• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Portugal | Acordo com assaltante de Tancos “tinha que ser cumprido” e ex-ministro “sabia”

Portugal | Acordo com assaltante de Tancos “tinha que ser cumprido” e ex-ministro “sabia”

 
 

O juiz Carlos Alexandre aponta “indícios” de que Azeredo Lopes tinha conhecimento prévio do plano ilícito da Judiciária Militar para recuperar armamento. Advogado do ex-ministro não reage enquanto não receber despacho.

 
Entre as razões do juiz Carlos Alexandre para decidir levar a julgamento o ex-ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, está a convicção de que o ex-governante teria conhecimento prévio dos contornos do plano da Polícia Judiciária Militar (PJM) e não apenas depois de ele ter sido executado.
 
O ex-governante está acusado de abuso de poderes, denegação de justiça, favorecimento pessoal e prevaricação, crimes que o próprio desmente. 
 
Reunião no ministério
 
Mas é sobretudo através de uma reunião no gabinete no Ministério da Defesa, a 4 de Agosto de 2017, que o juiz relata a existência de mais indícios. Esse encontro formal realizou-se pouco tempo depois de Joana Marques Vidal, à data procuradora-geral da República, ter atribuído a competência da investigação do assalto a Tancos (investigação já então iniciada pela PJM) à Polícia Judiciária (PJ).
 
No encontro dois meses e meio antes da recuperação do material, o coronel, inconformado com o afastamento da PJM do caso, “transmitiu a Azeredo Lopes a ideia de que não seria o despacho do Ministério Público a impedir a PJM de realizar diligências para recuperar o material furtado”.
 
Isso não seria necessariamente comprometedor, uma vez que no mesmo despacho Joana Marques Vidal indicava que a PJ investigaria o crime coadjuvada pela PJM, no pressuposto de que todas as diligências da Judiciária Militar seriam transmitidas e partilhadas com a PJ.
 
Nessa reunião, porém, Luís Vieira terá mencionado a Azeredo Lopes que um indivíduo estaria na disponibilidade de entregar o material “mediante a aceitação de algumas contrapartidas impostas pelo mesmo”. Tratava-se do assaltante João Paulino; e terá dito ainda que para a materialização desse propósito “contavam com o apoio do Núcleo de Investigação Criminal de Loulé da GNR, devidamente autorizados pelos superiores hierárquicos”.

 

 
As provas apontadas
 
Esta conclusão, que a confirmar-se em julgamento implica Azeredo Lopes num consentimento do plano ilegal, é sustentada “pela análise” da “prova indiciária”, explica o magistrado: mensagens de telemóvel, correspondência electrónica, o despacho do MP, várias inquirições de arguidos e, à cabeça, as inquirições do capitão João Bengalinha, investigador da PJM que iniciou a investigação antes de esta ser atribuída à PJ, e do coronel Manuel Estalagem, então director da investigação criminal da PJM.
 
Elementos desta polícia acusados – entre os quais o coronel Luís Vieira e o major Vasco Brazão – envolvem Manuel Estalagem no conhecimento geral do plano clandestino, por ser justamente o director da investigação criminal, e alegam que este oficial, agora na reserva, apenas ficou fora da lista dos arguidos, por supostamente ter denunciado à PJ o esquema ilegal da PJM.
 
“Inevitável se torna concluir que Azeredo Lopes tomou conhecimento da investigação paralela e clandestina da PJM, bem como das reais circunstâncias em que o ‘achamento’ do material de Tancos tinha ocorrido, e ainda da existência de um acordo que tinha que ser cumprido"
 
Juiz Carlos Alexandre
 
Isso teria acontecido, segundo eles, depois de divulgado o comunicado da PJM a anunciar a descoberta do material furtado através de um relato que não correspondia à verdade.
 
A série de encontros mantidos com o coronel Luís Vieira, escreve o juiz Carlos Alexandre sobre o ex-ministro, “permitiu-lhe acompanhar o desenrolar da investigação paralela, realizada pela PJM”.
 
“Inevitável se torna concluir que Azeredo Lopes tomou conhecimento da investigação paralela e clandestina da PJM, bem como das reais circunstâncias em que o ‘achamento’ do material de Tancos tinha ocorrido, e ainda da existência de um acordo que tinha que ser cumprido”, insiste o magistrado, referindo outros indícios como, por exemplo, o conhecimento de que a descoberta do material estava “iminente” pelo seu chefe de gabinete
 
Contactado, Germano Marques da Silva, professor catedrático de Direito Penal e advogado de José Azeredo Lopes, disse ao PÚBLICO não querer reagir ao teor do despacho enquanto não o receber. “Ainda não o recebi, nem em papel nem por e-mail para o escritório”, justificou.
 
No documento de mais de 400 páginas, Carlos Alexandre insurge-se contra o facto de o ex-director da investigação criminal da PJM, coronel Manuel Estalagem, ser implicado no esquema ilícito em interrogatórios de alguns arguidos, não havendo, segundo ele, qualquer motivo para tal.
 
O magistrado também se indigna com as alegações de uma parte da defesa de que a PJ teria recorrido a acções encobertas nesta investigação que culminou na acusação de 12 militares, com a ajuda de um eventual colaborador, suspeito ou acusado noutros crimes, Paulo Lemos, conhecido por “Fechaduras”
 
"Fechaduras” sem culpas
 
Carlos Alexandre também iliba, sem qualquer margem para dúvidas, este homem, a quem o principal assaltante, João Paulino, pediu ajuda para abrir os paióis. Neste contexto, Paulo Lemos apenas assumiu “um papel secundário ou meramente acidental, na medida em que a execução do plano exigia que fossem ultrapassadas as barreiras físicas das portas que impediam o acesso ao interior dos paióis a assaltar”, refere o juiz.

E, então, o que “Fechaduras” faz é apenas “explicar a João Paulino o método e a ferramenta a utilizar para estroncar as fechaduras dessas portas”. 

“Nunca Paulo Lemos teve um domínio do facto, nunca dele tendo dependido se e como aconteceria a realização” do assalto. O seu conhecimento meramente “técnico favorecia a boa execução do plano criminoso” e, precisamente por não querer participar” no plano, “partilhou esse know how com o arguido João Paulino”, conclui o juiz.
 
Ana Dias Cordeiro | Público | Imagens: 1 - António Pedro Ferreira, em Expresso; 2 - Paulo Novais / Lusa
 
Leia em Público:

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/06/portugal-acordo-com-assaltante-de.html

Artigos relacionados

António Vitorino e Seixas da Costa investigados no caso EDP
António Vitorino e Seixas da Costa investigados no caso EDP  O antigo ministro António Vitorino e o ex-embaixador Seixas da Costa estarão a ser investigados no chamado... 97 views Sat, 13 Jun 2020, 21:31:48
Trump autoriza sanções contra o TPI por investigar os EUA
Trump autoriza sanções contra o TPI por investigar os EUA A Casa Branca lançou uma ofensiva económica e legal contra o TPI depois de o tribunal ter decidido investigar crimes d... 82 views Fri, 12 Jun 2020, 17:45:02
ONU lamenta ataques de Trump contra Tribunal Penal Internacional e diz...
ONU lamenta ataques de Trump contra Tribunal Penal Internacional e diz...   Reuters - O escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) lamentou o impac... 62 views Fri, 12 Jun 2020, 16:53:37
Bolsonaro diz que integrantes do gabinete do ódio são cidadãos de bem ...
Bolsonaro diz que integrantes do gabinete do ódio são cidadãos de bem ... 247 – "Ver cidadãos de bem terem seus lares invadidos, por exercerem seu direito à liberdade de expressão, é um sinal ... 64 views Thu, 28 May 2020, 16:12:08
Quais as consequências do uso de documentos falsos no processo contra ...
Quais as consequências do uso de documentos falsos no processo contra ...     São várias e o jurista Agostinho Kanando cita algumas, mas nenhuma delas pode invalidar o processo c... 76 views Fri, 15 May 2020, 13:24:10
Marcelo “perplexo”. Costa não abriu o jogo sobre futuro de Centeno
Marcelo “perplexo”. Costa não abriu o jogo sobre futuro de Centeno  O primeiro-ministro, António Costa, não abriu o jogo com o Presidente da República sobre o futuro do minis... 180 views Fri, 15 May 2020, 14:48:46

Justiça, "Casos"

  • Criado em .
  • Visualizações: 71

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
06, julho 2020

Exceção à regra, hoje sou maledicente para com socialistas

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

  Talvez esteja errado naquela aceção muito tradicional em como se devem resolver dentro de casa as questões, que possam associar-se ao conceito de «roupa suja». Por isso não compreendo, e muito menos aceito, que…
06, julho 2020

Brasil tem mais de 1,6 milhão de infectados e quase 65 mil mortos por Covid-19

em Mundo

por Brasil24/7

  Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Boletim divulgado neste domingo (5) pelo Ministério da Saúde, registra que até o momento o Brasil tem 1.603.055 casos da covid-19. Desses, 64.867 casos resultaram em…
06, julho 2020

O fim dos mitos e das ilusões

em Mundo

por Pelo Socialismo

Para enfrentar o presente e preparar o futuro Dimitris Koutsoumbas - Secretário-geral do CC do Partido Comunista da Grécia (KKE) O MITO QUE TEM SIDO DESFEITO durante a pandemia de coronavírus é o que afirma…
06, julho 2020

O músculo financeiro da Big Pharma distorce a ciência durante a pandemia

em Mundo

por resistir.info

Perdi toda a confiança na investigação médica por Malcolm Kendrick  A evidência de que um remédio barato e de venda livre custando £7 combate o Covid-19 foi escamoteada. Por que? Porque os gigantes farmacêuticos querem…
06, julho 2020

Escolhido por Bolsonaro, Feder recusa convite para o Ministério da Educação

em Mundo

por Lucas Rohan

Daniel Carvalho - 05/07/2020     Após dias de ataques nas redes sociais por parte de ideológicos do presidente Jair Bolsonaro, Renato Feder disse neste domingo que recusou o convite para assumir o Ministério da…
06, julho 2020

OMS vai à China investigar origem da covid-19, mas Pequim aponta o dedo a Espanha

em Mundo

por Lucas Rohan

05/07/2020   Esta semana assinalam-se os seis meses da identificação do novo coronavírus por parte das autoridades chinesas, que alegam agora que podem ser apenas um elo na correia de transmissão e defendem que a…
06, julho 2020

EUA expandem base militar no Pacífico em meio a impasse com China, diz jornal (FOTO)

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Vincent Yu No final de junho, um think tank do governo chinês alertou para um possível conflito militar devido à implantação "sem precedentes" de forças militares dos EUA na região Ásia-Pacífico.…
06, julho 2020

Cascais não regista novos casos, mantêm os 1.061 infetados

em Cascais

por Portal CASCAIS

  No relatório de hoje (5), da Direcção Geral da Saúde (DGS) não se registam novos casos no número de infectados com o COVID-19 no Concelho de Cascais, mantendo o valor de 1.061 casos confirmados em Cascais.…
06, julho 2020

Seis meses de coronavírus: o pior ainda está para vir

em Mundo

por Gonçalo Lopes

José Miguel Gaspar - 05/07/2020   Seis meses de pandemia: sem vacina ainda certa, o Mundo poderá ter que conviver com a covid-19 por muito mais tempo do que o esperado. A realidade é muito…
06, julho 2020

Tiroteio em discoteca na Carolina do Sul deixa 2 mortos e 8 feridos

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / John Minchillo Na madrugada deste domingo (5), um tiroteio em uma discoteca no estado norte-americano da Carolina do Sul deixou ao menos 12 pessoas feridas em "várias condições", informou um oficial…
06, julho 2020

Caos no mercado de ouro afeta outros metais preciosos e causa grandes perdas aos bancos

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© Sputnik / Pavel Lisitsin O caos no mercado de ouro, causado pela pandemia de COVID-19, está atingindo outros metais preciosos, incluindo a prata e a platina, provocando grandes perdas em alguns bancos. O mercado…
06, julho 2020

Amante diz que os 65 milhões dados por Juan Carlos foram presente “de amor”

em Mundo

por Gonçalo Lopes

05/07/2020   Jornal “El Pais” teve acesso ao testemunho prestado à justiça suíça por Corinna Larsen. A ex-amante do rei emérito de Espanha fala sobre os 65 milhões dados por Juan Carlos. Corinna Larsen, ex-amante…
06, julho 2020

Encontrado com tiro na cabeça no carro junto ao Autódromo chega morto ao hospital

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 04 julho 2020 Um homem, 62 anos, foi encontrado ferido, dentro de uma viatura, com um tiro de pistola na cabeça, este sábado, ao início da noite, junto ao Autódromo do Estoril, acabando…
06, julho 2020

Bombeiros travam fogo em Polima e salvam oficina de carros e habitações

em Cascais

por CASCAIS24

(Fotos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana) Por Redação 04 julho 2020 Só a eficaz intervenção dos Bombeiros, apoiados por um meio aéreo impediu que um incêndio, que deflagrou este sábado, à tarde,…
06, julho 2020

Perseguição a ladrões de carros acaba nas falésias da Guia com dois detidos

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 04 julho 2020 Uma perseguição iniciada pela GNR a um veículo, cujos ocupantes andariam a efetuar furtos em viaturas estacionadas, terminou nas falésias da Guia, junto ao mar, em Cascais, com agentes da…
06, julho 2020

Funcionário da Cascais Ambiente morre esmagado por máquina na Tratolixo

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 04 julho 2020 Um funcionário, 55 anos, da empresa Cascais Ambiente, morreu esmagado por uma máquina, durante uma operação de descarga de resíduos, esta sexta-feira, de madrugada, na Tratolixo, em Trajouce.   A…
06, julho 2020

IMPÉRIO EQUIVOCADO…

em Mundo

por Página Global

    Martinho Júnior, Luanda  O Império da hegemonia unipolar tem feito sistematicamente cálculos equivocados sobre as potencialidades da revolução cultural chinesa, que perfez agora sete décadas de vida, numa altura em que, por seu…
06, julho 2020

Portugal/UE | Pólvora seca e vespeiros

em Portugal

por Página Global

    Carvalho da Silva* | Jornal de Notícias | opinião   O tempo para se adotarem políticas eficazes com vista à saída da crise escasseia e Portugal surge cada vez mais enredado em dois…
06, julho 2020

Projecto «Faz Ruído pela Igualdade»

em Portugal

por AbrilAbril

A Associação Projecto Ruído apresentou a campanha «Faz Ruído pela Igualdade», que se apresenta como «intrinsecamente ligado à vida e aspirações dos jovens». Créditos / MDM Esta associação juvenil foi criada por um grupo de…
06, julho 2020

Portugal | Jerónimo acusa Marcelo de "contribuir" para "novo bloco central"

em Portugal

por Página Global

    O secretário-geral do PCP acusou hoje o Presidente da República de estar a "contribuir" para colocar em marcha uma nova vida para um "novo bloco central de interesses políticos e económicos", e para…
06, julho 2020

Quando a capa de um jornal não bate certo com o seu editorial

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Nuno Serra)

1. A 27 de junho, com a divulgação da ordenação de escolas, Manuel Carvalho defendeu, em editorial no Público, que «os rankings não servem para criar hierarquias de escolas no sistema» mas sim, «pelo contrário,…
06, julho 2020

Lisboa e Vale do Tejo com 77% das novas infeções nas últimas 24 horas

em Portugal

por Página Global

  A região de Lisboa e Vale do Tejo registou 77% das novas infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, com 254 dos 328 novos casos hoje contabilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).    …

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate