NEGÓCIO DO SÉCULO                                   ... 96 views Mon, 13 Apr 2020, 13:29:55
Hospitais privados disponíveis para fazer negócio à conta do Covid-19*
Hospitais privados disponíveis para fazer negócio à conta do Covid-19* (Comentário: É triste constatar que há quem ponha o negocismo acima de quaisquer valores humanos. Quem ouviu Óscar... 67 views Tue, 17 Mar 2020, 17:35:00
BIG PHARMA PREPARA-SE PARA LUCRAR COM O CORONAVÍRUS
BIG PHARMA PREPARA-SE PARA LUCRAR COM O CORONAVÍRUS     Sharon Lerner | The Intercept   À MEDIDA QUE O NOVO CORONAVÍRUS espalha doenças, mortes ... 143 views Sun, 15 Mar 2020, 01:02:02
Portugal | Os golos não têm cor
Portugal | Os golos não têm cor     Jornal de Notícias | editorial   Já tínhamos visto de tudo no futebol português. Na verdade, ... 78 views Mon, 17 Feb 2020, 20:32:29
Jardim à beira-esterco plantado!
Jardim à beira-esterco plantado!   Já temos lixo que chegue, não necessitamos de mais imundice, venha de onde vier, muito menos de “lixo suspeito... 202 views Sun, 09 Feb 2020, 01:01:44

Negócio

  • Criado em .
  • Visualizações: 66

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
02, julho 2020

CARTA DE BRAGA – “de pandemias, colibris e xadrez” por António Oliveira

em Portugal

por Administração web

Entendemos estar a viver o tempo em que se decide a sobrevivência do SNS – ou o defendemos, valorizamos e reforçamos ou, no embate e “desnatação” para os privados, vai-se tornar um sistema minimalista de…
02, julho 2020

Ex-ministro da Saúde Correia de Campos alerta para “dias difíceis” até Setembro

em Portugal

por Administração web

“Preparemo-nos para o que aí vem”, avisou o antigo ministro na apresentação de um manifesto que propõe medidas para “salvar” o Serviço Nacional de Saúde. Lusa 30 de Junho de 2020, in 'Público'    …
02, julho 2020

Intervenção da Ministra da Saúde na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução'

em Portugal

por Administração web

Intervenção da Ministra da saúde, Marta Temido, na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' realizada no Auditório do Infarmed, em Lisboa, no dia 30 de Junho.    
02, julho 2020

Intervenções na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução'

em Portugal

por Administração web

Intervenções de participantes na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' realizada no Auditório do Infarmed, em Lisboa, no dia 30 de Junho.    
02, julho 2020

Integração de cuidados por João Rodrigues

em Portugal

por Administração web

Intervenção de João Rodrigues na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' realizada no Auditório do Infarmed, em Lisboa, no dia 30 de Junho.    
02, julho 2020

Os profissionais da Saúde por João Oliveira

em Portugal

por Administração web

Intervenção de João Oliveira na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' realizada no Auditório do Infarmed, em Lisboa, no dia 30 de Junho.    
02, julho 2020

Financiamento e investimento no SNS por Ana Sofia Ferreira

em Portugal

por Administração web

Intervenção de Ana Sofia Ferreira na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' realizada no Auditório do Infarmed, em Lisboa, no dia 30 de Junho.  
02, julho 2020

Apresentação do Manifesto 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' por Isabel do Carmo

em Portugal

por Administração web

Intervenção de Isabel do Carmo na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' realizada no Auditório do Infarmed, em Lisboa, no dia 30 de Junho.    
02, julho 2020

A pandemia, evolução e perspetivas, estragos e recuperação do SNS por Filipe Froes

em Portugal

por Administração web

Intervenção de Filipe Froes na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' realizada no Auditório do Infarmed, em Lisboa, no dia 30 de Junho.    
02, julho 2020

Brasil: O FBI e a Lava Jato

em Mundo

por resistir.info

– A proximidade entre a PF e procuradores do Brasil com o FBI incluía "total conhecimento" das investigações sobre a Odebrecht – Agente que atuou em investigações da Lava-Jato no Brasil tornou-se chefe da Unidade…
02, julho 2020

EUA | Os distúrbios raciais e a tentação separatista

em Mundo

por Página Global

    Thierry Meyssan*   Os distúrbios raciais que se estendem hoje pelos EUA não ameaçam a integridade do território, mas poderão abrir a via para um confronto cultural entre as comunidades que partilham o…
02, julho 2020

CARTA DE BRAGA – “de pandemias, colibris e xadrez” por António Oliveira

em Portugal

por clara castilho in 'A Viagem dos Argonautas'

  Atrás desta pandemia, como talvez já tenha havido atrás de outras, está o modo como temos visto acumularem-se riquezas, dinheiros e bens materiais, usando mesmo as virtuais e actuais formas para as juntarem e…
02, julho 2020

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

em Mundo

por ZAP in ZAP

premier.gov.ru O presidente da Rússia, Vladimir Putin Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados…
02, julho 2020

Incêndios na Amazónia brasileira batem recorde de 13 anos em junho

em Mundo

por Rute Coelho

01/07/2020   O Brasil registou 2.248 focos de incêndio na Amazónia em junho deste ano, a maior taxa registada para aquele mês desde 2007, informaram hoje fontes oficiais. Dados recolhidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas…
02, julho 2020

OIT: desemprego bate recorde e já atinge 41 milhões na América Latina e no Caribe

em Mundo

por Brasil24/7

  247 - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmou, nesta quarta-feira, 1º, que a pandemia do coronavírus colocou América Latina e Caribe "em uma crise econômica e social sem precedentes", deixando "um recorde de…
02, julho 2020

Brasil ultrapassa a marca de 60 mil mortes por COVID-19, informa Ministério da Saúde

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© Folhapress / André Melo Andrade/Immagini De acordo com o balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (1º), o Brasil ultrapassou a marca de 60 mil mortes pela COVID-19. De acordo com a pasta,…
02, julho 2020

Jovem de 15 anos caiu nas rochas do Farol da Guia e foi resgatada com sucesso pela Estação Salva-Vidas

em Cascais

por CASCAIS24

Jovem, estabilizada, aguarda sob olhar atento dos Bombeiros e da Polícia Marítima chegada da embarcação Salva-Vidas Por Redação 01 julho 2020 Uma jovem, 15 anos, foi resgatada com sucesso, esta quarta-feira, à tarde, pela Estação…
02, julho 2020

Portugal com ‘stock’ e acesso imediato a medicamento remdesivir – Infarmed

em Portugal

por Felipe Sousa

01/07/2020     O Infarmed assegurou hoje que Portugal tem ‘stock’ disponível e reserva para uso imediato do medicamento remdesivir, que tem sido usado contra a covid-19, e que o laboratório não antecipa constrangimentos no…
02, julho 2020

FHC diz que não votou em Bolsonaro, mas é contra "derrubar quem foi eleito"

em Mundo

por Brasil24/7

(Comentário: É pena que este ex-presidente e ex membro da 'radical' Teoria da Dependência não tenha tido identica posição aquando do golpe que depôs a presidenta Dilma Roussef)   247 - O ex-presidente Fernando Henrique…
02, julho 2020

PSD defende saída da ministra da Saúde, PS elogia ação “positiva e atenta”

em Portugal

por Lusa in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O vice-presidente do PSD David Justino considerou hoje na TSF que a ministra da Saúde não tem condições para continuar no cargo, uma visão rejeitada pelo presidente do PS, que…
02, julho 2020

COMO É QUE SOMOS FEITOS ESCRAVOS DA BANCA E MEGA-CORPORAÇÕES?

em Mundo

por Manuel Banet

      O endividamento excessivo é o factor que vai condicionar negativamente - daqui para a frente- a saúde económica, e a saúde «senso sticto», das populações de quase todos os países. Os Estados,…
02, julho 2020

Crimes de Israel perante o Tribunal Penal Internacional

em Mundo

por Página Global

#Escrito em português do Brasil No mesmo contexto, deve-se enfatizar que o Estado da Palestina depositou o instrumento de adesão ao Tribunal Penal Internacional como Estado Parte, que entrou em vigor em 1 de abril de 2015.…
02, julho 2020

Já eles estão preparados para falar sobre tudo

em Portugal

por António Duarte

«Seja pela idade avançada, seja pela falta de preparação técnica, os professores não estão preparados para ensinar à distância. Esta é uma das conclusões de um estudo realizado pela Universidade Nova de Lisboa. O digital…
02, julho 2020

Biden não vai fazer comícios por causa da pandemia

em Mundo

por Lusa in ZAP

Jim Lo Scalzo / EPA   Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, vai seguir “as ordens dos médicos” que impedem a realização de comícios devido à pandemia da covid-19.   O candidato democrata à…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate