Por que de racismo se fala

image
 
Crónica lida na ‘Rádio Baia’
 
Por que de racismo se fala
 
A ciência revelou-nos o óbvio: Os Humanos não são divisíveis por raças. Há no entanto uns menos humanos que outros: os racistas.
Agosto. Lisboa é uma cidade sonolenta, aconchegada na modorra que o calor transporta. As ruas estreitas são canais de frescura, veias onde circulam os que lhe mantêm a tonicidade indispensável ao ritmo estival. Hora de almoço. Restaurantes e tascos de portas amordaçadas. No interior as cadeiras em exercícios de equilíbrio fazem o pino sobre as mesas, cenários de abandono cumprindo o calendário.
Aproveito as sombras somíticas que o sol do meio-dia nos permite. A cidade repousa, respira tranquilidade. O movimento é escasso. Sem pressas e muita curiosidade reparo na toponímia: “Conde Barão”. Sorrio. Conde e Barão... Que exagero! “Poço dos Negros”... Para quando a “Fonte dos Negros”? Pensei, matreiro, satisfeito pela ideia prenhe de malícia.
O olfato guia-me, não sei bem para onde; misturado com o podre das sarjetas chega um odor a peixe grelhado, sigo o filão, o cheiro encorpa, a curiosidade e a imaginação fundem-se em apetite, a mensagem vai-se tornando clara, começo a aperceber-me do tipo de pescado que me espera, mais uma ruela, ainda outra... E um recanto de cenário tipicamente alfacinha surge sem surpresa. No braseiro, à entrada da tasca, carapaus e sardinhas mostram-se fumegantes oferecendo-se a quem passa.
Cortadas a meio pelo sol que faz fronteira com a sombra que o afasta, quatro pequenas mesas alinhadas com o assador confundem-se com a parede. O lugar é tranquilo, a frescura do peixe faz alarde. Aproveito a meia sombra de uma das mesas. Sento-me.
A higiénica e proletária toalha e guardanapo de papel não demoram, o simpático galheteiro não se faz esperar. E neste vai e vem do empregado, pronuncio: Carapaus.
Sóbrio e preciso, o breve monólogo ajustava-se à simplicidade do estabelecimento, além do mais não me apetecia falar, predisposto que estava a usufruir da oportunidade que a cidade me oferecia neste singular dia de Agosto. Numa das restantes mesas três operários comiam mansamente. Junto deles uma mulher falava, falava, falava. Mansamente os homens continuavam a comer esboçando um sorriso de vez em quando.
Não longe de mim, os carapaus rechinavam na grelha deixando cair gotas de gordura como que dizendo: vais gostar!
Entretanto a mulher continuava a pregar. Entretido que estava com o meu peixe e de apetite em crescendo, desejoso de um repasto calmo, só dava pelo som agudo da sua voz que me começava a enfadar.
Falava dos pretos. Olhei-a, tinha os olhos em mim, e quando se apercebeu que nela reparei subiu o tom de voz, ganindo: pretos. E sorrio-me. Os operários enlevados chupavam as cabeças dos peixes que sublinhavam com um gole de tinto. Gente que sabe misturar sabores.
O sol teimava em não me libertar a mesa, os carapaus faziam-me negaças e não se despachavam, e a mulher, porque os três homens não lhe davam troco, virava para mim o discurso racista: os pretos, os pretos, os pretos. Os meus olhos azuis num rosto branco, agora certamente lívido, tomaram-na por alvo.
“Também sou racista!”, Disse. A mulher devolveu-me de imediato um jubiloso sorriso de reconhecimento. E não lhe dando tempo de maior euforia, continuei firme, seco: “Não posso com os brancos!”.
Toda a expressão de alegria transfigurou-se numa metamorfose súbita, dando lugar a um semblante amorfo onde o espanto e a perplexidade se confundiam. Fixava-me e não entendia, havia algo que a ultrapassava, não estava ouvindo bem ou não enxergava de feição.
E para que não lhe restassem dúvidas, repeti de modo compassado e agressivo: “Não posso com os brancos, ouviu bem!? E sabe porquê? Porque são os únicos que me têm lixado a vida.”
A catarse resultou, acalmei. Os carapaus impecavelmente grelhados apresentaram-se-me alinhados, enfeitados com um raminho de salsa. Era carapau do branco, branquinho como eu. Não gosto do carapau negrão, prefiro o chicharro. 
Já bem-humorado ia degustando deliciado esta refeição tão nossa, e repetia para comigo: Só os brancos me têm lixado, é certo, porque todos os outros não têm tido essa oportunidade.
Quando dei uma espreitadela para o lado, os homens já bebiam o café e a mulher eclipsara-se.
O vírus do racismo, mantém-se latente em todas as mentes, intervém se nos apanha desprevenidos, e prolifera rapidamente se lho permitimos, atingindo por vezes graus preocupantes.

Ver o original em As palavras são armas (clique aqui)

Tags:

Artigos relacionados

André Ventura e «a cobardia de querer calar quem lhe faz frente»
André Ventura e «a cobardia de querer calar quem lhe faz frente» «André Ventura fez uma proposta inqualificável, de decidir o confinamento de pessoas, tendo em conta a sua origem ét... 74 views Fri, 08 May 2020, 16:34:37
Quaresma no lugar certo – o da Política
Quaresma no lugar certo – o da Política (Isabel Moreira, in Expresso Diário, 07/05/2020) FUTEBOL – Ricardo Quaresma. Jogo de qualificacao para o Campeonato... 99 views Fri, 08 May 2020, 14:02:56
EUA: Para nacionalistas brancos, Covid-19 veio na hora exata
EUA: Para nacionalistas brancos, Covid-19 veio na hora exata Relatos de violência e assédio contra asiáticos vêm de todos os lados: sites de extrema-direita e redes sociais es... 237 views Tue, 28 Apr 2020, 17:15:00
COMBAT – Um projeto de estudo sistemático das políticas públicas de co...
COMBAT – Um projeto de estudo sistemático das políticas públicas de co... © Museu do Aljube Resistência e Liberdade Seminário no Museu do Aljube Ponto de chegada (e pon... 58 views Fri, 06 Mar 2020, 01:37:40
FRATERNIZAR – O que nos revela o ‘Caso Marega’ -RACISMO OU A NEGAÇÃO D...
FRATERNIZAR – O que nos revela o ‘Caso Marega’ -RACISMO OU A NEGAÇÃO D...     https://youtu.be/8_hiMZ49r0c   Aconteceu no passado fim de semana, em Guimarã... 163 views Mon, 24 Feb 2020, 00:24:48
Portugal | Um racista militante pode ser inteligente?
Portugal | Um racista militante pode ser inteligente?     Pedro Tadeu | TSF | opinião   Um racista militante é, simplesmente, um estúpido ignorante. &... 78 views Fri, 21 Feb 2020, 17:28:12

Racismo

  • Criado em .
  • Visualizações: 53

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
29, maio 2020

A família de Mahfouda Elfakir denuncia estar sob prisão domiciliar

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

PUSL.- Bamba Elfakir, pai da ativista e recentemente libertada Mahfouda Elfakir, denuncia que a libertação da sua filha foi fictícia. A casa da família de Mahfouda está a partir do dia da sua libertação, depois…
29, maio 2020

Avivar memórias na informação

em Portugal

por Abril de Novo Magazine

O ObservadorDos meninos do dinheiro  & do J.Manuel Fernandes “A publicação online é detida pela empresa Observador On Time,  tem no empresário português Luís Amaral o seu grande acionista. Através da Amaral e Hijas Holdings,…
29, maio 2020

NO CAMINHO CERTO

em Portugal

por Classe Política

  O país e o mundo vivem com a Pandemia que nos tem flagelado uma situação nova e inesperada para a qual ninguém estava preparado nem tinha soluções pré definidas para ocorrer aos profundos e…
29, maio 2020

O sucesso de Cuba com a Covid-19 explicado de dentro

em Mundo

por Gabriel Deslandes

Cuba é um dos países com um dos sistemas de saúde de maior reconhecimento no mundo e, durante a pandemia da Covid-19, isso foi demonstrado mais uma vez. É o que os números apontam: no…
29, maio 2020

Brasil tem 26.754 mortes por Covid-19, diz ministério

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - O balanço do Ministério da Saúde de casos confirmados e mortes provocadas pela Covid-19 mostram que o país registra 26.754 mortes. Nesta quarta eram 25.598. Foram 1.156 registros de morte incluídos…
29, maio 2020

Bolsonaro volta a criticar isolamento e diz que fechar economia foi 'desgraça'

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - Em sua live semanal nesta quinta-feira (28), Jair Bolsonaro voltou a defender o fim do isolamento, apesar da curva do contágio do coronavírus continuar a subir. "Terrível a desgraça que fizeram…
29, maio 2020

'São pessoas de bem', diz Bolsonaro sobre alvos da operação contra fake news

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - Jair Bolsonaro voltou a atacar a impensa ao falar sobre o inquérito da fake news aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele isentou os apoiadores investigados pela Polícia Federal e afirmou…
29, maio 2020

Da análise às tarefas: por onde começar?

em Mundo

por resistir.info

por Caio Andrade  "Os filósofos apenas interpretaram o mundo de diferentes maneiras; porém, o que importa é transformá-lo" . Não é necessário ser especialista na obra de Marx para capturar o sentido da famosa tese…
29, maio 2020

Na Suíça, os bordéis vão regressar primeiro do que alguns desportos

em Mundo

por ZAP in ZAP

    Na Suíça, os chamados profissionais do sexo vão poder regressar brevemente ao ativo. No entanto, desportos que envolvam contacto físico permanecem proibidos no país.   O ministro da Saúde helvético entende que as…
29, maio 2020

Trump assina ordem executiva que retira proteção de redes sociais após polêmica com Twitter

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Leah Mills O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (28) uma ordem executiva que permite que redes sociais sejam legalmente responsabilizadas em processos. Antes de assinar o documento, Trump…
29, maio 2020

Afastado juiz que disse que “fechar as pernas” impedia agressão sexual

em Mundo

por ZAP in ZAP

  Um juiz de Nova Jersey, nos Estados Unidos (EUA), que disse que fechar as pernas poderia evitar uma agressão sexual foi impedido de presidir um tribunal, tendo sido afastado da Suprema Corte do Estado.…
29, maio 2020

Após 16 meses no governo Bolsonaro, Moro condena “notícias falsas” e “campanhas difamatórias”

em Mundo

por Brasil24/7

    Revista Fórum - O ex-ministro Sérgio Moro usou as redes sociais nesta quinta-feira (28) para defender a operação conduzida pela Polícia Federal contra empresários, blogueiros e parlamentares bolsonaristas alvos de inquérito que investiga…
29, maio 2020

COVID-19 e HIV agem da mesma forma para driblar as defesas humanas, aponta estudo chinês

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / NIAID-RML Pesquisadores na China apresentaram notícias bastante preocupantes e estão alertando que os vírus COVID-19 e o HIV apresentam características e táticas semelhantes, algo que pode significar que a humanidade terá…
29, maio 2020

O presidente dos portuenses que é “amigo” do presidente dos portistas tem um Conselho Superior para dar

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Pedro Candeias, in Expresso Diário, 28/05/2020) Durante anos, duas vezes por ano nos anos antes de Cristo, celebravam-se em Roma dois festivais dedicados à Bona Dea, a Boa Deusa. Estas duplas comemorações tinham as suas particularidades…

Fins

2 acessos

29, maio 2020

Fins

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (João Rodrigues)

Confirma-se que é hoje mais fácil pensar o fim da esquerda neste continente do que o fim da UE, do que o fim desta forma de império liberal. A esquerda dominante continua a querer salvar…
29, maio 2020

O real significado do envio de combustível do Irã para a Venezuela

em Mundo

por Brasil24/7

      Assistimos nos últimos dias, desde 25 de maio, a chegada à Venezuela de vários grandes petroleiros transportando mais de meio bilhão de litros de gasolina e derivados petroquímicos para ativar as grandes…
29, maio 2020

Coronavírus Significa a Hora Zero para a União Europeia Por Thomas Ferguson e Edward J. Kane

em Mundo

por franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'

    U Seleção e tradução de Júlio Marques Mota   Texto 38. Coronavírus Significa a Hora Zero para a União Europeia Por  Edward J. Kane Publicado por  em 16/03/2020 (“Coronavirus Means Zero Hour for…
29, maio 2020

EUA | São Francisco: uma cidade de desigualdades

em Mundo

por Página Global

    A cidade que se esvai São Francisco, em tempos um pilar do tech-capitalism e actualmente a segunda cidade mais cara da América (apenas atrás de Nova Iorque), desvia-se pelas ruas da amargura.   Inês Pedrosa…
29, maio 2020

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

em Portugal

por ZAP in ZAP

  O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal.   A decisão vem no mesmo sentido da…
29, maio 2020

Os direitos também estão de quarentena?

em Portugal

por António Duarte

A primeira página do último Jornal da Fenprof é dominada por uma mensagem forte e muito oportuna: os direitos laborais dos professores não estão de quarentena. Têm, agora e sempre, de ser respeitados. Uma ideia…
29, maio 2020

A chantagem da CIP está a atenuar-se...?

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (João Ramos de Almeida)

Fonte: MTSSS, GEP   ... ou será apenas uma pausa até se perceber o que serão os novos apoios públicos? Ou será que o desconfinamento está a funcionar? Ou um pouco de tudo? Ver original…
29, maio 2020

Bons resultados não se traduzem em aumentos dignos na Panasqueira

em Portugal

por in AbrilAbril

As previsões continuam a ser favoráveis para o ano corrente, apesar do surto epidémico, mas esse facto não leva a que aqueles que criam a riqueza vejam os seus salários valorizados. Foto de Arquivo: Minas…
29, maio 2020

28 de maio de 1926

em Portugal

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

Há 94 anos teve lugar o golpe de Estado de que viriam a apropriar-se as pessoas erradas para a mais longa ditadura europeia. O integralismo lusitano, o nacional-sindicalismo e a Cruzada Nun’Álvares tinham feito o…
29, maio 2020

Puro desconchavo

em Portugal

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

O azar de um liberal No «Observador» (é o melhor sítio para uma coisa destas) um tal Diogo Prates que é apresentado como tendo sido cabeça de lista da Iniciativa liberal por Setúbal sentencia que…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate