Portugal | QUEM VAI PAGAR A CRISE?

 
 
Pedro Tadeu | TSF | opinião
 
O Fundo de Resolução da banca vai dar este ano, mais uma vez, cerca de mil milhões de euros ao Novo Banco?
 
As empresas portuguesas que mais faturam e mais lucros obtêm, e que fazem parte do PSI 20, o índice de topo da bolsa nacional, podem manter as suas sedes fiscais em países estrangeiros para não pagar impostos em Portugal?
 
A Brisa e as outras concessionárias das autoestradas portuguesas vão mesmo receber milhões de euros de indemnização pela falta de circulação de automóveis?
 
Alguém vai construir um aeroporto no Montijo?
 
Uma empresa que coloque uma parte dos trabalhadores no novo lay-off simplificado pode, livremente, despedir os restantes trabalhadores?
 
Os trabalhadores sem contrato, os milhões que vivem do recibo verde, vão mesmo ficar desprotegidos e sem medidas concretas e fáceis de requisitar, que os ajudem a sobreviver nos tempos mais próximos?
 
Os médicos do Serviço Nacional de Saúde, que com os enfermeiros e o pessoal auxiliar dos hospitais, são os nossos heróis nesta guerra ao novo coronavírus, vão poder continuar a trabalhar para o Privado e a angariar clientes do Público?
 
Vamos continuar a não produzir, dentro do país, bens estrategicamente essenciais na agricultura, na saúde ou na indústria, continuando dependentes de importações que podem ser mais baratas mas que, em tempos de crise, nos deixam, de um dia para o outro, paralisados, à míngua?
 
Com o preço do petróleo baixíssimo vamos continuar a aceitar que o o consumidor continue a pagar pelos combustíveis valores elevados, que não acompanham essa descida?
 
Vamos aceitar a exigência de Donald Trump e destinar, como estava previsto, 2% do orçamento do Estado para a Defesa, o que quer dizer dispor de mais dinheiro para servir os interesses internacionais da NATO?
 
E, a propósito, vamos, atrás de Trump, invadir a Venezuela, como o Presidente dos Estados Unidos da América parece estar a preparar-se para fazer?
 
Vamos continuar a aumentar a nossa dívida de Estado para níveis brutais, provavelmente chegando acima dos 200 por cento do PIB nacional, por causa da desvalorização da economia portuguesa, a que se somará a aceitação de nova dívida, seja em forma de coronabonds, seja através de qualquer outro tipo de empréstimo com juros dependentes das flutuações dos mercados? E isso não desemboca na falência do país e em mais miséria para todos?
 
E quando voltarem a aumentar os impostos, vão buscar dinheiro a quem? A quem trabalha ou investe no setor produtivo ou a quem vive da especulação financeira?
 
A Comissão da União Europeia, quando tomou posição pela primeira vez sobre o coronavírus, já Portugal estava, desde a véspera, sob Estado de Emergência e já a Itália tinha, 13 dias antes, contado 366 mortos e decretada quarentena em 14 províncias. Vamos continuar a entregar o nosso futuro a esta incrível incapacidade de ler a realidade?
 
A classe política, os banqueiros e os líderes patronais não param de nos avisar: quando voltarmos à atividade, depois da paragem forçada pelo Covid-19, vamos entrar em recessão e, por isso, todos temos de fazer sacrifícios.
 
"Isto é como se fosse uma guerra", não param de dizer, tentando preparar todos para aceitar pacificamente mais perda de rendimentos, mais desemprego e, para quem o tiver, piores condições de trabalho.
 
Eu até estou disponível para aceitar a argumentação, de sabor moralista, do sacrifício dos dias de hoje e, também, aquele que aí vem mas, primeiro, antes de me sacrificar tanto, gostava de ouvir as respostas a, vá lá, pelo menos, metade daquelas perguntas para ver se podia ficar descansado com o que vão fazer com tanto sacrifício.
 
Li este fim de semana a seguinte reflexão sobre o futuro:
 
"Será necessário pôr em cima da mesa reformas radicais - invertendo a orientação política prevalecente nas últimas quatro décadas. Os Estados terão de ter um papel mais ativo na economia. Devem encarar os serviços públicos como investimentos e não como um peso, e procurar formas de tornar os mercados de trabalho menos inseguros. A redistribuição estará novamente na ordem do dia; os privilégios dos mais velhos e dos mais ricos serão postos em causa. Políticas consideradas excêntricas, como um rendimento garantido e impostos sobre a riqueza, terão de fazer parte do menu".
 
Esta reivindicação não é feita por um perigoso comunista ou por um tresloucado radical de esquerda. Esta reivindicação está escrita num editorial do Financial Times, o jornal inglês que desde 1888 alimenta a alma do capitalismo ocidental.
 
Se até o Financial Times quer acabar com os excessos do liberalismo económico, porque é que as respostas às perguntas que fiz, pelo que leio e oiço, escrito e dito pelas elites portuguesas e europeias que nos governam e nos doutrinam, parecem ser exatamente as mesmas do costume?
 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/04/portugal-quem-vai-pagar-crise.html

Artigos relacionados

DA DESTRUIÇÃO DE ESTÁTUAS AOS FOCOS DE INFECÇÃO DA COVID – UMA REFLEXÃ...
DA DESTRUIÇÃO DE ESTÁTUAS AOS FOCOS DE INFECÇÃO DA COVID – UMA REFLEXÃ...                   Yes, someone is to blame, por James K.... 45 views Tue, 07 Jul 2020, 01:50:01
O veto de Marcelo ou 4 meses de indignidade!
O veto de Marcelo ou 4 meses de indignidade! 27 JUNHO 2020Há mais de 4 meses (!) que a pandemia da covid-19 mandou para casa com enormes qu... 74 views Sun, 28 Jun 2020, 22:41:01
Exportações podem cair 25% e consequências da crise são assimétricas
Exportações podem cair 25% e consequências da crise são assimétricas 23/06/2020 As exportações poderão cair 25% face a 2019, sendo a variável macroeconó... 53 views Wed, 24 Jun 2020, 14:14:16
Associação de restaurantes diz que veto do PR pode levar a 150 mil des...
Associação de restaurantes diz que veto do PR pode levar a 150 mil des... 23/06/2020 A Associação Nacional de Restaurantes (PRO.VAR) considerou hoje que o ve... 83 views Wed, 24 Jun 2020, 14:12:38
[Manlio Dinucci] NÃO HÁ SOBERANIA ECONÓMICA SE NÃO EXISTIR SOBERANIA P...
[Manlio Dinucci] NÃO HÁ SOBERANIA ECONÓMICA SE NÃO EXISTIR SOBERANIA P...                                  &n... 102 views Fri, 12 Jun 2020, 16:04:43
Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros
Governo alemão anuncia pacote de estímulo de 130 bilhões de euros     Merkel afirma que resposta "corajosa" é necessária para impulsionar a economia do país, abalada pela... 79 views Thu, 04 Jun 2020, 16:25:57

Crise 2020

  • Criado em .
  • Visualizações: 362

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
14, julho 2020

EUA pressionaram países a aceitar centenas de voos de deportação com infetados

em Mundo

por ZAP in ZAP

The White House   O Serviço de Imigração e Controlo de Fronteiras (ICE) dos EUA já fretou centenas de voos de deportação de imigrantes infetados com covid-19 desde o início da pandemia, segundo uma investigação…
14, julho 2020

Podemos estar a combater o coronavírus da forma errada

em Mundo

por ZAP in ZAP

Hugo Delgado / Lusa   Os novos dados tornados públicos, nos últimos dias, sobre a transmissão do coronavírus podem significar que o foco do combate à propagação da infecção está errado – e que a…
14, julho 2020

O Presidente búlgaro denuncia o «carácter mafioso» do governo Borissov

em Mundo

por in Rede Voltaire

A presidência búlgara foi alvo de buscas por ordem do Primeiro-Ministro, Boiko Borissov (à esquerda na foto), em 9 de Julho de 2020. Uma multidão veio imediatamente para a rua a fim de apoiar o…
14, julho 2020

EUA : a derrapagem do racismo igualitário, Thierry Meyssan

em Mundo

por Thierry Meyssan in Rede Voltaire

Isto poderá parecer humorístico, mas é infelizmente um slogan puritano a tomar ao pé da letra : « Os homens negros são uma espécie em perigo » (Black Men are an endangered species). Os Puritanos…
14, julho 2020

Duarte Cordeiro não se ilude e rejeita aproximação do PSD ao Governo. “É oposição”

em Portugal

por Lusa in ZAP

Fernando Veludo / Lusa   O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares afirma que, pela sua parte, não se ilude e que o PSD é mesmo oposição ao Governo, e argumenta que Rui Rio nunca…
14, julho 2020

China inicia construção de base de produção de vacinas contra COVID-19 (FOTO)

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Anton Vaganov A construção de uma planta de produção de vacinas contra a COVID-19 começou no sábado (11) na Zona Franca de Ningbo, China, devendo entrar em funcionamento em março de 2021.…
14, julho 2020

Ministério da Educação quer continuar com a telescola (e a RTP está disponível)

em Portugal

por ZAP in ZAP

André Kosters / Lusa #EstudoEmCasa – A Escola na Televisão O Ministério da Educação está a preparar três cenários para o próximo ano letivo. Dois deles incluem a transmissão de conteúdos educativos através da telescola.…
14, julho 2020

O Exército dos EUA contra Trump

em Mundo

por in Rede Voltaire

A Arma de Infantaria do Exército dos Estados Unidos (U.S. Army) enviou um correio electrónico a todo o seu pessoal civil e militar, denunciando o supremacismo branco. Segundo este “e-mail”, o facto de celebrar o…
14, julho 2020

Scotturb despede mas abre concursos

em Cascais

por AbrilAbril

Para a Fectrans, é obrigação da empresa readmitir os trabalhadores que despediu com o argumento do fim do contrato a prazo. Autocarro da Scotturb no EstorilCréditosRúdisicyon / CC BY-SA 4.0 A denúncia é feita pela…
14, julho 2020

O dinheiro compra mais felicidade do que nunca, conclui estudo

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) sallyjermain / Pixabay   Muitos fatores determinam a felicidade, mas um provocou considerável controvérsia ao longo dos anos: dinheiro. As opiniões dividem-se, mas um novo estudo vem tirar as teimas.   Enquanto o velho…
14, julho 2020

OMS alerta: “Demasiados países estão a ir na direção errada”

em Mundo

por Lusa in ZAP

unisgeneva / Flickr   A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta segunda-feira que “demasiados países estão a ir na direção errada” no que respeita ao combate à pandemia da covid-19.   Em conferência de…
14, julho 2020

Distraído pela pandemia e os roubos dos gestores da saúde, o Brasil sofre um golpe mortal

em Mundo

por Brasil24/7

"O noticiário distrai a população com os desvios criminosos dos gestores da saúde, pseudo-licitações e superfaturamentos, que não passam de migalha inexpressiva, se comparados ao gigantesco escândalo que é o fim da Petrobras", escreve a…
14, julho 2020

Portugal | Saberemos o que fizermos neste verão

em Portugal

por Página Global

    Paulo Baldaia* | Jornal de Notícias | opinião     Cansados, com um verão que chegou carregado de calor, os portugueses não querem ter que se preocupar com o que vai chegar no…
14, julho 2020

Professores, cobaias da covid-19?…

em Portugal

por António Duarte

Perante as assustadoras orientações para o regresso às aulas, nas quais as regras até aqui imperativas de distanciamento e isolamento se transformam num lacónico “se possível, as reacções vão-se multiplicando. Antes de mais, registe-se a…
14, julho 2020

Casa Branca pressiona FDA a reconsiderar controversa hidroxicloroquina no tratamento da COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Washington, 13 jul (Xinhua) -- A Casa Branca está pressionando a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) para que restabeleça sua autorização de uso de emergência (AUE) para a hidroxicloroquina, a droga antimalária apontada pelo…
14, julho 2020

Reformados e aposentados continuam a ser prejudicados pelo Governo

em Portugal

por Eugénio Rosa in 'O TORNADO'

Ministério do Trabalho ainda não publicou a Portaria de 2020 com os coeficientes de revalorização das remunerações o determina que os trabalhadores que se reformaram ou aposentaram este ano foi-lhes atribuída pensões inferiores às que…
14, julho 2020

DGS tem plano de contingência desde 2006

em Portugal

por Joaquim Ribeiro in 'O TORNADO'

Há 14 anos que a Direcção-Geral da Saúde (DGS) tem preparado um plano de contingência contra uma pandemia. O documento foi publicado em Janeiro de 2006, mas foi revisto em Março de 2007, sob coordenação…
14, julho 2020

Com mais de 20 mil novos casos, Brasil se aproxima das 2 milhões de infecções pela COVID-19

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Andre Penner O número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil aumentou em 20.286 nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado a mais de 1,8 milhão, informou o Ministério…
14, julho 2020

Não haverá retorno à "velha normalidade" em um futuro próximo, diz chefe da OMS

em Mundo

por XINHUA Português

Genebra, 13 jul (Xinhua) -- O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou nesta segunda-feira que não haverá retorno à "velha normalidade" para um futuro previsível como resultado da pandemia…
14, julho 2020

Encontrado corpo de mulher desaparecida

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Valdemar Pinheiro 14 julho 2020 Francisca do Nascimento Rosário Fernandes, 66 anos, que estava dada como desaparecida desde sábado, depois de alta hospitalar, foi encontrada sem vida, esta terça-feira, pelos Bombeiros de Alcabideche,…
14, julho 2020

MPPM RECLAMA FIM DAS RELAÇÕES DE PORTUGAL COM O COMPLEXO MILITAR-INDUSTRIAL ISRAELITA

em Portugal

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

https://mppm-palestina.us19.list-manage.com/track/click?u=26282fd0ab5e6b1acc209b5b1&id=18090b522b&e=4911d374c5   Causa perplexidade a notícia da reunião entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e de Israel, recentemente divulgada , apontando para um estreitamento das relações entre as agências espaciais dos dois…
14, julho 2020

ONU culpa Donald Trump pela degradação da liberdade de imprensa

em Mundo

por Filipe Sousa

13/07/2020   O Governo liderado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve uma influência negativa no estado global da liberdade de imprensa, após anos de ataques a esta, disse hoje o relator da ONU…
14, julho 2020

Médicos Sem Fronteiras é “institucionalmente racista”, acusam atuais e ex-colaboradores

em Mundo

por ZAP in ZAP

(Comentário: Aqui também a 'velha questão' sobre a origem e o papel das ONGs no desenvolvimento...)   nesimo / Flickr Médicos Sem Fronteiras (MSF) Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a…
14, julho 2020

Mais 130 milhões de pessoas podem passar fome em 2020, afirma ONU

em Mundo

por Brasil24/7

(Comentário: Mundo estranho este em que o sofrimento e a morte de milhões de pessoas com fome cai na indiferença geral e o porno-riquismo de meia dúzia de 'famosos' preenche o deslumbrado quotidiano dos media)…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate