• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • IRC a 17%, quatro Autoeuropas e aposta no turismo nacional. O plano de retoma económica do PSD

IRC a 17%, quatro Autoeuropas e aposta no turismo nacional. O plano de retoma económica do PSD

(Comentário:

Menos impostos para o patronato, fundos públicos para apoio aos negócios privados, vender ao estrangeiro e ter uns amigos a zelar pela aplicação da austeridade.

Sempre mais do mesmo...)

 

O PSD apresentou esta quarta-feira o seu plano de retoma económica no período de pós-pandemia, que inclui um alargamento da aplicação da taxa reduzida de 17% de IRC entre 2020 e 2023, uma reserva nacional de equipamentos médicos e uma ainda uma aposta no turismo em Portugal, para fomentar o setor.

 

O PSD quer atrair para Portugal, nos próximos três anos, investimento estrangeiros que permitam criar “quatro a cinco grandes projetos industriais tipo Autoeuropa” e constituir um verdadeiro banco de fomento com um capital de mil milhões de euros.

As medidas constam do “programa de recuperação económica” do PSD, documento esta quarta-feira apresentado pelo líder do partido, Rui Rio, e pelo presidente do Conselho Estratégico Nacional (CEN), Joaquim Miranda Sarmento, que é também o porta-voz social-democrata para a área das finanças públicas.

No capítulo de captação de grandes investimentos estrangeiros, o PSD aponta até as áreas preferenciais que o país deve atrair nos próximos tempos: farmacêutica, robótica, software, floresta e energias renováveis.

Além da captação de investimento estrangeiro, a capitalização das empresas portuguesa é outra das grandes linhas do programa, com o PSD a defender o reforço da capacidade da Instituição Financeira de Desenvolvimento, defendendo ser essencial “relançar e tornar definitivo o papel crítico do Banco de Fomento”, com um capital de mil milhões de euros.

O PSD propõe a criação de um fundo específico para apoio ao Comércio e Pequenos Negócios, que pode ir até 200 mil euros de investimento para criação de postos de trabalho, incentivos fiscais para a fusão de empresas e a obrigatoriedade de, no 2º semestre do ano, o pagamento a fornecedores da administração pública ser feito a 30 dias.

Alargamento da taxa reduzida de 17% de IRC

Os sociais-democratas defendem ainda o alargamento da aplicação da taxa reduzida de 17% de IRC entre 2020 e 2023, que passaria a abranger os lucros até 100 mil euros (em vez dos atuais 25 mil euros), e uma redução das rendas dos espaços comerciais enquanto a atividade económica não retomar, sendo os senhorios compensados por via fiscal.

O PSD propõe ainda que os contratos de arrendamento (de habitação e comerciais) que terminem este ano sejam estendidos por um ano, se for esse o desejo do inquilino.

Incentivos ao investimento no interior, alteração dos regimes dos vistos gold (que devem privilegiar essa zona do país), e a retoma do regime de residentes não habituais até 2023 e da isenção de IRS nas pensões dos não residentes são outras das medidas que constam do documento de 48 páginas do PSD para recuperar o país.

A proposta de recuperação económica do PSD inclui ainda um capítulo dedicado ao Serviço Nacional de Saúde, defendendo o seu reforço para “mitigar potenciais efeitos de uma 2ª vaga”, e o fomento da produção de ventiladores e outros equipamentos médicos, bem como ações de promoção do turismo, aumentando a dedução do IVA dos hotéis e similares em sede de IRS.

“Este programa visa um objetivo estratégico único: recuperar a economia e tornar Portugal um país muito mais competitivo e no médio/longo prazo um dos países mais competitivos no quadro da zona Euro”, pode ler-se no documento.

Aumentar as exportações em 50% até 2023

Para o atingir, os sociais-democratas pretendem aumentar as exportações para 50% do PIB até 2023 e para 60% do PIB até 2030, ter contas externas equilibradas a partir de 2022 e reduzir a dívida pública para valores em torno dos 70%-80% do PIB até ao final da década, com um aumento do investimento privado e público para um total de 20% do PIB até 2023 e 25% do PIB até 2030.

Segundo as contas do PSD, as medidas agora apresentadas têm um impacto no défice orçamental em torno de 0,5% do PIB e na dívida pública em torno de 1% PIB para o conjunto dos anos de 2020 e 2021. “As iniciativas apresentadas neste documento podem ter financiamento europeu oriundo essencialmente de fundos Regionais (FEDER, FSE) e de outros fundos Europeus para a competitividade”, dizem.

No entanto, “adicionalmente, para financiar este esforço o PSD não exclui algumasmedidas fiscais que possam corrigir algumas assimetrias e injustiças ou tributar ganhos excessivos em alguns setores provocados por esta crise”.

Nova estrutura, semelhante à do tempo da troika

Durante a mesma apresentação, o PSD defendeu a constituição de uma nova estrutura, semelhante à ESAME nos tempos da troika, para coordenar todo o programa de relançamento da economia na fase pós-covid.

Além deste programa de recuperação, o PSD promete apresentar um outro de estabilização da economia, quando for mais clara a resposta europeia à crise, e defende que ambos devam ser coordenados por uma entidade na dependência do “primeiro-ministro, à imagem da ESAME”, que teve como missão acompanhar as medidas do Memorando de Entendimento nos anos da `troika´ e que foi liderada pelo então secretário de Estado Carlos Moedas.

“O programa que temos pela frente será ainda mais exigente que o da troika. Daí que seja fundamental criar uma entidade como a ESAME, dirigida por um Secretário de Estado (adjunto do primeiro-ministro) apenas com esta competência e com assento no Conselho de Ministros”, defende o partido de Rui Rio.

“A criação desta entidade é também crítica para uma utilização eficiente dos fundos europeus ao abrigo do programa de reconstrução económica que vier a ser aprovado”.

ZAP // Lusa

 

Ver original em 'ZAP aeiou' na seguinte ligação:

https://zap.aeiou.pt/irc-17-captacao-investimento-estrangeiro-aposta-no-turismo-nacional-plano-retoma-economica-do-psd-328116

Tags:

Artigos relacionados

“Cancel” contra as “Destemidas”
“Cancel” contra as “Destemidas” (Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 29/06/2020)Daniel OliveiraA direita conservadora consegue ter, em simul... 101 views Tue, 30 Jun 2020, 02:38:27
Falemos hoje de fantasmas e de moscas...
Falemos hoje de fantasmas e de moscas... 1. No mesmo dia em que umas centenas de pascácios desceram a Avenida da Liberdade para comprovarem quão poucos são... 61 views Sun, 28 Jun 2020, 22:45:04
Direita portuguesa: a fina flor do entulho
Direita portuguesa: a fina flor do entulho  https://twitter.com/RuiRioPSD/status/1272573174098595841?ref_src=twsrc%5Etfw — Rui Rio (@RuiRioPSD) J... 105 views Wed, 24 Jun 2020, 23:24:26
Portugal | As Forças Armadas não eram apartidárias?
Portugal | As Forças Armadas não eram apartidárias?     A verdade é que, do longo processo de governamentalização das Forças Armadas, promovido por PS ... 122 views Sun, 24 May 2020, 20:17:43
A pandemia da ignorância a propósito do “marxismo cultural”
A pandemia da ignorância a propósito do “marxismo cultural” (José Pacheco Pereira, in Público, 16/05/2020)Pacheco PereiraÀs vezes nem vale a pena bater no ceguinho, porqu... 131 views Sat, 16 May 2020, 22:13:46
O perigo é a direita, não a extrema-direita
O perigo é a direita, não a extrema-direita A primeira foto é retirada da página online da TSF, a segunda é a newsletter do jornal Correio da Manhã. Ambos os gr... 184 views Fri, 08 May 2020, 16:48:30

Direita

  • Criado em .
  • Visualizações: 60

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
14, julho 2020

OS CAVALHEIROS DA SUPERVISÃO

em Portugal

por Fernando Paulouro Neves in 'Notícias do Bloqueio'

  Quase ao mesmo tempo em que se divulgavam os traços essenciais do Plano de Recuperação Económica e Social de Portugal 2020-2030  encomendado pelo Governo a António Costa Silva, a “Pluma Caprichosa”, de Clara Ferreira…
14, julho 2020

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

em Mundo

por ZAP in ZAP

(Comentário: Será melhor esperar sentado...) A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar…
14, julho 2020

Páginas de história

em Mundo

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

As distantes tradições da Bósnia Apresentação :«A 13a Divisão Handschar da SS, fundada em 1943, é uma tropa muçulmana da Bósnia e Herzegovina. Recrutada pelos alemães, inclui bósnios encarregados de combater resistentes jugoslavos. Uma vez…
14, julho 2020

Governo não cumpre há dois anos com os trabalhadores da Cofaco

em Portugal

por AbrilAbril

O Governo ainda não criou o regime de majoração de apoios sociais aos 162 trabalhadores despedidos da conserveira Cofaco, apesar de este ter sido aprovado em Julho de 2018. Os trabalhadores da fábrica da Cofaco,…
14, julho 2020

Reino Unido planeja enviar porta-aviões para Indo-Pacífico para confrontar China

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Peter Nicholls Comandantes militares estão elaborando planos para enviar o porta-aviões HMS Queen Elizabeth da Marinha Real britânica ao Extremo Oriente para desempenhar um papel no combate a uma China cada vez…
14, julho 2020

China acusa EUA de sabotarem paz regional após posição sobre Mar do Sul da China

em Mundo

por Lusa in ZAP

US NAVY/MC 3RD CLASS KURTIS A. HATCHER HANDOUT / Lusa   A China reivindica quase toda a área do mar do Sul da China e opõe-se, frequentemente, a qualquer manobra ou ação militar dos Estados…
14, julho 2020

Ensino híbrido é tendência para a vida escolar no mundo pós-pandemia

em Portugal

por Gonçalo Lopes

    14/07/2020   O chamado blended learning crescerá após pandemia, diz especialista Com o surgimento da pandemia, professores e alunos tiveram que se acostumar e se reinventar na forma de aprender e de ensinar. Aposta…
14, julho 2020

Após novo recorde de desflorestação na Amazónia, governo demite investigadora

em Mundo

por AbrilAbril

Lubia Vinhas, coordenadora-geral de Observação de Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foi exonerada esta segunda-feira, 3 dias após um alerta de destruição ambiental histórica. Há 14 meses consecutivos que se regista um…
14, julho 2020

Costa sai de Haia sem promessas e deixa achega ao primeiro-ministro holandês

em Portugal

por ZAP in ZAP

Bart Maat / EPA   “Ou saímos todos ao mesmo tempo deste problema, ou ficamos todos no problema”, disse António Costa após a reunião com o primeiro-ministro holandês sobre o plano de recuperação europeu.  …
14, julho 2020

PSD e BE contra reforço do apoio aos mais vulneráveis na capital

em Portugal

por AbrilAbril

Apesar do voto dos dois partidos, a proposta dos vereadores do PCP na Câmara de Lisboa, com vista ao reforço das respostas da emergência social em Lisboa, no âmbito do surto epidémico, foi aprovada. CréditosMiguel…
14, julho 2020

Portugal | O centrão em construção

em Portugal

por Página Global

    Manuel Carvalho Da Silva| Jornal de Notícias | opinião   Os exercícios de convergência que o PS/Governo e o PSD vêm concretizando indicam-nos que, provavelmente, estamos a caminho de sermos governados pelo centrão…
14, julho 2020

“Desconfinar não é desarmar”. Jovens não respeitam regras e estão a propagar covid-19 em Setúbal

em Portugal

por Lusa in ZAP

pedrosimoes7 / Flickr   O coordenador da Proteção Civil Municipal de Setúbal, José Luís Bucho, manifestou-se esta segunda-feira preocupado com os excessos cometidos pela população jovem no concelho, que acusa de desrespeitar as regras e…
14, julho 2020

Uma década perdida

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Nuno Serra)

Os dados da população residente em 2019, divulgados há dias pelo INE, confirmam a tendência cumulativa de esvaziamento demográfico do interior norte e sul, com perdas acima dos 6% na última década e que chegam…
14, julho 2020

Barraqueiro quer impor mais 9 meses de lay-off

em Portugal

por AbrilAbril

(Comentário: O monopólio dos transportes privatizados do sr Humberto Pedrosa,  que se estende do que foi a Rodoviária Nacional até à TAP passando pelos comboios e metro, nunca olhou a meios para acumular fortuna. Por…
14, julho 2020

Ajuste direto de 348 mil euros não evitou falhas graves no Portal das Matrículas

em Portugal

por ZAP in ZAP

António Cotrim / Lusa   O Ministério da Educação fez um ajuste direto de 348 mil euros para responder à demanda do Portal das Matrículas. Mesmo assim, a plataforma acabou por apresentar vários problemas e…
14, julho 2020

Quase 10 milhões de crianças podem abandonar a escola por causa da Covid-19

em Mundo

por AbrilAbril

Uma ONG estima que, no final deste ano, 9,7 milhões de crianças «podem ver-se obrigados a abandonar a escola para sempre», em função do aumento da pobreza e dos cortes orçamentais associados à pandemia. No…
14, julho 2020

TRUMP, BOLSONARO E O DEEP STATE

em Mundo

por Página Global

Nos EUA, o Estado Profundo – leia-se CIA, NSA, Clintons, Bolton, Wall Street, etc – está numa luta feroz contra Trump e quer impedir a sua reeleição a todo custo.  Este facto tem reflexos externos,…
14, julho 2020

Dois contra (quase) todos. O fim dos debates quinzenais uniu o PS e o PSD mais do que nunca

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Em vez da transparência de debaterem as políticas de forma escrutinável pelo Povo  por alguma razão preferem, agora, o secretismo dos encontros à porta fechada...Pacheco Pereira já há muito tinha explicado que uma das…
14, julho 2020

EUA pressionaram países a aceitar centenas de voos de deportação com infetados

em Mundo

por ZAP in ZAP

The White House   O Serviço de Imigração e Controlo de Fronteiras (ICE) dos EUA já fretou centenas de voos de deportação de imigrantes infetados com covid-19 desde o início da pandemia, segundo uma investigação…
14, julho 2020

Podemos estar a combater o coronavírus da forma errada

em Mundo

por ZAP in ZAP

Hugo Delgado / Lusa   Os novos dados tornados públicos, nos últimos dias, sobre a transmissão do coronavírus podem significar que o foco do combate à propagação da infecção está errado – e que a…
14, julho 2020

O Presidente búlgaro denuncia o «carácter mafioso» do governo Borissov

em Mundo

por in Rede Voltaire

A presidência búlgara foi alvo de buscas por ordem do Primeiro-Ministro, Boiko Borissov (à esquerda na foto), em 9 de Julho de 2020. Uma multidão veio imediatamente para a rua a fim de apoiar o…
14, julho 2020

EUA : a derrapagem do racismo igualitário, Thierry Meyssan

em Mundo

por Thierry Meyssan in Rede Voltaire

Isto poderá parecer humorístico, mas é infelizmente um slogan puritano a tomar ao pé da letra : « Os homens negros são uma espécie em perigo » (Black Men are an endangered species). Os Puritanos…
14, julho 2020

Duarte Cordeiro não se ilude e rejeita aproximação do PSD ao Governo. “É oposição”

em Portugal

por Lusa in ZAP

Fernando Veludo / Lusa   O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares afirma que, pela sua parte, não se ilude e que o PSD é mesmo oposição ao Governo, e argumenta que Rui Rio nunca…
14, julho 2020

China inicia construção de base de produção de vacinas contra COVID-19 (FOTO)

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Anton Vaganov A construção de uma planta de produção de vacinas contra a COVID-19 começou no sábado (11) na Zona Franca de Ningbo, China, devendo entrar em funcionamento em março de 2021.…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate