A importância da serenidade

computer[1]Insistir em formações instantâneas em ensino e aprendizagem online, perseguindo a ilusão de que tudo se operacionaliza em cima do joelho e à velocidade da luz?

Persistir na ideia de que os alunos trabalham remotamente, quando a maioria, em certos contextos sócio-familiares, não tem computador nem internet em casa?

Acreditar que, a uma semana do final do período, e na inquietude em torno de uma realidade que nunca vivemos, há condições para impor um ritmo de trabalho ainda mais intensivo e exigente do que o que existe nas escolas, nos últimos dias de aulas?

Ou tentar manter a calma e a cabeça fria, compreender os tempos de angústia e incerteza que estamos a viver, e tentar não criar ainda mais confusão, insegurança e exclusão?

Creio que a grande maioria dos professores e educadores são pessoas sensatas que subscrevem as reflexões da nossa colega Camila Sousa, amplamente partilhadas em grupos de professores no Facebook…

Pelo que vou lendo em alguns grupos fechados e em alguns agentes noticiosos começa a gerar-se em mim alguma inquietação acerca da necessidade imediata, para não dizer ávida, que algumas escolas, professores e até pais, estão a sentir em por os meninos a estudar, em praticarem ensino à distância, com medo de perderem não sei bem o quê, em mostrarem trabalho, só porque sim e a qualquer custo.

A sociedade não está preparada para que a escola ofereça, com equidade, ensino à distância, não podemos garantir igualdade de oportunidades no acesso à informação, mesmo que seja enviada diretamente pelo professor. E a prioridade neste momento não é essa.

Manter o contacto virtual possível, enviar tarefas pontuais, para que persista alguma ligação, algum objetivo nas mentes dos nossos alunos, é bom. Sentem que estamos juntos e atentos uns aos outros, dá confiança e mantém-nos à tona. (Felizmente que é assim que a maioria está a fazer)

Criar a falsa sensação de que se pode continuar o processo a esta distância, insistir nisso, querer muito isso, só vai contribuir para criar um fosso irrecuperável entre os alunos que têm acesso, que têm em casa quem os oriente e os outros, a grande maioria, que estão por conta própria e ainda os que não terão sequer acesso ao que, supostamente, chegaria à distância.

Estamos a viver um período crítico em termos sociais, não vamos agravar mais a situação, não criemos mais segregação, mais inquietação (e são também já muitos a quererem ser os pioneiros nisto, para serem notícia talvez, para estarem na linha da frente, ou até por medo, para eles próprios se sentirem seguros, ligados ao que conhecem, não sei).

Mantenhamo-nos serenos, acompanhemos cada um dos nossos alunos, sem esquecer um só, nada de pensar em seguir em frente e deixar alguém para trás. Um período letivo é só um período letivo, para todos os alunos, para todos os professores. Aguardemos com serenidade, pensemos antes de agir. Qual é a pressa?! Os meios nem sempre justificam os fins e, neste caso concreto, nem sequer há meios! Volto a dizer, não é essa a prioridade, não é este o momento. Parar custa, saber parar também se aprende. O desconhecido assusta, mas não estamos sozinhos. Adaptemo-nos com calma, há vida para além dos programas curriculares, vejamos outros aspetos da vida para os quais nem sempre temos tempo. Mantenhamo-nos serenos, respeitemos o direito à serenidade do outro, sem esquecer os valores da democracia e da liberdade. O outro são os alunos, os pais, os professores, os diretores das escolas, até o ministro da educação e o primeiro ministro. Todos têm de estar serenos para tomarem decisões bem mais importantes do que o cumprimento de programas.

Vejam isto como um apelo, de quem já anda pelo ensino há 25 anos, mas também pela vida há alguns mais e ama o ensino, os alunos, a justiça e a vida!

Artigos relacionados

Amianto fora das escolas – para quando?
Amianto fora das escolas – para quando? «Desde 2011 que a lei exige a divulgação desta lista para posterior remoção nos edifícios em perigo. E essa exig... 32 views Sat, 30 May 2020, 09:39:44
Depois de ameaçar fechar o Twitter, Trump assina decreto que pede revi...
Depois de ameaçar fechar o Twitter, Trump assina decreto que pede revi... O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump O Presidente dos Estados Unidos cumpriu a ameaça e assinou um decre... 18 views Fri, 29 May 2020, 14:08:08
Sem fake news, Trump e Bolsonaro não se mantêm no poder, diz Hildegard...
Sem fake news, Trump e Bolsonaro não se mantêm no poder, diz Hildegard...     247 – "O desespero de Trump, nos EUA, e de Bolsonaro aqui, tem razão de ser: sem fake News eles nã... 22 views Fri, 29 May 2020, 14:01:34
O sistema de admissão mais equitativo às nossas faculdades de elite é ...
O sistema de admissão mais equitativo às nossas faculdades de elite é ...   Seleção e tradução de Júlio Marques Mota O sistema de admissão mais equitativo às nossas faculdades de elite ... 41 views Wed, 27 May 2020, 17:16:33
Combater o medo, agindo com prudência e em nome dos mais fracos
Combater o medo, agindo com prudência e em nome dos mais fracos A 18 de Maio mais de 500 estabelecimentos de ensino reabriram portas para receber os alunos do 11.º e 12.º anos, depoi... 110 views Fri, 22 May 2020, 16:41:02
Como será o novo ano lectivo?
Como será o novo ano lectivo? «Não há decisões, mas ninguém acredita ser possível que todos os alunos regressem às aulas em setembro. Por isso, ... 257 views Sat, 16 May 2020, 20:29:27

Educação, TIC

  • Criado em .
  • Visualizações: 68

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
01, junho 2020

PSP confisca 415 petardos na Torre

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA   Por Redação 01 junho 2020 Agentes da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Cascais confiscaram, este sábado, ao final da tarde, 23 caixas contendo 415 petardos, durante uma busca domiciliária no bairro…
01, junho 2020

“Firme contra-ataque.” China promete retaliar após decisões de Trump que visam o país

em Mundo

por Lusa in ZAP

  Donald Trump anunciou, na sexta-feira, que os Estados Unidos vão interditar a entrada de cidadãos chineses que representam um “risco” para a segurança do país. China promete retaliar.   A China prometeu, esta segunda-feira,…
01, junho 2020

Um cavalo trota sobre 30 mil mortos!

em Mundo

por Brasil24/7

    No último dia de maio de 2020, os brasileiros tiveram um espetáculo a parte em meio a esta pandemia que está perto de colocar o Brasil no pódio mundial de casos de morte…
01, junho 2020

Policiais de Nova Jersey se juntam a manifestantes em repúdio à morte de George Floyd

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - A polícia do condado de Camden, em New Jersey, compartilhou neste sábado (30) uma foto do delegado Joseph Wysocki, que protestou ao lado de moradores contra a morte do rapaz negro…
01, junho 2020

Sindicato exige testes para todos depois de caso positivo na ESIP

em Portugal

por in AbrilAbril

Para que os trabalhadores possam sentir-se seguros no regresso à conserveira, o sindicato exige a realização de testes às duas centenas de trabalhadores, bem como a garantia de todas as medidas sanitárias. Créditos Uma trabalhadora…
01, junho 2020

O teletrabalho e os riscos psicossociais

em Portugal

por Hugo Dionísio in AbrilAbril

A partir do momento da prestação da actividade em regime de teletrabalho, a actividade laboral, acompanhada do poder de direcção da entidade patronal, passa a fazer parte do ambiente familiar. CréditosPxhere / CC0 1.0 Um…
01, junho 2020

Governo chinês denuncia “doença crónica” do racismo nos Estados Unidos

em Mundo

por Página Global

  O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês acusa os Estados Unidos de ter “padrões duplos”, por considerar como “heróis” os manifestantes “violentos” em Hong Kong. O Governo chinês denunciou esta segunda-feira a “doença…
01, junho 2020

Covid-19 | Morreram mais 14 em 24 horas. Lisboa cresce em novos casos

em Portugal

por Página Global

    Não há novos casos de covid-19 na região Norte em 24 horas   Portugal registou mais 14 mortos por covid-19 nas últimas 24 horas. O total de vítimas mortais é de 1424. O…
01, junho 2020

Porto(gal) | É ideologia, sim!

em Portugal

por Página Global

    Rui Sá | Jornal de Notícias | opinião Tem toda a razão Rui Moreira quando se insurge contra os planos da TAP de desprezar completamente o aeroporto do Porto. E a sua razão…
01, junho 2020

Assembleia da República vai discutir petição sobre a criação do Museu Salazar

em Portugal

por Abril de Novo Magazine

A petição “de repúdio e exigência de que se trave e abandone a anunciada criação do ´Museu Salazar´, com esse ou outro nome, em Santa Comba Dão” foi admitida para discussão na Comissão Parlamentar de…
01, junho 2020

Escrever em português

em Portugal

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

No texto “Os salazaristas e o neofascismo português”, um leitor chamou-me a atenção para as palavras usadas, dizendo que “ou tem seguidores com um enorme conhecimento da língua portuguesa, ou (…) sua escrita é bastante…
01, junho 2020

Cartoons na hora

em Mundo

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

No comments.     Ver original em "O Tempo das Cerejas" (aqui)
01, junho 2020

Cascais sobe para 575 infectados, aumentou 13 novos casos

em Cascais

por Portal CASCAIS

  No relatório de hoje, da Direcção Geral da Saúde (DGS) registou 13 novos casos no número de infectados com o COVID-19 no Concelho de Cascais, subindo para 575 casos confirmados em Cascais. Os dados da…
01, junho 2020

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

em Portugal

por ZAP in ZAP

  Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório.   O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas…
01, junho 2020

Em meio à crise, o socialismo

em Mundo

por Brasil24/7

    O pânico generalizado com os dados econômicos escondem uma realidade cruel. O problema central não está na queda do PIB, mas no modo de produção e distribuição da riqueza gerada pelo trabalho humano.…
01, junho 2020

Rússia anuncia registro do primeiro antiviral eficaz contra Covid-19

em Mundo

por Brasil24/7

  247 - O Ministério da Saúde russo anunciou o registro do primeiro antiviral eficaz contra o coronavírus. De acordo com o Fundo de Investimento Direto da Rússia (Frid), o medicamento Afivavir apresentou bons resultados…
01, junho 2020

Irã enviará combustível à Venezuela, sempre que seja necessário, diz chancelaria

em Mundo

por Brasil24/7

      247 - O embaixador da Venezuela no Irã, Carlos Antonio Alcalá Cordones, afirmou que os dois países desafiaram as ameaças do imperialismo americano para defender seu direito ao livre comércio. O Irã…
01, junho 2020

Dia da Criança? E as crianças saharauis?

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

PUSL.- O Dia das Criança é uma data comemorativa comemorada anualmente em homenagem às crianças, cuja data de cumprimento varia de acordo com o país. Em 1925, o Dia Internacional da Criança foi proclamado em…
01, junho 2020

Crise na ADSE. Governo vai intervir (e promete “respostas rápidas”)

em Portugal

por ZAP in ZAP

  A ministra da Modernização do Estado, Alexandra Leitão, participou numa reunião do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE e ouviu várias críticas à direção. A governante prometeu intervir com “respostas rápidas”.  …
01, junho 2020

Ditadura ou democracia: a corda arrebentará de algum lado

em Mundo

por Brasil24/7

    Por Tereza Cruvinel, do Jornalistas pela Democracia Não foi ainda um domingo sangrento mas pode ter sido um prenúncio: daqui para a frente a escalada autoritária de Bolsonaro e suas milícias encontrará resistência.…
01, junho 2020

Brasil pode ter mais de 70 mil mortes por coronavírus, apontam dados do governo

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - O ministério da Saúde tem atualizado dados das mortes provocadas pelo coronavírus dias depois da divulgação do número. O balanço de 2 de maio da pasta, por exemplo, apresentou um número…
01, junho 2020

Costa e Silva, o “paraministro” escolhido por Costa, delineou plano de 10 anos em 2 dias

em Portugal

por ZAP in ZAP

  António Costa Silva, o presidente executivo da Partex escolhido por António Costa para o assessorar no Plano de Recuperação Económica, traçou as linhas gerais do plano de dez anos em apenas dois dias.  …

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate