• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Sete arguidos acusados pela morte de Giovani Rodrigues em Bragança

Sete arguidos acusados pela morte de Giovani Rodrigues em Bragança

Luís Giovani / Facebook

Luís Giovani

O Ministério Público acusou esta segunda-feira de homicídio sete dos oito arguidos no caso Giovani, em Bragança, enquanto ao oitavo elemento atribui o crime de favorecimento por alegadamente ter escondido a arma do crime.

 

A acusação foi divulgada pela Procuradoria-Geral Distrital do Porto e consta de um despacho de 23 de junho do Ministério Público de Bragança, responsável pela investigação do caso que culminou na morte do estudante Giovani Rodrigues, em dezembro de 2019.

O despacho do Ministério Público saiu meio ano depois dos factos e a acusação recai sobre os oito detidos pela Polícia Judiciária (PJ), todos do concelho de Bragança, três dos quais encontram-se em prisão preventiva e quatro em casa com pulseira eletrónica.

O MP deduziu acusação contra cada um de sete dos suspeitos pela “prática de um crime de homicídio qualificado agravado, sendo um na forma consumada e três na forma tentada”.

A acusação entende que estes suspeitos agrediram Giovani e também os três amigos cabo-verdianos que o acompanhavam na noite dos factos. A dois destes arguidos, o Ministério Público imputa-lhes ainda “a prática de um crime de detenção de arma proibida”.

O oitavo arguido é acusado do crime de “favorecimento pessoal” por alegadamente “ter escondido, a pedido de um arguido, o pau com moca utilizado para a prática dos factos”.

O MP considerou que na noite de 21 de dezembro de 2019, entre as 02:30 e as 03:15, num estabelecimento de bar sito na cidade de Bragança, um dos arguidos e outro indivíduo que o acompanhava se desentenderam com os quatro jovens cabo-verdianos.

Na base do desentendimento, segundo a acusação, estará o facto de os arguidos “suporem que estes jovens estavam a assediar as suas namoradas, o que deu origem a uma escaramuça sanada pelos encarregados da segurança do dito estabelecimento”.

A versão do Ministério Público prossegue indicando que, já no exterior, os quatro jovens cabo-verdianos “se dirigiram de novo ao referido indivíduo e à sua namorada, com estes se travando de razões, o que motivou que ao local acorressem quatro dos arguidos, que se envolveram com os jovens em agressõesrecíprocas”.

Mais indiciou o Ministério Público que “pretendendo evitar as agressões, os quatro jovens fugiram do local a correr, vindo a ser intercetados por um outro arguido que lhes desferiu várias pancadas com um pau com uma moca numa das extremidades”.

De acordo com a acusação, “entretanto chegaram ao local aqueles quatro arguidos e ainda outros dois, um destes munido de uma soqueira metálica, tendo então, os sete, atuado concertadamente, agredindo os quatro jovens com pontapés, murros e pancadas desferidas com paus e com a soqueira”.

Giovani agredido com “murros, pontapés e paus”

O Ministério Público apurou que três dos jovens cabo-verdianos fugiram, “mas um deles (Giovani) foi rodeado pelos sete arguidos, sendo então agredido por todos, nomeadamente na cabeça, com mais murros e pontapés, pancadas com paus, a parte metálica de um cinto e uma soqueira, acabando prostrado no chão”.

O Ministério Público entende que “este jovem veio a sofrer lesões derivadas destas agressões que lhe provocaram a morte, ocorrida dez dias mais tarde” e que “era propósito dos arguidos que sucedesse o mesmo aos outros três, o que só não veio a acontecer por razões alheias à sua vontade”.

O estudante cabo-verdiano Giovani Rodrigues foi encontrado sozinho caído numa rua em Bragança a 21 de dezembro e acabou por morrer 10 dias depois, num hospital do Porto.

A morte do jovem, que tinha chegado à região há pouco mais de um mês para estudar na escola de Mirandela do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), motivou reações institucionais de Portugal e Cabo Verde. Os apelos à Justiça e à não violência traduziram-se também em marchas de homenagem ao jovem cabo-verdiano, a 11 de janeiro.

Tanto as autoridades policiais como judiciais vincaram “não ter sido apurado qualquer indício no sentido de os factos praticados pelos arguidos terem sido determinados por ódio racial ou gerado pela cor, origem étnica ou nacionalidade das vítimas”.

ZAP // Lusa

 

Ver original em 'ZAP aeiou' na seguinte ligação:

https://zap.aeiou.pt/sete-arguidos-acusados-pela-morte-giovani-rodrigues-braganca-332277

Tags:

Artigos relacionados

Portugal | Seis cadeias de supermercados acusadas de concertação de pr...
Portugal | Seis cadeias de supermercados acusadas de concertação de pr...     Pingo Doce, Modelo Continente, Auchan e Lidl estão entre as seis cadeias de distribuição alimentar a... 73 views Mon, 06 Jul 2020, 00:51:09
Casal de portugueses detido em Espanha por exploração e maus-tratos
Casal de portugueses detido em Espanha por exploração e maus-tratos  A polícia espanhola prendeu um homem e uma mulher naturais de Portugal por suspeitas de terem aliciado pes... 46 views Sat, 13 Jun 2020, 21:36:23
Líder de rede de tráfico humano com mil vítimas vivia em Portugal
Líder de rede de tráfico humano com mil vítimas vivia em Portugal   A Polícia espanhola desmantelou uma rede internacional que se dedicava ao tráfico de seres humanos e detev... 41 views Fri, 12 Jun 2020, 16:52:34
PJ investiga morte de Paulo Marcelino com família a afastar hipótese d...
PJ investiga morte de Paulo Marcelino com família a afastar hipótese d... SEGURANÇA Por Valdemar Pinheiro 10 junho 2020 A Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa e Vale ... 116 views Fri, 12 Jun 2020, 17:46:27
Prisão preventiva para três suspeitos no caso da morte de Giovani Rodr...
Prisão preventiva para três suspeitos no caso da morte de Giovani Rodr... Luís GiovaniO Tribunal de Bragança decidiu esta quarta-feira sujeitar a prisão preventiva os três suspeitos no c... 160 views Thu, 11 Jun 2020, 00:01:00
Detidos mais três suspeitos da morte de Giovani Rodrigues
Detidos mais três suspeitos da morte de Giovani Rodrigues Luís GiovaniA Polícia Judiciária anunciou, esta segunda-feira, que foram detidos mais três suspeitos de estare... 137 views Mon, 08 Jun 2020, 17:06:07

Crime

  • Criado em .
  • Visualizações: 22

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
08, julho 2020

PSP apanha assaltante de moradia escondido debaixo de cama

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 07 julho 2020 Um jovem, 24 anos, foi detido este domingo, à noite, por agentes da PSP da 51ª Esquadra (Estoril), escondido debaixo de uma cama, no quarto da moradia que estava a…
08, julho 2020

Especialistas denunciam manobras do governo Bolsonaro para privatizar a Petrobrás

em Mundo

por Brasil24/7

  Rede Brasil Atual - O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa uma liminar para impedir a venda pela estatal de duas refinarias. Segundo especialistas, o governo Bolsonaro tenta uma manobra de transformar refinarias em subsidiárias…
08, julho 2020

EUA expulsarão alunos estrangeiros que só têm aulas pela internet

em Mundo

por Brasil24/7

  Reuters - Os alunos estrangeiros nos Estados Unidos, que chegam a centenas de milhares, terão que deixar o país se suas aulas só ocorrerem pela internet durante o outono no Hemisfério Norte, disse uma…
08, julho 2020

Universidade do Minho volta a ter praxe presencial em julho

em Portugal

por ZAP in ZAP

[Comentário: Tristes 'jovens' tão serôdios a quererem 'redescobrir' uma iníqua tradição numa Universidade que nunca a teve. Precisam de inventar uma pseudo-tradição para superarem complexos? As chamadas praches baseiam-se nos piores traços de comportamento e…
08, julho 2020

Padres e ex-seminarista negros relatam racismo dentro da Igreja Católica

em Mundo

por Rute Coelho

Matheus Moreira - 07/07/2020   Pastoral Afro-Brasileira estima que apenas 2,7% dos padres no Brasil sejam negros No dia 7 dezembro de 2010, o padre Geraldo Natalino, conhecido como padre Gegê, foi selecionado para ser…
08, julho 2020

OCDE. Metade dos trabalhadores portugueses em risco de infeção

em Portugal

por Rute Coelho

07/07/2020   O número é avançado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, que cita resultados de um estudo – ainda por publicar – que mostra que em 24 dos 38 países membros da…
08, julho 2020

Governo vai lançar nova linha de crédito de mil milhões de euros para micro e pequenas empresas

em Portugal

por ZAP in ZAP

Tiago Petinga / Lusa   O ministro da Economia anunciou esta terça-feira a abertura, “na semana de dia 20”, de uma nova linha de crédito de mil milhões de euros dirigida a micro e pequenas…
08, julho 2020

Afinal, Medina não quer acabar com a “galinha dos ovos de ouro” de Lisboa

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa   O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, não pretende, afinal, acabar com o AirBnB na capital. A ideia surgiu no título de um artigo do jornal inglês The…

BRUTAL…

em Mundo

13 acessos

08, julho 2020

BRUTAL…

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

Número de casos de covid-19 na Venezuela aumenta de forma brutal em 10 dias Agência Lusa 24 mai 2020     HOJE 7 de JULHO 2020   Brasil Confirmados 1 626 071 Mais 20 229     Recuperados    …
08, julho 2020

Movimento “pró-democracia” de Hong Kong faz aliança com políticos da extrema-direita dos EUA que buscam esmagar o Black Lives Matter

em Mundo

por Ana Flávia da Cruz

Uma figura proeminente “pró-democracia” de Hong Kong, Jimmy Lai, vem condenando protestos de âmbito nacional nos Estados Unidos contra a brutalidade policial e o racismo sistêmico, cujo gatilho foi o assassinato de um homem afro-americano,…
07, julho 2020

Crise económica ignorada pelo Governo

em Portugal

por Eugénio Rosa in 'O TORNADO'

7 Julho, 2020 Eugénio Rosa   Estudo Uma crise económica, com consequências sociais, que o Governo ainda não compreendeu ou que tenta disfarçar, mas que pode ter efeitos ainda mais devastadores face ao comportamento Governamental:…
07, julho 2020

“Temos que puxar pelo Algarve”, diz Marcelo Rebelo de Sousa

em Portugal

por Guilherme Rego

(Comentário: A hiperdependência perante o negócio do turismo revela uma economia doente. eum país sem estratégia de desenvolvimento independente)   07/07/2020   O presidente da República quis ouvir autarcas e setor turístico do Algarve sobre…
07, julho 2020

Novo coronavírus já existia no mundo inteiro antes de surgir na China, diz especialista da Universidade de Oxford

em Mundo

por XINHUA Português

Londres, 7 jul (Xinhua) -- O novo coronavírus já existia em todo o mundo e eclodiu quando e onde as condições favoreceram, e não se originou na China, afirmou o Dr. Tom Jefferson, professor associado…
07, julho 2020

Casos de COVID-19 ultrapassam 2,9 milhões nos EUA, diz Universidade Johns Hopkins

em Mundo

por XINHUA Português

Nova York, 6 jul (Xinhua) -- O número de casos da COVID-19 nos Estados Unidos superou nesta segunda-feira 2,9 milhões, para chegar a 2.910.023 até às 14h34 (1834 GMT), indicou o Centro de Ciência e…
07, julho 2020

Em carta a Zuckerberg, PT denuncia bloqueio de contas do partido no Whatsapp

em Mundo

por Brasil24/7

  247 – A deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do partido, denunciou nesta segunda-feira, 6 de julho, o bloqueio do canal de transmissão mantido pela legenda junto ao WhatsApp, empresa pertencente ao Facebook, para…
07, julho 2020

Polémica com os artigos de opinião da Universidade Nova: diretor diz que o assunto foi discutido ...

em Portugal

por Notícias Google

06.07.2020 Isabel Leiria  in Expresso Publicação de artigos de opinião de professores da Nova SBE com determinadas posições contrárias à matriz mais liberal suscitaram discussão entre catedráticos da escola. Daniel Traça, diretor da escola, diz…
07, julho 2020

China pede que EUA parem com manobras políticas sobre COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

  Beijing, 7 jul (Xinhua) -- Refutando as críticas difamatórias dos políticos norte-americanos, a China exigiu nesta segunda-feira que os Estados Unidos respeitem os fatos e parem com as manobras políticas em relação à COVID-19.…
07, julho 2020

Brasil registra mais de 65 mil mortes por COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Rio de Janeiro, 6 jul (Xinhua) -- O Brasil confirmou mais 620 óbitos causados pela COVID-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de mortes pela doença para 65.487, segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira…
07, julho 2020

Há tiros na água que fazem muito barulho

em Mundo

por Ricardo Oliveira Duarte

Ricardo Oliveira Duarte - 07/07/2020   No dia em que apresentou a demissão, na comunicação que fez ao país, Sérgio Moro acusou o Presidente Jair Bolsonaro de interferência na Polícia Federal (PF). Alguns dias mais…
07, julho 2020

Ladrões de carros capturados nas falésias são suspeitos de assaltos que renderam mais de 13 mil euros

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Valdemar Pinheiro 07 julho 2020 Os dois jovens, detidos esta sexta-feira, no final de uma perseguição alucinante, que terminou nas falésias da Guia, com um cerco por terra e mar, que mobilizou GNR,…
07, julho 2020

Jair Bolsonaro diz que está com sintomas de Covid-19

em Mundo

por Filipe Sousa

Filipe Sousa - 06/07/2020     A CNN Brasil noticiou que foi o próprio presidente brasileiro que confirmou a informação e que está a tomar hidroxicloroquina. Jair Bolsonaro cancelou a agenda presidencial para o resto…
07, julho 2020

Impedir a reprivatização da Efacec

em Portugal

por AbrilAbril

A indústria transformadora continua a ser o esteio das economias mais desenvolvidas, seja a nível europeu ou mundial, como atesta a realidade económica dos últimos 150 anos. Créditos / NTech News A constatação levou o…
07, julho 2020

Mensagem aos leitores de Hong Kong

em Mundo

por resistir.info

– Como vendemos a União Soviética e a Checoslováquia por sacos de plástico por Andre Vltchek Esta foi uma história que, durante meses, quis partilhar com os jovens leitores de Hong Kong. Parece-me ser agora…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate