• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • É impossível retomar toda a atividade e assistir infetados sem mais meios , dizem médicos

É impossível retomar toda a atividade e assistir infetados sem mais meios , dizem médicos

Na perspetiva da Federação Nacional dos Médicos, antes da pandemia, o SNS já vivia "numa situação limite" em que "a rotina já significava grandes listas de espera".
 
"Estamos numa situação bastante complicada"
 
Por Lusa

Opresidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) alerta que se não forem contratados mais profissionais de saúde "é impossível" os médicos retomarem toda a atividade e ao mesmo tempo darem assistência aos doentes infetados com Covid-19.

Apesar de, "felizmente, em alguns locais a presença da infeção ativa pelo SARS-CoV-2 ser mínima, a Covid continua a fazer parte da vida diária das instituições hospitalares e dos centros de saúde", diz Noel Carrilho.

"Os médicos veem-se agora a braços com uma situação que é de terem de dar assistência a unidades viradas para a Covid ao mesmo tempo que é criada a expectativa de retomarem toda a atividade assistencial" e "compensar as listas de espera".

Contudo, "basta fazer umas contas simples para perceber que nada disto é possível de fazer sem meios".

"Não se pode com os mesmos meios fazer mais do que aquilo que se fazia e o que está a ser exigido é muito mais daquilo que se fazia" e não há "nenhum acrescento" de recursos médicos, afirma Noel Carrilho.

Antes da pandemia, o SNS já vivia "numa situação limite" em que "a rotina já significava grandes listas de espera" para cirurgia e consultas, doentes sem médico de família e médicos com "grandes listas de utentes que não lhes permitiam dar assistência" de uma "forma satisfatória".

"Agora, por maioria de razão, estamos numa situação bastante complicada e, portanto, quando é projetada essa expectativa de que as coisas estão a voltar ao normal - e é claro que as pessoas têm que ir ao médico, têm que ser assistidas -, a questão é que essa expectativa que está a ser criada é impossível de cumprir", salienta.

Noel Carrilho sublinhou que houve uma "contratação marginal" de profissionais durante a pandemia. Contudo, as condições que o SNS oferece neste momento não são atrativas para os médicos, que "seriam agora mais que nunca necessários".

Esta posição é partilhada pelo secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Jorge Roque da Cunha, afirmando que "há maior pressão por parte da procura e há uma menor capacidade por parte dos serviços de resposta, por isso, é essencial contratar os profissionais que não foram contratados nos últimos anos e arranjar maneira de virem trabalhar para o SNS".

"É necessário criar condições de motivação para os profissionais: não faz qualquer sentido depois de passar o que passámos não haja sequer uma medida simbólica - e nem estou só a falar de questões financeiras, apesar de serem importantes como ocorreu na França, na Alemanha - para compensar algumas pessoas que mudaram a sua vida e que estão exaustas", como por exemplo um ou dois dias de férias ou a flexibilização de horário.

Ao mesmo tempo, "é fundamental que os hospitais paguem a recuperação de listas de espera que são feitas no privado" e "investir seriamente na prevenção das doenças", preparando os serviços para o impacto que irá ocorrer com a gripe e a Covid-19, defendeu Roque da Cunha.

Por isso, defende, não estando a pandemia, com exceção de Lisboa e Vale do Tejo, numa situação que obrigue a uma concentração de meios, como ocorreu numa fase inicial, é essencial que se criem medidas para recuperar os atrasos.

E, apesar de haver "anúncios no Orçamento do Estado para que isso possa acontecer", "não é possível pensar" que seja apenas o SNS a fazer essa recuperação, porque os "médicos estão exaustos", tendo "a esmagadora maioria" já atingido o limite legal das 150 horas extraordinárias anuais.

Por outro lado, mais de 200 médicos reformaram-se nos primeiros quatro meses do ano, dos quais mais de 100 estavam no topo da carreira.

"É preciso ter noção que o problema existe e que não se resolve com propaganda, não se resolve com retórica, a ministra da Saúde tem que falar com os sindicatos, com os profissionais, tem de os motivar para fazer um esforço ainda maior porque se continuarmos assim as pessoas em determinado momento baixam os braços", lamenta Roque da Cunha.

 
Ver original em 'TSF' na seguinte ligação:

Artigos relacionados

Integração de cuidados por João Rodrigues
Integração de cuidados por João Rodrigues Intervenção de João Rodrigues na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' realizada no Auditório do Infa... 18 views Thu, 02 Jul 2020, 15:48:08
Parlamento aprova reforço do SNS
Parlamento aprova reforço do SNS Proposta dos comunistas prevê que se no prazo de 30 dias haja concursos para reforço dos hospitais. Baixas serão mais al... 23 views Tue, 30 Jun 2020, 13:21:49
Hoje a amanhã
Hoje a amanhã Dois debates, para os tempos que correm. Hoje, a partir das 18h00, organizado pelos Cidadãos por Lisboa, um debate o... 39 views Tue, 30 Jun 2020, 13:51:00
Greve na alimentação e limpeza hospitalar por direitos iguais
Greve na alimentação e limpeza hospitalar por direitos iguais O Governo equiparou as obrigações dos trabalhadores do SUCH àquelas dos trabalhadores da saúde para os integrar nos pl... 60 views Tue, 30 Jun 2020, 01:32:04
“Se o ministro puxou as orelhas à ministra teria razão”. Temido finta ...
“Se o ministro puxou as orelhas à ministra teria razão”. Temido finta ... (Comentário: A ministra da saúde é seguramente uma das mais valias do governo. Os inimigos do SNS há muito que tudo... 143 views Sat, 27 Jun 2020, 23:23:58
Administração Trump pede ao Supremo Tribunal que invalide ObamaCare
Administração Trump pede ao Supremo Tribunal que invalide ObamaCare 26/06/2020   A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, na noite de... 53 views Fri, 26 Jun 2020, 11:29:18

Saúde, Política de saúde

  • Criado em .
  • Visualizações: 10

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
02, julho 2020

Salvar o SNS – Estamos do lado da solução

em Portugal

por Administração web

Entendemos estar a viver o tempo em que se decide a sobrevivência do SNS – ou o defendemos, valorizamos e reforçamos ou, no embate e “desnatação” para os privados, vai-se tornar um sistema minimalista de…
02, julho 2020

Ex-ministro da Saúde Correia de Campos alerta para “dias difíceis” até Setembro

em Portugal

por Administração web

“Preparemo-nos para o que aí vem”, avisou o antigo ministro na apresentação de um manifesto que propõe medidas para “salvar” o Serviço Nacional de Saúde. Lusa 30 de Junho de 2020, in 'Público'    …
02, julho 2020

Intervenção da Ministra da Saúde na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução'

em Portugal

por Administração web

Intervenção da Ministra da saúde, Marta Temido, na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' realizada no Auditório do Infarmed, em Lisboa, no dia 30 de Junho.    
02, julho 2020

Intervenções na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução'

em Portugal

por Administração web

Intervenções de participantes na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' realizada no Auditório do Infarmed, em Lisboa, no dia 30 de Junho.    
02, julho 2020

Integração de cuidados por João Rodrigues

em Portugal

por Administração web

Intervenção de João Rodrigues na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' realizada no Auditório do Infarmed, em Lisboa, no dia 30 de Junho.    
02, julho 2020

Os profissionais da Saúde por João Oliveira

em Portugal

por Administração web

Intervenção de João Oliveira na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' realizada no Auditório do Infarmed, em Lisboa, no dia 30 de Junho.    
02, julho 2020

Financiamento e investimento no SNS por Ana Sofia Ferreira

em Portugal

por Administração web

Intervenção de Ana Sofia Ferreira na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' realizada no Auditório do Infarmed, em Lisboa, no dia 30 de Junho.  
02, julho 2020

Apresentação do Manifesto 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' por Isabel do Carmo

em Portugal

por Administração web

Intervenção de Isabel do Carmo na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' realizada no Auditório do Infarmed, em Lisboa, no dia 30 de Junho.    
02, julho 2020

A pandemia, evolução e perspetivas, estragos e recuperação do SNS por Filipe Froes

em Portugal

por Administração web

Intervenção de Filipe Froes na Conferência 'Salvar o SNS. Estamos do lado da solução' realizada no Auditório do Infarmed, em Lisboa, no dia 30 de Junho.    
02, julho 2020

Brasil: O FBI e a Lava Jato

em Mundo

por resistir.info

– A proximidade entre a PF e procuradores do Brasil com o FBI incluía "total conhecimento" das investigações sobre a Odebrecht – Agente que atuou em investigações da Lava-Jato no Brasil tornou-se chefe da Unidade…
02, julho 2020

EUA | Os distúrbios raciais e a tentação separatista

em Mundo

por Página Global

    Thierry Meyssan*   Os distúrbios raciais que se estendem hoje pelos EUA não ameaçam a integridade do território, mas poderão abrir a via para um confronto cultural entre as comunidades que partilham o…
02, julho 2020

CARTA DE BRAGA – “de pandemias, colibris e xadrez” por António Oliveira

em Portugal

por clara castilho in 'A Viagem dos Argonautas'

  Atrás desta pandemia, como talvez já tenha havido atrás de outras, está o modo como temos visto acumularem-se riquezas, dinheiros e bens materiais, usando mesmo as virtuais e actuais formas para as juntarem e…
02, julho 2020

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

em Mundo

por ZAP in ZAP

premier.gov.ru O presidente da Rússia, Vladimir Putin Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados…
02, julho 2020

Incêndios na Amazónia brasileira batem recorde de 13 anos em junho

em Mundo

por Rute Coelho

01/07/2020   O Brasil registou 2.248 focos de incêndio na Amazónia em junho deste ano, a maior taxa registada para aquele mês desde 2007, informaram hoje fontes oficiais. Dados recolhidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas…
02, julho 2020

OIT: desemprego bate recorde e já atinge 41 milhões na América Latina e no Caribe

em Mundo

por Brasil24/7

  247 - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmou, nesta quarta-feira, 1º, que a pandemia do coronavírus colocou América Latina e Caribe "em uma crise econômica e social sem precedentes", deixando "um recorde de…
02, julho 2020

Brasil ultrapassa a marca de 60 mil mortes por COVID-19, informa Ministério da Saúde

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© Folhapress / André Melo Andrade/Immagini De acordo com o balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (1º), o Brasil ultrapassou a marca de 60 mil mortes pela COVID-19. De acordo com a pasta,…
02, julho 2020

Jovem de 15 anos caiu nas rochas do Farol da Guia e foi resgatada com sucesso pela Estação Salva-Vidas

em Cascais

por CASCAIS24

Jovem, estabilizada, aguarda sob olhar atento dos Bombeiros e da Polícia Marítima chegada da embarcação Salva-Vidas Por Redação 01 julho 2020 Uma jovem, 15 anos, foi resgatada com sucesso, esta quarta-feira, à tarde, pela Estação…
02, julho 2020

Portugal com ‘stock’ e acesso imediato a medicamento remdesivir – Infarmed

em Portugal

por Felipe Sousa

01/07/2020     O Infarmed assegurou hoje que Portugal tem ‘stock’ disponível e reserva para uso imediato do medicamento remdesivir, que tem sido usado contra a covid-19, e que o laboratório não antecipa constrangimentos no…
02, julho 2020

FHC diz que não votou em Bolsonaro, mas é contra "derrubar quem foi eleito"

em Mundo

por Brasil24/7

(Comentário: É pena que este ex-presidente e ex membro da 'radical' Teoria da Dependência não tenha tido identica posição aquando do golpe que depôs a presidenta Dilma Roussef)   247 - O ex-presidente Fernando Henrique…
02, julho 2020

PSD defende saída da ministra da Saúde, PS elogia ação “positiva e atenta”

em Portugal

por Lusa in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O vice-presidente do PSD David Justino considerou hoje na TSF que a ministra da Saúde não tem condições para continuar no cargo, uma visão rejeitada pelo presidente do PS, que…
02, julho 2020

COMO É QUE SOMOS FEITOS ESCRAVOS DA BANCA E MEGA-CORPORAÇÕES?

em Mundo

por Manuel Banet

      O endividamento excessivo é o factor que vai condicionar negativamente - daqui para a frente- a saúde económica, e a saúde «senso sticto», das populações de quase todos os países. Os Estados,…
02, julho 2020

Crimes de Israel perante o Tribunal Penal Internacional

em Mundo

por Página Global

#Escrito em português do Brasil No mesmo contexto, deve-se enfatizar que o Estado da Palestina depositou o instrumento de adesão ao Tribunal Penal Internacional como Estado Parte, que entrou em vigor em 1 de abril de 2015.…
02, julho 2020

Já eles estão preparados para falar sobre tudo

em Portugal

por António Duarte

«Seja pela idade avançada, seja pela falta de preparação técnica, os professores não estão preparados para ensinar à distância. Esta é uma das conclusões de um estudo realizado pela Universidade Nova de Lisboa. O digital…
02, julho 2020

Biden não vai fazer comícios por causa da pandemia

em Mundo

por Lusa in ZAP

Jim Lo Scalzo / EPA   Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, vai seguir “as ordens dos médicos” que impedem a realização de comícios devido à pandemia da covid-19.   O candidato democrata à…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate