A imprensa no turbilhão da pandemia

No dia 2 deste mês, directores de jornais e revistas lançaram um apelo público contra a difusão electrónica, que se tornou geral e aumentou com as medidas de confinamento, das edições desses mesmos jornais e revistas. Chamam eles “pirataria” e “crime” a essa difusão, que acusam de pôr em causa a “sustentabilidade da imprensa em Portugal”. Juram bater-se por “informação credível” e pela difusão dos “melhores conteúdos”. E explicam aos leitores que “Para conseguirmos manter a qualidade precisamos da sua colaboração no combate à pirataria”. A colaboração que pedem aos leitores resume-se a isto: se querem ler, paguem.

O texto do apelo assenta nos mitos de que se revestem a imprensa e os meios de comunicação em geral: liberdade, qualidade informativa, credibilidade, independência do poder e dos poderes, serviço público… Mas estas supostas qualidades são precisamente as que é raro ver nos meios de comunicação empresariais. Expliquemo-nos.

1. Pirataria? Chamar pirataria e crime à difusão livre de informação, e culpá-la da falência da imprensa, é uma chantagem e uma ameaça. O facto é que o jornal-mercadoria de outrora perdeu peso pela própria evolução tecnológica, e essa é a razão da falta de receitas — não a “pirataria”.

2. Informação livre e independente? Quase todos os jornais e revistas, seguramente todos os de larga difusão, são propriedade de grandes grupos económicos que juntam nas suas mãos títulos diversos em papel (e ainda rádios, televisões e redes electrónicas), dirigidos a públicos diferenciados. Tirando um ou dois casos, os vinte e tal órgãos subscritores do apelo pertencem a 5 grupos empresariais que dominam a comunicação no país.

O propósito destes grupos está à vista: forjar uma elite de opinadores omnipresentes, fabricar no público uma opinião dominante moldada pelos seus próprios critérios políticos e ideológicos. Se assim não fosse, que razão teria um cavaleiro da indústria e do comércio como Belmiro de Azevedo, por exemplo, para fundar um jornal como o Público? Ou Balsemão, para lançar o Expresso e a Sic? Ou, noutro plano, os patrões do Pingo Doce para promover a Pordata e a colecção de ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos?

A importância de assegurar este ascendente sobre a chamada “opinião pública” — utilíssimo para manter a estabilidade do poder e condicionar as escolhas em momentos eleitorais — explica os negócios de milhões que se fazem para monopolizar a informação. Exemplo recente: a tentativa de compra da Média Capital (TVI) pela Cofina (CM, CMTV). 

3. Sustentabilidade? O apelo destina-se a convencer os leitores de que têm de pagar o “serviço público” que lhes é impingido, sem que eles o possam controlar. Na verdade, não há serviço público nenhum. Os leitores são, simplesmente, convidados a suportar parte dos prejuízos de uma mercadoria que, pela ordem natural da concorrência e da lógica capitalista, perdeu valor. É isto que a invocação dos direitos de autor, no caso, esconde.

Ora, na lógica empresarial desta imprensa, das duas uma: ou o negócio rende, e segue o seu curso; ou o negócio não rende, e fecha portas. Fora desta lógica só há uma alternativa: uma imprensa (meios de comunicação em geral) de serviço popular, sob escrutínio e controlo popular. (*)

4. Manter a qualidade? Fica-se sem saber de que qualidade se fala quando se coloca lado a lado o Jornal de Letras e o Correio da Manhã, para citar dois dos signatários. O traço comum, no entanto, existe: ele está na pertença de cada um dos títulos a um grande grupo empresarial: o grupo Trust In News (uma dúzia de títulos) e o grupo Cofina (uma dúzia de títulos, incluindo um canal TV). Daí a causa comum.

5. Informação credível? A maioria dos directores e editorialistas são escolhidos, não pela sua independência ou originalidade de ideias, mas pela sua fidelidade aos propósitos de formação da dita “opinião pública”. Muitos são simples serventuários dos grandes senhores, dos donos do país, alinham com as vozes dos poderosos (nacionais ou estrangeiros), são a sua expressão, ou servem nas guerras de poder entre eles.

A liberdade editorial de que juram gozar diante dos seus patrões resume-se, as mais das vezes, à habilidade de adivinharem antecipadamente a linha geral a que devem obedecer, sem terem de receber ordens expressas.

É pelo diapasão desta linha geral que a maioria dos jornalistas — reduzidos quase todos à condição de simples redactores — afina, muitas vezes coagidos pelo espectro do despedimento.

A variedade de comentadores que as páginas dos jornais exibe, longe de influenciar aquela linha geral, é uma capa de “pluralidade” para fazer passar o essencial das vozes dominantes.

6. Apelar aos leitores para pararem a partilha nas redes sociais e pagarem os défices empresariais da imprensa escrita, como se se tratasse da defesa de um bem comum — é não só inútil como imoral. Inútil, porque as ferramentas de comunicação disponíveis (as verdadeiras concorrentes da imprensa escrita) não vão deixar de ser usadas em todas as suas vertentes. Imoral, porque o apelo é feito em defesa dos grandes grupos e dos grandes títulos.

De lado, por exemplo, fica toda a imprensa regional. Esta sim, boa e má, já está a sofrer uma verdadeira hecatombe no momento que passa. Mas por ela nenhum dos signatários do apelo levanta a voz — o que só por si mostra o interesse que os move.

———

(*) Indiferente a tais miudezas, o BE propôs (9 de Abril) a atribuição à comunicação social, por junto, de um pacote de 15 milhões de euros, nos meses de Maio, Junho e Julho, justificando a medida com “a necessidade de órgãos de comunicação social robustos e capazes de prestarem serviço informativo”.

Ver o original em 'Mudar de Vida' (clique aqui)

Artigos relacionados

Exame à Exame
Exame à Exame Fernando Freire de Sousa (presidente da CCDRN), Cláudia Azevedo (CEO da Sonae), Pedro Siza Vieira (Ministro do Estado, d... 39 views Thu, 02 Jul 2020, 01:17:20
CADA QUAL VÊ A TELEVISÃO QUE QUER (?!)
CADA QUAL VÊ A TELEVISÃO QUE QUER (?!) (Comentário: Comentar para quê? É tão óbvio!)Pedro Pezarat Correia   Total de presenças nas três estações: ... 123 views Wed, 24 Jun 2020, 21:24:13
A Grande Cavalgada
A Grande Cavalgada A imagem acima, retirada hoje do Telejornal onde é acompanhada por outras, em amplas salas, pejadas de causídicos, ... 72 views Tue, 23 Jun 2020, 01:27:01
Abdicar dos dividendos «extra» não faz justiça
Abdicar dos dividendos «extra» não faz justiça O presidente do conselho de administração e o presidente executivo do grupo Impresa tomaram a decisão de «abdicar» de ... 56 views Tue, 23 Jun 2020, 16:48:23
O castigo de Deus
O castigo de Deus «Será então que Deus nos está a castigar com esta pestilência que estamos a sofrer em Portugal? Um sr. ministro&... 68 views Fri, 05 Jun 2020, 17:44:57
A comunicação dita social, continua o asco que nos repugna e entristec...
A comunicação dita social, continua o asco que nos repugna e entristec...   A Venezuela tem um território cerca de dez vezes maior que o de Portugal e nós temos um terço da sua população... 82 views Wed, 27 May 2020, 16:05:24

Comunicação

  • Criado em .
  • Visualizações: 295

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
09, julho 2020

O vírus, a razão e a emoção

em Portugal

por Administração web

Isabel do Carmo * 9 de Julho de 2020 in 'Público'     O vírus anda por aí e as pessoas também. A prevenção com as medidas indicadas e que neste momento mereciam nova campanha…
09, julho 2020

Concurso externo de docentes: 872 vinculações

em Portugal

por António Duarte

Estão publicadas no site da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) as listas definitivas do concurso externo, tendo 872 docentes reunido as condições para serem contratados, o que representa a vinculação de mais 330 docentes do que no…
09, julho 2020

Uso de máscara passa a ser obrigatório na Catalunha. Até na rua e independentemente da distância social

em Mundo

por ZAP in ZAP

Fabio Frustaci / EPA   O uso de máscara passa a ser obrigatório a partir de quinta-feira na região espanhola da Catalunha em todo o momento e em todos os espaços, interiores e exteriores, mesmo…
09, julho 2020

Pedro Nuno Santos demarca-se de Costa no voto presidencial. “Nunca apoiarei um candidato da direita”

em Portugal

por ZAP in ZAP

António Cotrim / Lusa   O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse em entrevista à RTP que se o PS não apresentar um candidato às eleições presidenciais de 2021 votará num…
09, julho 2020

Bolsonaro adia decisão e país continua sem ministro da Educação

em Mundo

por Brasil24/7

  247 - O Brasil segue há 20 dias sem ministro da Educação. O cargo está vago desde que Abraham Weintraub deixou o governo sob pressão. Enquanto isso, candidatos ao posto se movimentam nos bastidores…
09, julho 2020

Milícia digital implodida pelo Facebook é chefiada por Carlos Bolsonaro e deve ser investigada pela CPI e pelo STF

em Mundo

por Brasil24/7

  247 – A implosão do gabinete do ódio, milícia digital comandada pelos filhos de Jair Bolsonaro para espalhar mentiras e ataques a adversários políticos, pelo Facebook deve dar novo gás às investigações sobre fake…
09, julho 2020

Conselheiro de Estado chinês propõe três sugestões para levar relações China-EUA de volta ao caminho certo

em Mundo

por XINHUA Português

Beijing, 9 jul (Xinhua) -- O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, propôs na quinta-feira três sugestões para levar as relações China-EUA de volta ao caminho certo, no discurso…
09, julho 2020

Déficit dos EUA bate recorde ao ser 100 vezes maior que no ano fiscal de 2019

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Leah Millis Impulsionado pela pandemia, o déficit norte-americano nos primeiros nove meses do ano fiscal alcançou um valor recorde de US$ 2,7 trilhões (R$ 14,4 trilhões). O déficit federal dos EUA em…
09, julho 2020

Editora da Agência Pública demonstra como Deltan Dallagnol trabalhou por dinheiro para os Estados Unidos

em Mundo

por Brasil24/7

  247 - A jornalista Natalia Viana, editora da Agência Pública, explicou em detalhe as tratativas sigilosas da Lava Jato com o FBI. Segundo Viana, Deltan receberia uma recompensa financeira através dos ‘assets sharing’ baseados…
09, julho 2020

Uma análise “em contra corrente” da solidariedade na União Europeia

em Mundo

por Areia dos Dias

  O tema da solidariedade no interior da União Europeia (UE) tem vindo a ser objecto de debates intensos e acalorados. Tal vinha acontecendo, desde há bastante tempo, antes da pandemia da Coronavírus – 19,…
09, julho 2020

Ensino à distância, economia e “pedagogia chapa 1”

em Portugal

por Areia dos Dias

  Com a pandemia do COVID 19 não houve alternativa senão recorrer ao ensino à distância. Através das tecnologias da informação e da comunicação, escolas e professores desenvolveram metodologias de ensino e aprendizagem e puseram-nas…
09, julho 2020

Harvard e MIT tentam travar expulsão de estudantes internacionais

em Mundo

por Filipe Sousa

08/07/2020     A Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) pediram a um tribunal federal que bloqueie temporariamente uma regra do governo Trump que impede os estudantes estrangeiros de permanecerem…
09, julho 2020

A descolonização portuguesa e as feridas por sarar

em Portugal

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

4 As descolonizações foram sempre tragédias, agravadas com o prolongamento da guerra. A portuguesa deveu-se ao ditador, leviano e sinistro, que ignorou os sinais da História e recusou negociar a autodeterminação que os africanos e…
09, julho 2020

Costa diz que situação em Portugal é estável e reuniões no Infarmed continuam

em Portugal

por Filipe Sousa

08/07/2020   O primeiro-ministro afirmou hoje que as reuniões com epidemiologistas no Infarmed, em Lisboa, vão continuar, mas não foi marcada a seguinte porque a situação pandémica no país está estabilizada e não há informação…
09, julho 2020

Primeiro caso de doente com VIH considerado curado apenas com medicação

em Mundo

por ZAP in ZAP

Alexey Kashpersky Conceito artístico do VIH criado pelo designer ucraniano Alexey Kashpersky O paciente em causa foi tratado durante anos com uma combinação de antirretrovirais e nicotinamida.   Um paciente com o vírus da imunodeficiência…
09, julho 2020

Facebook exclui páginas bolsonaristas por postagens de conteúdo falso

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© Folhapress / André Coelho A rede social Facebook informou nesta quarta-feira (8) que removeu uma série de contas e páginas consideradas falsas, com ligações com a família do presidente Jair Bolsonaro e com o…
09, julho 2020

O TERRORISTA "BOM", A NATO E O TRÁFICO DE ÓRGÃOS

em Mundo

por in 'O Lado Oculto'

O secretário-geral da NATO com o traficante de órgãos humanos: um quarto de século de aliança 2020-07-08 Hashim Thaci, “presidente” do Kosovo, ia a caminho de Washington em 24 de Junho encontrar-se com Trump quando,…
09, julho 2020

Trump pressiona reabertura de escolas apesar do crescimento de casos de covid-19 nos EUA

em Mundo

por ZAP in ZAP

Chris Kleponis / EPA   O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, prometeu exercer pressão sobre os estados para reabrir as escolas neste outono, apesar do aumento do número de casos de covid-19 em…
09, julho 2020

China tomou 'ação incrivelmente agressiva' em confronto armado com a Índia, diz Pompeo

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Andy Wong O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, acusou a China nesta quarta-feira (8) de tomar "ações incrivelmente agressivas" em um recente confronto com a Índia sobre uma área…
09, julho 2020

O poeta - Atahualpa Yupanqui

em Mundo

por Voar Fora da Asa

   O poeta   Pensas que és diferente porque te chamam poeta, e vives num mundo à parte para lá das estrelas.   De tanto olhar a lua já nada sabes ver, és como um…
09, julho 2020

Xi Jinping diz que a China está pronta para se juntar à Rússia

em Mundo

por Fernanda Mira

08/07/2020   O presidente chinês, Xi Jinping, disse esta quarta-feira que o lado chinês está disposto a continuar a trabalhar com o lado russo para se apoiar firmemente e rejeitar a sabotagem e a intervenção…
09, julho 2020

Bombas de combustível passam a funcionar até às 22h (mas continuam sem vender álcool)

em Portugal

por Lusa in ZAP

Marcelo Camargo / ABr   Os postos de combustíveis na Área Metropolitana de Lisboa (AML) podem funcionar normalmente até às 22h, se o horário o permitir, e a partir dessa hora exclusivamente para efeitos de…
09, julho 2020

Marcelo anuncia fim das reuniões do Infarmed (e diz que os comboios não são a origem dos surtos)

em Portugal

por ZAP in ZAP

António Pedro Santos / Lusa   Marcelo Rebelo de Sousa anunciou, esta quarta-feira, o fim das sessões epidemiológicas para avaliar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal. Vários partidos criticaram a decisão, à exceção do…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate