• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Empresas mantêm em funções trabalhadores postos em lay-off

Empresas mantêm em funções trabalhadores postos em lay-off

Inspecções realizadas pela ACT entre empresas que requereram este regime detectaram diversas irregularidades, entre as quais trabalhadores que estavam ao serviço e deveriam estar em lay-off.

Acção de inspecção da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT)CréditosPaulo Novais / Agência LUSA

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) efectuou, entre 29 de Maio e 12 de Junho, uma acção inspectiva dirigida às empresas que aderiram ao lay-off simplificado, tendo encontrado em funções trabalhadores que se encontravam em lay-off e outros não declarados à Segurança Social.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), na sequência desta acção de fiscalização levada a cabo pela ACT e o Instituto da Segurança Social (ISS), segundo a agência Lusa, foram abertos 350 procedimentos, entre autos de contra-ordenação e de advertência e notificações às empresas para a tomada de medidas.

Os autos e notificações incidiram, sobretudo, «nas matérias relacionadas com deveres do empregador no período de redução ou suspensão, contratos a termo, registo dos tempos de trabalho, horários de trabalho e férias», refere o MTSSS.

De acordo com a ACT, caso sejam detectadas irregularidades no cumprimento das regras desta medida de apoio as empresas podem ser obrigadas a interromper o lay-off e a devolver ao Estado os valores já recebidos.

 

O regime do lay-off simplificado arrancou em Março tendo como prazo limite de 30 de Junho mas, entretanto, o Governo prorrogou o apoio por mais um mês. Implica que os salários dos trabalhadores sejam cortados para ⅔, com as empresas a pagarem apenas 30% e o Estado o restante (ver caixa). Além disso, as empresas ficam isentas do pagamento dos 23,75% de TSU, o que representa uma quebra significativa na receita da Segurança Social.

Em fins de Maio estavam registados no MTSSS mais de 111 mil pedidos de empresas para serem integradas nesse regime, estimando-se que abrangessem mais de 900 mil trabalhadores.

Entre 29 de Maio e 12 de Junho, 281 inspectores da ACT e 127 inspectores do ISS fiscalizaram 2100 empresas e mais de 16 mil trabalhadores em todo o país.

Reforço da ACT é vital para trabalhadores e para empresários cumpridores

O reforço do quadro de inspectores da ACT é uma antiga reivindicação do movimento sindical para fazer face às ilegalidades que grassam no mundo do trabalho, apoiada no parlamento por partidos como o BE e o PCP.

Este partido, além do aumento de quadro, tem defendido o reforço de competências executivas da ACT, para «fiscalização do cumprimento da lei e dos direitos dos trabalhadores». Em Julho de 2019, porém, o PS uniu-se ao PSD e ao CDS para travar uma proposta nesse sentido apresentada na Assembleia da República (ver caixa).

A situação de falta de recursos atingiu o seu ponto mais baixo entre 2012 e 2015, quando o quadro de inspectores da ACT foi drasticamente reduzido pelos governos do PSD e do CDS-PP.

Com o governo PS foram feitos concursos de admissão em 2015 e 2016, mas a morosidade dos processos fazia com que no início de 2020 ainda estivessem por concluir.

O surto epidémico veio dar razão àqueles que defendiam a premente necessidade de reforço da ACT.

A 18 de Maio passado o Governo anunciou a entrada de 80 novos inspectores estagiários com os quais, somados aos 68 requisitados ao abrigo do regime extraordinário de reforço, a ACT passa a contar com 485 inspectores.

Não é ainda o número recomendado pelo rácio da Organização Internacional de Trabalho, mas é o mais alto desde a criação daquela entidade, e os resultados começam a fazer-se sentir.

Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/trabalho/empresas-mantem-em-funcoes-trabalhadores-postos-em-lay

Artigos relacionados

Prémio aos profissionais de saúde pode deixar de fora maioria dos médi...
Prémio aos profissionais de saúde pode deixar de fora maioria dos médi... Massimo Percossi / EPA A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) alertou hoje que o prémio aos profission... 52 views Fri, 03 Jul 2020, 01:49:05
Pais com filhos até três anos podem ficar em teletrabalho. Função Públ...
Pais com filhos até três anos podem ficar em teletrabalho. Função Públ... picjumbo.com / Pexels O Código de Trabalho dá o direito de acesso ao teletrabalho a quem tiver filhos c... 43 views Wed, 01 Jul 2020, 00:36:13
“Nas instituições europeias entendemo-nos menos”. Por il Post
“Nas instituições europeias entendemo-nos menos”. Por il Post   Nas instituições europeias entendemo-nos menos O coronavírus reduziu consideravelmente as reuniões ao vivo,... 56 views Wed, 01 Jul 2020, 00:33:59
Sindicato acusa Pingo Doce de estar a esconder casos de covid-19. “Tot...
Sindicato acusa Pingo Doce de estar a esconder casos de covid-19. “Tot...   O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal diz que o Pingo Doce... 73 views Wed, 24 Jun 2020, 15:41:40
23 de Junho » Vamos à luta!
23 de Junho » Vamos à luta! Esta terça-feira, a Semana Nacional de Luta, decorreu com inúmeras acções nos locais de trabalho e na rua, em todos ... 25 views Wed, 24 Jun 2020, 15:36:55
Os direitos também estão de quarentena?
Os direitos também estão de quarentena? A primeira página do último Jornal da Fenprof é dominada por uma mensagem forte e muito oportuna: os direitos la... 51 views Fri, 29 May 2020, 00:51:27

Trabalho

  • Criado em .
  • Visualizações: 39

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
06, julho 2020

Exceção à regra, hoje sou maledicente para com socialistas

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

  Talvez esteja errado naquela aceção muito tradicional em como se devem resolver dentro de casa as questões, que possam associar-se ao conceito de «roupa suja». Por isso não compreendo, e muito menos aceito, que…
06, julho 2020

Brasil tem mais de 1,6 milhão de infectados e quase 65 mil mortos por Covid-19

em Mundo

por Brasil24/7

  Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Boletim divulgado neste domingo (5) pelo Ministério da Saúde, registra que até o momento o Brasil tem 1.603.055 casos da covid-19. Desses, 64.867 casos resultaram em…
06, julho 2020

O fim dos mitos e das ilusões

em Mundo

por Pelo Socialismo

Para enfrentar o presente e preparar o futuro Dimitris Koutsoumbas - Secretário-geral do CC do Partido Comunista da Grécia (KKE) O MITO QUE TEM SIDO DESFEITO durante a pandemia de coronavírus é o que afirma…
06, julho 2020

O músculo financeiro da Big Pharma distorce a ciência durante a pandemia

em Mundo

por resistir.info

Perdi toda a confiança na investigação médica por Malcolm Kendrick  A evidência de que um remédio barato e de venda livre custando £7 combate o Covid-19 foi escamoteada. Por que? Porque os gigantes farmacêuticos querem…
06, julho 2020

Escolhido por Bolsonaro, Feder recusa convite para o Ministério da Educação

em Mundo

por Lucas Rohan

Daniel Carvalho - 05/07/2020     Após dias de ataques nas redes sociais por parte de ideológicos do presidente Jair Bolsonaro, Renato Feder disse neste domingo que recusou o convite para assumir o Ministério da…
06, julho 2020

OMS vai à China investigar origem da covid-19, mas Pequim aponta o dedo a Espanha

em Mundo

por Lucas Rohan

05/07/2020   Esta semana assinalam-se os seis meses da identificação do novo coronavírus por parte das autoridades chinesas, que alegam agora que podem ser apenas um elo na correia de transmissão e defendem que a…
06, julho 2020

EUA expandem base militar no Pacífico em meio a impasse com China, diz jornal (FOTO)

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Vincent Yu No final de junho, um think tank do governo chinês alertou para um possível conflito militar devido à implantação "sem precedentes" de forças militares dos EUA na região Ásia-Pacífico.…
06, julho 2020

Cascais não regista novos casos, mantêm os 1.061 infetados

em Cascais

por Portal CASCAIS

  No relatório de hoje (5), da Direcção Geral da Saúde (DGS) não se registam novos casos no número de infectados com o COVID-19 no Concelho de Cascais, mantendo o valor de 1.061 casos confirmados em Cascais.…
06, julho 2020

Seis meses de coronavírus: o pior ainda está para vir

em Mundo

por Gonçalo Lopes

José Miguel Gaspar - 05/07/2020   Seis meses de pandemia: sem vacina ainda certa, o Mundo poderá ter que conviver com a covid-19 por muito mais tempo do que o esperado. A realidade é muito…
06, julho 2020

Tiroteio em discoteca na Carolina do Sul deixa 2 mortos e 8 feridos

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / John Minchillo Na madrugada deste domingo (5), um tiroteio em uma discoteca no estado norte-americano da Carolina do Sul deixou ao menos 12 pessoas feridas em "várias condições", informou um oficial…
06, julho 2020

Caos no mercado de ouro afeta outros metais preciosos e causa grandes perdas aos bancos

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© Sputnik / Pavel Lisitsin O caos no mercado de ouro, causado pela pandemia de COVID-19, está atingindo outros metais preciosos, incluindo a prata e a platina, provocando grandes perdas em alguns bancos. O mercado…
06, julho 2020

Amante diz que os 65 milhões dados por Juan Carlos foram presente “de amor”

em Mundo

por Gonçalo Lopes

05/07/2020   Jornal “El Pais” teve acesso ao testemunho prestado à justiça suíça por Corinna Larsen. A ex-amante do rei emérito de Espanha fala sobre os 65 milhões dados por Juan Carlos. Corinna Larsen, ex-amante…
06, julho 2020

Encontrado com tiro na cabeça no carro junto ao Autódromo chega morto ao hospital

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 04 julho 2020 Um homem, 62 anos, foi encontrado ferido, dentro de uma viatura, com um tiro de pistola na cabeça, este sábado, ao início da noite, junto ao Autódromo do Estoril, acabando…
06, julho 2020

Bombeiros travam fogo em Polima e salvam oficina de carros e habitações

em Cascais

por CASCAIS24

(Fotos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana) Por Redação 04 julho 2020 Só a eficaz intervenção dos Bombeiros, apoiados por um meio aéreo impediu que um incêndio, que deflagrou este sábado, à tarde,…
06, julho 2020

Perseguição a ladrões de carros acaba nas falésias da Guia com dois detidos

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 04 julho 2020 Uma perseguição iniciada pela GNR a um veículo, cujos ocupantes andariam a efetuar furtos em viaturas estacionadas, terminou nas falésias da Guia, junto ao mar, em Cascais, com agentes da…
06, julho 2020

Funcionário da Cascais Ambiente morre esmagado por máquina na Tratolixo

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 04 julho 2020 Um funcionário, 55 anos, da empresa Cascais Ambiente, morreu esmagado por uma máquina, durante uma operação de descarga de resíduos, esta sexta-feira, de madrugada, na Tratolixo, em Trajouce.   A…
06, julho 2020

IMPÉRIO EQUIVOCADO…

em Mundo

por Página Global

    Martinho Júnior, Luanda  O Império da hegemonia unipolar tem feito sistematicamente cálculos equivocados sobre as potencialidades da revolução cultural chinesa, que perfez agora sete décadas de vida, numa altura em que, por seu…
06, julho 2020

Portugal/UE | Pólvora seca e vespeiros

em Portugal

por Página Global

    Carvalho da Silva* | Jornal de Notícias | opinião   O tempo para se adotarem políticas eficazes com vista à saída da crise escasseia e Portugal surge cada vez mais enredado em dois…
06, julho 2020

Projecto «Faz Ruído pela Igualdade»

em Portugal

por AbrilAbril

A Associação Projecto Ruído apresentou a campanha «Faz Ruído pela Igualdade», que se apresenta como «intrinsecamente ligado à vida e aspirações dos jovens». Créditos / MDM Esta associação juvenil foi criada por um grupo de…
06, julho 2020

Portugal | Jerónimo acusa Marcelo de "contribuir" para "novo bloco central"

em Portugal

por Página Global

    O secretário-geral do PCP acusou hoje o Presidente da República de estar a "contribuir" para colocar em marcha uma nova vida para um "novo bloco central de interesses políticos e económicos", e para…
06, julho 2020

Quando a capa de um jornal não bate certo com o seu editorial

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Nuno Serra)

1. A 27 de junho, com a divulgação da ordenação de escolas, Manuel Carvalho defendeu, em editorial no Público, que «os rankings não servem para criar hierarquias de escolas no sistema» mas sim, «pelo contrário,…
06, julho 2020

Lisboa e Vale do Tejo com 77% das novas infeções nas últimas 24 horas

em Portugal

por Página Global

  A região de Lisboa e Vale do Tejo registou 77% das novas infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, com 254 dos 328 novos casos hoje contabilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).    …

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate