• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Termas Romanas de Évora vão ter um centro interpretativo

Termas Romanas de Évora vão ter um centro interpretativo

Descobertas em escavações recentes levaram a Câmara de Évora a querer valorizar o «sítio arqueológico mais importante» do centro histórico da cidade com um centro interpretativo.

CréditosNuno Veiga / Agência Lusa

Nas escavações foi encontrada «uma nova sala», que se pensa ter sido o «frigidarium (zona de banhos frios)», o que «altera com uma grande percentagem a interpretação que se tem feito» do espaço, revelou à agência Lusa o arqueólogo coordenador, José Rui Santos.

«O edifício tem um ritual de passagem. Ou seja, inicia-se nos banhos frios e, gradualmente, vai-se para os banhos quentes, de vapor e de alta temperatura e foi esse ponto importante que acrescentámos agora», sublinhou.

Nestes trabalhos, relatou, foram também encontradas «estratigrafias e espólios arqueológicos móveis», que fornecem «boas informações», nomeadamente sobre «o revestimento das salas, todas em mármore, e a cerâmica, que veio da Península Itálica».

Encontradas «por acaso» no final dos anos 80 do século passado, as Termas Romanas de Évora situam-se na zona central do edifício dos Paços do Concelho, na Praça do Sertório, no centro histórico da cidade alentejana.

Por essa altura, durante obras para a instalação de um bar no espaço que actualmente é ocupado pelo arquivo, contou José Rui Santos, «foi encontrado o laconicum (zona de banhos de vapor)» e, posteriormente, o sítio foi «intervencionado e foi-se descobrindo mais e mais».

Para o arqueólogo que coordena os trabalhos, as termas romanas são «o sítio arqueológico mais importante do centro histórico de Évora», uma vez que, «dos que estão visíveis» na cidade, este tem «grande destaque».

José Rui Santos explicou que o Templo Romano de Évora é «um edifício, um elemento arquitectónico e não pode ser entendido como um sítio arqueológico», sublinhando que existem outros lugares com interesse arqueológico, mas situam-se em espaços particulares.

Também em declarações à Lusa, o vereador da Câmara de Évora com o pelouro da Cultura, Eduardo Luciano, revelou que o município está a preparar um projecto que vai permitir «criar um centro interpretativo» deste sítio arqueológico.

«O projecto final será o de tornar o espaço visitável com informação que permita interpretar aquilo que se passava nas termas», adiantou, frisando que a Câmara Municipal de Évora pretende também resolver o problema das coberturas, que são de amianto.

Promovidas pelo município alentejano, as escavações arqueológicas nas Termas Romanas de Évora começaram em Setembro de 2019, sob direcção científica de técnicos municipais e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

Segundo a autarquia, os vestígios agora encontrados «atestam várias reestruturações do edifício termal, espaçadas em cronologias que vão do século I d.C. (data fundacional) até ao século IV, em contexto de ocupação romana».

O trabalho realizado tem sido alvo de registo fotogramétrico para proporcionar «uma maior celeridade no acesso aos dados arqueológicos» e a possibilidade de «divulgação futura ao público».

Actualmente em estudo, o espólio recolhido ficará em depósito na Reserva Arqueológica Municipal, tendo sido iniciadas diligências para o seu registo digital e musealização, adiantou a autarquia.

As estimativas indicam que a estrutura do complexo termal poderia chegar quase aos 2500 metros quadrados.

 

Com agência Lusa

 

Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/local/termas-romanas-de-evora-vao-ter-um-centro-interpretativo

Artigos relacionados

Rota do Megalitismo passa por Montemor-o-Novo
Rota do Megalitismo passa por Montemor-o-Novo Integrada nas Rotas do Touring Cultural do Alentejo e Ribatejo, a Rota do Megalitismo apresenta percursos onde se enco... 32 views Tue, 07 Jul 2020, 00:59:28
Freguesias rurais de Évora estão sem médico desde Março
Freguesias rurais de Évora estão sem médico desde Março O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) exige a reabertura urgente dos serviços de saúde nas freguesias ru... 150 views Wed, 10 Jun 2020, 23:48:14
Câmara de Montemor-o-Novo exige reposição de serviços públicos
Câmara de Montemor-o-Novo exige reposição de serviços públicos Numa tomada de posição aprovada por unanimidade, a Câmara Municipal montemorense afirma ser «urgentíssimo e crucial o ... 58 views Sun, 07 Jun 2020, 15:35:27
Arqueólogos criticam demolição de antiga escola da Sobreda
Arqueólogos criticam demolição de antiga escola da Sobreda O Centro de Arqueologia de Almada critica o desaparecimento da antiga Escola Primária da Sobreda, situada na faixa de ... 80 views Sat, 09 May 2020, 13:52:21
Câmara de Évora obrigada a devolver milhões de euros cobrados a fundos...
Câmara de Évora obrigada a devolver milhões de euros cobrados a fundos... A Câmara de Évora devolveu dois milhões de euros do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) ... 47 views Wed, 11 Dec 2019, 12:40:40
Câmara de Montemor-o-Novo subscreve Manifesto em Defesa na Cultura no ...
Câmara de Montemor-o-Novo subscreve Manifesto em Defesa na Cultura no ... Em causa está a divulgação dos resultados dos apoios públicos às artes, que deixam de fora estruturas artísticas do co... 75 views Sun, 08 Dec 2019, 15:37:54

Alentejo, Património

  • Criado em .
  • Visualizações: 189

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
08, julho 2020

OMS admite transmissão pelo ar e recomenda evitar aglomerações

em Mundo

por Filipe Sousa

07/07/2020   A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu hoje haver novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar e recomendou medidas como evitar espaços fechados e uso de máscara. Depois de…
08, julho 2020

UMA CRISE ECONÓMICA, COM CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS, QUE O GOVERNO AINDA NÃO COMPREENDEU OU QUE TENTA DISFARÇAR, MAS QUE PODE TER EFEITOS AINDA MAIS DEVASTADORES FACE AO COMPORTAMENTO GOVERNAMENTAL: o governo…

em Portugal

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

 Eugénio Rosa, edr2@netcabo.pt , 6/7/2020 Ver original em 'A viagem dos Argonautas' na seguinte ligação: https://aviagemdosargonautas.net/2020/07/07/uma-crise-economica-com-consequencias-sociais-que-o-governo-ainda-nao-compreendeu-ou-que-tenta-disfarcar-mas-que-pode-ter-efeitos-ainda-mais-devastadores-face-ao-comportamento-governamental-o-gove/
08, julho 2020

Salgado acusa Banco de Portugal de “deslealdade” e “desonestidade”

em Portugal

por Lusa in ZAP

José Sena Goulão / Lusa   Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter…
08, julho 2020

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

em Portugal

por ZAP in ZAP

partidosocialista / Flickr Mariana Mortágua, Bloco de Esquerda Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021.   Em entrevista…
08, julho 2020

De Miguel Carvalho

em Portugal

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

Um trabalho notável 608 páginas   Ver original em "O Tempo das Cerejas" (aqui)
08, julho 2020

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

em Mundo

por ZAP in ZAP

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida…
08, julho 2020

“Estavam prontos para bater”. Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

em Mundo

por Lusa in ZAP

rdss400 / Instagram Ricardo dos Santos O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e…
08, julho 2020

Norte-americanos estão se afastando do 1º mundo, analisa mídia

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Mike Segar A sociedade norte-americana é cada vez mais desigual, e vários de seus indicadores socioeconômicos parecem cada vez mais distantes dos bons resultados obtidos pelos países europeus de alta renda. É…
08, julho 2020

Racismo, a estratégia de um troll

em Portugal

por span itemprop="author creator" itemprop="name" data-byline-name=""

Este conceito é bastante utilizado politicamente, ajudando a eleger governos um pouco por todo o mundo. Com o recurso a estas técnicas, candidatos apagados ou de baixo relevo conseguem ganhar notoriedade. Créditos / DriverMax Em…
08, julho 2020

Torpedo bipartidário contra o Acordo para o Afganistão, Manlio Dinucci

em Mundo

por Manlio Dinucci in Rede Voltaire

Centenas de milhares de vítimas civis, mais de 2.400 soldados americanos mortos (e mais um número desconhecido de feridos), cerca de 1 trilião de dólares gastos: este é, em síntese, o orçamento dos 19 anos…
08, julho 2020

“Fracasso” no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

em Mundo

por Lusa in ZAP

Gali Tibbon / Afp Pool   Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o “fracasso” das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão.…
08, julho 2020

Soleimani foi assassinado de forma “ilegal e arbitrária”, considera perita da ONU

em Mundo

por ZAP in ZAP

(h) Iranian Supreme Leader's Office / EPA   A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque.   Uma especialista da ONU concluiu que…
08, julho 2020

«Tudo mudou na escola, mas a barreira dos Exames ficou»

em Portugal

por AbrilAbril

O AbrilAbril conversou com três estudantes, activistas do movimento «Exames não», sobre as desigualdades que pautaram os últimos meses, no percurso escolar de muitos jovens. Acção de protesto contra os Exames Nacionais em Setúbal, 26…
08, julho 2020

EUA sancionam hoje 'Irã e Venezuela' e amanhã 'China, Rússia e Alemanha', afirma parlamentar

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© Sputnik / Aleksei Filippov Um político venezuelano opina que o que Washington está fazendo com países como Irã ou Venezuela poderá ser aplicado no futuro a outros países se não houver resposta às ações…
08, julho 2020

A Nova SBE não é o Welton College

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Nuno Serra)

«Com questões desta magnitude em causa - que raio de faculdade pública é esta em que os contratos de patrocínio são secretos, o diretor é administrador de um dos bancos mecenas e um professor aparece…
08, julho 2020

PSP apanha assaltante de moradia escondido debaixo de cama

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 07 julho 2020 Um jovem, 24 anos, foi detido este domingo, à noite, por agentes da PSP da 51ª Esquadra (Estoril), escondido debaixo de uma cama, no quarto da moradia que estava a…
08, julho 2020

Especialistas denunciam manobras do governo Bolsonaro para privatizar a Petrobrás

em Mundo

por Brasil24/7

  Rede Brasil Atual - O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa uma liminar para impedir a venda pela estatal de duas refinarias. Segundo especialistas, o governo Bolsonaro tenta uma manobra de transformar refinarias em subsidiárias…
08, julho 2020

EUA expulsarão alunos estrangeiros que só têm aulas pela internet

em Mundo

por Brasil24/7

  Reuters - Os alunos estrangeiros nos Estados Unidos, que chegam a centenas de milhares, terão que deixar o país se suas aulas só ocorrerem pela internet durante o outono no Hemisfério Norte, disse uma…
08, julho 2020

Universidade do Minho volta a ter praxe presencial em julho

em Portugal

por ZAP in ZAP

[Comentário: Tristes 'jovens' tão serôdios a quererem 'redescobrir' uma iníqua tradição numa Universidade que nunca a teve. Precisam de inventar uma pseudo-tradição para superarem complexos? As chamadas praches baseiam-se nos piores traços de comportamento e…
08, julho 2020

Padres e ex-seminarista negros relatam racismo dentro da Igreja Católica

em Mundo

por Rute Coelho

Matheus Moreira - 07/07/2020   Pastoral Afro-Brasileira estima que apenas 2,7% dos padres no Brasil sejam negros No dia 7 dezembro de 2010, o padre Geraldo Natalino, conhecido como padre Gegê, foi selecionado para ser…
08, julho 2020

OCDE. Metade dos trabalhadores portugueses em risco de infeção

em Portugal

por Rute Coelho

07/07/2020   O número é avançado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, que cita resultados de um estudo – ainda por publicar – que mostra que em 24 dos 38 países membros da…
08, julho 2020

Governo vai lançar nova linha de crédito de mil milhões de euros para micro e pequenas empresas

em Portugal

por ZAP in ZAP

Tiago Petinga / Lusa   O ministro da Economia anunciou esta terça-feira a abertura, “na semana de dia 20”, de uma nova linha de crédito de mil milhões de euros dirigida a micro e pequenas…
08, julho 2020

Afinal, Medina não quer acabar com a “galinha dos ovos de ouro” de Lisboa

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa   O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, não pretende, afinal, acabar com o AirBnB na capital. A ideia surgiu no título de um artigo do jornal inglês The…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate