• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • PCP avança com candidatura própria às presidenciais

PCP avança com candidatura própria às presidenciais

José Sena Goulão / Lusa

 

Jerónimo de Sousa anunciou, este domingo, que o PCP vai avançar com um candidato próprio às eleições presidenciais de janeiro de 2021.

 

O secretário-geral do PCP anunciou que o Comité Central do partido decidiu apresentar candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e recusou-se a comentar a manifestação do Chega, alegando que não contribui para esse peditório.

As posições foram transmitidas por Jerónimo de Sousa em conferência de imprensa, durante a qual confirmou a intenção de o PCP apresentar o seu candidato presidencial já em setembro, mesmo antes da realização do congresso do partido, que se realiza no final de novembro, em Loures.

Questionado se poderá concorrer pela terceira vez em eleições presidenciais, Jerónimo de Sousa afastou essa possibilidade, alegando que o seu partido “encontrará mais e melhores soluções para uma batalha tão difícil”.

O perfil do candidato comunista é o de alguém “que parta do cumprimento da Constituição da República e da afirmação dos valores de Abril, e que combata as desigualdades e lute pelos direitos de quem trabalha”. “Tendo em conta esta batalha, vai ser um bom ou uma boa candidata, mas o Comité Central ainda não assumiu o nome do camarada ou da camarada que vai assumir essa grande responsabilidade”, disse.

Em relação ao próximo congresso, nesta reunião foram aprovados “os critérios e o processo para a elaboração da lista do Comité Central a eleger.

Por outro lado, ainda no plano interno, foi apontada “a necessidade da planificação, desde já, da terceira fase de preparação do congresso, a partir de final de setembro, “de modo a assegurar o máximo envolvimento e participação dos membros do partido e garantir a justa e necessária orientação dos comunistas portugueses para enfrentar os exigentes desafios dos tempos complexos que se vivem”.

Na conferência de imprensa, Jerónimo de Sousa foi questionado sobre a manifestação realizada no sábado pelo Chega, em Lisboa, mas disse que não daria “para o peditório de algumas forças que se apresentam por aí agora no terreno”. “Em 1974, era muito mais difícil”, comentou, numa alusão à extrema-direita em Portugal.

O líder comunista repudiou depois o racismo e a xenofobia e considerou que em Portugal “existem claramente episódios racistas”.

“Mas com segurança afirmo que o povo português não é racista na sua maioria. Quanto ao PCP, é preciso que se saiba que antes do 25 de Abril de 1974 ser contra o colonialismo era crime. E só havia um partido que era criminalizado por isso: O PCP. Mantemos esse posicionamento de solidariedade com os povos, contra o colonialismo, contra o racismo e xenofobia”, acrescentou.

ZAP // Lusa

 

Ver original em 'ZAP aeiou' na seguinte ligação:

https://zap.aeiou.pt/pcp-candidatura-propria-presidenciais-332257

Artigos relacionados

PCP não aprova o Orçamento Suplementar
PCP não aprova o Orçamento Suplementar Os comunistas chumbam um Orçamento que prolonga «o corte de salários a centenas de milhares de trabalhadores e canaliz... 58 views Fri, 03 Jul 2020, 01:50:05
PCP quer salários a 100% e proibir despedimentos para viabilizar OE Su...
PCP quer salários a 100% e proibir despedimentos para viabilizar OE Su...  O PCP impôs algumas condições para garantir a viabilização do Orçamento Suplementar na especialidade. Os c... 18 views Thu, 18 Jun 2020, 16:05:37
Jerónimo de Sousa diz que não vê incompatibilidade em Mário Centeno no...
Jerónimo de Sousa diz que não vê incompatibilidade em Mário Centeno no...  O líder do PCP deu uma entrevista à TSF, esta terça-feira, na qual abordou vários temas da atualidade... 168 views Tue, 16 Jun 2020, 17:24:54
PCP vai propor nacionalização da Efacec no Parlamento
PCP vai propor nacionalização da Efacec no Parlamento  O PCP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar no parlamento uma proposta de controlo público da Eface... 102 views Fri, 12 Jun 2020, 18:07:20
«Estes são problemas para os quais urge dar resposta, porque eles tran...
«Estes são problemas para os quais urge dar resposta, porque eles tran... «Sim, é preciso continuar a agir para salvaguardar a saúde e a vida dos portugueses. Para isso apresentámos um Plano... 132 views Mon, 08 Jun 2020, 16:36:28
No primeiro comício pós-covid, Jerónimo disse não ter “ilusões” quanto...
No primeiro comício pós-covid, Jerónimo disse não ter “ilusões” quanto...  O líder do PCP admitiu, este domingo, que não tem ilusões quanto à eficácia no “curto prazo” para o plano ... 112 views Mon, 08 Jun 2020, 17:25:44

Partido Comunista Português

  • Criado em .
  • Visualizações: 45

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
08, julho 2020

OMS admite transmissão pelo ar e recomenda evitar aglomerações

em Mundo

por Filipe Sousa

07/07/2020   A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu hoje haver novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar e recomendou medidas como evitar espaços fechados e uso de máscara. Depois de…
08, julho 2020

UMA CRISE ECONÓMICA, COM CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS, QUE O GOVERNO AINDA NÃO COMPREENDEU OU QUE TENTA DISFARÇAR, MAS QUE PODE TER EFEITOS AINDA MAIS DEVASTADORES FACE AO COMPORTAMENTO GOVERNAMENTAL: o governo…

em Portugal

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

 Eugénio Rosa, edr2@netcabo.pt , 6/7/2020 Ver original em 'A viagem dos Argonautas' na seguinte ligação: https://aviagemdosargonautas.net/2020/07/07/uma-crise-economica-com-consequencias-sociais-que-o-governo-ainda-nao-compreendeu-ou-que-tenta-disfarcar-mas-que-pode-ter-efeitos-ainda-mais-devastadores-face-ao-comportamento-governamental-o-gove/
08, julho 2020

Salgado acusa Banco de Portugal de “deslealdade” e “desonestidade”

em Portugal

por Lusa in ZAP

José Sena Goulão / Lusa   Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter…
08, julho 2020

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

em Portugal

por ZAP in ZAP

partidosocialista / Flickr Mariana Mortágua, Bloco de Esquerda Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021.   Em entrevista…
08, julho 2020

De Miguel Carvalho

em Portugal

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

Um trabalho notável 608 páginas   Ver original em "O Tempo das Cerejas" (aqui)
08, julho 2020

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

em Mundo

por ZAP in ZAP

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida…
08, julho 2020

“Estavam prontos para bater”. Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

em Mundo

por Lusa in ZAP

rdss400 / Instagram Ricardo dos Santos O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e…
08, julho 2020

Norte-americanos estão se afastando do 1º mundo, analisa mídia

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Mike Segar A sociedade norte-americana é cada vez mais desigual, e vários de seus indicadores socioeconômicos parecem cada vez mais distantes dos bons resultados obtidos pelos países europeus de alta renda. É…
08, julho 2020

Racismo, a estratégia de um troll

em Portugal

por span itemprop="author creator" itemprop="name" data-byline-name=""

Este conceito é bastante utilizado politicamente, ajudando a eleger governos um pouco por todo o mundo. Com o recurso a estas técnicas, candidatos apagados ou de baixo relevo conseguem ganhar notoriedade. Créditos / DriverMax Em…
08, julho 2020

Torpedo bipartidário contra o Acordo para o Afganistão, Manlio Dinucci

em Mundo

por Manlio Dinucci in Rede Voltaire

Centenas de milhares de vítimas civis, mais de 2.400 soldados americanos mortos (e mais um número desconhecido de feridos), cerca de 1 trilião de dólares gastos: este é, em síntese, o orçamento dos 19 anos…
08, julho 2020

“Fracasso” no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

em Mundo

por Lusa in ZAP

Gali Tibbon / Afp Pool   Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o “fracasso” das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão.…
08, julho 2020

Soleimani foi assassinado de forma “ilegal e arbitrária”, considera perita da ONU

em Mundo

por ZAP in ZAP

(h) Iranian Supreme Leader's Office / EPA   A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque.   Uma especialista da ONU concluiu que…
08, julho 2020

«Tudo mudou na escola, mas a barreira dos Exames ficou»

em Portugal

por AbrilAbril

O AbrilAbril conversou com três estudantes, activistas do movimento «Exames não», sobre as desigualdades que pautaram os últimos meses, no percurso escolar de muitos jovens. Acção de protesto contra os Exames Nacionais em Setúbal, 26…
08, julho 2020

EUA sancionam hoje 'Irã e Venezuela' e amanhã 'China, Rússia e Alemanha', afirma parlamentar

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© Sputnik / Aleksei Filippov Um político venezuelano opina que o que Washington está fazendo com países como Irã ou Venezuela poderá ser aplicado no futuro a outros países se não houver resposta às ações…
08, julho 2020

A Nova SBE não é o Welton College

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Nuno Serra)

«Com questões desta magnitude em causa - que raio de faculdade pública é esta em que os contratos de patrocínio são secretos, o diretor é administrador de um dos bancos mecenas e um professor aparece…
08, julho 2020

PSP apanha assaltante de moradia escondido debaixo de cama

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 07 julho 2020 Um jovem, 24 anos, foi detido este domingo, à noite, por agentes da PSP da 51ª Esquadra (Estoril), escondido debaixo de uma cama, no quarto da moradia que estava a…
08, julho 2020

Especialistas denunciam manobras do governo Bolsonaro para privatizar a Petrobrás

em Mundo

por Brasil24/7

  Rede Brasil Atual - O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa uma liminar para impedir a venda pela estatal de duas refinarias. Segundo especialistas, o governo Bolsonaro tenta uma manobra de transformar refinarias em subsidiárias…
08, julho 2020

EUA expulsarão alunos estrangeiros que só têm aulas pela internet

em Mundo

por Brasil24/7

  Reuters - Os alunos estrangeiros nos Estados Unidos, que chegam a centenas de milhares, terão que deixar o país se suas aulas só ocorrerem pela internet durante o outono no Hemisfério Norte, disse uma…
08, julho 2020

Universidade do Minho volta a ter praxe presencial em julho

em Portugal

por ZAP in ZAP

[Comentário: Tristes 'jovens' tão serôdios a quererem 'redescobrir' uma iníqua tradição numa Universidade que nunca a teve. Precisam de inventar uma pseudo-tradição para superarem complexos? As chamadas praches baseiam-se nos piores traços de comportamento e…
08, julho 2020

Padres e ex-seminarista negros relatam racismo dentro da Igreja Católica

em Mundo

por Rute Coelho

Matheus Moreira - 07/07/2020   Pastoral Afro-Brasileira estima que apenas 2,7% dos padres no Brasil sejam negros No dia 7 dezembro de 2010, o padre Geraldo Natalino, conhecido como padre Gegê, foi selecionado para ser…
08, julho 2020

OCDE. Metade dos trabalhadores portugueses em risco de infeção

em Portugal

por Rute Coelho

07/07/2020   O número é avançado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, que cita resultados de um estudo – ainda por publicar – que mostra que em 24 dos 38 países membros da…
08, julho 2020

Governo vai lançar nova linha de crédito de mil milhões de euros para micro e pequenas empresas

em Portugal

por ZAP in ZAP

Tiago Petinga / Lusa   O ministro da Economia anunciou esta terça-feira a abertura, “na semana de dia 20”, de uma nova linha de crédito de mil milhões de euros dirigida a micro e pequenas…
08, julho 2020

Afinal, Medina não quer acabar com a “galinha dos ovos de ouro” de Lisboa

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa   O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, não pretende, afinal, acabar com o AirBnB na capital. A ideia surgiu no título de um artigo do jornal inglês The…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate