• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • "A TV mente": SIC quer os mais velhos obrigariamente enclausurados.

"A TV mente": SIC quer os mais velhos obrigariamente enclausurados.

Idosos01
 
 
 
 
 
apeixotoCom os truques de manipulação em que as televisões se tornaram peritas a SIC vai procurando endoutrinar os telespectadores com a ideia de que os mais velhos estão agora legalmente obrigados a ficarem fechados em casa. É mentira e eles sabem-no mas como, para muitos, o que é dito na TV faz lei a SIC insiste nessa ambição tão querida de muitos setores da direita.
O 'episódio' montado pela SIC durante o Dia do Trabalhador tem servido a preceito para tais intentos. Poder-se-á pensar que se trata "apenas" de mais uma peça do habitual anticomunismo sempre tão rentável em qualquer populismo mas, de facto, é pior do que isso. 
Oiça-se com atenção a peça:
 
 
Numa "notícia"relativa às comemoração do Dia Internacional dos Trabalhadores a SIC enxertou um 'escândalo': Jerónimo de Sousa tem 73 anos (e anda na rua!). O locutor di-lo e a repórter repete-o enfaticamente para logo de seguida se ouvir Jerónimo de Sousa dizer "você perguntou como se a idade fosse um critério absoluto. Não é.»
A montagem das imagens e do som foi muito cuidadosa. Nunca se sabe qual foi a pergunta da repórter porque essa foi apagada em todos os noticiários e apenas quem viu o direto se poderá lembrar da sequência completa. Seria mais honesto ter mantido a forma arrogante, quase mal educada, como a jornalista perguntou ao secretário-geral do PCP porque é que ele ali estava e não em casa pois ele já tem mais de 70 anos.
O início da resposta em que Jerónimo de Sousa procurava situar a questão também foi cortada para evidenciar apenas a ideia de que aquele "velho" (ainda por cima comunista) se arroga ao direito de desconsiderar a "obrigação de confinamento",
E para que não ficasse alguém sem compreender a mensagem a repórter esclareceu direitinho:
 
"Para Jerónimo de Sousa a idade não é um critério absoluto apesar de todas as autoridades de saúde avisarem que quem tem mais de 60 anos faz parte do grupo de risco e está sujeito ao confinamento obrigatório".
A manipulação, para ser eficaz, constrói-se com meias verdades e subtilezas quase impercetíveis. Neste caso:
"Para Jerónimo de Sousa a idade não é um critério absoluto" - VERDADE
"apesar de " -  (serve para subliminarmente destruir o argumento de Jerónimo de Sousa)
"todas as autoridades de saúde avisarem que quem tem mais de 60 anos faz parte do grupo de risco" - VERDADE (o ênfase em TODAS AS AUTORIDADES DE SAÚDE confere especial gravidade)
"e está sujeito ao confinamento obrigatório" . MENTIRA
E assim, usando alguma verdade  a SIC tira a conclusão mentirosa que  queria fazer passar. 
Claro que não lhe serviria a repórter ter dito "para Jerónimo de Sousa a idade não é um critério absoluto e quem tem mais de 60 (ou 70?) anos, apesar de poder fazer parte do grupo de risco, não está sujeito a qualquer confinamento obrigatório"
Esta era a verdadeira razão para a presença de Jerónimo de Sousa mas não servia para o propósito manipulatório que a SIC prossegue. Não permitia apresentar o "comuna" Jerónimo como uma quase-fora-da-lei, um autentico privilegiado que se situa acima das obrigações de todos os demais comuns mortais.
E não ajudava a fazer passar a "lei" da SIC de que os mais velhos estão obrigados a ficar fechados em casa.
 
Ora a verdade é que Jerónimo de Sousa, como qualquer outro cidadão com 73 anos, tem todo o direito de estar a presenciar um evento na rua. A idade avançada é um dos fatores importantes no risco face à COVID-19. Mas não é absoluto. Um homem saudável de 80 anos tem menos risco de morrer com a COVID-19 do que um jovem com tuberculose.
Depois, e mais importante, a recomendação para proteção das pessoas mais velhas é, sobretudo, para bem delas próprias e não um castigo a que têm que estar sujeitas para proteção dos outros (neste caso dos mais jovens). Não tem nada a ver com a ficção, em que a SIC parece efabular, de enclausurar os 'zombies' para não infetarem os humanos normais.
Que fique claro: os mais velhos NÃO ESTÃO sujeitos a nenhum confinamento obrigatório. Isso seria desumano e (coisa pouca para a SIC) seria INCONSTITUCIONAL Objetivamente a SIC quer promover e naturalizar uma ILEGALIDADE.
 
Este é um 'pequeno' exemplo da manipulação sórdida em que as televisões se afundam no negócio populista e enganador que julgam garantir-lhes audiências e que serve os propósitos dos seus donos.
E não se pense que se tratou de um equívoco ou de um pormenor de circunstância causado pela incompetência da repórter.
No dia seguinte o locutor numa inenarrável e agressiva entrevista à ministra da Saúde insistiu no tema:
 
 
 
A paciência da ministra para explicar ao entrevistador que os mais velhos não são um 'perigo' para a sociedade e que nada os obriga a serem aprisionados em casa de pouco lhe valeu.
A SIC quer promover a visão da 'peste grisalha" obrigada à clausura. É o mesmo a que Bolsonaro chama  "isolamento vertical".
É a opção que se tem evidenciado como a preferida da extrema direita e de alguma direita mais preocupada em fechar os velhos em casa para os mais novos irem trabalhar sem haver prejuízo para os negócios.
Jerónimo de Sousa e a ministra da Saúde prestaram um bom serviço humano e sanitário ao clarificarem esta questão.
Todavia é lamentável que a SIC ceda ao medonho populismo anti-idosos e agrida assim as gerações mais vividas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Artigos relacionados

Costa diz que situação em Portugal é estável e reuniões no Infarmed co...
Costa diz que situação em Portugal é estável e reuniões no Infarmed co... 08/07/2020 O primeiro-ministro afirmou hoje que as reuniões com epi... 31 views Thu, 09 Jul 2020, 02:18:17
Sem política nacional de enfrentamento, Brasil chega a 65.487 óbitos p...
Sem política nacional de enfrentamento, Brasil chega a 65.487 óbitos p...  Reuters - O Brasil registrou nesta segunda-feira mais 620 óbitos em decorrência da Covid-19, atingindo u... 151 views Tue, 07 Jul 2020, 01:53:07
Portugal | Lisboa do covid-19: O jogo do passa culpas
Portugal | Lisboa do covid-19: O jogo do passa culpas     Para os que tenham dúvida sobre a atual impotência do poder político para resolver o que está aconte... 69 views Mon, 06 Jul 2020, 00:10:34
COVID19. Surto no lar de São Vicente em Alcabideche coloca 4 idosos no...
COVID19. Surto no lar de São Vicente em Alcabideche coloca 4 idosos no... Por Redação 01 julho 2020 Um surto de Covid19 foi detetado esta terça-feira, à tarde, no lar de idosos de São Vic... 146 views Thu, 02 Jul 2020, 01:25:27
Portugal e Espanha reabrem fronteira para turismo após três meses
Portugal e Espanha reabrem fronteira para turismo após três meses  247 - Os governos da Espanha e de Portugal reabriram oficialmente nesta quarta-feira (1º) sua fronteira ... 44 views Fri, 03 Jul 2020, 00:19:38
EUA pode atingir 100 mil casos diários (e Trump está cada vez “mais e ...
EUA pode atingir 100 mil casos diários (e Trump está cada vez “mais e ... The White House from Washington, DC / Wikimedia Os Estados Unidos podem ver o número de casos diários d... 67 views Thu, 02 Jul 2020, 01:36:54

Covid-19, Seniores

  • Criado em .
  • Visualizações: 2226

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
14, julho 2020

Ajuste direto de 348 mil euros não evitou falhas graves no Portal das Matrículas

em Portugal

por ZAP in ZAP

António Cotrim / Lusa   O Ministério da Educação fez um ajuste direto de 348 mil euros para responder à demanda do Portal das Matrículas. Mesmo assim, a plataforma acabou por apresentar vários problemas e…
14, julho 2020

Quase 10 milhões de crianças podem abandonar a escola por causa da Covid-19

em Mundo

por AbrilAbril

Uma ONG estima que, no final deste ano, 9,7 milhões de crianças «podem ver-se obrigados a abandonar a escola para sempre», em função do aumento da pobreza e dos cortes orçamentais associados à pandemia. No…
14, julho 2020

TRUMP, BOLSONARO E O DEEP STATE

em Mundo

por Página Global

Nos EUA, o Estado Profundo – leia-se CIA, NSA, Clintons, Bolton, Wall Street, etc – está numa luta feroz contra Trump e quer impedir a sua reeleição a todo custo.  Este facto tem reflexos externos,…
14, julho 2020

Dois contra (quase) todos. O fim dos debates quinzenais uniu o PS e o PSD mais do que nunca

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Em vez da transparência de debaterem as políticas de forma escrutinável pelo Povo  por alguma razão preferem, agora, o secretismo dos encontros à porta fechada...Pacheco Pereira já há muito tinha explicado que uma das…
14, julho 2020

EUA pressionaram países a aceitar centenas de voos de deportação com infetados

em Mundo

por ZAP in ZAP

The White House   O Serviço de Imigração e Controlo de Fronteiras (ICE) dos EUA já fretou centenas de voos de deportação de imigrantes infetados com covid-19 desde o início da pandemia, segundo uma investigação…
14, julho 2020

Podemos estar a combater o coronavírus da forma errada

em Mundo

por ZAP in ZAP

Hugo Delgado / Lusa   Os novos dados tornados públicos, nos últimos dias, sobre a transmissão do coronavírus podem significar que o foco do combate à propagação da infecção está errado – e que a…
14, julho 2020

O Presidente búlgaro denuncia o «carácter mafioso» do governo Borissov

em Mundo

por in Rede Voltaire

A presidência búlgara foi alvo de buscas por ordem do Primeiro-Ministro, Boiko Borissov (à esquerda na foto), em 9 de Julho de 2020. Uma multidão veio imediatamente para a rua a fim de apoiar o…
14, julho 2020

EUA : a derrapagem do racismo igualitário, Thierry Meyssan

em Mundo

por Thierry Meyssan in Rede Voltaire

Isto poderá parecer humorístico, mas é infelizmente um slogan puritano a tomar ao pé da letra : « Os homens negros são uma espécie em perigo » (Black Men are an endangered species). Os Puritanos…
14, julho 2020

Duarte Cordeiro não se ilude e rejeita aproximação do PSD ao Governo. “É oposição”

em Portugal

por Lusa in ZAP

Fernando Veludo / Lusa   O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares afirma que, pela sua parte, não se ilude e que o PSD é mesmo oposição ao Governo, e argumenta que Rui Rio nunca…
14, julho 2020

China inicia construção de base de produção de vacinas contra COVID-19 (FOTO)

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Anton Vaganov A construção de uma planta de produção de vacinas contra a COVID-19 começou no sábado (11) na Zona Franca de Ningbo, China, devendo entrar em funcionamento em março de 2021.…
14, julho 2020

Ministério da Educação quer continuar com a telescola (e a RTP está disponível)

em Portugal

por ZAP in ZAP

André Kosters / Lusa #EstudoEmCasa – A Escola na Televisão O Ministério da Educação está a preparar três cenários para o próximo ano letivo. Dois deles incluem a transmissão de conteúdos educativos através da telescola.…
14, julho 2020

O Exército dos EUA contra Trump

em Mundo

por in Rede Voltaire

A Arma de Infantaria do Exército dos Estados Unidos (U.S. Army) enviou um correio electrónico a todo o seu pessoal civil e militar, denunciando o supremacismo branco. Segundo este “e-mail”, o facto de celebrar o…
14, julho 2020

Scotturb despede mas abre concursos

em Cascais

por AbrilAbril

Para a Fectrans, é obrigação da empresa readmitir os trabalhadores que despediu com o argumento do fim do contrato a prazo. Autocarro da Scotturb no EstorilCréditosRúdisicyon / CC BY-SA 4.0 A denúncia é feita pela…
14, julho 2020

O dinheiro compra mais felicidade do que nunca, conclui estudo

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) sallyjermain / Pixabay   Muitos fatores determinam a felicidade, mas um provocou considerável controvérsia ao longo dos anos: dinheiro. As opiniões dividem-se, mas um novo estudo vem tirar as teimas.   Enquanto o velho…
14, julho 2020

OMS alerta: “Demasiados países estão a ir na direção errada”

em Mundo

por Lusa in ZAP

unisgeneva / Flickr   A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta segunda-feira que “demasiados países estão a ir na direção errada” no que respeita ao combate à pandemia da covid-19.   Em conferência de…
14, julho 2020

Distraído pela pandemia e os roubos dos gestores da saúde, o Brasil sofre um golpe mortal

em Mundo

por Brasil24/7

"O noticiário distrai a população com os desvios criminosos dos gestores da saúde, pseudo-licitações e superfaturamentos, que não passam de migalha inexpressiva, se comparados ao gigantesco escândalo que é o fim da Petrobras", escreve a…
14, julho 2020

Portugal | Saberemos o que fizermos neste verão

em Portugal

por Página Global

    Paulo Baldaia* | Jornal de Notícias | opinião     Cansados, com um verão que chegou carregado de calor, os portugueses não querem ter que se preocupar com o que vai chegar no…
14, julho 2020

Professores, cobaias da covid-19?…

em Portugal

por António Duarte

Perante as assustadoras orientações para o regresso às aulas, nas quais as regras até aqui imperativas de distanciamento e isolamento se transformam num lacónico “se possível, as reacções vão-se multiplicando. Antes de mais, registe-se a…
14, julho 2020

Casa Branca pressiona FDA a reconsiderar controversa hidroxicloroquina no tratamento da COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Washington, 13 jul (Xinhua) -- A Casa Branca está pressionando a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) para que restabeleça sua autorização de uso de emergência (AUE) para a hidroxicloroquina, a droga antimalária apontada pelo…
14, julho 2020

Reformados e aposentados continuam a ser prejudicados pelo Governo

em Portugal

por Eugénio Rosa in 'O TORNADO'

Ministério do Trabalho ainda não publicou a Portaria de 2020 com os coeficientes de revalorização das remunerações o determina que os trabalhadores que se reformaram ou aposentaram este ano foi-lhes atribuída pensões inferiores às que…
14, julho 2020

DGS tem plano de contingência desde 2006

em Portugal

por Joaquim Ribeiro in 'O TORNADO'

Há 14 anos que a Direcção-Geral da Saúde (DGS) tem preparado um plano de contingência contra uma pandemia. O documento foi publicado em Janeiro de 2006, mas foi revisto em Março de 2007, sob coordenação…
14, julho 2020

Com mais de 20 mil novos casos, Brasil se aproxima das 2 milhões de infecções pela COVID-19

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Andre Penner O número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil aumentou em 20.286 nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado a mais de 1,8 milhão, informou o Ministério…
14, julho 2020

Não haverá retorno à "velha normalidade" em um futuro próximo, diz chefe da OMS

em Mundo

por XINHUA Português

Genebra, 13 jul (Xinhua) -- O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou nesta segunda-feira que não haverá retorno à "velha normalidade" para um futuro previsível como resultado da pandemia…
14, julho 2020

Encontrado corpo de mulher desaparecida

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Valdemar Pinheiro 14 julho 2020 Francisca do Nascimento Rosário Fernandes, 66 anos, que estava dada como desaparecida desde sábado, depois de alta hospitalar, foi encontrada sem vida, esta terça-feira, pelos Bombeiros de Alcabideche,…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate