O espelho da pandemia

Apesar de há 46 anos ter ocorrido uma revolução democrática e de o país ter evoluído em diversos indicadores, a Covid-19 revelou alguns problemas na sociedade que estão a montante da pandemia.

A emergência sanitária que neste momento afeta mais de duas centenas de países do mundo constitui uma circunstância de inegável dimensão histórica, que vai marcar a vida de todas as gerações que a estão a viver. Não é possível ignorar o número de vidas ceifadas pela doença Covid-19, que nesta data ascende a cerca de 370 mil, nem as muitas dezenas de milhar que nos hospitais de todo o mundo lutam pela vida. Estes são os dados lineares das consequências da pandemia.

Porém, para além da sua dimensão sanitária, que como vimos é muito relevante, esta pandemia representa um verdadeiro espelho da realidade social existente em vastas zonas do mundo, marcada por milhões de seres humanos privados das mais elementares condições de sobrevivência e de respeito pela sua dignidade, geradas pelo desemprego, pela fome, pelas precárias condições de habitação, pela falta de acesso aos cuidados de saúde e outras expressões de um sistema que, de forma ideológica, deixa milhões para traz.

«Em Portugal existem profundas desigualdades atingindo centenas de milhar de trabalhadores, ameaçados pelo desemprego ou pela precariedade de muitos dos empregos criados nos últimos anos. Há milhares de famílias a viverem em bairros pobres implantados na periferia das grandes cidades, com particular incidência na Região de Lisboa e Vale do Tejo. Há milhares de idosos abandonados ou «armazenados» em instituições sem o mínimo de condições para garantir a sua segurança e dignidade, como também a pandemia nos revelou»

Por cá, apesar de há 46 anos ter ocorrido uma revolução democrática e de o país ter evoluído em diversos indicadores, a Covid-19 revelou alguns problemas na sociedade que, conforme muito bem lembrou o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, estão a montante da pandemia.

Em Portugal existem profundas desigualdades atingindo centenas de milhar de trabalhadores, ameaçados pelo desemprego ou pela precariedade de muitos dos empregos criados nos últimos anos. Há milhares de famílias a viverem em bairros pobres implantados na periferia das grandes cidades, com particular incidência na Região de Lisboa e Vale do Tejo. Há milhares de idosos abandonados ou «armazenados» em instituições sem o mínimo de condições para garantir a sua segurança e dignidade, como também a pandemia nos revelou. Há défice de recursos humanos especializados em diversos domínios da atividade do país, de médicos e enfermeiros, a agentes das forças de segurança ou bombeiros, passando por nadadores-salvadores e outros, funções indispensáveis para a construção de uma vida em sociedade, sã e segura.

Entretanto, neste mesmo país, continuam-se a injetar milhões de euros em bancos delapidados por criminosos que se mantêm impunes e transige-se com as reivindicações de patrões de empresas que nos últimos anos arrecadaram milhões de lucros e que, agora, fazem chantagem com os empregos dos trabalhadores que ameaçam destruir, se o Estado não financiar os impactos da pandemia nas respetivas empresas, entre outras demonstrações de pressão por quem muito tem em desfavor de quem muito pouco ou nada tem.

«para além da emergência sanitária que é necessário continuar a enfrentar, com a eficácia e o empenho de todos os trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde e a postura cívica de todos nós (...) [convém] não nos resignarmos a um país onde a fome se combata com a distribuição de bens alimentares no Banco Alimentar ou se disfarce o direito constitucional ao trabalho com a proliferação de relações laborais  de natureza feudal»

No espelho da pandemia vemos refletidas as vítimas dos surtos da Covid-19 que, nas últimas duas semanas, apareceram em diversos concelhos de Lisboa e Vale do Tejo, nomeadamente as centenas de imigrantes mal pagos e com poucos direitos laborais a trabalhar em várias empresas. Vemos também refletidas as centenas de pessoas que recorrem a instituições sociais para garantirem a sua alimentação e das suas famílias, muitas delas pela primeira vez nas suas vidas.

Sim, para além da emergência sanitária que é necessário continuar a enfrentar, com a eficácia e o empenho de todos os trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde e a postura cívica de todos nós, através da adoção dos adequados comportamentos de segurança, é necessário aproveitar esta pandemia para, na designada nova normalidade que se lhe seguirá, nos concentrarmos em tudo o que lhe fica a montante, mudando prioridades políticas e afetando investimentos para combater a precariedade no emprego e na habitação e, deste modo, não nos resignarmos a um país onde a fome se combata com a distribuição de bens alimentares no Banco Alimentar ou se disfarce o direito constitucional ao trabalho com a proliferação de relações laborais de natureza feudal.

O autor escreve ao abrigo do Acordo Ortográfico de 1990 (AE90)

 

Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/nacional/o-espelho-da-pandemia

Artigos relacionados

A fractura social
A fractura social «Juízes recusam julgamentos em salas sem ar fresco e higienização», dizia a manchete do jornal Público de 3 de Junho. ... 65 views Fri, 05 Jun 2020, 18:27:51
Portugal | A maior mentira da pandemia
Portugal | A maior mentira da pandemia     Paulo Baldaia | TSF | opinião   Chegou a ser comovente a forma como encaramos o início da Cov... 224 views Sat, 30 May 2020, 22:51:06
Enquanto trabalhador empobrece, patrimônio de bilionários cresce
Enquanto trabalhador empobrece, patrimônio de bilionários cresce O patrimônio dos bilionários dos Estados Unidos cresceu cerca de 15% nos dois meses que se passaram desde o início... 144 views Wed, 27 May 2020, 17:04:37
Artigo inaceitável na revista ACP
Artigo inaceitável na revista ACP As condições de vida impostas pela pandemia estão a libertar perspetivas e escolhas que até há pouco tempo permaneci... 98 views Tue, 26 May 2020, 15:23:50
19 de maio – efeméride_1
19 de maio – efeméride_1   1790 – Há 230 anos a Revolução Francesa aboliu todos os títulos de nobreza e todas as distinções que discrimin... 79 views Tue, 19 May 2020, 16:34:10
A pandemia está a expor as desigualdades. Também vai aumentá-las?
A pandemia está a expor as desigualdades. Também vai aumentá-las? Em Janeiro deste ano, o FMI previa um crescimento de 3% para a economia mundial; prevê-se agora que teremos antes um... 170 views Fri, 15 May 2020, 12:00:14

Desigualdade

  • Criado em .
  • Visualizações: 29

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
02, julho 2020

Brasil: O FBI e a Lava Jato

em Mundo

por resistir.info

– A proximidade entre a PF e procuradores do Brasil com o FBI incluía "total conhecimento" das investigações sobre a Odebrecht – Agente que atuou em investigações da Lava-Jato no Brasil tornou-se chefe da Unidade…
02, julho 2020

EUA | Os distúrbios raciais e a tentação separatista

em Mundo

por Página Global

    Thierry Meyssan*   Os distúrbios raciais que se estendem hoje pelos EUA não ameaçam a integridade do território, mas poderão abrir a via para um confronto cultural entre as comunidades que partilham o…
02, julho 2020

CARTA DE BRAGA – “de pandemias, colibris e xadrez” por António Oliveira

em Portugal

por clara castilho in 'A Viagem dos Argonautas'

  Atrás desta pandemia, como talvez já tenha havido atrás de outras, está o modo como temos visto acumularem-se riquezas, dinheiros e bens materiais, usando mesmo as virtuais e actuais formas para as juntarem e…
02, julho 2020

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

em Mundo

por ZAP in ZAP

premier.gov.ru O presidente da Rússia, Vladimir Putin Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados…
02, julho 2020

Incêndios na Amazónia brasileira batem recorde de 13 anos em junho

em Mundo

por Rute Coelho

01/07/2020   O Brasil registou 2.248 focos de incêndio na Amazónia em junho deste ano, a maior taxa registada para aquele mês desde 2007, informaram hoje fontes oficiais. Dados recolhidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas…
02, julho 2020

OIT: desemprego bate recorde e já atinge 41 milhões na América Latina e no Caribe

em Mundo

por Brasil24/7

  247 - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmou, nesta quarta-feira, 1º, que a pandemia do coronavírus colocou América Latina e Caribe "em uma crise econômica e social sem precedentes", deixando "um recorde de…
02, julho 2020

Brasil ultrapassa a marca de 60 mil mortes por COVID-19, informa Ministério da Saúde

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© Folhapress / André Melo Andrade/Immagini De acordo com o balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (1º), o Brasil ultrapassou a marca de 60 mil mortes pela COVID-19. De acordo com a pasta,…
02, julho 2020

Jovem de 15 anos caiu nas rochas do Farol da Guia e foi resgatada com sucesso pela Estação Salva-Vidas

em Cascais

por CASCAIS24

Jovem, estabilizada, aguarda sob olhar atento dos Bombeiros e da Polícia Marítima chegada da embarcação Salva-Vidas Por Redação 01 julho 2020 Uma jovem, 15 anos, foi resgatada com sucesso, esta quarta-feira, à tarde, pela Estação…
02, julho 2020

Portugal com ‘stock’ e acesso imediato a medicamento remdesivir – Infarmed

em Portugal

por Felipe Sousa

01/07/2020     O Infarmed assegurou hoje que Portugal tem ‘stock’ disponível e reserva para uso imediato do medicamento remdesivir, que tem sido usado contra a covid-19, e que o laboratório não antecipa constrangimentos no…
02, julho 2020

FHC diz que não votou em Bolsonaro, mas é contra "derrubar quem foi eleito"

em Mundo

por Brasil24/7

(Comentário: É pena que este ex-presidente e ex membro da 'radical' Teoria da Dependência não tenha tido identica posição aquando do golpe que depôs a presidenta Dilma Roussef)   247 - O ex-presidente Fernando Henrique…
02, julho 2020

PSD defende saída da ministra da Saúde, PS elogia ação “positiva e atenta”

em Portugal

por Lusa in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O vice-presidente do PSD David Justino considerou hoje na TSF que a ministra da Saúde não tem condições para continuar no cargo, uma visão rejeitada pelo presidente do PS, que…
02, julho 2020

COMO É QUE SOMOS FEITOS ESCRAVOS DA BANCA E MEGA-CORPORAÇÕES?

em Mundo

por Manuel Banet

      O endividamento excessivo é o factor que vai condicionar negativamente - daqui para a frente- a saúde económica, e a saúde «senso sticto», das populações de quase todos os países. Os Estados,…
02, julho 2020

Crimes de Israel perante o Tribunal Penal Internacional

em Mundo

por Página Global

#Escrito em português do Brasil No mesmo contexto, deve-se enfatizar que o Estado da Palestina depositou o instrumento de adesão ao Tribunal Penal Internacional como Estado Parte, que entrou em vigor em 1 de abril de 2015.…
02, julho 2020

Já eles estão preparados para falar sobre tudo

em Portugal

por António Duarte

«Seja pela idade avançada, seja pela falta de preparação técnica, os professores não estão preparados para ensinar à distância. Esta é uma das conclusões de um estudo realizado pela Universidade Nova de Lisboa. O digital…
02, julho 2020

Biden não vai fazer comícios por causa da pandemia

em Mundo

por Lusa in ZAP

Jim Lo Scalzo / EPA   Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, vai seguir “as ordens dos médicos” que impedem a realização de comícios devido à pandemia da covid-19.   O candidato democrata à…
02, julho 2020

António Costa recusa ideia de PS como “partido pop up”

em Portugal

por Lusa in ZAP

Manuel De Almeida / Lusa   António Costa sublinhou que, na luta pela igualdade e liberdade, faz todo o sentido que o partido volte às raízes e às memórias.   Esta terça-feira, o secretário-geral do…
02, julho 2020

Bolsonaro subestimou a COVID-19 e Brasil paga a conta, avalia chefe da Cruz Vermelha

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Andre Borges O presidente da Federação Internacional da Cruz Vermelha, Francesco Rocca, declarou que o presidente Jair Bolsonaro subestimou a pandemia do novo coronavírus, e agora a população paga o preço,…
02, julho 2020

Amanhã, videoconferência Práxis/Zero: «Emergência Climática»

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Nuno Serra)

«Um novo contrato social e ambiental é preciso. É para isso indispensável a convergência e integração da questão social e da questão ambiental, a junção das forças e dos ativismos destes dois mundos, do trabalho…
02, julho 2020

Sondagem sem grandes surpresas

em Mundo

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

EUA: como são vistos os dois candidatos aqui Porque Biden tem o carisma de uma lesma,Trump ganha-lhe em energia e coragem. Mas Biden ganha a Trump em honestidade, em cuidar das necessidades das pessoas comuns…
02, julho 2020

Casal ferido em capotamento de ligeiro na Marginal em Carcavelos

em Cascais

por CASCAIS24

Veículo capotou na rotunda, na Marginal (Foto Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana) Por Redação 01 julho 2020 Um veículo ligeiro despistou-se e capotou, provocando ferimentos nos dois ocupantes, um casal com cerca…
02, julho 2020

Portugal regista mais três mortes e 313 novos casos de Covid-19

em Portugal

por Gonçalo Lopes

Gonçalo Teles - 01/07/2020   O número de pessoas infetadas pela doença é agora 42.454. No entanto, Lisboa e Vale do Tejo registou 70% dos novos casos. Estão confirmadas 1579 mortes devido à Covid-19 em…
02, julho 2020

EUA pode atingir 100 mil casos diários (e Trump está cada vez “mais e mais irritado” com a China)

em Mundo

por ZAP in ZAP

The White House from Washington, DC / Wikimedia   Os Estados Unidos podem ver o número de casos diários de Covid-19 aumentar de novo dos 40 mil para 100 mil a menos que haja intervenções…
02, julho 2020

“Coronavírus está a crescer”. Primeira-ministra rejeita abrir fronteiras da Nova Zelândia

em Mundo

por ZAP in ZAP

appaloosa / Flickr   A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, tem recebido pedidos dos seus opositores políticos para reabrir as fronteiras do país, algo que tem rejeitado, classificando a sugestão como “francamente perigosa”.  …
02, julho 2020

O início da Covid-19

em Mundo

por Jorge Seabra

Este é o primeiro de uma série de artigos em que Jorge Seabra se debruça sobre o desenvolvimento da primeira fase da Covid-19, em Portugal e no mundo, começando pela China. CréditosRoman Pilipey / EPA…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate