• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Mais 13 mortos e 257 infetados com covid-19 em Portugal

Mais 13 mortos e 257 infetados com covid-19 em Portugal

 
 
Há mais 13 óbitos associados à covid-19, 257 novos casos diagnosticados e mais 275 doentes recuperados nas últimas 24 horas.
 
No total, Portugal já registou 32203 casos de infeção (dos quais, 19186 já recuperaram) e 1396 óbitos associados ao novo coronavírus.

Com uma subida total de 257 casos confirmados no país, a região de Lisboa e vale do Tejo vê o número de infeções aumentar em 231 casos (89,9% dos novos casos foram nesta região). O Norte teve mais 14 casos, o Centro 11 e o Algarve mais um caso positivo.

Analisando a distribuição geográfica dos óbitos, quatro ocorreram no Norte do país, uma no Centro e oito em Lisboa e Vale do Tejo.

Na distribuição de casos por concelho, saliente-se a subida dos concelhos de Lisboa, Amadora (total de 831), Odivelas (total de 534) e Sintra (total de 1173). A capital continua a ser o concelho com maior número de infetados, com 2365 casos já identificados. O Porto de 1354 casos, Gaia 1558, Braga 1225, Valongo 757, Gondomar 1083 e Matosinhos 1277.

O país tem, neste momento, 514 pessoas internadas com covid-19, das quais 63 em Unidades de Cuidados Intensivos, uma diminuição de três casos em ambos os valores.

Olhando para a faixa etária dos óbitos no país, mais de 900 ocorreram no grupo acima dos 80 anos, logo seguido para faixa 70-79, com mais de 250 casos. 

Jornal de Notícias


 
Covid-19 | Região de Lisboa com média de 85% dos novos casos na última semana

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou este sábado que a região de Lisboa e Vale do Tejo teve durante a última semana uma média de mais de 85% dos novos casos no país.
 
A taxa de letalidade global da covid-19 em Portugal é agora de 4,3% e, acima dos 70 anos, é de 17%, assinalou a ministra da Saúde.
 
"De acordo com os dados mais recentes, a média do RT, ou seja, a média de transmissão da doença para outros ao longo do tempo, foi de 1,02%" entre 23 e 27 de maio. A nível regional, no norte o RT é de 0,93, no Centro é de 0,98 e em Lisboa e Vale do Tejo é de 1,5", referiu Marta Temido.

Sobre a região de Lisboa e Vale do Tejo, a ministra afirmou na generalidade há uma tendência decrescente em todo o país com exceção da Área Metropolitana Lisboa, onde se verifica um "crescimento de novos casos, com destaque para os concelhos de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra". "Desde meados de maio que o número de novos casos nesta zona se mantém alto e nos últimos oito dias representou em média mais de 85 por cento dos novos casos no país", apontou.

"Se estiverem com sintomas, por favor não vão trabalhar"

"É essencial tomar medidas específicas, tendo em conta as características de novos casos identificados nesta área. A estratégia envolverá ao longo dos próximos dias o reforço do rastreio da infeção nas atividades em que se tem verificado maior incidência, por exemplo em áreas ligadas a construção civil ou abastecimento; da testagem de todas as pessoas em vigilância, a determinação do confinamento obrigatório dessas pessoas e a identificação de locais alternativos para o confinamento domiciliário quando as condições de habitabilidade não são suficientes", explicou a ministra, que acredita que "a estratégia irá permitir reduzir o número de contágio".

E deixou um apelo: "Se estiverem com sintomas, se estiverem com doentes, por favor não vão trabalhar", pediu, prometendo que irão ser encontradas alternativas para que a ausência ao trabalho seja devidamente compensada.

"Não passa pela cabeça de ninguém dizer que determinado grupo é culpado"

Questionada sobre o número de infetados no setor da construção, Marta Temido respondeu que "ao longo da pandemia temos tido focos de doença e preocupação, que agora estão em alguns grupos de atividade laboral". "Falamos dos mais velhos, depois de um conjunto de grupos vulneráveis, de pessoas institucionalizadas em residências para idosos e agora de grupos de trabalho. Mas não passa pela cabeça de ninguém dizer que determinado setor profissional é culpado pela disseminação da doença. Há um conjunto de aspetos associados com a organização do trabalho", acrescentou Marta Temido.

Ainda não se sabe qual é o universo do setor da construção que está infetado, mas haverá nos próximos dias um "esforço muito significativo de testagem nestas áreas". A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, avançou com um número provisório de pelo menos 140 casos na construção civil. No entanto, lembrou que a testagem vai continuar e que na próxima semana os números deverão aproximar-se mais da realidade.

"Precisamos de falar com as pessoas, já não vale a pena decretar mais medidas"

"Estão previstas algumas reuniões que decorrerão amanhã e na segunda-feira com agentes de diversos níveis de responsabilidade para coordenar uma atuação pedagógica para adequada higiene pessoal, adequada higienização dos espaços e medidas de distanciamento social. O objetivo é trabalhar no terreno. É necessária intervenção na rua, a solução passa por cada um dos indivíduos. Precisamos de falar com as pessoas, já não vale a pena decretar mais medidas", disse a ministra da Saúde.

Sobre a situação no Hospital Beatriz Ângelo em Loures, Marta Temido disse que está a estabilizar, mas revelou que nove das dez camas de cuidados intensivos estão ocupadas. Há um total de 58 camas destacadas para doentes infetados. A ministra garantiu ainda que os outros hospitais da região "estão preparados para apoiar se for necessário".

Sobre os casos de infeção em bairros sociais, a ministra ressalva que as autoridades de saúde estão a avaliar se as máscaras e equipamentos de proteção chegam à população.

Graça Freitas diz que é aconselhável conviver

Questionada sobre a utilização das esplanadas, a diretora-geral da Saúde sublinhou que as pessoas podem estar nesses locais e permanecer na rua, desde que cumpram as regras. Graça Freitas diz que é aconselhável conviver, mas sempre com distância social, usando máscara, higienizando as mãos e sem partilhar objetos, como copos e garrafas. "Não podemos ir à esplanada como no verão passado", alertou, pois só assim se conseguem quebrar as cadeias de transmissão e fazer com que a vida social e económica possa ser retomada em segurança.

"Estamos a preparar alternativas domiciliárias para grupos específicos da população. O que estamos a considerar é uma ação conjunta das autoridades para em Lisboa e Vale do Tejo as estruturas sejam direcionadas para a população-alvo, como alternativa à habitação que não reúne condições", voltou a frisar Marta Temido.

Sobre o material que não cumpre os requisitos definidos pelas autoridades de Saúde, a ministra salientou que têm sido identificadas "situações em que os equipamentos não cumprem as regras e o que se tem feito é retirar esse produtos, que são devolvidos".

É preciso "bom senso" nos cafés para ver o futebol

Questionada sobre a lista da Grécia que exclui Portugal dos países cujos turistas já podem visitar o país a partir de 15 de junho, a ministra respondeu que não compete ao Governo português opinar sobre essa matéria.

Sobre o regresso do futebol na próxima quarta-feira, Marta Temido referiu que não estão previstas medidas adicionais para evitar ajuntamentos em cafés e restaurantes, mas "é importante sublinhar que sendo as competições transmitidas em canal fechado, é preciso ter alguns cuidados" e o Governo confia no bom senso das pessoas e no cumprimento estrito das regras por parte de adeptos e dos proprietários de cafés e restaurantes.

Decorreu este sábado a habitual conferência de imprensa relativa à atualização diária da situação da pandemia de covid-19 em Portugal, com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, e da diretora-geral da DGS, Graça Freitas.

Segundo o boletim epidemiológico deste sábado, Portugal regista mais 13 mortes, num total de 1396, e mais 257 infetados, num total de 32.203.

No total, Portugal já registou 32203 casos de infeção (dos quais, 19186 já recuperaram) e 1396 óbitos associados ao novo coronavírus. Com uma subida total de 257 casos confirmados no país, a região de Lisboa e vale do Tejo vê o número de infeções aumentar em 231 casos (89,9% dos novos casos foram nesta região). O Norte teve mais 14 casos, o Centro 11 e o Algarve mais um caso positivo.
 
Tiago Rodrigues | Jornal de Notícias
 
Imagens: 1 - Miguel A. Lopes / Lusa; 2 - José Sena Goulão / Lusa
 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/05/portugal-mais-13-mortos-e-257-infetados.html

Artigos relacionados

OMS vai à China investigar origem da covid-19, mas Pequim aponta o ded...
OMS vai à China investigar origem da covid-19, mas Pequim aponta o ded... 05/07/2020 Esta semana assinalam-se os seis meses da identificação do novo coronaví... 48 views Mon, 06 Jul 2020, 02:01:27
Trump diz que 99% dos casos de covid-19 são “inofensivos”. FDA recusa-...
Trump diz que 99% dos casos de covid-19 são “inofensivos”. FDA recusa-... O chefe da autoridade do medicamento norte-americana, FDA – Food and Drug Administration, Stephen Hahn, recusou-se a... 50 views Tue, 07 Jul 2020, 01:20:54
Cascais quase a atingir um total de 1000 infetados
Cascais quase a atingir um total de 1000 infetados   No relatório de hoje, da Direcção Geral da Saúde (DGS) registam-se 33 novos casos no número de infe... 61 views Fri, 03 Jul 2020, 01:49:27
Marcelo, Felipe VI, Costa e Sánchez assinalam a reabertura da fronteir...
Marcelo, Felipe VI, Costa e Sánchez assinalam a reabertura da fronteir...     Os chefes de Estado e de Governo de Portugal e de Espanha vão juntar-se hoje para assinalar a reaber... 38 views Thu, 02 Jul 2020, 01:00:20
Portugal e Espanha reabrem fronteira para turismo após três meses
Portugal e Espanha reabrem fronteira para turismo após três meses  247 - Os governos da Espanha e de Portugal reabriram oficialmente nesta quarta-feira (1º) sua fronteira ... 35 views Fri, 03 Jul 2020, 00:19:38
“Coronavírus está a crescer”. Primeira-ministra rejeita abrir fronteir...
“Coronavírus está a crescer”. Primeira-ministra rejeita abrir fronteir... appaloosa / Flickr A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, tem recebido pedidos dos seus... 85 views Thu, 02 Jul 2020, 01:36:11

Covid-19

  • Criado em .
  • Visualizações: 129

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
07, julho 2020

Jair Bolsonaro diz que está com sintomas de Covid-19

em Mundo

por Filipe Sousa

Filipe Sousa - 06/07/2020     A CNN Brasil noticiou que foi o próprio presidente brasileiro que confirmou a informação e que está a tomar hidroxicloroquina. Jair Bolsonaro cancelou a agenda presidencial para o resto…
07, julho 2020

Impedir a reprivatização da Efacec

em Portugal

por AbrilAbril

A indústria transformadora continua a ser o esteio das economias mais desenvolvidas, seja a nível europeu ou mundial, como atesta a realidade económica dos últimos 150 anos. Créditos / NTech News A constatação levou o…
07, julho 2020

Mensagem aos leitores de Hong Kong

em Mundo

por resistir.info

– Como vendemos a União Soviética e a Checoslováquia por sacos de plástico por Andre Vltchek Esta foi uma história que, durante meses, quis partilhar com os jovens leitores de Hong Kong. Parece-me ser agora…
07, julho 2020

MISTÉRIO. Mulher desaparecida há mais uma semana depois de receber herança

em Cascais

por CASCAIS24

Por Valdemar Pinheiro 06 julho 2020 Uma mulher, na casa dos 60 anos, alegadamente "bafejada" por uma herança familiar, está dada como desaparecida em Cascais desde há oito dias, em circunstâncias que as autoridades estão…
07, julho 2020

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

em Mundo

por ZAP in ZAP

Massimo Percossi / EPA   O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de…
07, julho 2020

Na morte de Custódia Chibante

em Portugal

por Abril de Novo Magazine

Maria Custódia Chibante, resistente antifascista do Couço e ex-presa política, morreu quinta-feira, dia 2 de Julho. Natural do Couço, concelho de Coruche, era filha de uma camponesa e um pedreiro, não conseguindo cumprir o seu…
07, julho 2020

Sem política nacional de enfrentamento, Brasil chega a 65.487 óbitos pela Covid

em Mundo

por Brasil24/7

  Reuters - O Brasil registrou nesta segunda-feira mais 620 óbitos em decorrência da Covid-19, atingindo um total de 65.487 mortes relacionadas à doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, informou o Ministério da Saúde. O…
07, julho 2020

EUA: instabilidade política e o retorno da Guerra Fria

em Mundo

por Leonardo Igor

  Desde o início de seu governo, Donald Trump tem sido caracterizado por uma série de elementos de instabilidade e ingovernabilidade: não apenas o impeachment, mas as mudanças permanentes em seu gabinete, sua disputa com…
07, julho 2020

Com quase 700 mil casos de Covid-19, Índia é o 3º país mais afetado do mundo

em Mundo

por Brasil24/7

  Reuters - A Índia ultrapassou a Rússia ao atingir o número de 700 mil casos do novo coronavírus, o terceiro maior do mundo, de acordo com os dados mais recentes, e o surto não…
07, julho 2020

Os doutores Salgado e Mexia: fantasmas de um flirt passado do ISEG

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Diogo Martins)

 A última semana trouxe a debate a crescente ingerência do dinheiro das grandes empresas privadas na universidade pública. O tema veio a discussão na sequência de uma notícia na revista Sábado, que dava nota da…
07, julho 2020

Crescimento “preocupante” de casos de covid-19 no Luxemburgo (e a “culpa” pode ser de portugueses e cabo-verdianos)

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) 12019 / Pixabay   O Luxemburgo está a assistir, nas últimas semanas, a um crescimento significativo no número de novas infecções por covid-19. A ministra da Saúde fala numa subida “preocupante”. Muitas destas novas…
07, julho 2020

Agência de rating espanhola baixa perspetiva de Portugal de “estável” para “negativa”

em Portugal

por Lusa in ZAP

(Comentário: E anda o Primeiro Ministro de Portugal a falar castelhano...Com 'amigos' destes! Ou será que há espanhóis a prepararem-se para comprar o que resta da indústria lusa a preço de saldos?) (dr) Museu do…
07, julho 2020

A política económica reacionária e perigosa de Emmanuel Macron. Por Romaric Godin

em Mundo

por franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'

Seleção e tradução de Francisco Tavares  Por Romaric Godin Publicado por  em 1 de julho de 2019 (ver aqui)   Com ou sem remodelação, o curso da política económica do final do quinquénio já está…
07, julho 2020

Aprender menos e ter melhores notas

em Portugal

por António Duarte

Os professores do ensino superior alertaram esta segunda-feira para o risco de os alunos que este ano fazem os exames nacionais terem melhores resultados, mas estarem pior preparados para frequentar as universidades e institutos politécnicos. No arranque…
07, julho 2020

PIRATARIA EM LONDRES COM O OURO DA VENEZUELA

em Mundo

por in 'O Lado Oculto'

2020-07-06 Gabriela Kuenhle*, America Latina en Movimiento/O Lado Oculto O direito nacional e internacional deixou de contar. O actual espectáculo legal montado no Tribunal de Comércio de Londres sobre as reservas de 30 toneladas de…
07, julho 2020

Governo autoriza pagamento aos bombeiros e liberta verba de quatro milhões

em Portugal

por ZAP in ZAP

Nuno André Ferreira / Lusa   O Governo anunciou, esta segunda-feira à tarde, que foi libertada a verba necessária para que a ANEPC possa cumprir as suas obrigações para com os bombeiros que integram o…
07, julho 2020

Portugal Temido | Contagem decrescente?

em Portugal

por Página Global

    Júlio Machado Vaz* | Jornal de Notícias | opinião Se o primeiro-ministro puxou as orelhas à ministra da Saúde, teria certamente razão". A candura menineira e risonha de Marta Temido enternece. Há nela…
07, julho 2020

Mais de 100 bispos em todo o mundo assinam manifesto contra os abusos das empresas na era Covid

em Mundo

por Rute Coelho

06/07/2020   No documento, os líderes católicos mundiais dizem que as empresas “irresponsáveis são cúmplices de atos de violência e sofrimento” e apelam a que os Estados “ponham termo a esta situação” O manifesto assinado…
07, julho 2020

Espanha dá passo atrás: Restringe 200 mil pessoas na Catalunha e 70 mil na Galiza

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) OrnaW / Pixabay   O governo da Catalunha ordenou, este sábado, um novo confinamento de uma zona com 200.000 habitantes, nas proximidades de Mérida, no nordeste espanhol. Com a identificação de um novo surto…
07, julho 2020

Trump diz que 99% dos casos de covid-19 são “inofensivos”. FDA recusa-se a apoiar a afirmação

em Mundo

por ZAP in ZAP

O chefe da autoridade do medicamento norte-americana, FDA – Food and Drug Administration, Stephen Hahn, recusou-se a apoiar a alegação do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, de que 99% dos casos de covid-19…
07, julho 2020

Em 2019, procurador dos EUA revelou relacionamento clandestino e ilícito com Lava Jato

em Mundo

por Brasil24/7

  Em entrevista ao jornal Estadão em 11 de maio de 2019, o procurador do Departamento de Justiça dos EUA Daniel Kahn, chefe da área de investigação de corrupção fora dos EUA, revelou a existência…
07, julho 2020

Mais seis mortos e 232 casos de covid-19 em Portugal

em Portugal

por Página Global

    Portugal regista, esta segunda-feira, mais seis mortos associados à covid-19 e 232 novos casos de infeção, 195 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo. Há mais 149 doentes recuperados.  …

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate