• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

(Comentário:

O populismo é assim.

Manipulando o medo em torno da Covid-19 alguns setores 'incomodados com a democracia' utilizaram as comemorações do 25 de abril e do 1º de maio para, com falsos pretextos, combaterem o simbolismo e o conteúdo dessas datas. Com a invenção desse 'facto político' conseguiram mobilizar alguns setores da opinião publica e,sobretudo, grande parte da opinião publicada. Nessa ocasião o inefável presidente ficou mal visto junto desse grupo de eleitores  que se deixaram enredar na onda do extremismo confinatório.

Na planeada caminhada para a reeleição presidencial, dado que Marcelo anseia ter mais votos do que os 70% de Mário Soares em 1991, era-lhe necessário seduzir o eleitorado  que o havia criticado a propósito da sua "aceitação" das referidas comemorações.

Et voilá! Uma ridícula encenação com um 10 de junho reduzido a 8 comemorantes serve-lhe a preceito para uma 'cambalhota' retroativa visando (re)enfileirar num campo que lhe parece rentável. Afinal o 25 de abril e o 1º de maio com que ele foi confundido deveriam ter sido apenas uma espécie de missa de aldeia pouco concorrida.

Os populistas procuram colher simpatias arquitetando fraturas e mobilizando divisões em torno dos números do desconfinamento nas diversas iniciativas? O populista-mor do reino troca-lhes as voltas e aposta num 'menor denominador comum' capaz de juntar todos à sua volta. Afinal o que ele pretende é esconfinar sim...mas só até 10 pessoas em espaços muito amplos (claro que o contrário também, e o inverso do contrário igualmente).

O maquiavelismo deste rei-reublicano ultrapassa sempre o concebível. No primeiro mandato não teve espaço suficiente para a verdadeira 'reinação' que ambiciona . Mas ainda há quem acredite que no segundo mandato continuará assim...)

 

A “cerimónia simbólica” comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, Tolentino Mendonça.

 

Em resposta a uma questão colocada pela agência Lusa, a Presidência da República informou que, além dos dois intervenientes na sessão, haverá seis convidados, que correspondem aos primeiros cinco lugares de altas entidades públicas na lista de precedências do Protocolo do Estado.

Esta lista é encabeçada pelo chefe de Estado, seguindo-se o presidente da Assembleia da República, em segundo lugar, o primeiro-ministro, em terceiro, os presidentes do Supremo Tribunal de Justiça e do Tribunal Constitucional, ambos no quarto lugar, e do Supremo Tribunal Administrativo e do Tribunal de Contas, os dois no quinto lugar.

O 10 de Junho será a primeira data nacional com comemorações da responsabilidade do Presidente da República nesta fase de pandemia de covid-19, depois do 25 de Abril, assinalado na Assembleia da República, e do Dia do Trabalhador, com organização sindical.

Na sequência da polémica em torno das celebrações do 1.º de Maio pela CGTP-IN, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que esperava “uma comemoração simbólica” e “mais restrita, mais limitada”. “O 1.º de Maio, como o 25 de Abril, como o 10 de Junho são cerimónias nacionais, a que correspondem feriados nacionais, e pareceu-me a mim óbvio, para que se não dissesse que a democracia estava suspensa com o estado de emergência, que deviam ser celebrados, simbolicamente”, declarou, na altura.

Em declarações aos jornalistas, no Campo Pequeno, em Lisboa, Presidente da República afirmou esta quarta-feira que a cerimónia do 10 de Junho em Lisboa será como no seu entender deveria ter sido o 25 de Abril e o 1.º de Maio.

“Relativamente ao 10 de Junho, é como eu achei que devia ser o 25 de Abril, como eu achei que devia ser o 1.º de Maio. E como é organizado pelo Presidente da República, deve ser assim”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa à comunicação social.

Interrogado se estava a criticar a Assembleia da República, o chefe de Estado respondeu: “Não, o parlamento esteve muito bem no 25 de Abril”.

Confrontado com a diferença em termos de números de pessoas, referiu que a sessão solene no parlamento “teve menos de cem, apesar de tudo”.

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava aos jornalistas antes de assistir ao espetáculo “Deixem o Pimba em Paz”, tinha sido questionado sobre o motivo para a cerimónia do Dia de Portugal ter tão poucas pessoas, quando espectáculos como este juntam muitas mais.

Na resposta, o Presidente da República argumentou que a cerimónia do 10 de Junho “ou era assim, pequena, simbólica, ou passava para 500, 600, 700 pessoas, num espaço muito pequeno que é o claustro dos Jerónimos”.

“A alternativa era haver Forças Armadas, centenas de militares, a prestar honras militares, a terem desfile e passagem de revista. Depois, de acordo com o protocolo, centenas de personalidades: embaixadores, altas individualidades”.

Foi uma escolha que foi feita”, concluiu.

ZAP // Lusa

 

Ver original em 'ZAP aeiou' na seguinte ligação:

https://zap.aeiou.pt/celebracoes-do-10-junho-so-terao-oito-pessoas-328033

Tags:

Artigos relacionados

Preocupado com o segundo mandato, Marcelo vai descolando do Governo de...
Preocupado com o segundo mandato, Marcelo vai descolando do Governo de... Manuel de Almeida / Lusa Preocupado com um segundo mandato em Belém, o Presidente da República começa a... 2 views Mon, 13 Jul 2020, 14:48:49
Marcelo anuncia fim das reuniões do Infarmed (e diz que os comboios nã...
Marcelo anuncia fim das reuniões do Infarmed (e diz que os comboios nã... António Pedro Santos / Lusa Marcelo Rebelo de Sousa anunciou, esta quarta-feira, o fim das sessões epid... 51 views Thu, 09 Jul 2020, 02:06:00
Portugal-Brasil | Carta aberta ao Presidente da República
Portugal-Brasil | Carta aberta ao Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa pode ser acusado de tudo, menos de ser mal informado. Por isso, o seu silêncio à data de hoje so... 117 views Sun, 21 Jun 2020, 23:24:28
Catarina Martins acha “estranhíssimo” que alguém de esquerda apoie Mar...
Catarina Martins acha “estranhíssimo” que alguém de esquerda apoie Mar...  A coordenadora do Bloco de Esquerda afirma que o partido não vai apoiar uma eventual recandidatura do atua... 228 views Tue, 16 Jun 2020, 14:37:04
 Carta aberta ao Presidente da República
Carta aberta ao Presidente da República – Marcelo Rebelo de Sousa pode ser acusado de tudo, menos de ser mal informado. Por isso, o seu silêncio à data de hoje ... 203 views Wed, 10 Jun 2020, 16:26:04
Os bárbaros da bola, os juízes investigados e os almoços de Marcelo
Os bárbaros da bola, os juízes investigados e os almoços de Marcelo 1. O sucedido no autocarro do Benfica ou nas residências do  treinador e alguns jogadores confirma o que conc... 142 views Sat, 06 Jun 2020, 11:37:19

MRS

  • Criado em .
  • Visualizações: 109

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
14, julho 2020

Funcionários do PSD criticam Rio por assessorias fantasma no partido

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Bem prega Frei Tomás...Mas só acredita na imagem construída deste ex-quadro da banca, ex-secretário-geral do PSD, ex-vice-presidente do PSD e  ex-autarca do Porto quem quer. Se cuidassem de ver o que andou a fazer…
14, julho 2020

OS CAVALHEIROS DA SUPERVISÃO

em Portugal

por Fernando Paulouro Neves in 'Notícias do Bloqueio'

  Quase ao mesmo tempo em que se divulgavam os traços essenciais do Plano de Recuperação Económica e Social de Portugal 2020-2030  encomendado pelo Governo a António Costa Silva, a “Pluma Caprichosa”, de Clara Ferreira…
14, julho 2020

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

em Mundo

por ZAP in ZAP

(Comentário: Será melhor esperar sentado...) A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar…
14, julho 2020

Páginas de história

em Mundo

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

As distantes tradições da Bósnia Apresentação :«A 13a Divisão Handschar da SS, fundada em 1943, é uma tropa muçulmana da Bósnia e Herzegovina. Recrutada pelos alemães, inclui bósnios encarregados de combater resistentes jugoslavos. Uma vez…
14, julho 2020

Governo não cumpre há dois anos com os trabalhadores da Cofaco

em Portugal

por AbrilAbril

O Governo ainda não criou o regime de majoração de apoios sociais aos 162 trabalhadores despedidos da conserveira Cofaco, apesar de este ter sido aprovado em Julho de 2018. Os trabalhadores da fábrica da Cofaco,…
14, julho 2020

Reino Unido planeja enviar porta-aviões para Indo-Pacífico para confrontar China

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Peter Nicholls Comandantes militares estão elaborando planos para enviar o porta-aviões HMS Queen Elizabeth da Marinha Real britânica ao Extremo Oriente para desempenhar um papel no combate a uma China cada vez…
14, julho 2020

China acusa EUA de sabotarem paz regional após posição sobre Mar do Sul da China

em Mundo

por Lusa in ZAP

US NAVY/MC 3RD CLASS KURTIS A. HATCHER HANDOUT / Lusa   A China reivindica quase toda a área do mar do Sul da China e opõe-se, frequentemente, a qualquer manobra ou ação militar dos Estados…
14, julho 2020

Ensino híbrido é tendência para a vida escolar no mundo pós-pandemia

em Portugal

por Gonçalo Lopes

    14/07/2020   O chamado blended learning crescerá após pandemia, diz especialista Com o surgimento da pandemia, professores e alunos tiveram que se acostumar e se reinventar na forma de aprender e de ensinar. Aposta…
14, julho 2020

Após novo recorde de desflorestação na Amazónia, governo demite investigadora

em Mundo

por AbrilAbril

Lubia Vinhas, coordenadora-geral de Observação de Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foi exonerada esta segunda-feira, 3 dias após um alerta de destruição ambiental histórica. Há 14 meses consecutivos que se regista um…
14, julho 2020

Costa sai de Haia sem promessas e deixa achega ao primeiro-ministro holandês

em Portugal

por ZAP in ZAP

Bart Maat / EPA   “Ou saímos todos ao mesmo tempo deste problema, ou ficamos todos no problema”, disse António Costa após a reunião com o primeiro-ministro holandês sobre o plano de recuperação europeu.  …
14, julho 2020

PSD e BE contra reforço do apoio aos mais vulneráveis na capital

em Portugal

por AbrilAbril

Apesar do voto dos dois partidos, a proposta dos vereadores do PCP na Câmara de Lisboa, com vista ao reforço das respostas da emergência social em Lisboa, no âmbito do surto epidémico, foi aprovada. CréditosMiguel…
14, julho 2020

Portugal | O centrão em construção

em Portugal

por Página Global

    Manuel Carvalho Da Silva| Jornal de Notícias | opinião   Os exercícios de convergência que o PS/Governo e o PSD vêm concretizando indicam-nos que, provavelmente, estamos a caminho de sermos governados pelo centrão…
14, julho 2020

“Desconfinar não é desarmar”. Jovens não respeitam regras e estão a propagar covid-19 em Setúbal

em Portugal

por Lusa in ZAP

pedrosimoes7 / Flickr   O coordenador da Proteção Civil Municipal de Setúbal, José Luís Bucho, manifestou-se esta segunda-feira preocupado com os excessos cometidos pela população jovem no concelho, que acusa de desrespeitar as regras e…
14, julho 2020

Uma década perdida

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Nuno Serra)

Os dados da população residente em 2019, divulgados há dias pelo INE, confirmam a tendência cumulativa de esvaziamento demográfico do interior norte e sul, com perdas acima dos 6% na última década e que chegam…
14, julho 2020

Barraqueiro quer impor mais 9 meses de lay-off

em Portugal

por AbrilAbril

(Comentário: O monopólio dos transportes privatizados do sr Humberto Pedrosa,  que se estende do que foi a Rodoviária Nacional até à TAP passando pelos comboios e metro, nunca olhou a meios para acumular fortuna. Por…
14, julho 2020

Ajuste direto de 348 mil euros não evitou falhas graves no Portal das Matrículas

em Portugal

por ZAP in ZAP

António Cotrim / Lusa   O Ministério da Educação fez um ajuste direto de 348 mil euros para responder à demanda do Portal das Matrículas. Mesmo assim, a plataforma acabou por apresentar vários problemas e…
14, julho 2020

Quase 10 milhões de crianças podem abandonar a escola por causa da Covid-19

em Mundo

por AbrilAbril

Uma ONG estima que, no final deste ano, 9,7 milhões de crianças «podem ver-se obrigados a abandonar a escola para sempre», em função do aumento da pobreza e dos cortes orçamentais associados à pandemia. No…
14, julho 2020

TRUMP, BOLSONARO E O DEEP STATE

em Mundo

por Página Global

Nos EUA, o Estado Profundo – leia-se CIA, NSA, Clintons, Bolton, Wall Street, etc – está numa luta feroz contra Trump e quer impedir a sua reeleição a todo custo.  Este facto tem reflexos externos,…
14, julho 2020

Dois contra (quase) todos. O fim dos debates quinzenais uniu o PS e o PSD mais do que nunca

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Em vez da transparência de debaterem as políticas de forma escrutinável pelo Povo  por alguma razão preferem, agora, o secretismo dos encontros à porta fechada...Pacheco Pereira já há muito tinha explicado que uma das…
14, julho 2020

EUA pressionaram países a aceitar centenas de voos de deportação com infetados

em Mundo

por ZAP in ZAP

The White House   O Serviço de Imigração e Controlo de Fronteiras (ICE) dos EUA já fretou centenas de voos de deportação de imigrantes infetados com covid-19 desde o início da pandemia, segundo uma investigação…
14, julho 2020

Podemos estar a combater o coronavírus da forma errada

em Mundo

por ZAP in ZAP

Hugo Delgado / Lusa   Os novos dados tornados públicos, nos últimos dias, sobre a transmissão do coronavírus podem significar que o foco do combate à propagação da infecção está errado – e que a…
14, julho 2020

O Presidente búlgaro denuncia o «carácter mafioso» do governo Borissov

em Mundo

por in Rede Voltaire

A presidência búlgara foi alvo de buscas por ordem do Primeiro-Ministro, Boiko Borissov (à esquerda na foto), em 9 de Julho de 2020. Uma multidão veio imediatamente para a rua a fim de apoiar o…
14, julho 2020

EUA : a derrapagem do racismo igualitário, Thierry Meyssan

em Mundo

por Thierry Meyssan in Rede Voltaire

Isto poderá parecer humorístico, mas é infelizmente um slogan puritano a tomar ao pé da letra : « Os homens negros são uma espécie em perigo » (Black Men are an endangered species). Os Puritanos…
14, julho 2020

Duarte Cordeiro não se ilude e rejeita aproximação do PSD ao Governo. “É oposição”

em Portugal

por Lusa in ZAP

Fernando Veludo / Lusa   O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares afirma que, pela sua parte, não se ilude e que o PSD é mesmo oposição ao Governo, e argumenta que Rui Rio nunca…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate