• Entrada
  • Artigos
  • Portugal
  • Este artigo não é sobre a COVID-19, é sobre um crime bárbaro seguido de uma aberração

Este artigo não é sobre a COVID-19, é sobre um crime bárbaro seguido de uma aberração

(Daniel Oliveira, in Expresso Diário, 31/03/2020)

Daniel Oliveira
 

Foi em meados de março, ainda não havia estado de emergência mais já o país estava concentrado na epidemia. Um ucraniano a quem não foi permitida a entrada no país e esperava para embarcar para a Turquia, terá provocado distúrbios no Centro de Instalação Temporária (CIT) do Aeroporto de Lisboa. Faltam algumas peças no puzzle, mas sabe-se que a dada altura foi levado para uma sala de assistência médica por três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Segundo a TVI, os três homens terão espancado o imigrante até à morte, com recurso a pontapés, mesmo quando ele não podia resistir. Foi encontrado no dia 12, em agonia, algemado de barriga para baixo. Segundo a Policia Judiciária, os três suspeitos tentaram ocultar os factos. A autópsia foi conclusiva: o homem foi alvo de agressões que levaram à asfixia e provocaram a sua morte.

A gravidade deste caso é tal que levou à imediata demissão do diretor e subdiretor do SEF de Lisboa (Aeroporto) e à abertura de processos disciplinares aos dois dirigentes e, claro, aos envolvidos. Não fosse a COVID-19, este seria o tema de debate desta semana. O que me faz pensar em todos os abusos que nos estarão a escapar neste momento. Como a democracia pode mesmo estar suspensa por falta de atenção. Muito para lá do que estipula o estado de emergência.

É importante perceber que o CIT é um espaço temporário onde, apesar do nome pomposo, ficam detidas pessoas que não têm qualquer possibilidade de defesa, invisíveis a todos e sem tempo ou conhecimentos para fazer valer os seus direitos. A Provedora de Justiça chamou-lhe “no man’s land contemporâneo”. Aquelas pessoas estão muito mais desprotegidas do que qualquer prisioneiro. Esses conseguem ter contacto com o exterior e com advogados. Estes imigrantes nem reclusos são. E, em violação das regras das Nações Unidas, até crianças ali são detidas, em condições totalmente desadequadas para menores. Se isto é assim em tempos normais, imaginem agora, com a arbitrariedade tolerada por quase todos e para quase todos. Imaginem o que estes três inspetores podem já ter feito a outros imigrantes.

Tudo isto é especialmente triste quando o governo decidiu, como medida extraordinária, regularizar a situação de todos os imigrantes que estavam à espera de autorização de residência. Medida que levou Roberto Saviano, o autor de “Gamorra” que vive com um alvo da mafia nas costas, a escrever que “em Lisboa nasce uma nova Europa”. Infelizmente, a velhíssima Europa nunca desiste.«

Como se a história não fosse suficientemente macabra, a decisão tomada pelo tribunal é ainda mais extraordinária: a juíza decidiu que os três suspeitos aguardariam o julgamento em casa. Em prisão domiciliária, que é como estamos todos neste momento. O argumento para esta decisão terá sido o de evitar qualquer tipo de infeção nas prisões. Compreendo, mas este caso tem uma gravidade que obrigaria a outro tipo de abordagem, com uma quarentena em estabelecimento prisional, no hospital-prisão ou noutro espaço qualquer. Não estamos a falar de um crime comum, mas de um homicídio de violência extraordinária. Não estamos sequer a falar de criminosos comuns, mas de pessoas que terão matado ao serviço do Estado. O facto dos alegados homicidas serem agentes da autoridade e a vítima ser alguém incapaz de se defender torna o crime muitíssimo mais grave, pondo em causa a segurança do Estado e a confiança nas instituições e na lei.

Há guardas prisionais que entram e saem todos os dias das prisões e sempre houve presos com especial proteção. Ex-polícias, por exemplo. É difícil acreditar que era impossível prender estes três suspeitos de um crime bárbaro, mantendo-os distantes dos restantes reclusos durante o período de quarentena. O que parece é que a juíza tratou este caso como trataria um outro crime qualquer. E isto está longe de ser um crime banal.

O país não aceitaria, e com toda a razão, que três cidadãos com fortíssimas suspeitas de ter espancado a pontapé até à morte um polícia fossem mandados para casa. A gravidade é a mesma, por envolver um homicídio de extrema violência e pôr em causa o respeito dos cidadãos pela autoridade do Estado.

As prisões são uma bomba relógio. Graças às inaceitáveis condições em que estão presos milhares de cidadãos (sim, são cidadãos), esta pandemia pode levar à prda de muitas vidas. Sou obviamente sensível a isso. Mas, perante este perigo, a ministra da Justiça recusou, por agora, libertar alguns reclusos, como recomenda a ONU. Poderíamos estar a falar de presos em fim de pena ou com crimes de menor gravidade. Espanha colocou em casa autores de crimes com penas inferiores a dois anos.

A ministra vai decidir esta semana o que fazer, mas explicou que “é importante considerar a natureza dos crimes praticados” e o “sentimento de insegurança que uma medida destas pode eventualmente causar ao nível da população”. Não me ocorrem muitas coisas mais graves do que três agentes da autoridade pontapearem até à morte um homem indefeso em instalações do Estado. Se estes suspeitos (com fortíssimos indícios, como diz a PJ) estarem em liberdade – que é como estão, realmente, neste momento – não cria alarme social, quer dizer que estamos mesmo preparados para tudo. E isto não é estado de emergência, é estado de anarquia e arbitrariedade. Com a decisão desta juíza, foi dado o pior sinal às autoridades num momento em que aceitámos reforçar-lhes os poderes e limitar as nossas liberdades.


Ver original em 'A Estátua de Sal' (aqui)

Artigos relacionados

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento
PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento   Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do... 44 views Wed, 27 May 2020, 17:17:05
GNR combate corridas ilegais junto ao Autódromo e confisca 9 veículos
GNR combate corridas ilegais junto ao Autódromo e confisca 9 veículos 18 MAIO 2020 Forças da GNR do Comando Territorial de Lisboa lançaram, este sábado, uma ope... 192 views Mon, 18 May 2020, 23:45:31
Ucraniano esteve 15 horas preso numa sala. Enfermeiro diz que avisou S...
Ucraniano esteve 15 horas preso numa sala. Enfermeiro diz que avisou S...   O ucraniano que morreu no Centro de Instalação Temporária (CIT) do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (S... 111 views Sun, 10 May 2020, 23:14:07
Relatório revela que cardeal George Pell sabia de abusos sexuais por p...
Relatório revela que cardeal George Pell sabia de abusos sexuais por p... Um relatório da Royal Commission, divulgado esta quinta-feira, revela que o cardeal George Pell sabia de abusos sexu... 94 views Thu, 07 May 2020, 17:37:21
Crimes caem para metade. Mas aumentam denúncias de violência doméstica...
Crimes caem para metade. Mas aumentam denúncias de violência doméstica...   Um relatório do Ministério da Administração Interna (MAI) sobre o segundo estado de emergência mostra que ... 110 views Thu, 30 Apr 2020, 15:00:00
Despiste com fuga de condutor condiciona trânsito em Manique
Despiste com fuga de condutor condiciona trânsito em Manique Por Redação  15 abril 2020 O trânsito em Manique de Baixo, no sentido descendente, está condicionado desd... 152 views Wed, 15 Apr 2020, 23:12:42

Crime, Segurança

  • Criado em .
  • Visualizações: 100

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
29, maio 2020

Na Suíça, os bordéis vão regressar primeiro do que alguns desportos

em Mundo

por ZAP in ZAP

    Na Suíça, os chamados profissionais do sexo vão poder regressar brevemente ao ativo. No entanto, desportos que envolvam contacto físico permanecem proibidos no país.   O ministro da Saúde helvético entende que as…
29, maio 2020

Trump assina ordem executiva que retira proteção de redes sociais após polêmica com Twitter

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Leah Mills O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (28) uma ordem executiva que permite que redes sociais sejam legalmente responsabilizadas em processos. Antes de assinar o documento, Trump…
29, maio 2020

Afastado juiz que disse que “fechar as pernas” impedia agressão sexual

em Mundo

por ZAP in ZAP

  Um juiz de Nova Jersey, nos Estados Unidos (EUA), que disse que fechar as pernas poderia evitar uma agressão sexual foi impedido de presidir um tribunal, tendo sido afastado da Suprema Corte do Estado.…
29, maio 2020

Após 16 meses no governo Bolsonaro, Moro condena “notícias falsas” e “campanhas difamatórias”

em Mundo

por Brasil24/7

    Revista Fórum - O ex-ministro Sérgio Moro usou as redes sociais nesta quinta-feira (28) para defender a operação conduzida pela Polícia Federal contra empresários, blogueiros e parlamentares bolsonaristas alvos de inquérito que investiga…
29, maio 2020

COVID-19 e HIV agem da mesma forma para driblar as defesas humanas, aponta estudo chinês

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / NIAID-RML Pesquisadores na China apresentaram notícias bastante preocupantes e estão alertando que os vírus COVID-19 e o HIV apresentam características e táticas semelhantes, algo que pode significar que a humanidade terá…
29, maio 2020

O presidente dos portuenses que é “amigo” do presidente dos portistas tem um Conselho Superior para dar

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Pedro Candeias, in Expresso Diário, 28/05/2020) Durante anos, duas vezes por ano nos anos antes de Cristo, celebravam-se em Roma dois festivais dedicados à Bona Dea, a Boa Deusa. Estas duplas comemorações tinham as suas particularidades…

Fins

1 acessos

29, maio 2020

Fins

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (João Rodrigues)

Confirma-se que é hoje mais fácil pensar o fim da esquerda neste continente do que o fim da UE, do que o fim desta forma de império liberal. A esquerda dominante continua a querer salvar…
29, maio 2020

O real significado do envio de combustível do Irã para a Venezuela

em Mundo

por Brasil24/7

      Assistimos nos últimos dias, desde 25 de maio, a chegada à Venezuela de vários grandes petroleiros transportando mais de meio bilhão de litros de gasolina e derivados petroquímicos para ativar as grandes…
29, maio 2020

Coronavírus Significa a Hora Zero para a União Europeia Por Thomas Ferguson e Edward J. Kane

em Mundo

por franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'

    U Seleção e tradução de Júlio Marques Mota   Texto 38. Coronavírus Significa a Hora Zero para a União Europeia Por  Edward J. Kane Publicado por  em 16/03/2020 (“Coronavirus Means Zero Hour for…
29, maio 2020

EUA | São Francisco: uma cidade de desigualdades

em Mundo

por Página Global

    A cidade que se esvai São Francisco, em tempos um pilar do tech-capitalism e actualmente a segunda cidade mais cara da América (apenas atrás de Nova Iorque), desvia-se pelas ruas da amargura.   Inês Pedrosa…
29, maio 2020

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

em Portugal

por ZAP in ZAP

  O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal.   A decisão vem no mesmo sentido da…
29, maio 2020

Os direitos também estão de quarentena?

em Portugal

por António Duarte

A primeira página do último Jornal da Fenprof é dominada por uma mensagem forte e muito oportuna: os direitos laborais dos professores não estão de quarentena. Têm, agora e sempre, de ser respeitados. Uma ideia…
29, maio 2020

A chantagem da CIP está a atenuar-se...?

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (João Ramos de Almeida)

Fonte: MTSSS, GEP   ... ou será apenas uma pausa até se perceber o que serão os novos apoios públicos? Ou será que o desconfinamento está a funcionar? Ou um pouco de tudo? Ver original…
29, maio 2020

Bons resultados não se traduzem em aumentos dignos na Panasqueira

em Portugal

por in AbrilAbril

As previsões continuam a ser favoráveis para o ano corrente, apesar do surto epidémico, mas esse facto não leva a que aqueles que criam a riqueza vejam os seus salários valorizados. Foto de Arquivo: Minas…
29, maio 2020

28 de maio de 1926

em Portugal

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

Há 94 anos teve lugar o golpe de Estado de que viriam a apropriar-se as pessoas erradas para a mais longa ditadura europeia. O integralismo lusitano, o nacional-sindicalismo e a Cruzada Nun’Álvares tinham feito o…
29, maio 2020

Puro desconchavo

em Portugal

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

O azar de um liberal No «Observador» (é o melhor sítio para uma coisa destas) um tal Diogo Prates que é apresentado como tendo sido cabeça de lista da Iniciativa liberal por Setúbal sentencia que…
29, maio 2020

Grupo Amorim perde processo de 179 milhões contra Novo Banco

em Portugal

por ZAP in ZAP

Paula Amorim, presidente do CA do Grupo Amorim O Grupo Amorim perdeu o processo no qual reclamava ao Novo Banco o pagamento de mais de 179 milhões investidos, através de duas empresas sediadas na Holanda,…
29, maio 2020

Queixas de consumidores sobre vendas online sobem 250%

em Portugal

por Lusa in ZAP

    A Associação de defesa de consumidores Deco recebeu 3.500 reclamações relativas a compras online entre janeiro e maio, um aumento de 250% face ao número registado em igual período do ano anterior.  …
29, maio 2020

PSD quer lay-off até final do ano e Estado menos “dorminhoco”

em Portugal

por Lusa in ZAP

    O PSD apresentou hoje um conjunto de 26 “ideias e sugestões” na área social, incluindo o prolongamento do ‘lay-off’ simplificado até ao final do ano, a reafetação de recursos na administração pública e…
29, maio 2020

Economia dos EUA encolhe 5% no 1º tri, maior queda desde a recessão de 2007

em Mundo

por Brasil24/7

  Reuters - A economia dos Estados Unidos encolheu a uma taxa anualizada de 5,0% no primeiro trimestre, maior recuo desde a Grande Recessão de 2007/09. O relatório do Departamento do Comércio mostrou que houve…
29, maio 2020

Mais 13 mortes e 304 novos casos. Reabertura da economia em Lisboa questionada

em Portugal

por ZAP in ZAP

    Embora a região Norte continue a ser a mais afetada pela pandemia, a situação na região da Grande Lisboa tem piorado. O Governo está a estudar o adiamento de algumas medidas de reabertura…
29, maio 2020

Portugal | Judeus sefarditas - Uma reparação histórica

em Portugal

por Página Global

    Pedro Carlos Bacelar de Vasconcelos | Jornal de Notícias | opinião 1 - Aquando da partida de Vasco da Gama para as Índias, o rei Manuel I, o Venturoso, expulsou a comunidade judaica…
29, maio 2020

Portugal | Uma em cada duas das grandes empresas estão a receber apoios do Estado

em Portugal

por Página Global

    CGTP-IN    A partir do cruzamento entre os dados divulgados pelo GEP/MTSSS com o número de empresas apuradas pelo INE concluímos que se candidataram ao lay-off simplificado 53,5% do total das empresas com…
29, maio 2020

O vírus e quem dele se aproveita (1)

em Mundo

por noreply@blogger.com (grazia tanta)

A expansão dos vírus resulta de práticas irracionais de consumo e predação dos recursos do planeta, com o insano objeto da incessante acumulação de capital.   Para acelerar essa acumulação, os capitalistas encarregaram as classes…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate