• jorge rocha in 'Ventos Semeados'
  • Portugal

A cobardia e a incoerência dos fascistas

Sabe-se que Benito Mussolini era um cobarde: quando mandou invadir a Etiópia, para alimentar uma campanha de propaganda capaz de iludir milhões de italianos, enviou tanques, aviões e armas químicas contra um exército cujos meios defensivos não admitiam a mais pequena comparação. E, no entanto, na impressionante manifestação de 18 de setembro de 1938 em  Trieste, centenas de milhares de seus admiradores celebraram-no como grande herói nacional. (Quantos deles celebrariam menos de seis anos depois a macabra exposição do seu cadáver, quando essas ilusões se haviam convertido em terrível pesadelo?)

 

No discurso desse dia, o ditador italiano decidiu dar mais uma guinada nas suas incoerentes opiniões. Embora assumidamente racista, pois fora sob a alegação «científica» da inferioridade dos negros que, às suas custas, quis fundar o império em África, ele não se virara até então contra os judeus. Pelo contrário até lhes endereçara palavras simpáticas quando, de alguns deles, colhera elogios pela «obra« em curso. Mas, nesse dia, anunciou as leis racistas que, aprovadas dois meses depois, condenaram os judeus italianos ao mais rigoroso ostracismo, levando os que podiam a rapidamente atravessarem o oceano para juntarem-se aos familiares acoitados em território norte-americano e os outros a optarem pelo suicídio ou a desesperarem na expetativa do momento em que se se veriam enfileirados e enviados para um destino desconhecido, depois crismado com os nomes de alguns dos mais horrendos campos de morte. De um momento para o outro, e para agradar a Hitler de quem pretendia obter proveitosa boleia e colher as sobras do banquete expansionista, Mussolini acabou com a proteção da Casa de Saboia aos judeus italianos e que lhes valera, no século anterior, a saída definitiva dos guetos a que estavam cingidos.

 

Cobardia de quem se julga forte e se dispõe a espezinhar os mais fracos é o que se viu ontem em Guimarães com uma turba fascista a invetivar um futebolista só por ser negro. Uma vez mais demonstra-se a urgência de se proibirem as claques de futebol tão evidente é o caldo de cultura, que lhes potencia o arreigado racismo dos seus apaniguados. Nesse comportamento de seita convencida de tudo poder por ser menor a força de quem toma por ódio de estimação, está escarrapachada a essência do fascismo mais primário.

 

Mas desconfio que, nos próximos dias, também o candidato a duce lusitano sentirá a urgência de ler o clima criado à volta deste caso e imite Mussolini no oportunismo com que mudava de opinião: sendo tão veemente a condenação pública do comportamento ultrajante dos adeptos vimaranenses, o tratante deverá engolir as palavras de apoio a eles endereçadas apressadamente e que arriscam a deixá-lo isolado no Parlamento onde este assunto não deixará de ser abordado. Ora já vimos que os fascistas adoram agredir em grupo, mas fazem tudo por escapar com o rabo entre as pernas, quando se sentem sós. E com Marcelo e António Costa a juntarem-se ao ruidoso coro de personalidades e de gente anónima, que se envergonha com a imagem do país dada pelos criminosos de Guimarães, será provável ver o seu defensor a arranjar uma desculpa esfarrapada para se ausentar da previsível condenação. Para ele a coerência com o que pensa não bastará para que a ela se agarre quando os ventos lhe não sopram de feição...

Veja o original em 'Ventos Semeados':

https://ventossemeados.blogspot.com/2020/02/a-cobardia-e-incoerencia-dos-fascistas.html

Artigos relacionados

Encenação
Encenação   Tudo o que estamos a ver em redor da Casa Branca, tudo o que está a acontecer nos Estados Unidos da América, n... 29 views Mon, 01 Jun 2020, 13:59:34
Crónica sobre o costume: o outro
Crónica sobre o costume: o outro     Ferreira Fernandes | Diário de Notícias | opinião Leitor, olá! Escolheu bem por me ler, sou um d... 26 views Mon, 01 Jun 2020, 13:51:24
Mais de quatro mil detidos nos EUA após morte de George Floyd
Mais de quatro mil detidos nos EUA após morte de George Floyd     Pelo menos 4.100 pessoas foram detidas nos protestos nos Estados Unidos que se seguiram à morte do a... 30 views Mon, 01 Jun 2020, 13:49:04
Onde está a liberdade de imprensa nos EUA?
Onde está a liberdade de imprensa nos EUA?     Em Minneapolis, uma equipe da CNN foi presa ao noticiar sobre os protestos populares. Uma prática au... 69 views Sat, 30 May 2020, 23:07:05
PARA PODERMOS RESPIRAR
PARA PODERMOS RESPIRAR     José Soeiro | Expresso | opinião   “Não consigo respirar”. O grito, como é sabido, não é de n... 55 views Sat, 30 May 2020, 22:30:39
Os adoradores do cao
Os adoradores do cao     Ajoelhados perante a “democracia” estadunidense, persignando-se frente ao dólar-cruz, os human... 45 views Sat, 30 May 2020, 23:23:01

Racismo, Negócio do futebol

  • Criado em .
  • Visualizações: 58

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
01, junho 2020

PSP confisca 415 petardos na Torre

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA   Por Redação 01 junho 2020 Agentes da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Cascais confiscaram, este sábado, ao final da tarde, 23 caixas contendo 415 petardos, durante uma busca domiciliária no bairro…
01, junho 2020

“Firme contra-ataque.” China promete retaliar após decisões de Trump que visam o país

em Mundo

por Lusa in ZAP

  Donald Trump anunciou, na sexta-feira, que os Estados Unidos vão interditar a entrada de cidadãos chineses que representam um “risco” para a segurança do país. China promete retaliar.   A China prometeu, esta segunda-feira,…
01, junho 2020

Um cavalo trota sobre 30 mil mortos!

em Mundo

por Brasil24/7

    No último dia de maio de 2020, os brasileiros tiveram um espetáculo a parte em meio a esta pandemia que está perto de colocar o Brasil no pódio mundial de casos de morte…
01, junho 2020

Policiais de Nova Jersey se juntam a manifestantes em repúdio à morte de George Floyd

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - A polícia do condado de Camden, em New Jersey, compartilhou neste sábado (30) uma foto do delegado Joseph Wysocki, que protestou ao lado de moradores contra a morte do rapaz negro…
01, junho 2020

Sindicato exige testes para todos depois de caso positivo na ESIP

em Portugal

por in AbrilAbril

Para que os trabalhadores possam sentir-se seguros no regresso à conserveira, o sindicato exige a realização de testes às duas centenas de trabalhadores, bem como a garantia de todas as medidas sanitárias. Créditos Uma trabalhadora…
01, junho 2020

O teletrabalho e os riscos psicossociais

em Portugal

por Hugo Dionísio in AbrilAbril

A partir do momento da prestação da actividade em regime de teletrabalho, a actividade laboral, acompanhada do poder de direcção da entidade patronal, passa a fazer parte do ambiente familiar. CréditosPxhere / CC0 1.0 Um…
01, junho 2020

Governo chinês denuncia “doença crónica” do racismo nos Estados Unidos

em Mundo

por Página Global

  O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês acusa os Estados Unidos de ter “padrões duplos”, por considerar como “heróis” os manifestantes “violentos” em Hong Kong. O Governo chinês denunciou esta segunda-feira a “doença…
01, junho 2020

Covid-19 | Morreram mais 14 em 24 horas. Lisboa cresce em novos casos

em Portugal

por Página Global

    Não há novos casos de covid-19 na região Norte em 24 horas   Portugal registou mais 14 mortos por covid-19 nas últimas 24 horas. O total de vítimas mortais é de 1424. O…
01, junho 2020

Porto(gal) | É ideologia, sim!

em Portugal

por Página Global

    Rui Sá | Jornal de Notícias | opinião Tem toda a razão Rui Moreira quando se insurge contra os planos da TAP de desprezar completamente o aeroporto do Porto. E a sua razão…
01, junho 2020

Assembleia da República vai discutir petição sobre a criação do Museu Salazar

em Portugal

por Abril de Novo Magazine

A petição “de repúdio e exigência de que se trave e abandone a anunciada criação do ´Museu Salazar´, com esse ou outro nome, em Santa Comba Dão” foi admitida para discussão na Comissão Parlamentar de…
01, junho 2020

Escrever em português

em Portugal

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

No texto “Os salazaristas e o neofascismo português”, um leitor chamou-me a atenção para as palavras usadas, dizendo que “ou tem seguidores com um enorme conhecimento da língua portuguesa, ou (…) sua escrita é bastante…
01, junho 2020

Cartoons na hora

em Mundo

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

No comments.     Ver original em "O Tempo das Cerejas" (aqui)
01, junho 2020

Cascais sobe para 575 infectados, aumentou 13 novos casos

em Cascais

por Portal CASCAIS

  No relatório de hoje, da Direcção Geral da Saúde (DGS) registou 13 novos casos no número de infectados com o COVID-19 no Concelho de Cascais, subindo para 575 casos confirmados em Cascais. Os dados da…
01, junho 2020

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

em Portugal

por ZAP in ZAP

  Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório.   O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas…
01, junho 2020

Em meio à crise, o socialismo

em Mundo

por Brasil24/7

    O pânico generalizado com os dados econômicos escondem uma realidade cruel. O problema central não está na queda do PIB, mas no modo de produção e distribuição da riqueza gerada pelo trabalho humano.…
01, junho 2020

Rússia anuncia registro do primeiro antiviral eficaz contra Covid-19

em Mundo

por Brasil24/7

  247 - O Ministério da Saúde russo anunciou o registro do primeiro antiviral eficaz contra o coronavírus. De acordo com o Fundo de Investimento Direto da Rússia (Frid), o medicamento Afivavir apresentou bons resultados…
01, junho 2020

Irã enviará combustível à Venezuela, sempre que seja necessário, diz chancelaria

em Mundo

por Brasil24/7

      247 - O embaixador da Venezuela no Irã, Carlos Antonio Alcalá Cordones, afirmou que os dois países desafiaram as ameaças do imperialismo americano para defender seu direito ao livre comércio. O Irã…
01, junho 2020

Dia da Criança? E as crianças saharauis?

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

PUSL.- O Dia das Criança é uma data comemorativa comemorada anualmente em homenagem às crianças, cuja data de cumprimento varia de acordo com o país. Em 1925, o Dia Internacional da Criança foi proclamado em…
01, junho 2020

Crise na ADSE. Governo vai intervir (e promete “respostas rápidas”)

em Portugal

por ZAP in ZAP

  A ministra da Modernização do Estado, Alexandra Leitão, participou numa reunião do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) da ADSE e ouviu várias críticas à direção. A governante prometeu intervir com “respostas rápidas”.  …
01, junho 2020

Ditadura ou democracia: a corda arrebentará de algum lado

em Mundo

por Brasil24/7

    Por Tereza Cruvinel, do Jornalistas pela Democracia Não foi ainda um domingo sangrento mas pode ter sido um prenúncio: daqui para a frente a escalada autoritária de Bolsonaro e suas milícias encontrará resistência.…
01, junho 2020

Brasil pode ter mais de 70 mil mortes por coronavírus, apontam dados do governo

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - O ministério da Saúde tem atualizado dados das mortes provocadas pelo coronavírus dias depois da divulgação do número. O balanço de 2 de maio da pasta, por exemplo, apresentou um número…
01, junho 2020

Costa e Silva, o “paraministro” escolhido por Costa, delineou plano de 10 anos em 2 dias

em Portugal

por ZAP in ZAP

  António Costa Silva, o presidente executivo da Partex escolhido por António Costa para o assessorar no Plano de Recuperação Económica, traçou as linhas gerais do plano de dez anos em apenas dois dias.  …

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate