• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Algumas razões para ser um otimista irritante, mesmo que com algumas reservas!
  • jorge rocha in 'Ventos Semeados'
  • Portugal

Algumas razões para ser um otimista irritante, mesmo que com algumas reservas!

1. Quase por certo João Pinto, antigo capitão do F.C. Porto não sabia o que afirmara Winston Churchill décadas antes, quando lhe reproduziu a mesma ideia de forma muito simplificada, mas prefiro a versão original, aquela em que o antigo primeiro-ministro inglês asseverava que a previsão constitui arte difícil, sobretudo quando diz respeito ao futuro. Mas poderemos sempre ensaiar os nossos dotes de zandingas, esperando sair melhor do esforço que aqueles «brilhantes» astrólogos capazes de preverem faustosos tempos para o ano em curso sem imaginarem o quanto a pandemia os desmentiria com fragor.

 

Aceito a opinião de Francisco Louçã, quando assegura a intenção das extremas-direitas em saírem mais fortes da atual pandemia “aterrorizando a sociedade e impondo o autoritarismo como novo normal”. Mas confio na forte hipótese de Trump, Bolsonaro & Cª estarem a viver aquilo que o mesmo comentador designa como “momento Chernobyl”, ou seja uma daquelas ocorrências que, pela dimensão e consequências, significa a mudança de paradigma. Até porque, no seu desejo de resiliência, a espécie humana execra a balbúrdia e, como Daniel Oliveira escreve noutro texto “Trump não é responsável pelo caos, Trump é o caos.”

 

2. Por cá o Aldrabão replica o que vai ouvindo do inquilino da Casa Branca esperançado em conseguir-lhe replicar o sucesso, quando os eleitores voltarem a expressar nas urnas a sua vontade. Espanta que a inteligência da criatura se esgote no incomensurável oportunismo e não conclua improvável, se não mesmo impossível, que as mesmas águas voltem a passar por um qualquer local das margens de um rio. Aquilo que valeu para a minoria de norte-americanos, que elegeu Trump há quatro anos, não tem qualquer correspondência com a realidade portuguesa atual. Por isso tenho a ideia de que ele será uma espécie de Pardal dos camionistas que, após mediática notoriedade, ficará definitivamente remetido ao merecido olvido.

 

Com a argúcia do costume o «Jovem Conservador de Direita» comenta a seu propósito: O dr. Cabeça de Geleia é como um polo da Lacoste que tem um sapo em vez de um crocodilo e que está todo a descolar, quase a deixar ver a suástica.”

 

3. No editorial do «Libé», o seu diretor, Laurent Joffrin, faculta argumentação complementar a quem olha para o futuro próximo e a médio prazo, com justificado otimismo, citando alguns especialistas que acreditam estarmos, não perante a falta de petróleo, mas a sua superabundância, permitindo um plafonamento da procura correlacionado com o crescimento das energias renováveis, o progresso das mobilidades ligeiras e a previsível mudança de comportamentos, que favoreçam, em conjunto, a luta contra o arrefecimento climático. Uma visão completamente oposta à dos que anunciam cenários distópicos.

 

4. Leitor atento dos textos de António Costa e Silva, que o primeiro-ministro indigitou como consultor para repensar a estratégia futura do país - e não para organizar a negociata das privatizações como Passos Coelho fez com o tenebroso António Borges! - fui dos que encarei com entusiasmo essa prevista colaboração. Ao contrário da miopia incurável de Rui Rio ou da completa cegueira dos ultraliberais mais ou menos fascistas, acredito na importância de se subir tão alto quanto possível, vislumbrando o previsível futuro para o preparar com as políticas mais adequadas à melhoria da qualidade de vida aos portugueses de acordo com a sempiterna preocupação com a devida justiça na distribuição de rendimentos. Daí que não me entusiasme em nada a ideia de dopar os mercados, permitindo que os interesses privados continuem a sobrepor-se ao bem coletivo! Prefiro nacionalizações ou fortes participações do Estado em todos os setores onde importa vê-lo exercer um papel ativamente regulador.

 

Razão para me inquietar a profissão-de-fé de Costa e Silva na entrevista ao «Público» ao defender um pacto entre o Estado e as empresas que também inclua a retirada daquele quando a economia ganhar fôlego.

 

O futuro exige políticas socialistas e não a rendição às ilusões sociais-democratas, que fizeram sentido nos Trinta Anos Gloriosos, mas em nada se enquadram com as realidades do século XXI.

 

5. No entretanto, e para quem tem seguido a novela em torno do autoritarismo grotesco do diretor clínico do Hospital Garcia da Orta e o apoio, que vem merecendo da sua administração, o Ministério da Saúde ainda os não demitiu...

Veja o original em 'Ventos Semeados':

https://ventossemeados.blogspot.com/2020/06/algumas-razoes-para-ser-um-otimista.html

Artigos relacionados

O trabalho de um consultor que ou é ingénuo ou propõe que algo mude pa...
O trabalho de um consultor que ou é ingénuo ou propõe que algo mude pa...  «É crucial prestar atenção às pequenas e médias empresas (PME), porque representam mais de 95% do teci... 83 views Sat, 11 Jul 2020, 01:46:27
Governo já designou Mário Centeno para governador do BdP. Carta já seg...
Governo já designou Mário Centeno para governador do BdP. Carta já seg...  O primeiro-ministro escreveu esta quinta-feira ao presidente da Assembleia da República a comunicar a prop... 95 views Fri, 26 Jun 2020, 01:23:13
Costa critica festas ilegais e admite punir organizadores e participan...
Costa critica festas ilegais e admite punir organizadores e participan...  O primeiro-ministro, António Costa, admitiu a criação de um “quadro punitivo” para quem organizar e partic... 44 views Mon, 22 Jun 2020, 16:37:58
Afinal, apoio de lay-off depende do salário base. Mais trabalhadores p...
Afinal, apoio de lay-off depende do salário base. Mais trabalhadores p...  O novo apoio de lay-off que a Segurança Social vai pagar para compensar os trabalhadores por causa dos cor... 60 views Sat, 20 Jun 2020, 22:12:37
O charme discreto do cativador
O charme discreto do cativador (Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 12/06/2020)Daniel OliveiraA partida de Mário Centeno no início de uma c... 77 views Fri, 12 Jun 2020, 23:30:23
Saem os ministros ficam as políticas?
Saem os ministros ficam as políticas? O anúncio, já esperado, da substituição do ministro das Finanças não mudará, segundo o primeiro-ministro, o rumo das o... 56 views Wed, 10 Jun 2020, 16:24:24

Governação

  • Criado em .
  • Visualizações: 86

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
14, julho 2020

O Presidente búlgaro denuncia o «carácter mafioso» do governo Borissov

em Mundo

por in Rede Voltaire

A presidência búlgara foi alvo de buscas por ordem do Primeiro-Ministro, Boiko Borissov (à esquerda na foto), em 9 de Julho de 2020. Uma multidão veio imediatamente para a rua a fim de apoiar o…
14, julho 2020

EUA : a derrapagem do racismo igualitário, Thierry Meyssan

em Mundo

por Thierry Meyssan in Rede Voltaire

Isto poderá parecer humorístico, mas é infelizmente um slogan puritano a tomar ao pé da letra : « Os homens negros são uma espécie em perigo » (Black Men are an endangered species). Os Puritanos…
14, julho 2020

13-07-132020 14:30

em Portugal

por Lusa in ZAP

Fernando Veludo / Lusa   O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares afirma que, pela sua parte, não se ilude e que o PSD é mesmo oposição ao Governo, e argumenta que Rui Rio nunca…
14, julho 2020

China inicia construção de base de produção de vacinas contra COVID-19 (FOTO)

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Anton Vaganov A construção de uma planta de produção de vacinas contra a COVID-19 começou no sábado (11) na Zona Franca de Ningbo, China, devendo entrar em funcionamento em março de 2021.…
14, julho 2020

Ministério da Educação quer continuar com a telescola (e a RTP está disponível)

em Portugal

por ZAP in ZAP

André Kosters / Lusa #EstudoEmCasa – A Escola na Televisão O Ministério da Educação está a preparar três cenários para o próximo ano letivo. Dois deles incluem a transmissão de conteúdos educativos através da telescola.…
14, julho 2020

O Exército dos EUA contra Trump

em Mundo

por in Rede Voltaire

A Arma de Infantaria do Exército dos Estados Unidos (U.S. Army) enviou um correio electrónico a todo o seu pessoal civil e militar, denunciando o supremacismo branco. Segundo este “e-mail”, o facto de celebrar o…
14, julho 2020

Scotturb despede mas abre concursos

em Cascais

por AbrilAbril

Para a Fectrans, é obrigação da empresa readmitir os trabalhadores que despediu com o argumento do fim do contrato a prazo. Autocarro da Scotturb no EstorilCréditosRúdisicyon / CC BY-SA 4.0 A denúncia é feita pela…
14, julho 2020

O dinheiro compra mais felicidade do que nunca, conclui estudo

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) sallyjermain / Pixabay   Muitos fatores determinam a felicidade, mas um provocou considerável controvérsia ao longo dos anos: dinheiro. As opiniões dividem-se, mas um novo estudo vem tirar as teimas.   Enquanto o velho…
14, julho 2020

OMS alerta: “Demasiados países estão a ir na direção errada”

em Mundo

por Lusa in ZAP

unisgeneva / Flickr   A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta segunda-feira que “demasiados países estão a ir na direção errada” no que respeita ao combate à pandemia da covid-19.   Em conferência de…
14, julho 2020

Distraído pela pandemia e os roubos dos gestores da saúde, o Brasil sofre um golpe mortal

em Mundo

por Brasil24/7

"O noticiário distrai a população com os desvios criminosos dos gestores da saúde, pseudo-licitações e superfaturamentos, que não passam de migalha inexpressiva, se comparados ao gigantesco escândalo que é o fim da Petrobras", escreve a…
14, julho 2020

Portugal | Saberemos o que fizermos neste verão

em Portugal

por Página Global

    Paulo Baldaia* | Jornal de Notícias | opinião     Cansados, com um verão que chegou carregado de calor, os portugueses não querem ter que se preocupar com o que vai chegar no…
14, julho 2020

Professores, cobaias da covid-19?…

em Portugal

por António Duarte

Perante as assustadoras orientações para o regresso às aulas, nas quais as regras até aqui imperativas de distanciamento e isolamento se transformam num lacónico “se possível, as reacções vão-se multiplicando. Antes de mais, registe-se a…
14, julho 2020

Casa Branca pressiona FDA a reconsiderar controversa hidroxicloroquina no tratamento da COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Washington, 13 jul (Xinhua) -- A Casa Branca está pressionando a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) para que restabeleça sua autorização de uso de emergência (AUE) para a hidroxicloroquina, a droga antimalária apontada pelo…
14, julho 2020

Reformados e aposentados continuam a ser prejudicados pelo Governo

em Portugal

por Eugénio Rosa in 'O TORNADO'

Ministério do Trabalho ainda não publicou a Portaria de 2020 com os coeficientes de revalorização das remunerações o determina que os trabalhadores que se reformaram ou aposentaram este ano foi-lhes atribuída pensões inferiores às que…
14, julho 2020

DGS tem plano de contingência desde 2006

em Portugal

por Joaquim Ribeiro in 'O TORNADO'

Há 14 anos que a Direcção-Geral da Saúde (DGS) tem preparado um plano de contingência contra uma pandemia. O documento foi publicado em Janeiro de 2006, mas foi revisto em Março de 2007, sob coordenação…
14, julho 2020

Com mais de 20 mil novos casos, Brasil se aproxima das 2 milhões de infecções pela COVID-19

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Andre Penner O número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil aumentou em 20.286 nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado a mais de 1,8 milhão, informou o Ministério…
14, julho 2020

Não haverá retorno à "velha normalidade" em um futuro próximo, diz chefe da OMS

em Mundo

por XINHUA Português

Genebra, 13 jul (Xinhua) -- O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou nesta segunda-feira que não haverá retorno à "velha normalidade" para um futuro previsível como resultado da pandemia…
14, julho 2020

Encontrado corpo de mulher desaparecida

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Valdemar Pinheiro 14 julho 2020 Francisca do Nascimento Rosário Fernandes, 66 anos, que estava dada como desaparecida desde sábado, depois de alta hospitalar, foi encontrada sem vida, esta terça-feira, pelos Bombeiros de Alcabideche,…
14, julho 2020

MPPM RECLAMA FIM DAS RELAÇÕES DE PORTUGAL COM O COMPLEXO MILITAR-INDUSTRIAL ISRAELITA

em Portugal

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

https://mppm-palestina.us19.list-manage.com/track/click?u=26282fd0ab5e6b1acc209b5b1&id=18090b522b&e=4911d374c5   Causa perplexidade a notícia da reunião entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e de Israel, recentemente divulgada , apontando para um estreitamento das relações entre as agências espaciais dos dois…
14, julho 2020

ONU culpa Donald Trump pela degradação da liberdade de imprensa

em Mundo

por Filipe Sousa

13/07/2020   O Governo liderado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve uma influência negativa no estado global da liberdade de imprensa, após anos de ataques a esta, disse hoje o relator da ONU…
14, julho 2020

Médicos Sem Fronteiras é “institucionalmente racista”, acusam atuais e ex-colaboradores

em Mundo

por ZAP in ZAP

(Comentário: Aqui também a 'velha questão' sobre a origem e o papel das ONGs no desenvolvimento...)   nesimo / Flickr Médicos Sem Fronteiras (MSF) Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a…
14, julho 2020

Mais 130 milhões de pessoas podem passar fome em 2020, afirma ONU

em Mundo

por Brasil24/7

(Comentário: Mundo estranho este em que o sofrimento e a morte de milhões de pessoas com fome cai na indiferença geral e o porno-riquismo de meia dúzia de 'famosos' preenche o deslumbrado quotidiano dos media)…
14, julho 2020

Hospital de Cascais dá alta a mulher com Alzheimer sem avisar família. Idosa está desaparecida ...

em Cascais

por Notícias Google

(Comentário: Os gestores privados do Hospital público de Cascais, quadros da multinacional United Health, são imbatíveis no marketing que fazem das suas excelentes atuações. Por vezes a realidade desmente-os...mas a culpa é dos 'protocolos') A…
14, julho 2020

Novos apoios europeus podem chegar às empresas já este ano

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: A notícia parece "neutra" e muito condizente com a opinião que sobre o tema vai sendo construída pelos media. É preciso é que venham 'fundos' da UE para Portugal, isto é para as empresas…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate