• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Livro de Herberto Helder proibido no fascismo chega às livrarias

Livro de Herberto Helder proibido no fascismo chega às livrarias

Apresentação do Rosto, um chamado «auto-retrato romanceado» de Herberto Helder, publicado em 1968 e de imediato apreendido pela PIDE, chega às livrarias na próxima quinta-feira, ao fim de 52 anos.

Herberto Helder é considerado o maior poeta português da segunda metade do século XXCréditos / Jornal Rascunho

«A presente edição, feita por iniciativa de Olga Lima, viúva de Herberto Helder [1930-2015], segue o texto da publicação original, corrigindo diversos lapsos e erros tipográficos assinalados pelo autor, num exemplar de trabalho», escreve a Porto Editora, no anúncio da data de publicação.

Para esta edição, no entanto, «não foram tomadas em conta restantes anotações, cortes e sinais, que constam desse exemplar, por não estabelecerem claramente uma nova organização do livro, indicando apenas hipóteses de alteração textual ou as referidas deslocações de fragmentos para outras obras do autor», acrescenta a editora.

A edição original de Apresentação do Rosto surgiu em 1968, na Editora Ulisseia, e foi rapidamente apreendida pela PIDE, que destruiu os quase 1500 exemplares impressos. A obra não voltou a ser editada.

O despacho de proibição, datado de 22 de Julho de 1968, descreve-a como «autobiografia do autor, que é de índole esquerdista, escrita em linguagem surreal e hermética, que como obra literária não mereceria qualquer reparo, se não apresentasse passagens de grande obscenidade».

Num artigo publicado na Página da Educação sobre a «Censura Fascista», em Agosto de 2008, o editor Serafim Ferreira (1940-2015), ex-director literário do Círculo de Leitores, recordou o processo e o modo como um dos agentes da PIDE, que entraram na Ulisseia, disse haver na obra «uma evidente carga de pornografia, o que não podia de forma nenhuma ser tolerado».

Em 1968, quando surgiu o seu livro, Herberto Helder era condenado no âmbito do processo relacionado com a publicação de Filosofia de Alcova, de Marquês de Sade, pelas Edições Afrodite, de Fernando Ribeiro de Mello.

O livro prefigura-se assim como o processo de fazer ver um rosto, à partida impessoal, mas que ganha vida, um rosto que se apresenta em permanente transformação, e que se define na improbabilidade de o fazer: «Eu sou um movimento», escreve Herberto Helder, em jeito de auto-retrato.

Com agência Lusa

 

Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/cultura/livro-de-herberto-helder-proibido-no-fascismo-chega-livrarias

Tags:

Artigos relacionados

Alfredo Tropa, uma vida de serviço público
Alfredo Tropa, uma vida de serviço público O realizador português Alfredo Tropa, que acompanhou Michel Giacommetti e Fernando Lopes-Graça no trabalho que documen... 34 views Tue, 07 Jul 2020, 01:08:31
Um grande compositor
Um grande compositor Em memóriade Enio Morricone Balada de Sacco e Vanzetti com Dulce Pontes  Cinema Paraíso &nbs... 33 views Tue, 07 Jul 2020, 01:17:44
Viva Gilberto Gil
Viva Gilberto Gil O gigante ao mesmo tempo tão imenso e tão gentil Gilberto Gil.   Tem uns discos que e... 67 views Sun, 28 Jun 2020, 23:20:13
60% dos trabalhadores da Cultura em Espanha tiveram propostas para tra...
60% dos trabalhadores da Cultura em Espanha tiveram propostas para tra... Um trabalho da Universidade de Valência revela que 35% dos inquiridos realizaram iniciativas culturais grátis durante ... 53 views Sat, 20 Jun 2020, 23:17:16
ÁLBUM DE CANÇÕES DO VINICIUS
ÁLBUM DE CANÇÕES DO VINICIUS                              VINICIUS DE... 144 views Sun, 14 Jun 2020, 15:26:57
A morte dos estudantes
A morte dos estudantes (António Guerreiro, in Público, 05/06/2020)António GuerreiroGiorgio Agamben, o filósofo italiano vivo mais tra... 113 views Sat, 06 Jun 2020, 11:52:45

Cultura

  • Criado em .
  • Visualizações: 48

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
12, julho 2020

Médicos franceses pedem mais respeito ao uso da máscara

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / CHARLES PLATIAU Um grupo de 14 médicos da França pediu neste sábado (11) o estabelecimento de medidas mais duras para o uso de máscaras, em meio a receios de um novo aumento…
11, julho 2020

Diáspora da Guiné-Bissau reúne centenas em Lisboa para denunciar situação no país

em Portugal

por Lucas Rohan

11/07/2020   Cerca de cinco centenas de cidadãos guineenses a viver em Portugal participaram hoje numa manifestação em Lisboa para contestar a atual situação política na Guiné-Bissau e para pedir o respeito pela Constituição e…
11, julho 2020

PRÉ-HISTÓRIA DA COVID-19 NOS ESGOTOS DE BARCELONA

em Mundo

por in 'O Lado Oculto'

2020-07-11 Cientistas da Universidade de Barcelona detectaram genomas do novo coronavírus SARS-CoV-2 nos esgotos da cidade no dia 12 de Março de 2019, isto é, nove meses e meio antes da declaração das autoridades chinesas…
11, julho 2020

Esquerda latino-americana quer participação de Portugal e tenciona convidar António Guterres

em Mundo

por Lucas Rohan

11/07/2020   O Grupo de Puebla, fórum latino-americano que reúne líderes da esquerda de 17 países, pretende incluir Portugal para ganhar projeção ibero-americana e tenciona convidar António Guterres para impulsionar uma agenda progressista numa região…
11, julho 2020

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa   As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino.…
11, julho 2020

De que serve a Bondade - Bertolt Brecht

em Mundo

por Voar Fora da Asa

De que serve a Bondade   1   De que serve a bondadeQuando os bondosos são logo abatidos, ou são abatidosAqueles para quem foram bondosos? De que serve a liberdadeQuando os livres têm que viver…
11, julho 2020

Não, não vai correr bem

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Comentário ao artigo: O conhecido azedume do 'comentarismo' de MST parece ter emparelhado com as o feroz 'opinamento' de José Miguel Júdice contra ALGUNS ministros que, tanto um como o outro, afirmam querer ver arredados…
11, julho 2020

Um branqueador do fascismo no ISCTE

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

Passou-me ao lado e ainda bem: pelos vistos a RTP2 deu tempo de antena a um professor do ISCTE, que acaba de publicar um livro sobre o Chega onde defende a tese esdrúxula de não…
11, julho 2020

Diretor da Nova SBE tem exclusividade mas ganha 143 mil euros no Santander

em Portugal

por Administração web

Direção da faculdade de Economia da Universidade Nova implica exclusividade mas Daniel Traça é administrador do Banco Santander, um dos mecenas da escola, tendo auferido 143 mil euros em 2019. Reitor permitiu acumulação, mas anuncia…
11, julho 2020

Diretor da Nova SBE tem exclusividade mas ganha milhares no Santander

em Portugal

por Filipe Sousa

Fernanda Câncio - 10/07/2020   Direção da faculdade de Economia da Universidade Nova implica exclusividade mas Daniel Traça é administrador do Banco Santander, um dos mecenas da escola, tendo auferido 143 mil euros em 2019.…
11, julho 2020

CRISE DO COVID 19 E A INCAPACIDADE DAS SOCIEDADES NEOLIBERAIS EM LHE DAREM RESPOSTA – LVIII – UMA RECESSÃO COMO NENHUMA OUTRA, de JOHN MAULDIN

em Mundo

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

      A Recession Like No Other, por John Mauldin Mauldin Economics, 26 de Junho de 2020 Selecção e tradução de Júlio Marques Mota   A recessão provocada pelo Coronavirus Optando por não gastar…
11, julho 2020

O trabalho de um consultor que ou é ingénuo ou propõe que algo mude para que tudo fique na mesma...

em Portugal

por in 'Alpendre da Lua'

  «É crucial prestar atenção às pequenas e médias empresas (PME), porque representam mais de 95% do tecido empresarial português e empregam mais de 75% das pessoas. A saída da economia do estado de coma,…
11, julho 2020

Por que são tão irrisórias as respostas dos palestinos à proposta de anexação israelense?

em Mundo

por resistir.info

por Adnan Abu Amer  O exército israelense está a preparar-se para anexar a Margem Ocidental (Cisjordania) e para as reacções dos palestinos, embora seja provável que os apelos para que se tomem medidas contra o…
11, julho 2020

Resolução do Conselho Nacional aprovada pelo Plenário de Sindicatos

em Portugal

por CGTP-IN

O Plenário Nacional de Sindicatos da CGTP-IN reunido, hoje, dia 10 de Julho de 2020, no Cinema S.Jorge, em Lisboa, aprovou a Resolução: "LUTAR CONTRA A EXPLORAÇÃO, PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES, POR UM PORTUGAL COM…
11, julho 2020

Pastor Milton Ribeiro é o novo ministro da Educação do Brasil

em Mundo

por Filipe Sousa

Paulo Saldaña e Ricardo Della Coletta e Gustavo Uribe - 10/07/2020   Bolsonaro nomeia pastor Milton Ribeiro, ligado ao Mackenzie, para comandar o MEC. Indicação partiu de Jorge de Oliveira, ministro-chefe da Secretaria Geral da…
11, julho 2020

Brasil chega a 70.398 óbitos por Covid-19 com 1.214 mortes em 24h

em Mundo

por Brasil24/7

Nas últimas 24 horas, mais 45.048 pacientes foram diagnosticados com a doença e 1.214 óbitos foram registrados     247 - Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), aponta que nesta sexta-feira (10)…
11, julho 2020

Bolsonaro anuncia professor e pastor Milton Ribeiro como novo ministro da Educação

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© Folhapress / Futura Press Após semanas de indefinição, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira (10) o quarto nome a ocupar o cargo de ministro da Educação: o do pastor e professor Milton Ribeiro.…
11, julho 2020

Sem privacidade nem descanso. Em Hong Kong, 400 mil mulheres são obrigadas a viver com o patrão

em Mundo

por MC in ZAP

ArtHouse Studio / Pexels   Em Hong Kong, cerca de 400 mil mulheres que arranjam emprego como governantas são forçadas a viver com os seus empregadores. A maioria não tem descanso nem privacidade – e…
11, julho 2020

“Ultra Simplex.” Procedimentos podem ser decididos por videoconferência

em Portugal

por ZAP in ZAP

António Pedro Santos / Lusa   Um novo programa “ultrasimplificado” vai permitir maior rapidez em procedimentos administrativos obrigatórios da administração central e local.   Esta sexta-feira, o Governo apresentou um programa “ultrasimplificado” para permitir maior…
11, julho 2020

Super juiz do Tribunal de Menores denunciado por dona de casa de prostituição fala em “cabala feminista”

em Portugal

por ZAP in ZAP

Piotr Adamowicz / Canva   A promotora de uma petição que defende a legalização da prostituição, em Portugal, e que é dona de uma casa onde se prestam serviços sexuais, terá revelado ao Ministério Público…
10, julho 2020

Trabalhadores da CP em greve nacional no dia 24 de julho

em Portugal

por Lusa in ZAP

Giacomo Giugiaro / Flickr   Os trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP cumprem dia 24 de julho uma greve nacional, exigindo a retirada da proposta de regulamento de carreiras apresentada pela empresa.   Os…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate